Marcos 10:46 - 52
Introdução
Quem era Bartimeu?
A única informação aqui é que Bartimeu era filho de Timeu, era cego e mendigo.
Bartimeu chamou Jesus por um título atribuído a Ele que cumpria uma profecia bíblica (2 Samuel 13 ao 16) a intenção é de dar a Ele um título messiânico já citado nas profecias do Antigo Testamento, que fala sobre aquele que viria e seria grande da casa de Davi. Porque Jesus vem da linhagem de Davi.
As nossas necessidades devem ser a resposta para que Deus possa agir nas nossas vidas:
A primeira coisa que vem na nossa mente é a nossa necessidade, para a qual, a resposta deve ser Jesus.
O que podemos aprender com Bartimeu e Jesus nessa passagem colocando em mente nossas necessidades?
Foi imprescindível a Fé:
Batimeu tinha fé, as suas atitudes demostram esse fato, que ele conhecia as promessas de Deus para seu povo, e ele deveria esperar estas promessas e ter reconhecido em Jesus como aquele que viria para libertar seu povo, ou seja, aquele que seria o Messias (Zacarias 12:10), o Rei dos reis e Senhor dos senhores, porque ele ouviu a palavra de Deus em algum lugar, sabendo que a fé vem pelo ouvir e o ouvir da PALAVRA, e por causa disso chamou Jesus de Filho de Davi.
A fé não só nos leva a ser curados por Ele, mas o principal nos leva a salvação. É isso que se dá pela fé, não o vendo, mas crendo que Ele é o Filho de Deus.
Na exclamação que proferia, “filho de Davi”, demostrava fé em Jesus e que Ele era o Messias esperado.
2) Coragem e determinação:
O grito de Bartimeu era convicto, fervoroso, ele tinha conhecimento do Messias e acreditava ser aquela, uma grande oportunidade de mudança. A única, a maior oportunidade da sua vida! De modo, que não vacilou na investida por sensibilizar Jesus: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim! ”. A resposta do mundo a seu apelo é o impedimento: “E muitos o repreendiam, para que se calasse, mas ele cada vez gritava mais” Mc 10:48. O mundo não o impediu de clamar ainda mais alto, e gritava Filho de Davi tem misericórdia de mim!
A resposta de Jesus, é voltar-se para o cego e perguntar: “Que queres que eu te faça? ” .
Considerações finais:
O que tem te impedido de continuar clamando até que teu milagre chegue? Palavras de desanimo, preguiça, pouca fé, incredulidade? Hoje você vai entrar pela porta da necessidade e será saciado porque assim como Deus fez com Bartimeu, Ele vai fazer com você.
Bartimeu ouviu dizer que Jesus estava ali - e qual foi a reação de Bartimeu:
Clamou Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
Ao clamar Bartimeu reconheceu duas coisas importantes, Reconheceu Jesus como seu Salvador (filho de Davi = O Messias), e Reconheceu a sua situação de “miserável” e necessitado da ajuda de Jesus ao clamar misericórdia.
Vemos também que a multidão o tentou calar, o tentou afastar de Jesus e da sua Salvação. Mas a convicção (a fé) de que Jesus era sua única solução, ele voltou a clamar ainda mais alto.
Quando Jesus perguntou o que ele queria Bartimeu respondeu: Que eu tenha vista.
Ao pronunciar estas palavras Bartimeu convicto que Jesus podia faze-lo, também estava consciente que ao enxergar sua vida mudaria, e ao pedir para ter vista estava admitindo e aceitando a necessidade de mudar de vida
Jesus respondeu: Vai, a tua fé te salvou.
Nesta resposta de Jesus podemos ver que a fé de Bartimeu associada à sua coragem e determinação de procurar Jesus o salvou e o curara da sua cegueira. Logo viu, e seguiu a Jesus.
Miss.Ioná Leite - Igreja Águas Mooca
Nenhum comentário:
Postar um comentário