AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Prepare o caminho do Senhor – na adoração.

“Mas vem a hora – e já chegou – que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade. Porque são esses que o Pai procura para seus adoradores. Deus é Espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” João 4:23-24
Introdução
Talvez o que eu vou lhe dizer agora possa causar estranheza, mas tenha calma, você irá entender. Quando falamos em adoração, logo nos lembramos de música, pois assim fomos ensinados, que aquele momento do culto em que cantamos e dançamos ao Senhor, aquele é o momento da adoração.
Quando me converti falávamos que musica de adoração eram as musicas mais lentas e as mais rápidas chamávamos de louvor. Porém logo fomos ampliando o nosso entendimento, e aprendemos que tudo é adoração, música rápida ou lenta, não importa tudo é adoração.
Na verdade, a música, é uma das ferramentas poderosa para nos levar a adorar ao Rei, quer dizer a música é uma das formas de se adorar a Deus, pois a música é como uma oferta a Ele.
Existem várias definições para adoração, e todas as quais eu ouvi não estão erradas, quando essas definições se juntam, formam um todo. Para mim, a melhor a melhor definição de adoração é Jesus sendo o centro de tudo, pois tudo vem dEle, tudo é para Ele. Quando adoramos a Deus, estamos declarando que Jesus é o centro da nossa vida, da nossa casa, da nossa igreja. Quando nossa adoração é direcionada ao Senhor, estamos entronizando a Jesus, o Rei, e declarando que ele tem o governo de todas as coisas.
Hoje em dia, temos o entendimento de que a adoração não acontece somente na igreja, no culto, no momento em que músicas são executadas, mas sabemos que a adoração a Deus vai muito além de música, muito além do culto. Hoje entendemos que podemos adorar a Deus o tempo todo, ou seja, com música, no culto, mas também e principalmente com a nossa vida, com tudo o que somos e temos, no nosso dia-a-dia, com nossas finanças, com nossa casa, carro, no trabalho, com nossos sentimentos, com nossa boca (não só o que cantamos ou falamos para Deus, mas para os outros), o que ouvimos etc.
Significado de Adoração:
No grego – Proskuneo
No hebraico – Shachah
Tanto no grego, quanto no hebraico, ambas as palavras tem o mesmo significado que PROSTRAR-SE.
A princípio, você pode associar proskruneo à posição de se prostrar com o seu corpo, mas a adoração, o prostrar-se a Deus vai além de uma posição, atinge a alma e o espírito.
Não sei se Davi tinha esse entendimento, mas vemos nos Salmos, ele dando ordens à sua própria alma, por exemplo, no Salmo 42:4 “Por que você está abatida ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espere em Deus, pois ainda o louvarei a ele, meu auxílio e Deus meu.” Ele estava dizendo aos seus pensamentos, sentimentos e vontade, PROSKUNEO, prostre-se, submeta-se a Deus, talvez você, alma, não queira adora-Lo, mas te dou uma ordem PROSKUNEO, prostre-se, submeta-se.
Proskuneo vai além de prostrar-se, mas submeter tudo o que você é, e tudo o que você tem e faz a Deus. Proskuneo é um princípio de adoração, e quando tivermos o pleno entendimento disso a nossa adoração será cada vez mais completa, pois estamos submetendo tudo a Deus, nossa voz, nossa música, nossas ofertas, nossas casas, a forma como nos vestimos, como falamos às palavras que usamos, o nosso humor, o horário que chegamos ao culto, etc.
Proskuneo é tão importante em na vida de um cristão, que em Mateus 4:9, quando o diabo tentou Jesus no deserto, o inimigo tentou fazer com que Jesus se prostrasse e submetesse a ele dizendo “...tudo isso lhe darei se, prostrado, você me adorar.” O diabo sabia da importância e do significado de alguém se prostrar, pois ele antes de ser quem é hoje, era um músico, um maestro no céu que comandava toda a adoração a Deus, Ben Shachah, o filho da honra. Mas Jesus, que conhecia os intentos de Satanás, responde “Vá embora Satanás, porque está escrito: “Adore o Senhor, seu Deus e preste culto somente a Ele”. (v 10).
A palavra grega para culto é “Latrio” ou “Latreia” que significa serviço, então dentro desse entendimento a resposta de Jesus ao diabo foi “Prostre-se, submeta-se ao Senhor, seu Deus, e sirva somente a Ele”, Então quando você serve a Deus você está cultuando a Ele, logo, você está adorando. PROSKUNEO.
Veja a amplitude que a partir de agora toma a sua adoração a Deus. Como já disse adoração não é só música, mas é tudo o que se refere ao servir a Deus, seja aqui na igreja, ou na sua casa, no cuidado com sua família, na forma você os trata, como você cria seus filhos, PROSKUNEO.
Cumprindo proskuneo, Jesus se torna o centro da sua vida, o centro da sua adoração, Ele passa ser entronizado e a ter o governo de tudo em suas mãos, porque você está PROSKUNEO, prostrado, submisso e servindo.
Adoração é uma reação
Ninguém se prostra ou se submete a quem não conhece, por isso que a adoração é uma reação, uma resposta sua a algo que veio até você.
Antes de você se converter, você adorava a Deus? Não, claro, porque você não o conhecia, não sabia quem Ele era, não tinha contato com sua presença, com a sua glória, e por isso não o adorava. Talvez você fosse como Jó, que O conhecia de ouvir falar, e claro não O adorava, ou entregava uma adoração rala de qualquer jeito, mas quando você passa a conhecer Jesus de verdade, a ter um relacionamento com Ele, aí sim você se submete. Deus nos amou primeiro, e quando conhecemos esse amor, o adoramos.
Você já viu um novo convertido na igreja? Talvez você mesmo. Ele se sente desconfortável com a atmosfera de adoração, porque ainda não teve a revelação completa de quem é Jesus, mas aos poucos, à medida que ele vai frequentando as células e os cultos, e vendo o agir de Deus na vida dele e de outras pessoas, Ele se rende à adoração.
João capitulo 4 nos traz exatamente esse relato, de uma mulher que não conhecia a Jesus, não sabia a quem, como ou onde adorar, mas depois que recebe a revelação Messiânica de Yeshuah ela PROKUNEO.
Jesus encontra-se com a mulher samaritana no monte Gerizim, onde estava localizado o poço de Jacó, e Jesus pede para que ela lhe sirva um pouco de água (v 7). A primeira reação da mulher foi de espanto e de aspereza, ela disse você é judeu e eu sou samaritana, não podemos conversar (v 9).
Em seguida o dialogo prossegue e Jesus vai se apresentando, aos poucos vai se revelando àquela mulher (v 10), mas ela ainda desconfiada, apresenta seus argumentos, na tentativa de conhecer Jesus, de saber quem realmente Ele era para lhe servir a água que pediu, ou se estava armando uma arapuca para poder apedreja-la, acusando-a de heresia (v 11-12).  A conversa prossegue, Jesus diz que Ele tinha a melhor água para lhe servir, a água da vida, que caso ela bebesse nunca mais teria sede, então como um profeta, confronta aquela mulher com seus pecados, e ela começa a se desarmar.
Então Jesus começa a falar com a mulher samaritana sobre adoração, e Ele diz “vocês adoram o que não conhecem, mas nós adoramos a quem conhecemos.” (v 21 e 22). E diz que a verdadeira adoração não precisa de um lugar certo para acontecer, mas que ela deve ser em espírito e em verdade (proskuneo), corpo, alma e espírito se prostrando, se submetendo e Latreia, servindo, cultuando a Deus, não importando o lugar.
O nosso espírito conectado, e prostrado ao Espírito Santo de Deus, aquele que nos ensina toda a verdade, e nos dá a revelação correta de quem é Jesus.
Veja que a mulher samaritana tinha o conhecimento litúrgico, do jeito dela, mas ela sabia que tinha que adorar a Deus, e que o Messias viria, mas o que ela não tinha era a revelação completa de Jesus. Alguém que não iria apenas matar sua sede, mas que era o Salvador do mundo.
A partir daí a mulher não apenas PROSKUNEO, mas agora ela LATREIA (o serve) e vai até sua cidade e trás uma multidão de gente para também conhecer Jesus que fica ali por dois dias, deixando-se conhecer, trazendo a revelação de quem Ele era (v 41). A Bíblia diz que muitos creram em Jesus por causa da mulher, mas depois que o conheceram, verdadeiramente eles PROSKUNEO, prostraram-se e submeteram-se (v 42).
A multidão virá quando a adoração tomar um sentido mais amplo na sua vida, e nessa igreja. Preparar o caminho do Senhor na adoração fala de adorarmos a quem conhecermos a quem temos a verdadeira revelação. Preparar o caminho do Senhor na adoração fala de adorarmos da maneira correta, prostrando-se e submetendo-se em espírito, alma e corpo, para servi-lo e cultua-lo com excelência.
Deus lhe abençoe
Pr. Kleber R. Jacinto

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Prepare o caminho do Senhor através do jejum, oração e ofertas


Mateus 6:1-6 – 16-18
            Enquanto Jesus esteve na Terra, ele era conhecido por vários nomes, como “Filho de Davi”, “Jesus de Nazaré”, “Nazareno”, mas além desses Ele também era conhecido como “Rabi”, que significa mestre, e o próprio Jesus confirma isso em João 13:13, quando diz “Vocês me chamam de Senhor e Mestre, e fazem bem, porque eu o sou.”
            Jesus era reconhecido como Mestre, porque ele ensinava seus discípulos e todos aqueles que o encontravam. Sempre trazia para seus discípulos ensino sobre o Reino de Deus e os princípios desse reino, os quais entram em conflito com os princípios do mundo.
            No texto que lemos, vemos o Mestre Jesus ensinar seus discípulos acerca de três deveres específicos de um cristão; Ofertar, Orar e Jejuar. E hoje vamos ver como essas três coisas podem operar uma grande libertação em nossa vida.
1 – Deus espera que todos os seus filhos tenham essa disciplina
            Observando os versículos 3, 6 e 16, Jesus manda que se ore, jejue e oferte, usando a palavra “quando” (ler). Quer dizer ofertar, orar e jejuar, não é uma opção para aqueles que são discípulos de Jesus. Caso a oração, a oferta e o jejum fosse facultativo, Jesus diria “se ofertares”, “se orares” e “se jejuardes”, porem ele diz “quando” praticar essas ações. Então o Senhor não está sugerindo que façamos essas coisas, mas Ele está mandando aqueles que são seus seguidores, ofertarem, jejuarem e orarem.
            Jesus deixa muito claro que o jejum, a oração e o ofertar, devem ser práticas naturais da vida cristã. Devemos dar a mesma atenção ao jejum, quanto se dá a oferta e a oração. Infelizmente há aqueles que oram, mas são ruins de mais para ofertar, e pior ainda para jejuar. Há outros que jejuam, mas não oram, logo apenas fazem dieta, e são péssimos ofertantes. E tem uns que até ofertam, dão esmolas, ajudam as pessoas, mas oração e jejum que é bom, nada.
            Quando a oferta, a oração e o jejum são praticados em conjunto na vida de um crente, isto criam um cordão de três dobras que não se rompe com facilidade.
            Muitas vezes deixamos de receber grandes vitórias por negligenciarmos esses princípios.
            Em Mt 17:21 Jesus disse que existe uma casta de demônios que só é vencida na força do jejum e da oração. Então podemos entender que existem coisas na nossa vida que vamos resolver com oração, terão outras coisas que irá precisar também do jejum, mas existem outras que só conseguiremos avançar quando unirmos a oferta, a oração e o jejum.
2 – Deus espera que façamos tudo com a motivação correta
            Notem que no versículo 1 do texto que lemos, Jesus orienta seus discípulos a fazerem essas coisas de uma forma diferente de como elas eram feitas, pois os fariseus também ofertavam, jejuavam e oravam, mas eles faziam somente com o objetivo de serem vistos pelos homens. Se sua motivação em fazer essas coisas é para que as pessoas vejam que você está fazendo, desculpe dizer, isso não vale nada, é palha, mas torna-se precioso quando a motivação for o Senhor, a sua intimidade e sua presença.
            - Oferta
            Os fariseus ofertavam e também ajudavam os necessitados, mas faziam alarde dessas ofertas e esmolas para receber elogios das pessoas, mas o ensino está em Mateus 6:2. Não estou dizendo você possa contar o testemunho de uma oferta que foi entregue, ou de divulgar um trabalho social que você participa, mas que sua motivação esteja no Senhor em agrada-lo, não pelo valor da oferta, mas por sua fé.
            - Oração
            Os fariseus gostava de orar em pé nas sinagogas e nas praças para serem vistos pelos homens. Era aquele tipo de pessoa que faz aquelas orações bonitas na frente dos outros, mas em casa não se dedica a um tempo de devocional com Deus, um tempo de oração e meditação da palavra de Deus. Mateus 6:5-6
            - Jejum
            Os fariseus quando jejuavam, ficavam com o rosto desfigurado e faziam questão de todos soubessem que estavam jejuando, para que as pessoas os achassem mais espirituais que os outros. Mateus 6:16-18
3 – Há uma recompensa pública para as disciplinas secretas
            Deus não fica devendo nada a ninguém. Tudo o que fazemos para o Senhor tem uma recompensa da parte Dele.
Mateus 19:29 “E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.”
I Coríntios 15:58 “ Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor o trabalho de vocês não será inútil.”
            Tem coisas que eu você fazemos que ninguém sabe que fizemos, mas o texto diz que o Senhor vê. E como é maravilhoso saber que Deus vê nossas ofertas, o jejum e oração que entregamos em secreto, e principalmente, Ele vê o nosso coração, e recompensa a nossa generosidade, isso é uma promessa.
Provérbios 3:9-10 “Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios e os seus barris transbordarão de vinho.”
            A vontade do Senhor é suprir as necessidades materiais de seus filhos, isso é promessa do Senhor (Sl 23:1 e Fl 4:19). Mas veja que tanto o texto de provérbios, como o texto de Filipenses, traz primeiro o que temos que fazer, e depois o que Deus irá fazer.
            A partir de domingo dia 26, iniciamos mais um período de jejum e oração. Durante uma semana, estaremos aqui em jejum, orando e ofertando, como igreja, e esteja certo de que tudo o que você faz para o Senhor, ele irá te recompensar. Oferta, Jejum e oração são armas poderosas no Reino do espírito que atraem as bênçãos, libertação e cura.
Deus lhe abençoe
Pr. Kleber R. Jacinto

Prepare o Caminho do Senhor na sua vida


A voz daquele que clama no deserto: Preparai vós o caminho do Senhor, fazei reta no deserto uma estrada para o nosso Deus. Todo vale será elevado e todo monte e colina será rebaixada; e o torto será feito reto e os lugares ásperos planos. E a glória do Senhor será revelada, e toda carne a verá juntamente, porque a boca do Senhor tem falado isto.” Isaias 40:3-5
            Esse é o tema que norteia o nosso ano de 2020 “PREPARE O CAMINHO DO SENHOR”. A princípio podemos achar que esse tema é algo bem simples, ou que é algo que já fazemos constantemente, principalmente se pensarmos em João Batista, “voz que clamava no deserto”, pregando o batismo de arrependimento e profetizando o inicio do ministério de Jesus. Porém se nos aprofundarmos nesse tema, vamos ver que vai muito além de pregar o evangelho. Sim, claro que pregar o evangelho é importante e faz parte disso tudo, mas tem muito mais coisas.
            Preparar o caminho do Senhor, está relacionado a Jesus e sua Noiva. E a própria Noiva, a Igreja, e quem está encarregada de trabalhar esse processo de preparação de um caminho para o Senhor é a própria Noiva, é a igreja, somos eu e você. O Senhor quer que nós preparemos esse caminho, mas também, e principalmente estejamos preparados para recebe-lo.
            O Senhor confiou a nós, Igreja, a tarefa de cuidar das coisas sagradas e solenes do Reino. Precisamos ter seriedade nesse processo, foco, e não deixar o adversário atrapalhar,  e distrair o avanço da Noiva. Precisamos ficar atentos aos embaraços e aos impedimentos que o inimigo quer colocar nesse caminho que será preparado por nós para o Noivo passar. Não podemos adormecer, não podemos nos arrefecer. Precisamos avançar com mais autoridade, porque a preparação desse caminho não é um pedido humano, mas uma ordem divina.
O caminho não é para qualquer um
            Esse caminho não está sendo preparado para qualquer pessoa, por isso precisamos ter a atenção, cuidado e dedicação para prepara-lo com excelência, seriedade, santidade e honra, pois por esse caminho passará o Rei dos reis, o Senhor dos senhores.
            Por Ele ser Rei, o primogênito, Ele mesmo se chama de o Caminho (João 14:6), o caminho de verdade, o caminho de vida, o caminho que nos leva a Deus.
            Muitos homens e mulheres ainda precisam chegar a esse Caminho que é Jesus. Por isso eu e você precisamos dar acesso ao Rei para que se encontre com sua Noiva, e é através da sua vida, da minha vida que o Jesus irá acessar àqueles que não O conhecem.
            Deixa lhe dar alguns números para que você entenda a profundidade disso tudo.
            A população mundial está em 7,6 bilhões de pessoas, e estima-se que até 2030 chegaremos em 8,6 bilhões. Hoje cerca de 40% da população mundial um pouco mais de 3 bilhões de pessoas não conhecem a Jesus, nunca ouviram falar do Evangelho de Cristo.
            Na Ásia 60% da população não conhece Jesus. No Marrocos existem apenas 12 mil cristãos. No Brasil, dos 309 grupos étnicos que existem em nosso país, 29 deles ainda não foram alcançados, e 118 mil pessoas ainda nunca ouviram falar de Jesus. https://comunhao.com.br/populacao-nao-conhece-evangelho/ Esses dados são de 2018.
            E qual caminho Rei vai encontrar?
            O caminho por onde o Rei vai passar precisa estar aplainado, limpo, ornado, ou seja, preparado. E esse caminho em que o Rei vai passar, começa na minha vida e na sua vida. O primeiro caminho que o Senhor quer que você prepare não é o do seu irmão, mas o seu. Não se pode querer aplainar o caminho do outro se nosso caminho, a nossa vida estiver desértica, torta, suja.
            Aplainar o caminho fala de sentimentos alinhados, sem os altos e baixos que nos impedem de fazer a obra de Deus. Um dia estou feliz, estou no monte e faço tudo com alegria, com vontade e excelência. Outro dia estou triste estou no vale, já não sei se vale a pena esse caminho, é muito cansativo. Já não quero mais fazer a célula, já não me consagro mais, não oro e nem leio mais a Bíblia, não alimento o meu espírito como deveria.
            Limpar o caminho fala de renúncia. Renunciar ao mundo, renunciar às coisas do mundo e tudo aquilo que nos distrai, nos desvia do caminho, renunciar ao pecado, até mesmo aquele que mais gostamos.
            Ornar o caminho fala de entrega, fala de enfeitar esse caminho com a santidade, com a verdade, com a Justiça de Deus, a Alegria do Reino.
O Caminho tem um propósito
            Essa ordem Divina tem um propósito. O Noivo vindo pronto, ornado, lindo, com suas vestes nupciais, ao encontro da sua Noiva, toda linda, toda restaurada com um vestido branco, limpa, pura, sem marcas, sem defeitos, sem rugas e apaixonada pelo Noivo. E isso tudo nos remete a INTIMIDADE.
            Não dá para termos um relacionamento de qualquer jeito, por isso, como igreja que cada um é, temos a responsabilidade de preparar o caminho do Senhor, mas a começar em nós, a começar pela nossa vida.  
Deus lhe abençoe
Pr. Kleber R. Jacinto

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

No caminho do Reino de Deus

“venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;” – Mateus – 6:10
“Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.” – Mateus 6:33


INTRODUÇÃO
É interessante notar que entre os dois bilhões de pessoas em todo o mundo que são identificados como cristãos, aparentemente poucos pensam no conceito do Reino de Deus e menos ainda têm a menor ideia do que realmente se trata. Isto é notável porque de acordo com Jesus Cristo, isso deveria ser a prioridade número um de cada cristão.
Os dois textos acima nos mostram inicialmente a característica de quem é seguidor de Cristo, o desejo de que o Reino de Deus se manifeste e o que deveria ser o direcionamento (norte) na vida do cristão, buscar o Reino de Deus!
Em nosso mundo temos dois reinos governando que são antagônicos, o Reino de Deus e o reino das trevas a fim de estabelecer uma comparação três características a seguir definem o que são estes reinos:
A lei
A lei é um código de conduta que rege a vida dos cidadãos de uma cidade, estado, pais ou reino – A lei do reino das trevas: viva como quiser. Cada um vive de acordo com a própria vontade. Cada um vive como quer, faz o que lhe parece mais correto, o que lhe convém, o que lhe dá na telha.
A Lei do reino da Luz: viva como Jesus quer. Os discípulos vivem como o Senhor manda, vivem para agradar a Deus. Não é uma questão de obedecermos quando quisermos, mas obedecermos em todos os momentos.

O Idioma
A maneira de falar demonstra o que a pessoa tem no coração “Raça de víboras! Como vocês podem falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Mateus 12:34). Observando o idioma que uma pessoa fala é possível identificar a que reino ela pertence:
O idioma do reino das trevas: reclamação, murmuração, queixa, lamento. O filho queixa-se contra a mãe; a mãe queixa-se contra os filhos; a esposa contra o marido e vice-versa. Reclama-se do governo, do emprego, do patrão, do clima, etc.
O idioma do reino da Luz: louvor, gratidão. Louvor não significa cânticos ou música. A música é apenas uma maneira de se expressar o louvor. Louvor é contentamento e gratidão ao Senhor por tudo.

A Bandeira
As cores e a disposição das cores na bandeira identificam o país. Normalmente não são necessárias as palavras, apenas observando a bandeira podemos identificar o país pelo que vemos.
A bandeira do reino da Luz: amor. Amar os irmãos, o próximo, e até aos inimigos. Este é o sinal que identifica um discípulo – “34 Eu lhes dou um novo mandamento: que vocês amem uns aos outros. Assim como eu os amei, que também vocês amem uns aos outros. 35 Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros.” (João 13:34 e 35). Não é a doutrina o cabelo, a roupa, mas o fato de nos amarmos uns aos outros.
A bandeira do reino das trevas: egoísmo. Amo a mim mesmo. Vivo para mim. Me esforço para mim. Penso apenas em mim. Contanto que comigo esteja tudo bem que importa os outros?


O REINO DE DEUS E SUAS CARACTERÍSTICAS
O reino de Deus, no presente, significa Deus intervindo e predominando no mundo, para manifestar seu poder, sua glória e suas prerrogativas contra o domínio de Satanás e a condição atual deste mundo. Trata-se de algo além da salvação ou da igreja; é Deus revelando-se com poder na execução de todas as suas obras, mas de que forma?

Ø O reino é antes de tudo uma demonstração do poder divino em ação. Deus inicia seu domínio espiritual na terra, nos corações do seu povo e no meio deste. Ele entra no mundo com poder – “ Porque o Reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder.” (1 Coríntios 4:20). Não se trata de poder no sentido material ou político, e sim, espiritual. O reino não é uma teocracia político-religiosa, ele não está vinculado ao domínio social ou político sobre as nações ou reinos deste mundo – “Jesus respondeu: – O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas agora o meu Reino não é daqui.” (João 18.36). Deus não pretende redimir e reformar o mundo através de ativismo social ou político, da força, ou de ação violenta.
O mundo, durante a presente era, continuará inimigo de Deus e do seu povo. O governo de Deus mediante o juízo direto e à força só ocorrerá no fim desta era.

Ø Quando Deus se manifesta com poder sobre o mundo, este entra em crise. O império do diabo fica totalmente alarmado, e todos encaram a decisão de submeter-se ou não ao governo de Deus. A condição necessária e fundamental para se entrar no reino de Deus é: “Ele dizia: — O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho.” (Marcos 1:15).

Ø O fato de Deus irromper no mundo com poder, abrange:
· seu poder divino sobre o governo e domínio de Satanás; a chegada do reino é o começo da destruição do domínio de Satanás e do livramento da humanidade das forças demoníacas e do pecado
· poder para operar milagres e curar os enfermos
· a pregação do evangelho, que produz a convicção do pecado, da justiça e do juízo
· a salvação e a santificação daqueles que se arrependem e creem no evangelho
· o batismo no Espírito Santo, com poder, para testemunhar de Cristo

Ø O reino de Deus tem um aspecto tanto presente como futuro. É uma realidade presente no mundo hoje, mas o governo e o poder de Deus não predominam plenamente em todos e em tudo. A obra e a influência de Satanás e dos homens maus continuarão até o fim desta era. A manifestação futura da glória de Deus e do seu poder e reino ocorrerá quando Jesus voltar para julgar o mundo. O estabelecimento total do reino virá, quando Cristo finalmente triunfar sobre todo o mal e oposição e entregar o reino a Deus Pai.


A CULTURA DO MUNDO SE LEVANTA CONTRA O EVANGELHO DO REINO
A cultura de hoje, seriados, filmes todo tipo de entretenimento bem como as informações que nos cercam que são muitas, nos levam a um ponto que atacam frontalmente contra a implantação do reino nos corações - O individualismo expressivo.
o pastor e escritor chamado Tim Keller, afirma que o individualismo expressivo é “a identidade vem através da auto expressão, da descoberta de seus desejos mais autênticos e do ser livre para ser o próprio eu autêntico”. Somos bombardeados com o conceito que devemos olhar para dentro de si para encontrarmos nossa verdadeira identidade e propósito, mesmo se as pessoas possam dizer não, mesmo que quebremos algumas regras.
Nossa cultura pinta a independência como algo espetacularmente sedutor especialmente para os jovens, fazendo-nos ansiar a viver por conta própria e a não ter que respeitar regras ou lidar com pais que os corrigem. Não se trata do incentivo saudável para ganharmos independência à medida que amadurecemos; é uma doutrina anti-comunidade e anti-autoridade. E o mundo faz com que isto pareça tão libertador e tão divertido, desta forma fica fácil vender esta ideia.
Outra ideia cultural impulsionada pelo individualismo expressivo é o movimento de autoestima, normalmente dirigido a adolescentes. Este movimento ensina algumas coisas verdadeiras e belas que cristãos afirmariam, tal como nosso valor inerente vindo do fato de sermos criados à imagem de Deus.
Entretanto boa parte dessa mentalidade “você é demais!”, existe um desejo mais profundo de autorrealização! Não importa o que os outros no caso “recalcados” possam dizer, você tem que gritar alto e com orgulho, e não apenas se ame, mas adore-se a si mesmo. Seja quem você quiser ser e encontre sua felicidade naquela identidade auto realizada. Abrace seu verdadeiro eu, e azar de quem não o fizer.
Isto tudo é contra os ensinamentos das escritura e consequentemente contra o evangelho do Reino de Deus por quê:
· Ao invés de seguir nossos corações, Deus nos chama a seguir Sua vontade e a guardar os Seus mandamentos – “5 Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie no seu próprio entendimento. 6 Reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3:5 e 6).
· Ao invés de enfrentar as autoridades e infringir as regras, Deus nos chama para honrar nossos pais e respeitar as autoridades – “1 Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isto é justo.
2 Honre o seu pai e a sua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, 3 para que tudo corra bem com você, e você tenha uma longa vida sobre a terra” (Efésios 6:1 a 3).
· Ao invés de olhar para dentro, para encontrar nossa identidade, Deus nos chama a olhar somente para Cristo – “1 Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2 Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra. 3 Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus” (Colossenses 3.1 a 3).
· Ao invés de idolatrar nossos corpos, Deus nos chama a cuidar deles para Sua glória – “Vocês não sabem que o corpo de cada um de vocês é membro de Cristo? E será que eu tomaria os membros de Cristo e os faria membros de uma prostituta? De modo nenhum!” (1 Coríntios 6:15).
· Ao invés de seguir nosso próprio caminho, Deus nos chama a tomar nossa cruz diariamente e seguir a Jesus – “Jesus dizia a todos: – Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lucas 9:23).
· Ao invés do individualismo, Deus nos chama a obedecer e adorar ao Rei – “15 Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio crescimento para a edificação de si mesmo em amor.” (Efésios 4:15 e 16).
Nós fomos chamados para sermos agentes reformadores da cultura do mundo para cultura do Reino de Deus, a obra de redenção de Jesus nos indica um novo caminho a seguir, uma nova forma de agir, um novo jeito de se comportar, não é robotização do ser humano, não é lavagem cerebral é METANOIA - mudança essencial de pensamento ou de caráter!

METANOIA - CONVERSÃO, ARREPENDIMENTO, NOVA MENTALIDADE e CULTURA DO REINO

João Batista afirmou – “Eu batizo vocês com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de carregar as sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (Mateus 3:11) – Ele anunciou Jesus de forma inequívoca, mas já o batismo que ele realizava já indicava uma mudança de mente!


A VACINA CONTRA A CULTURA DOS TEMPOS ATUAIS
O remédio contra a cultura dos tempos atuais está na correta direção do caminho a ser percorrido. Preparamos o caminho andando sempre andando com alguém ao nosso lado.
Jesus ao ensinar o Pai Nosso usou O NÓS ao invés de EU. No Reino se conjugam os verbos na terceira pessoa do singular, ELE, e na primeira pessoa do plural, NÓS!
A mensagem do Reino é dada a todos de forma geral, entretanto ela repousa em mentes e corações individualmente. Esta mensagem aponta o caminho que todo aquele que se tornou filho de Deus pela obra redentora da cruz, deve seguir!
Mas a mensagem do Reino ela é direta quanto ao congregar, a unidade daqueles que fazem parte do reino no culto ou reuniões e o retorno desta mensagem é dado pela coletividade não na individualidade.
Muitas vezes temos confundido nosso devocional pessoal, íntimo e reservado com culto coletivo a Deus. O que eu gosto, minhas preferências são para este tempo, no coletivo o que Deus quer ouvir a cultura do Reino vem mostrar isto.
Talvez possamos pensar então que vamos prestar culto como em Isaías 6 ou Apocalipse 4, sim se isto for o que Deus quer que façamos aqui na terra devemos fazer, entretanto vale notar que em ambas as passagens a adoração estava focada no Deus, não há uma referência pessoal!
Nosso exemplo é Cristo pois:
· Jesus representava o Reino de Deus – Foi enviado para cumprir a obra de redenção. Salvar o mundo dos que a Ele aceitam!
· Tinha atitudes do Reino – Mostrava a todos como deveriam se portar nesta nova condição governo e como deveriam agir. Exemplo de conduta e correção!
· Jesus veio para servir o Reino – o propósito de Jesus era cumprir sua função e anunciar o Reino de Deus e servir e não ser servido apesar de todas as prerrogativas de Rei que Ele tinha.
Apesar de Ele ser quem era, com toda sua prerrogativa ele falava em nós e pouco falava acerca de si mesmo.


COMO EU POSSO SABER SE ESTOU VIVENDO O REINO DE DEUS EM MINHA VIDA?
Uma evidência máxima de que a pessoa está vivendo o reino de Deus é viver uma vida de “justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”
“17 Porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo. 18 Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelas pessoas. 19 Assim, pois, sigamos as coisas que contribuem para a paz e também as que são para a edificação mútua.” – (Romanos 14:17 a 19)
Este é uma ótima definição de como é a vida cristã: honestidade na conduta, paz ou harmonia, e alegria. Isto é obra do Espírito Santo que dá energia ao crente para ser agradável a Deus e aprovado pelos homens. Em lugar de entrarem em conflito, Paulo insiste com os crentes a buscarem aquilo que proporciona a paz e a edificação com os outros. A exortação que o Reino de Deus não consiste em comer ou beber que são atitudes que são individuais contrastam com estas três grandes coisas, todas as quais são essencialmente alheias ao egoísmo.
A primeira é a justiça, e a justiça consiste em dar aos homens e a Deus o que lhes corresponde. Então, o primeiro que devemos oferecer a um semelhante na vida cristã é simpatia e consideração; quando nos transformamos em cristãos, os sentimentos de outros se tornam mais importantes que os nossos próprios; o cristianismo significa colocar primeiro a outros e depois o eu. Não podemos dar a outro o que corresponde e, ao mesmo tempo, fazer o que queremos.
Na sequência é a paz. No Novo Testamento, a paz não significa somente ausência de problemas; a paz não é algo negativo, é intensamente positiva; significa tudo aquilo que tende ao bem supremo do homem. O cristianismo consiste inteiramente em relações pessoais com os homens e com Deus. A ilimitada liberdade cristã está condicionada pela obrigação cristã de viver em boas relações, em paz, com nossos semelhantes.
E por fim temos a alegria. Para o cristão a alegria nunca pode ser egoísta. A alegria cristã não consiste em que sejamos felizes, consiste em fazer os outros felizes. Uma mau chamada felicidade que angústia e ofende a outros, não é uma felicidade cristã. Se em sua própria busca da felicidade alguém machuca o coração ou fere a consciência de outro, o fim último de sua busca não será alegria, mas tristeza. A alegria cristã não é individualista; é algo interdependente. O cristão se alegra só quando dá alegria a um semelhante, embora seja à custa de limitações pessoais para ele.
Quando a pessoa segue este princípio, transforma-se em escravo de Cristo. Eis aqui a verdadeira essência da questão. A liberdade cristã significa que somos livres, para fazer, não o que queremos, mas o que Cristo quer. Significa que somos livres, não para fazer algo, mas para nos abster de fazê-lo. Sem Cristo, um homem é escravo de seus hábitos, de seus prazeres, de suas práticas. Não faz realmente o que quer. Faz o que as coisas às quais se mantém sujeito o levam a fazer. Uma vez que o poder de Cristo penetra nele, transforma-se em dono de si mesmo e então, só então, entra em sua vida a plena liberdade. Então somos livres, não para tratar aos homens e para viver como nos dita nossa natureza humana egoísta e tempestuosa, mas sim com a mesma atitude de amor que Jesus mostrou por nós.


CONCLUSÃO
O caminho que devemos seguir é o caminho do Reino de Deus. Jesus já preparou tudo para nós, mostrou que Ele é o caminho, Ele é a verdade e somente nEle a vida, tanto aqui quanto no Reino Eterno. Precisamos do Espirito Santo nos aconselhando, nos corrigindo, nos direcionando nesta caminhada é o mesmo espirito que foi profetizado por Isaias – “Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” (Isaías 11:2)
Para vivermos neste reino temos que entender e obedecer às suas leis, elas nos garantem uma vida plena perante Deus e os homens. O Salmo 1, indica a forma de viver daquele que é bem-aventurado e vive caminhando em direção ao Reino de Deus:
1 Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2 Pelo contrário, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
3 Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.
4 Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.
5 Por isso, os ímpios não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.
6 Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.
Deus o abençoe no caminho do Reino de Deus para que no seu devido tempo e segunda a vontade de dEle para sua vida, você seja bem-sucedido em tudo que fizer para a Glória do Reino de Deus!


Pr. Luis Santana

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Preparando o caminho para o Senhor

"E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração." Jeremias 24:7

O que precisamos em nosso coração para que nos tornemos merecedores de tão grande honra que preparar o caminho para o Senhor?

O versículo diz em seu contexto “..para que me conheçam...”, ai está a chave que liga toda a nossa vida, em conhecer a Deus, ter intimidade com ele.

Vamos a outro contexto bíblico:
E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me.
E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo.
E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo.
E, advertindo-o severamente, logo o despediu.
E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.
Mas, tendo ele saído, começou a apregoar muitas coisas, e a divulgar o que acontecera; de sorte que Jesus já não podia entrar publicamente na cidade, mas conservava-se fora em lugares desertos; e de todas as partes iam ter com ele.
Marcos 1:40-45

Conhecemos ao Senhor, temos experiências fantásticas com ele, mas infelizmente as vezes não fazemos o que ele nos pede, o leproso foi purificado por Jesus, ele o conhecia, sabia quem ele era mas, por mais que divulga-se a obra do Senhor e o exalta-se, não estava em obediência, não se apresentou diante do altar e nem fez a oferta pelo milagre, infelizmente ele estava tao interessado em voltar ao convívio das pessoas, (pois a lepra o afastava do convívio da sociedade, era rejeitado), isso era mais importante que o altar, o secreto, o concilio de Deus, a intimidade.

O Senhor esta disposto a dar nos um coração sincero e quebrantado, mas tudo depende de como esta a nossa alma, precisamos analisar, Deus é Santo e educado, e se deixarmos que ele mostre onde esta errado ou tortuoso, para que haja mudança, ai esta a chave para um coração convertido e pronto para entrar na intimidade e preparado para começar o caminho em graça

Conclusão: Não podemos caminhar somente pelo milagre ou graça recebida, mas em transformação, santidade e intimidade, ai estaremos aptos a preparar o caminho para Jesus.

Deus abençoe grandemente

Profeta Luiz Queiros

Procurando por Jesus

"Ao pôr-do-sol, o povo trouxe a Jesus todos os que tinham vários tipos de doenças; e ele os curou, impondo as mãos sobre cada um deles.
Além disso, de muitas pessoas saíam demônios gritando: "Tu és o Filho de Deus! " Ele, porém, os repreendia e não permitia que falassem, porque sabiam que ele era o Cristo.
Ao romper do dia, Jesus foi para um lugar solitário. As multidões o procuravam, e, quando chegaram até onde ele estava, insistiam que não as deixasse.
Mas ele disse: "É necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus noutras cidades também, porque para isso fui enviado". Lucas 4:40-43


No nosso dia a dia é difícil encontrarmos uma pessoa que nunca tenha ouvido falar de Jesus, pelo menos eu nunca tive essa experiência, vemos aquelas que não querem saber de Jesus, não acreditam nele e aquelas que buscam conhece-lo mais. 

Na época que Jesus esteve na terra a realidade também não era diferente, ele também encontrou pessoas que não tinham parte com Deus, outras que achavam que seguiam o Senhor e outras que realmente queriam estar com ele. 

Por mais que alguns possam negar, o coração humano tem um espaço espiritual que precisa sem preenchido, por isso a busca, mesmo que em caminhos ou conceitos errados para conhecer Deus.

Procurar Jesus remete-nos a conhecer os evangelhos, que significam boas-novas. Livros que não foram escritos por Cristo, mas por pessoas próximas a ele.

Contudo, se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus, desta presente era perversa, cegou o entendimento dos descrentes, a fim de que não vejam a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Pois não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós mesmos como vossos servos por causa de Jesus. 2 Co 4-3:5

Essas vidas descritas nesses versículos não conseguem enxergar a luz de Cristo, não compreendem o evangelho, negam a fé no Salvador.

Disse Jesus: "Mandem o povo assentar-se". Havia muita grama naquele lugar, e todos se assentaram. Eram cerca de cinco mil homens.
Então Jesus tomou os pães, deu graças e os repartiu entre os que estavam assentados, tanto quanto queriam; e fez o mesmo com os peixes.
Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: "Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado".
Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido.
Depois de ver o sinal miraculoso que Jesus tinha realizado, o povo começou a dizer: "Sem dúvida este é o Profeta que devia vir ao mundo".
Sabendo Jesus que pretendiam proclamá-lo rei à força, retirou-se novamente sozinho para o monte. João 6:10-15

No texto de João vemos a multidão que procurava Jesus. Mais de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças; reconheceram que ele era o profeta que havia de vir ao mundo, tudo de bom estava nele, ele cuidava da alma através de seus ensinamentos, do corpo curando as enfermidades, expulsava os demônios e ainda alimentava, supria todas as necessidades, então a força pretendiam proclamá-lo rei. Mas Jesus retira-se, foge dali, ele já era Rei não precisava que o proclamassem esse não era seu objetivo, mas fazer a vontade do Pai.

Esse Jesus que a multidão queria é aquele que cuida de todas as necessidades, o mesmo tipo de rei que o povo pediu para o profeta Samuel, dá-nos um rei para cuidar de nós, guerrear nossas guerras, um rei igual ao das outras nações.

Mas Jesus não quer ser somente esse tipo de rei, um rei que atende as nossas necessidades individuais, mas quer ser o rei do nosso propósito no Reino.

Não busquem ansiosamente o que hão de comer ou beber; não se preocupem com isso.
Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; mas o Pai sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas.
Lucas 12:29-31

Quantas vezes deixamos que nossos problemas nos levem a procurar Jesus somente para suprir nossas necessidades. Ele tem muito mais para nossas vidas e acabamos ficando ou vivendo somente no raso, somente com o que é necessário para o momento, sendo que os planos do Deus são muito maiores.

Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a Palavra, mas as preocupações desta vida e a sedução das riquezas sufocam a mensagem, tornando-a infrutífera. Mt 13:22

Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; Rm 14:17

Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.1 Co 4:20

Jesus chama homens e mulheres para serem seus discípulos, para irem como ele pregando as boas novas como explica em Lucas 4-42:43.

O discípulo é aquele que se arrependeu, mudou o rumo de sua vida, teve uma verdadeira mudança interior, deixou de ser independente e passou a ser dependente de Deus.

É aquele que entendeu a mensagem de Jesus e deixou de procura-lo para segui-lo, abandonou seus pecados, morreu para sua vontade para fazer a vontade do Pai.

O Evangelho do Reino não está resumido para salvar o homem, mas para agradar a Deus e colocar Jesus como Rei e Senhor.
"Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me". Mt 16:24

Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,
e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 2 Pedro 1:10,11

Que você seja o discípulo que se empenha, que promove o Evangelho, porque o Reino de Deus já está no nosso meio porque a Palavra nos alcançou, viva a liberdade e alegria de estar em Deus.


Você é filho e discípulo abençoado, 
Pra. Rosana Santana


Os milagres de Deus em 2019

"Recordarei os feitos do Senhor; certamente me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade.
Meditarei em todas as tuas obras e pensarei em todos os teus feitos poderosos.
O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus?
Tu és o Deus que operas maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder." Salmos 77:11-14 

Mais um ano chega ao fim e temos a oportunidade de nos achegarmos a Deus para recordarmos, nos lembrarmos, meditarmos, pensarmos que Ele operou maravilhas em nosso meio.
O rei Davi quer fosse nos momentos de alegria ou de angustia sempre levava seu coração para perto de Deus e reconhecia seus feitos, sua grandiosidade, seu poder e decidia confiar no Senhor porque seu amor era melhor do que tudo.
Você estar aqui é um milagre! Você consegue enxergar os milagres de Deus em sua volta nesse último ano?
Todos nós temos uma luta pela qual passamos, temos momentos difíceis que achamos que o chão falta, que o céu parece estar fechado e podemos até pensar que a benção de Deus não vai nos alcançar.
Mas esses momentos não podem roubar o brilho da nossa existência, você nasceu debaixo de um milagre. Quando Deus projetou o homem, Ele o criou com suas próprias mãos e o abençoou com um decreto de vitória: Frutificai, multiplicai e dominai! Esse decreto estava sobre o primeiro Adão, mas o pecado entrou na nossa história e perdemos o “jardim”.
Podemos olhar para trás e enxergamos tantas perdas, mas a proposta é olhar para frente e ver Jesus te estendendo a mão, te chamando, te curando, te libertando.
Jesus olhou para eles e respondeu: "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis". Mateus 19:26.
Não somos chamados para viver um cristianismo morto, sermos religiosos, orarmos no automático, virmos a igreja como é de costume, cantarmos porque todos estão cantando ... O Espirito Santo habita em você, isso é um milagre, Ele tem TODO poder e escolheu seu coração para fazer morada. Nenhuma situação complicada deve tirar o sorriso que Deus coloca em nossos lábios, Deus está restaurando a nossa sorte, porque isso é palavra de vida, isso é cura, é olhar as situações de forma correta, a adversidade vai passar, Deus te criou para ser um milagre.
Há um milagre em tudo, nossa vida tem motivo e propósito para acontecer e muitas vezes não nos atentamos a isso e damos mais importância ao problema do que buscar a solução, do que enxergar Deus trabalhando. 
Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar.
Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim.
Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:
Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!
Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.
O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam;
é bom esperar tranquilo pela salvação do Senhor. Lamentações 3:19-26 

Ser um profeta no antigo testamento não era nada fácil, ver a aflição do povo, a nação devastada, sofrer por estar inserido nesse contexto, mas nesse trecho o profeta fala de esperança e de esperar tranquilo pela salvação do Senhor.
E a salvação chegou em Cristo, tudo foi consumado.
E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; Porque para Deus nada é impossível. Lucas 1:35-37
Tenha certeza seu ano foi cercado de milagres, aqueles que você pode contar e testemunhar a grandeza de seu Deus e aqueles que você nem se deu conta e Deus fez, não é porque não podem ser explicados que os milagres não existiram.
Deus espera de mim e de você é que na hora que recebermos um milagre, possamos entender que foi uma ação poderosa Dele, que Ele mudou os planos para nos abençoar, para fazer que entendêssemos que Ele é Deus, que Ele se preocupa conosco porque nos ama. Mas fica a dica, entre num propósito de santidade e obediência que honre o Senhor, para que ele não tenha que estar sempre fazendo um milagre para te livrar das enrascadas que você gerou. 
Deus faz coisas grandes e insondáveis, e maravilhas que não se podem enumerar. Jó 9:10 
Sua vida pode se transformar em um milagre se você a entregar a Jesus. Não aceite caminhar em derrota! Receba a vitória que provêm da cruz de Cristo. Seja o milagre que Deus quer que você seja!
Deus te abençoe,
Pra. Rosana Santana

Um caminho para escolher

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Salmos 1:1-3

A cada dia que amanhece nos deparamos com escolhas. Independente de acharmos que em muitas situações não temos como tornar as coisas diferentes, sempre há no mínimo uma atitude que pode mudar todo contexto.
Quais as escolhas que você já fez para esse ano?
Trilhar um novo caminho, começar um projeto, se manter fiel a um plano, decidir mudar .... que caminho tomar, tem vezes que é tão difícil escolher.
O rei Davi trás conselhos importantes no primeiro Salmo.
·      Não ande conforme o conselho dos ímpios
Ímpio significa desumano, desnaturado, insensível, herege. Um indivíduo ímpio é uma pessoa indiferente, um jovem ímpio é aquele que se compraz em fazer o mal, em atormentar o outro. Um chefe ímpio é aquele insensível, desumano, que age com o intuito de agredir seus subalternos. Ímpio também é aquele que não tem fé ou que abusa da liberdade.
Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. Judas 1:4
O ímpio não considera a graça de Deus, que conselhos estamos escutando, ou que conselhos estamos dando, ora se a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus, como podemos emprestar os ouvidos para conselhos que não estão de acordo com o Senhor. As concessões que são dadas podem nos levar a andar como ímpios.
·      Não se detenha no caminho dos pecadores
Não perca seu tempo, não demore demais, não pare naquilo ou com aquele que te leva ao pecado. 
A religiosidade não nos leva mais perto de Deus, não devemos fazer ou deixar de fazer algo simplesmente para os outros verem, porque o Senhor sonda o coração, conhece a intenção. Jesus veio para o pecador, para confrontar, libertar e curar. 
Há tempo para todas as coisas, tem vezes que fico avaliando as coisas e tempo é muito valioso, e faço um paralelo como que se algo fosse uma prova muito importante que vai chegar a hora de entregar e penso onde estou, como está o meu cronometro.
·      Não se assente com escarnecedores
Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Judas 1:18
Escarnecedor é um zombador, uma pessoa sem respeito. Os escarnecedores falam mal de outras pessoas, sem se preocupar com o mal que podem estar causando. É aquele que ridiculariza e trata as pessoas com desprezo.
Não é nada difícil você estar assentado com escarnecedores, por isso mude de assunto quando a conversa virar zombaria, avise que você não acha bom esse tipo de conversa, e se as pessoas não pararem de escarnecer vá embora.
·      Tenha prazer na lei do Senhor
Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Romanos 2:13
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8:2
Somos justificados pela fé, mas precisamos andar na lei, viver a lei. Como não ter prazer naquilo que nos trás vida, segurança, esperança, promessas ...
·      Medite
Meditar não é simplesmente o estereótipo de sentar-se numa determinada posição e fechar os olhos, é pensar profundamente sobre alguma coisa, refletir, preparar algo antecipadamente, projetar.
Qual é o caminho que você quer projetar para esse ano? Prepare seu coração para as situações, as oportunidades, os desafios, as batalhas, os sonhos que vem pela frente.
Dê o primeiro passo entregue seu coração, seus temores, suas dúvidas, seus pecados, suas iniquidades para aquele que é o caminho, então você prosperará.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Deus te abençoe,

Pra. Rosana Santana