“... Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho, eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca... O teu servo matava tanto ao leão como ao urso; e este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O Senhor, que me livrou das garras do leão, e das garras do urso, me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o Senhor seja contigo”. (I Samuel 17:33-37)
Davi foi um modelo de jovem equilibrado, que experimentou o sobrenatural em sua vida, conduzindo uma Nação. Em todas as batalhas que ele entrou, venceu, porque era fiel a Deus e ao seu povo. Hoje vamos aprender com ele algumas qualidades de fidelidade evidentes em sua vida.
1. Obedecer a todos os comandos do pai. Ninguém conquista com desobediência, com rebeldia. Davi foi altamente obediente ao pai. Quando foram chamá-lo para ir à sua casa encontrar com Samuel, ele disse que estava ocupado com os negócios do pai. Observe que era obediente e ocupado. Muitos são obedientes, mas desocupados. Só fazem o que lhes é solicitado, se sobrar tempo, não são proativos, só fazem as coisas se forem mandados, não tem iniciativa, não buscam melhorar de vida e nem melhor o serviço que fazem. Davi não caiu nesse erro, pois foi um jovem obediente e 100% envolvido com os negócios do pai. Ele não era acomodado, estava sempre fazendo algo.
2.Estar atento aos conselhos que não edificam. Davi tinha a qualidade de estar sempre atento aos conselhos que não o levariam a lograr êxito. Não dava ouvidos a conselhos de pessoas que não tinham aliança com Deus, ou que o afastavam do Seu propósito. Tanto que se irritou profundamente com Golias por causa da afronta que causava para o exército do Deus vivo. Ele decidiu que acabaria com àquela situação, pois tinha convicção de que lutaria na força do Senhor. Até mesmo os irmãos de Davi, que eram adestrados para a guerra, aconselharam-no que não enfrentasse o gigante, que não fizesse o que Deus estava colocando em seu coração. Saul também estava com a voz fora da promessa e aconselhou mal a Davi, dizendo que ele era muito jovem para lutar contra o filisteu (v-33). Entretanto, nada pôde deter Davi. Ele rejeitou tanto o conselho dos irmãos quanto o do rei e afirmou que o gigante cairia. E Davi matou Golias, cumpriu o propósito de Deus porque era um líder ousado, determinado, que sabia o que queria.
3. Ouvir apenas relatórios de vitória. Davi tinha sempre em seus lábios um relatório de vitória; confiava no Deus que servia. Foi um líder de guerra e numa guerra não se dá relatório modesto. Ele foi logo dizendo para Saul que guerreava contra urso e contra leão; foi firme diante do rei e falou com domínio e coragem. É assim que devemos agir para vencer o urso - que representa a carne; o leão - que representa os governos mentirosos que querem dominar; vencer os gigantes que não somente cairão, mas serão exterminados ao fio da espada. Traga a sua memória o que lhe traz esperanças, em meio a guerra lembre-se de suas conquistas, lembre-se do que já deu certo.
Seja fiel a Deus e arranque a cabeça dos gigantes, conquiste os territórios que o Senhor tem-lhe dado. Deus faz de você uma Nação forte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário