Talvez uma grande dificuldade que nós temos seja entender um propósito e com isso, caminharmos com mais SENTIDO dentro dele.
Somos seres frágeis, tempos e circunstâncias podem nos influenciar e nos confundir.
Quando o assunto é Deus e seu relacionamento conosco, talvez termos já de antemão a postura de concordância antecipada a uma exigência dEle, seja a chave que nos livre da confusão e portanto, das consequências dessa confusão.
Quero deixar aqui o exemplo de Abraão onde perceberemos essa postura e a importância dela!
“Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui!”
“Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.”
Gênesis 22:1-2 ARA
“Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe.”
Gênesis 22:4 ARA
“e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.”
Gênesis 22:10-12 ARA
Por duas vezes vemos Abraão ter a postura que descrevi ali em cima!
Eis-me aqui significa “estou completamente aqui para cumprir o teu propósito, para te obedecer”. Muitos profetas usaram este termo, como Samuel, Jeremias, Ezequiel e outros.
Esse coração completamente entregue, rendido ao Senhor é o que faz com que consigamos ouvir Deus, na tormenta ou fora dela.
A palavra hoje é simples mas muito, muito profunda!
Quero que você reflita sobre caso Abraão tivesse ouvido a Deus na sua primeira instrução, do verso 2, e por se deixar influenciar pelas circunstâncias, continuasse sua caminhada em obediência a instrução, mas deixasse de ouví-lo!
Qual seria o desfecho dessa história?
O curioso de você orar é que depois de orar Deus começa a falar com você, e quando isso acontece você ainda pode achar que é o diabo pois Ele começa a tirar alguma coisa sua para trocar por uma dEle!!
Mas se você decidir orar hoje, você não vai precisar decidir mais nada, o Senhor vai passar a decidir por você!
E você vai permanecer ouvindo e entendendo Deus e seu propósito!!
Abraão ouviu a Deus, saiu para caminhar, para sua jornada de obediência, andou 80 a 100 km de Berseba a Moriá, que seja a pé ou montado em animais, muitas dificuldades, sol, calor, anseio no coração, e ainda assim, ao terceiro dia manteve a postura de “erguer os olhos”.
Salmos 121 - 1. Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?...
Salmos 121 - 8. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.
O chamado hoje aqui é de não desista, não perca a sensibilidade de ouvir a Deus, tão importante quanto ouvir a Deus é CONTINUAR ouvindo!!!!
Não se abale, não se coloque em perigo! Se Abraão não tivesse CONTINUADO a ouvir o Senhor, teria matado o próprio filho e ainda poderia achar que foi Deus quem mandou!
Alguém aqui pode estar matando os seus sonhos e imaginar que Deus quer assim!!
Não!!!
Ouça a Deus, e continue a ouvir! Do começo ao fim!!
Porque os propósitos dEle para você são propósitos Paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais!!
Assim, a sua jornada, seja de 80, 100 ou mais quilômetros com Ele, terá mais sentido, terá gozo, terá regizijo!!!
Ele é seu Deus! Ele fará como fez com Abraão! Ele PROVERÁ!!!!
Amém e amém!!
Pr. Flavio Q. Gomes - Igreja Águas Mooca