AVISOS da SEMANA
Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.
Quintas 20h culto on-line
Domingos 18h culto presencial e on-line:
FB: Igreja Aguas Mooca
Youtube: aguasmoocatv
Postagens
. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
. 5ª feira ........ 20h.... Culto
. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração
sábado, 26 de novembro de 2016
Revisando decisões nas atitudes
segunda-feira, 14 de novembro de 2016
Revisando decisões nos comportamentos como carta vida de Deus
Tenho visto observado crentes tomando decisões erradas, que os levam para longe de Deus, quando deixam de honrar e obedecer às autoridades que Deus colocou sobre eles. Muitas pessoas jovens têm cometido o erro de não honrar os pais e, por causa disso, morreram cedo, fizerem maus casamentos, adquiriram amizades perigosas, frequentaram escolas erradas, mudaram-se para lugares errados e tomaram outras decisões erradas, as quais poderiam ter sido evitadas, se tivessem, simplesmente, honrados os seus pais.
Estes erros têm sido também, cometidos pelos membros da igreja que desobedecem e desonram os seus líderes. Se você se zangar ou ficar aborrecido com os seus líderes, não tomará decisões sábias. Não é errado questioná-los, porém é errado tomar uma atitude errônea em relação a eles. Tenho visto pessoas abandonarem boas igrejas e retrocederem [espiritualmente], por terem se aborrecido com os seus líderes, tendo se recusado a buscar o arrependimento. Devemos nos lembrar de que os líderes da igreja são apenas homens, longe de serem perfeitos. Esta não é uma desculpa, mas um fato. Eles não estão acima da Palavra de Deus e, quando pecam, devem ser disciplinados, de acordo com maneira bíblica.
“Ora, o fim de todas as coisas está próximo; Sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações. Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, Porque o amor cobre (inverso de expõe) multidão de pecados...
Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; Se alguém serve, faça-o na força que Deus supre,
Para que, em todas as coisas, Seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo,
A quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!”. 1 Pe 4: 7-11
sexta-feira, 4 de novembro de 2016
Revisando decisões tomadas na alma
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Pv 3:5
Quando confiamos no nosso próprio entendimento estamos deixando de buscar a voz de Deus, a vontade de Deus e na grande maioria das vezes que fazemos isso, tomamos decisões erradas, decidimos na nossa alma. Devemos sempre buscar Deus e confiar exclusivamente nEle.
Achamos que só os mais jovens tomam decisões erradas, mas isso não é verdade, qualquer um que não busque resposta em Deus está sujeito a errar em suas decisões.
Devemos seguir alguns princípios para tomar decisões segundo a vontade de Deus:
à Confiar no Senhor e pedir à Ele sabedoria (Provérbios 3:5-6 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas).
Em vez de confiar em nosso próprio entendimento, devemos buscar ao Senhor, pedindo direção em cada decisão. O Senhor prometeu guiar o Seu povo, mas devemos buscar a Sua orientação e não apenas presumi-la. Devemos reconhecê-Lo em todos os nossos caminhos. Às vezes pensamos Ah, o Senhor já sabe que preciso de Sua sabedoria e auxílio, é claro que Ele vai me dar, automaticamente, Deus nos ensinou em Sua Palavra a orar fazer conhecida dele todas as nossas petições e também nos diz que devemos pedir a Ele sabedoria (Tiago 1:5 " Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada), e não pedir sabedoria pra Deus em horas de tomadas de decisões é escolher por decidir com base nos sentimentos da sua alma.
à Nunca tome uma decisão que o leve a desobedecer ao ensino da Bíblia (João 8:31-32 Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará).
Tomar decisões sábias significa não fazer nada que seja contrário à Palavra de Deus. Quando desobedecemos a Bíblia, não podemos esperar a bênção de Deus.
Muitas vezes tomamos decisões em nossa alma e em seguida pedimos a Deus que nos abençoes, mas não devemos agir assim, o correto é primeiro ter a certeza que tomamos nossas decisões de acordo com a vontade de Deus e aí sim pedir e esperar a bênção de Deus.
Vai tomar uma decisão? Pergunte-se: Qual é a vontade de Deus?
A vontade de Deus é que obedeçamos a Sua Palavra. Qualquer decisão que nos leve a desobedecer a Bíblia é contrária à vontade de Deus, essa regra não tem exceção. Devemos tomar decisões embasadas na Bíblia, em vez de embasadas nos sentimentos, pensamentos e circunstâncias, e SEMPRE confiar em Deus, pois Ele abrirá as portas certas e proverá as respostas e atenderá as necessidades.
à Buscar um bom conselheiro (Provérbio 24:6 Porque com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros).
Uma das maneiras mais importantes para se tomarem decisões sábias, segundo a vontade de Deus, é buscar um conselho piedoso, de pessoas sábias e maduras.
Ah algum tempo decidi em minha alma que esse não era mais o meu lugar, na minha alma, eu tinha todos os motivos e argumentos pra buscar outro lugar, outro ministério, porém eu não tinha paz no meu espírito, fui buscar conselhos e o Senhor levantou um casal de pastores com quem me aconselhei e minha alma se aquietou, depois dessa conversa orei e busquei a Deus em oração e ouvi Deus falando comigo e me dando sabedoria para rever a decisão que eu havia tomado em minha alma sem sabedoria.
A oração ajuda o processo de tomar decisões. Jesus usou este método antes de escolher os discípulos. A Bíblia diz em Lucas 6:12 "Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar; e passou a noite toda em oração a Deus."
Que o Senhor nos dê humildade para abrir mão das decisões que tomamos em nossas almas e buscar em Deus o caminho correto, a decisão correta que agrada o coração de Deus (Salmo 25:4-5 Faze-me, SENHOR, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia).
Que suas decisões sejam tomadas no espírito e guiadas pelo Espírito!
Deus te abençoe com decisões sábias.
Dca. Eliane Santiago – Igreja Águas - Mooca
Revisando decisões na alma
Faze-me justiça, ó Deus! Defende a minha causa contra gente infiel! Livra-me do homem fraudulento e criminoso!
Pois tu, ó Deus, és minha fortaleza. Por que me rejeitaste? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo?
Envia tua luz e tua verdade: que elas me guiem e me conduzam ao teu monte santo e à tua morada!
Então chegarei ao altar de Deus, ao Deus da minha alegria jubilosa; vou louvar-te com a cítara, ó Deus, meu Deus.
Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te afliges sobremaneira dentro de mim? Deposita toda a tua confiança em Deus! Pois ainda o louvarei; Ele é a minha salvação e o meu Deus! Sl 43:1-5
Deus nos criou a sua imagem e semelhança, nos fez seres trinos dotados de corpo, alma e espírito.
Quando estamos equilibrados, em ordem conosco mesmo, as pessoas olham para nós e podem achar referência de um cristão verdadeiro. Aceitamos Jesus, fomos batizados nosso espírito nasceu de novo, nosso corpo passou a ser templo do Espírito Santo, mas na nossa alma várias coisas ficam guardadas e em determinado momento de nossas vidas iremos acessar esse nosso arquivo para tomar decisões.
Você já tomou alguma decisão que se arrependeu? Parece que a resposta é óbvia, todos nós, e nossa alma, nossos sentimentos com certeza estavam falando mais alto.
Tomar decisão faz parte do nosso dia a dia. Vão desde coisas simples como escolher o que vestir, o que comer, o que fazer no domingo; bem como coisas complexas que vão impactar nosso futuro como casar, escolher uma profissão, trocar de emprego, decidir ser discípulo do Senhor.
A Bíblia nos ensina que não devemos andar segundo o que achamos, pensamos ou mesmo sentimos, mas de acordo com o conselho, com a lei do Senhor.
Na nossa mente travamos guerras entre a razão e a emoção. E muitas vezes devido ao envolvimento do momento, levados pela alma ferida tomamos uma atitude ilógica.
E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.
Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. 1 Rs 19:1-4
Quem diria que depois de tamanha manifestação do poder de Deus o profeta Elias, fugiria de Jezabel.
Uma alma cansada, deprimida, desgastada com a luta é perigosa.
Nunca pense que você é uma pessoa resolvida, que tudo está certo, que você está pronto para a próxima. Engano seu, se nossa alma foi criada para receber os princípios de Deus, para sermos transformados, como é que você está pronto então.
Mas também não podemos fugir do confronto, pois senão nos tornaríamos doentes.
Esses dias li uma reportagem médica do Dr. DráuzioVarella que dizia: se não quiser adoecer trate dos seus sentimentos.
Sua alma com sentimentos escondidos, reprimidos,acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores na coluna ... Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer.
Talvez hoje essa seja a principal revisão que você deve fazer. Como tem tratado o que está impresso na sua alma?
A pessoa que não decide, não encara os problemas, permanece na dúvida, na ansiedade, na angustia, os problemas só se acumulam, sentem-se rejeitadas, ficam agressivas, não enxergam soluções, e nesse meio tempo vem a murmuração e o pessimismo.
Pousar de que está tudo bem também só piora a situação, se renda.
Os que não aceitam que tem problemas que afligem sua alma tornam-se invejosos, ciumentos, imitadores,destruidores.
Lembre-se do rei Saul, suas decisões erradas levaram-no a ruina, porque sua alma adoeceu de tanto ciúmes que teve de Davi.
As mulheres dançavam e cantavam: "Saul matou milhares; Davi, dezenas de milhares".
Saul ficou muito irritado com esse refrão e, aborrecido, disse: "Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta senão o reino?"
Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi. 1 Sm18: 7-9
E o Rei Davi tinha problemas? Família que não o reconhecia, perseguição injusta, guerras, inimigos, encarar suas decisões erradas em relação a criação de seus filhos, o adultério ...
Muitas coisas para deixar sua alma comprometida. Mas ele se lançava aos pés do Senhor. Confessava, contava o que estava sentido, depositava sua esperança em Deus, comandava sua alma dando ordem para se aquietar e aguardar no Senhor.
Deus quer nos ensinar a proteger nossa alma, para tomarmos as decisões corretas para nosso bem, da nossa família, dos nossos discípulos.
Na vida sempre teremos dificuldades, Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Jo 16:33
Tenha bom animo, revise suas decisões, perdoe, se arrependa e principalmente avance, em Cristo você é mais que vencedor.
Deus te abençoe,
Pra. Rosana