"E VEIO a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. E Jonas se levantou para fugir de diante da face do Senhor, para Társis; e, descendo a Jope, achou que um navio ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do Senhor." (Jonas 1:1-3 ARC)
Sabemos que somos chamados e lemos quase por toda palavra exemplos daqueles chamados que não quiseram ou sofreram para aceitar a servir.
Jonas e Moisés, são exemplos de lutas para aceitar a servir.
Há dois fatores que levam a dizer não para servir:
. Julgamentos
Nossa decisão de sermos servos precisa superar nossos julgamentos, pre-conceitos e opiniões.
"MAS desgostou-se Jonas extremamente disso, e ficou todo ressentido. E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? por isso me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal. Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a minha vida, porque melhor me é morrer do que viver." (Jonas 4:1-3 ARC)
Jonas não quis servir porque julgava os ninivitas como não merecedores ou algo similar.
O julgamento é tão forte que muitas vezes decidimos o pior para nós por causa do que pensamos dos outros.
Ter sua célula é servir sem julgamentos.
Talvez você já ouviu de líderes que foram traídos ou abandonados e julga que é injusto e não servirá como líder de célula.
Julgamentos de mercimento, traumas ou fundamentados no passado nos fazem decidir não sermos servos.
Precisamos ser livres destes para sermos servos.
Jonas sabia do seu julgamento e preferiu ser jogado ao mar na tempestade e pediu a Deus para morrer. Quantas tempestades passamos por conta dos julgamentos.
Talvez você tem uma habilidade mas está julgando que a igreja não precisa ou que não vai fazer diferença ou que o líder não vai lhe querer. Estes são julgamentos!
Sua decisão de servir está em Deus!
Talvez você foi corrigido em algo e julgou que não deve servir mais! Isto é julgamento com orgulho e não é justificativa para não servir mais. Aceite a correção e sirva ao Senhor.
A Bíblia nos chama a não andar em julgo desigual e logo pensamos em não casar ou não ser sócio de quem não acredita na salvação em Jesus Cristo. Mas o chamado é não andar em julgo desigual! Você tem andado em julgo desigual ao de Deus?
O que Deus está julgando é o que devemos julgar! Ai Jesus!
. Ser capaz para servir
“Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.” (2 Corintios 3:5,6)
Com base no ensino do Apóstolo Paulo posso declarar para você que você é capaz! Aleluia!!!
DIGA: Deus me capacita para toda boa obra! Deus me capacita!!!
Com o julgo correto e deixando Deus te capacitar você será o servo fiel, amigo, valente e fará uma nova história em 2014!
Deus te abençoe.
Mizinho (seu pastor)