As marcas de Deus para o avanço
Semeadura para colheita
Introdução:
Na minha relação com Deus eu preciso compreender o fundamento da semeadura, sabendo que é um princípio bíblico de suma importância.
Semear e colher são processos de crescimento.
Se estivermos atentos, avaliando as consequências de nossas escolhas, com certeza nós cresceremos.
A colheita depende da qualidade da semente, da terra onde será semeada, dos cuidados durante o crescimento e da perseverança. Para “voltarmos com júbilo” após a colheita, com certeza temos que semear a “boa semente”.
Quero compartilhar com vocês alguns pontos a respeito deste tema: Semeadura para colheita.
1) PORQUE SEMEAR?
Porque é um princípio bíblico, veja:
“E disse o Senhor...enquanto durar a terra, não deixará de haver plantio e colheita ....” (Gênesis 8:22a)
Podemos ver neste versículo o mandamento de Deus para o homem, plantar e colher desde o início, lá no Jardim do Éden.
A Semeadura é uma lei, um princípio bíblico, e os princípios são irrevogáveis.
A semente é o princípio de tudo com relação ao Reino de Deus, se queremos colher precisamos plantar. A semente nos é dado para criar qualquer coisa que nos foi prometida. Por exemplo: Deus tem promessa para sua vida de riquezas financeiras, o princípio para o cumprimento dessa promessa, é a fidelidade na semeadura dos dízimos e ofertas no altar do Senhor.
A Lei da Semeadura consiste no princípio que diz que colhemos o que plantamos. Essa verdade está baseada em Gálatas 6:7-8 “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”.
Embora a Lei da Semeadura seja apresentada explicitamente nesse texto de Gálatas, podemos também encontrá-la em outros textos bíblicos, nos quais podemos confirmar claramente uma grande verdade: Não podemos colher algo de natureza diferente daquilo que semeamos. Assim como quem semeia pera não pode colher laranja, quem semeia o mal não pode esperar colher o bem que não plantou.
Atenção a bíblia nos mostra que se não semearmos corretamente vamos colher o que não queremos, Veja:
2) O QUE NÃO SEMEAR: dentre tantos textos bíblicos segue alguns:
“O que semeia a injustiça colhe a maldade” (Provérbios 22:8a).
“Eles semeiam vento e colhem tempestade” (Oséias 8:7a).
“Quem somente observa o vento nãosemeará(NADA) e o que olha para as nuvens nãocolherá” (Eclesiastes 11:4). Porque não plantou.
“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá” (Gálatas 6:7)
Não podemos nos esquecer de que as sementes de hoje estão diretamente relacionadas aos frutos de amanhã. Todos são semeadores. Estamos sempre semeando para nós e para os outros
Espalhar sementes pode ser fácil. Recolhê-las pode ser muito difícil, desaconselhável ou até impossível. Portanto, não podemos ser irresponsáveis. A colheita será árdua, se não tivermos plantado o bem. Comer os frutos poderá ser um grande sofrimento do qual não poderemos nos esquivar. É muito fácil dizer palavras ofensivas, mentiras, calúnias, maledicências. Entretanto, os danos causados poderão ser irreparáveis.
3) O QUE SEMEAR
Além disso, a colheita é sempre proporcional à semeadura.
“E isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também colherá... (II Coríntios 9:6a).
“...e o que semeia com fartura com abundância também ceifará” II Coríntios 9:6b).
Precisamos avaliar, qual tipo de semente temos lançado na terra. Para não ficarmos enganados, esperando coisas de Deus e lançando sementes contrarias. Aquilo que a gente semeia, a gente ceifa. E essa Lei tem impacto sobre todas as áreas da nossa vida:
-Familiar (Salmo 128:1-4) Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor
-Profissional (Provérbios 22:29) Viste o homem diligente no seu trabalho? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior.
-Financeira (II Coríntios 9:10-11) Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se deem graças a Deus.
Conclusão:
Com base nestas verdades, entendemos que, TUDO, que fazemos, estamos semeando. Se formos bons pais, bons maridos, boas esposas, bons filhos, bons amigos, bons profissionais, colheremos a semeadura de tudo que semeamos, de bom ou de ruim, e quantos modelos de semeaduras que não citei aqui, mas você já entendeu. Mas entendemos também que precisamos cuidar das nossas sementes. Não adianta plantar e deixar lá, pensando que o tempo se encarrega dela.
O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se (Mt.13.24-25).
Observe que satanás também é um semeador. Veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo. O inimigo das nossas vidas não quer que nada que tenhamos plantado tenha vida, ele semeia joio no meio da nossa semeadura para sufocar nossas sementes e não conseguirem sobreviver.
Zele pelas sementes, vai retirando tudo que tem crescido no meio da sua plantação. Não podemos permitir que o diabo sufoque nosso relacionamento com Deus, com nossa família. Não vamos permitir que ele mate os nossos sonhos. Toda boa semente que recebermos do Senhor vamos semear em boa terra e cuidar para que dê fruto ENJ.
Todas as noites estaremos aqui recebendo direção da parte de Deus para vivermos Seus princípios que nos levará ao avanço ENJ. Amém!
Deus os abençoe
Proftª Cleide Cazita - Igreja Águas Mooca
Nenhum comentário:
Postar um comentário