Jesus, o motivo da nossa comemoração
“O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que vivam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes grande luz. Tens multiplicado este povo a alegria lhe aumentaste; alegram-se eles diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os depojos. Porque tu quebraste o jugo que pesava sobre eles, a vara que lhes feria os ombros e o cetro do seu opressor como no dia dos midianitas;” Isaias 9:2:4
No tempo de Isaias, o povo de Israel (tanto o reino do norte quanto o reino do sul), viviam como se brincassem com Deus. Diziam que era seu povo que o amavam, mas não o serviam e nem cumpriam as leis como deveriam cumprir, e se relacionavam com outros deuses, e prestavam cultos a eles.
Hoje não é nada diferente. Existe um povo que precisa saber que estão andando em trevas, mas que existe uma Luz, que existe um caminho, existe uma saída.
Jesus a Luz do mundo
“O povo que andava em trevas viu grande luz,e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.”
Quando andamos no escuro, ficamos perdidos sem saber onde ir direito, mas logo que uma luz se acende tudo volta ao normal e podemos andar no caminho certo e em segurança.
Espiritualmente quando falamos em “trevas” estamos falando do pecado, porque quando pecamos, nos afastamos de Deus, e então passamos a andar na escuridão, perdidos, errando a cada passo que damos.
Mas um dia Deus, por amor de nós, resolveu acender uma luz, para nos tirar das trevas que nos envolvia e enviou seu Filho Jesus , e como disse João no seu evangelho no capitulo 3:16, para todo aquele que crer em Jesus não morra, mas tenha vida eterna.
Em João 8:12 Jesus disse “...Eu sou a Luz do Mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.”
Enquanto o pecado nos coloca na escuridão que nos leva a morte, Jesus nos traz a sua luz para iluminar nosso caminho que nos leva a vida.
Jesus é a nossa alegria
“Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste; alegram-se diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos.”
Esses dias estivemos em um velório, onde o pastor que ministrou uma palavra ali disse “Não existe um dia mais importante na nossa vida, do que o dia em que aceitamos Jesus, como Senhor e Salvador.” Ual quanta verdade nessa frase que ele disse.
Quando nos deparamos com uma pessoa que ainda não teve um encontro com Jesus, por mais alegre que ela pareça ser, logo percebemos que essa alegria é algo que esconde uma vida de pecados, de destruição e sofrimentos, e essa alegria é passageira. Eu tenho certeza que antes de Jesus entrar em sua vida era assim, momentos alegres que logo se acabavamjuntamente com o final da bebida, com o final da balada, com o final do efeito da droga, etc.
Mas quando você aceitou a Jesus como seu Senhor e Salvador, e permitiu que a luz Dele o iluminasse, essa alegria não saiu mais da sua vida, do seu coração. Mesmo passando por momentos difíceis, ainda assim a confiança em Deus mantém nossa alegria.
“Mesmo não o tendo visto, você o amam (Jesus); e, apesar de não o verem agora (Jesus), creem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa, pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.” 1Pe 1:8-9
Jesus o nosso Libertador
“Porque tu quebraste o jugo que pesava sobre eles, a vara que lhes feria os ombros e o cetro do seu opressor como no dia dos midianitas.”
Quando Isaias disse isso, ele estava lembrando o povo, aquilo que Deus já havia feito aos seus antepassados, quando através de um exército com 300 homens que eram liderados por Gideão, eles venceram os seus maiores inimigos na época, os midianitas, que os assolavam, roubavam suas riquezas e ainda os afligia.
Quando Jesus se entregou naquela cruz, a bíblia diz que ele foi até as profundezas, e lá pagou toda a divida que havia contra nós que dava direito do nosso inimigo nos roubar, destruir e assolar a nossa vida.
E quando ressuscitou o Senhor Jesus triunfou sobre a morte quebrando o cetro do opressor e a vara que nos feria.
“...e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças e que nos era contraria. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.” Colossenses2:14-15
Conclusão - Aproveite as oportunidades
Estudos da palavra nos mostram Jesus não nasceu em 25 de dezembro, mas no final de Setembro inicio de Outubro em Tabernáculos.
Não quero estragar a festa de ninguém, Jesus nasceu, isso é verdade, não negamos isso, mas o que precisamos é aproveitar essa oportunidade em que estaremos reunidos em família para dar oportunidade de Jesus nascer no coração de nossos familiares e amigos que estarão conosco.
O maior presente que eu e você recebemos não foi “Papai Noel” quem nos deu, mas foi PAPAI DO CÉU (João 3:16).
Independentemente da data que Jesus tenha nascido, celebre a vida que você recebeu da parte Dele. Jesus é e sempre será o motivo principal de todas as nossas celebrações. Jesus é centro do nosso propósito.
Reúna-se com sua família sim, com os de perto, com os de longe. Aproveite esse tempo para se acertar com seus entes queridos, para aparar arestas que tenha sido criadas durante o ano ou durante os anos que já passaram. Perdoe, peça perdão, se reconcilie.
Que da sua vida exale o bom perfume de Cristo nessa celebração, e que você possa dar bom testemunho, e que sua fé seja provada através das boas obras. Leve Jesus aos familiares que não O conhece, ou que esteja afastado dele.
Celebre a vida, a salvação e a graça que nos foi dado por amor, e não porque nos comportamos bem.
Que tudo o que for feito nesses dias seja para honra e glória de Deus, o único alvo da nossa adoração.
Que nessa noite seja natal em sua vida, deixando Jesus nascer no seu coração.
Deus lhe abençoe
Feliz Natal – Feliz Nascimento de Jesus em sua vida.
Pr Kleber R Jacinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário