INTRODUÇÃO
Entrando no ano 12 com 7 semanas de jejum e oração.
Exercícios físicos, 5 vezes por semana em períodos de 30 minutos com adoração, louvor e oração, sem repetir refeição e com unção do seu mentor na célula.
Já vimos os ossos, o coração e hoje veremos o impacto dos exercícios no cérebro.
Eu te conhecia de ouvi falar mas agora de contigo andar.(Jó 42:5)
1. Queridos, em se tratando de cérebro, veja o que perdemos quando não nos exercitamos!
Estudos recentes feitos com 259 crianças pela Universidade de Illinois (EUA), concluíram que os estudantes melhores nas atividades físicas tinham também melhor desempenho escolar. Conclusão dos estudos: atividade física ajuda a melhorar o desempenho do cérebro.
Outras pesquisas mostram também melhora da concentração, memória e capacidade de aprendizagem!
No Brasil neurocientistas de importantes universidades também concordam com o estudo e o assunto foi matéria de capa de uma importante revista semanal brasileira. Ou seja, quebrou-se o mito de que os neurônios (células nervosas do cérebro) se perdem. Ao contrário, o cérebro produz novas células e pode se manter jovem evitando falha de memória ou perda de raciocínio.
Atividades aeróbicas como correr, nadar, pedalar, andar ou qualquer outra que exija um desempenho cardiovascular (musculação, por exemplo, não vale) melhoram a oxigenação, a comunicação e o número de conexões entre as células nervosas - sinapse. E essa comunicação maior e mais rápida entre os neurônios nos deixa mais 'espertos' e com raciocínio mais rápido. Atividade física ativa o intelecto!
Os exercícios uniformes como correr ,pedalar ou nadar estimulam o aumento do número de neurônios e movimentos complexos estimulam as conexões entre neurônios. Por esse motivo a atividade física torna-se de substancial importância na manutenção de um cérebro “jovem” e ativo, ajudando a evitar falha de memória e perda ou dificuldade de raciocínio. Colabora até no combate ao aparecimento do Mal de Alzheimer.
O trabalho muscular durante o exercício exige um grande trabalho do cérebro. Para cada movimento milhares de porções musculares e inúmeros músculos têm que entrar em ação contraindo e relaxando em intensidade e forças maiores ou menores e quanto mais complexo o movimento, mais o cérebro tem que trabalhar. É necessário uma grande sinergia para que o movimento saia perfeito.
Resumindo, alguns efeitos do movimento na mente: mais nutrientes e comunicação, sintonia fina, novos neurônios, memória reforçada, benefício aos neurotransmissores (GABA, DOPAMINA, NOREPINEFRINA, GLUTAMATO E SEROTONINA), cortex mais denso, conexões “à mil”, prevenção do envelhecimento, redução dos danos do estresse, estímulo cerebral à disciplina.
Assim, a boa atividade cerebral está diretamente relacionada com uma boa atividade física corporal!
Além disso, o cérebro mais vigoroso é mais capaz de lidar com os desafios em geral, sejam eles emergenciais ou processuais!
Seja inteligente, exercite-se!
2. Exercitar aumenta capacidade de raciocínio.
Andar, exercitar, acompanhar, fazer exercícios mais complexos, vão aumentar a capacidade de raciocinar.
Exercícios básicos geram maior capacidade de raciocínio.
Precisamos exercitar os caminhos do Senhor para raciocinar no espírito e não mais na carne.
Mas como exercitamos no Senhor?
Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.
Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. (Gálatas 5:14-16 ARC)
O espírito e só Ele, pode nos conduzir a amar o próximo! Como a nós mesmos então?!?!
Exercitar caminhos vão nos ajudar um novo raciocínio ser gerado em nós.
Como mudar a mente? Como mudar nosso raciocínio? Como amplia-lo? Exercitando os exercícios de Deus!
Nosso cérebro espiritual será ampliado.
Exercícios mais complexos aumentam ainda mais os novos raciocínios.
Decida raciocinar espiritualmente.
3. Estímulo cerebral à disciplina
nossos exercícios geram capacidade de ser disciplinado.
Não voltaremos ao formato anterior, tanto de peso como de não entendimento.
Hoje uma nova mentalidade é liberada sobre nós.
Deus te abençoe,
Mizinho (seu pastor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário