E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens.” ( Mt 4:19)
Em todos os evangelhos encontramos versículos onde Jesus,enquanto fazia seus primeiros discípulos, emite a eles decretos de destino dizendo, “eu os farei pescadores de homens”.
Pescaria não é fácil, ela é divertida, relaxante, um esporte que por muitos é considerado uma terapia. (muitas vezes vemos adesivos colados em carros “Tá estressado, vá pescar”).
Mas para ser um bom pescador você precisa ter o equipamento correto, porque você não pode querer pescar Tilápia, Pacu, Tambaqui, Tucunaré, num tanque de um pesqueiro com um equipamento para alto mar (vara grande, carretilha pesada, anzol grande).
É preciso ter técnica, porque de nada adianta você ter o equipamento correto, se você não souber sequer colocar a isca no anzol, ou ainda qual isca utilizar, como amarrar o anzol na linha, usa boia, não usa boia, o peso do chumbo, que tipo de peixe você vai pescar, esse peixe fica no fundo do rio, ou ele prefere a superfície, etc.
É preciso também muita, mas muita paciência e perseverança. (Certa vez fui pescar com meu cunhado e só peguei insolação e com o Alexandre a noite que o que eu peguei foi resfriado por causa da friagem).
Da mesma forma é com os pescadores de homens.
É preciso ter o equipamento correto – Palavra de Deus
É preciso ter técnica – Estudar a palavra diariamente, fazer seus devocionais, ter relacionamento com Deus através da oração. Assim como existem vários tipos de peixes, grandes, pequenos, de água fria, de água quente, que nadam no fundo ou mais na superfície, assim também é com as pessoas, pois cada pessoa é única, e muitas vezes você vai ver que o que se aplica para uma não se aplica para outra. Por exemplo, tem pessoas que são mais receptíveis à palavra de Deus, outras que são um pouco mais duras e talvez vai demandar um equipamento e técnicas diferentes, outros que só vão querer beliscar a isca, mas não vão morder o anzol (aqueles que só querem uma oração, mas não se entregam completamente para Jesus). Umas serão ganhas com menos esforço, outras com muito esforço.
É preciso ter paciência e perseverança – Assim como em uma pescaria, seja ela no alto mar, ou em um pesqueiro, o pescador de homens precisa ter essa característica nele PACIÊNCIA e PERSEVERANÇA, pois iremos encontrar diversos desafios, obstáculos, dificuldades, pessoas como eu e você são cheias de problemas, com uma alma extremamente adoecida, um caráter distorcido (e muitos até que não o possuem) e um espírito aprisionado. Assim como um peixe essa pessoa quando for exposta a luz da palavra, ou seja, quando ela “morder a isca” ou quando ela cair na rede, ela vai se debater, ela vai querer sair de todo o jeito, vai lutar, muitas vezes pode te afetar e até mesmo lhe machucar, mas o resultado da sua pescaria será maravilhoso.
Outro dia a Pra. Rosana nos ministrou e nos contou que sua infância foi marcada por várias pescarias que faziam em família e lembrou-se de como seu pai lhe ensinava e ao seus irmãos, todas as técnicas da pescaria.
Para saber qual é o equipamento correto a utilizar em cada situação, para se ter a técnica da pescaria e a paciência e perseverança, precisamos ser cheios do Espirito Santo. Ele é o nosso consolador e aquele que nos ensina TODAS as coisas.
Mateus 14:26 “Mas o Conselheiro, o Espirito Santo que o Pai enviará em meu nome, LHES ENSINARÁ TODAS AS COISAS e lhes fará LEMBAR TUDO o que eu lhes disse.”
Não podemos abandonar a pescaria e nem o lugar da pesca
Assim foi com os discípulos de Jesus. Durante três anos eles foram treinados por Yeshua para serem pescadores de homens, e durante todo esse tempo Jesus disse que chegaria o dia em que ele iria morrer, mas disse também que ressuscitaria e que não osabandonaria. Porém com a crucificação e morte de Jesus eles ficaram perdidos e achando que tudo havia acabado, ecomeçaram a abandonar o chamado e o lugar da pescaria.
Lucas 24:1-33 conta-nos o episódio de quando dois discípulos de Jesus, após sua morte, deixaram Jerusalém e seguiram para Emaús
João 21:1-3 “Depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades. Foi assim: Estavam juntos Simão Pedro; Tomé, chamado Dídimo; Natanael, de Caná da Galileia; os filhos de Zebedeu; e dois outros discípulos. “Vou pescar”, disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram “Nós vamos com você”. Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada.”
Talvez você está questionando o resultado de sua pescaria, olhando para o cesto e vendo que você não pescou nada, ou ainda os peixes que você pescou de alguma forma voltaram para o mar/rio. Talvez você tem olhado para os pescadores que estão ao seu lado, olhado para seus cestos, visto o resultado deles e isso faz com que você se questione e fique agitado e comece a procurar outro lugar para pescar ou ainda já abandonou o chamado de ser pescador e homens, e voltou para sua vida antiga.
Essa noite o Espirito Santo lhe diz “Não saia do lugar da promessa. Permaneça em Jerusalém”. “Não saia do lugar que Eu lhe coloquei, permaneça.”
Lc 24:46-48 “E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressucitar dos mortos no terceiro dia e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vocês são testemunhas destas coisas. Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos o poder do alto.”
Não podemos nos afastar de Jesus e do seu chamado para as nossas vidas “permaneça”.
Se na hora de colocar a isca você se machucou no anzol e quis parar de pescar, ou se um peixe que você pescou lhe feriu de alguma forma, se peixes tem mordido sua isca, mas tem escapado e isso fez com que você abandonasse a pescaria, hoje o Espirito Santo vai lhe encher de uma tal maneira que você vai ser restaurado e curado em tudo.
Essa noite tudo vai mudar, porque Yeshua, aquele que lhe fez pescador de homens está aqui para dar alimento assim como foi com os primeiros Apóstolos.
Pr Kleber R. Jacinto - Igreja Águas Mooca
Nenhum comentário:
Postar um comentário