AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Novos Começos debaixo da Figueira


Filipe encontra a Natanael, e lhe diz: Nós encontramos aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré filho de José. E Natanael lhe disse: Pode haver coisa boa vinda de Nazaré? Filipe respondeu Vem e vê. Jesus vendo Natanael aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há engano! Natanael lhe disse: De onde tu me conheces? Jesus respondeu dizendo; Antes que Filipe te chamasse, quando tu estavas debaixo da figueira, eu te vi. Natanael respondeu, dizendo Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu, dizendo: Porque eu te disse: Vi-te debaixo da figueira, tu crês? Coisas maiores do estas verás. E ele lhe disse: Na verdade, na verdade eu vos digo: De agora em diante vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo em direção ao Filho do Homem.” João 1:45-51
Introdução
            Essa, na minha opinião, é uma das passagens mais intrigantes da Bíblia, quando Jesus chama Natanael para ser seu discípulo o qual no futuro se tornaria um de seus 12 e Apóstolo.
Quem era Natanael?
            O nome Natanael significa “Deus deu” (Natan – el), e ele também é conhecido como Bartolomeu (Bar – Tholomaios – Filho de Tholomaios). Segundo consta, Natanael e Filipe eram sócios em alguns empreendimentos, e Natanael estaria indo ver João Batista quando se encontrou com Filipe que lhe deu a noticia que encontraram o Messias (V-45). Fariseu, estudioso da Lei e dos profetas, Natanael estranhou tal afirmação do amigo e diz “Pode haver coisa boa vinda de Nazaré?”, pois além de Nazaré ser um vilarejo pequeno e inexpressivo, as profecias não diziam que o Salvador viria de lá. Filipe não discutiu e disse apenas “Vem e vê”.
            Então quando se encontram com Jesus, este logo se dirige a Natanael dizendo “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há engano!”. Espantado, Natanael lhe pergunta de onde Jesus o conhecia, então o Mestre diz: “Antes que Filipe te chamasse, quanto tu estavas debaixo da figueira, eu te vi.” Então imediatamente Natanael o reconhece como Mestre, como o Filho de Deus, e como o Rei de Israel.
Natanael na Figueira.
            E é exatamente esse ponto que causa curiosidade. O que será que Jesus viu Natanael fazendo debaixo da figueira que o fez entregar-se a Jesus?
            E estudando esse trecho, encontrei duas teorias a respeito desse assunto que quero compartilhar com você.
1ª Teoria;
            Para o judeu, a figueira é uma árvore que simboliza a paz, além de ser muito frutífera. “Todos viverão em paz, sentados sob suas videiras e figueiras, pois não haverá nada a temer. Assim prometeu o Senhor dos Exércitos. Embora as nações ao redor sigam seus deuses, nós seguiremos o Senhor, nosso Deus, para sempre.” Miqueias 4:4-5.
            Além disso é uma árvore muito frondosa, que dá uma boa sombra, e era hábito dos judeus orarem e estudarem as escrituras debaixo da figueira, logo a figueira além de ser um símbolo de paz, ela também fala de conhecimento, e proteção.
            Então podemos facilmente entender e crer que Jesus viu Natanael debaixo da figueira orando, estudando as escrituras, meditando nelas, tentando buscar o dia que o Messias se manifestaria na Terra, e isso por si só já é maravilhoso, pois por causa do conhecimento de Natanael nas escrituras, ele não seria enganado.
2ª Teoria
            Consta do dicionário siríaco (siríaco é a linguagem em que uma das primeiras traduções do novo testamento foi escrita), que Natanael seria contemporâneo à Jesus, logo eles tinham praticamente a mesma idade, ou seja, aproximadamente 30 anos.
            Quando ambos nasceram Herodes era o rei da Judeia, e quando soube do nascimento do “Rei dos Judeus”, Herodes mandou matar todas as crianças de Belém e das regiões circunvizinhas, menores de 2 anos.
            Então debaixo desse decreto, a mãe de Natanael teria escondido seu filho debaixo de uma figueira, cavando um buraco e cobrindo-o com as folhas daquela árvore, e enquanto os soldados passavam por ali, ela permanecia intercedendo a Deus para que seu filho fosse guardado para que pudesse conhecer o Messias.
            Quando o rapaz estava com 15 anos, sua mãe lhe conta essa história e de como Deus o livrou da morte, mas pediu que guardasse segredo, pois só eles sabiam do ocorrido. Então quando ele pergunta a Jesus de onde Ele o conhecia, Jesus revela seu maior segredo ao dizer que o viu debaixo da figueira, Natanael se vê diante daquele ao qual sua mãe orou para que pudesse conhecer.
            Jesus viu Natanael debaixo da figueira, mas não era qualquer figueira, era aquela figueira que sua mãe o havia escondido. Jesus conhecia o seu passado, estava com ele no presente para garantir o seu futuro.
            Assim como Filipe disse para seu amigo Natanael eu te digo “Vem e Vê”.
Da mesma forma, hoje Jesus te diz: Eu conheço o seu passado, sei de tudo o que já aconteceu nas sua vida, suas alegrias, suas tristezas, tudo o que deu certo e tudo o que deu errado. Eu te vi debaixo da figueira, orando, meditando na palavra. Eu te vi clamando pelo livramento e pelo milagre, seu e daqueles que estão ao seu lado, por isso hoje Eu tenho NOVOS COMEÇOS, para você, para sua família, para sua célula.

Deus lhe abençoe

Pr. Kleber Jacinto

Novos Começos de Misericórdia


Texto Base: Isaias 58:6 a 11
6 Será que não é este o jejum que escolhi: que vocês quebrem as correntes da injustiça, desfaçam as ataduras da servidão, deixem livres os oprimidos e acabem com todo tipo de servidão?
7 Será que não é também que vocês repartam o seu pão com os famintos, recolham em casa os pobres desabrigados, vistam os que encontrarem nus e não voltem as costas ao seu semelhante?”
8 “Então a luz de vocês romperá como a luz do alvorecer, e a sua cura brotará sem demora; a justiça irá adiante de vocês, e a glória do SENHOR será a sua retaguarda.
9 Então vocês pedirão ajuda, e o SENHOR responderá; gritarão por socorro, e ele dirá: ‘Eis-me aqui.’” “Se tirarem do meio de vocês todo tipo de servidão, o dedo que ameaça e a linguagem ofensiva;
10 se abrirem o seu coração aos famintos e socorrerem os aflitos, então a luz de vocês nascerá nas trevas, e a escuridão em que vocês se encontram será como a luz do meio-dia.
11 O SENHOR os guiará continuamente, lhes dará de comer até em lugares áridos e fortalecerá os seus ossos. Vocês serão como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca secam.

INTRODUÇÃO
Ao lermos este texto de Isaias, mas entendendo em seu contexto, o profeta clama contra os pecados do povo; as transgressões e a hipocrisia do povo de Deus precisam ser expostas. Judá buscava a Deus cada dia, como se o povo desejasse conhecer os seus caminhos; mas, ao mesmo tempo, esses judeus viviam no pecado, indiferentes aos santos mandamentos de Deus.
Fazendo um paralelo aos nossos dias, seria como se uma igreja que adora ao Senhor apenas exteriormente; aparentam alegria em louvá-lo, e dão a impressão que andam nos seus caminhos; ao mesmo tempo que se conformam com o mundanismo e desprezam o estudo diligente da sua Palavra escrita e das ações que são consequência destes ensinos.

A EXPECTATIVA DIVINA
Neste cenário o que podemos perceber destes cinco versículos é que os que realmente seguem os caminhos do Senhor deveriam além de ter uma vida de piedade e santidade também fazerem obras. A palavra misericórdia é a tônica destes versículos sem ser citada.
Os versículos seis e sete são diretos ao enfatizar o que Deus quer que seus filhos exercitem aqui na terra: boas obras. Detalhe que estas boas obras, são vistas como boas pelo próprio Senhor, apesar delas trazerem aos que praticam uma satisfação elas indicam o caminho do bem e do testemunho do cristão dá ao mundo.
Em Tiago 2:26, encontramos uma relação direta e inquebrável que sobre fé e obras – “Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.”

A MISERICÓRDIA A IGNIÇÃO DA FÉ COM OBRAS
Misericórdia é a junção de duas palavras em latim: miseratio (compaixão) + cordis (coração). Assim, pode-se entender literalmente misericórdia, como "coração compadecido". Misericórdia é a compaixão mas não é dó ou pena!
Sabemos que temos muito a fazer para o Reino de Deus aqui na Terra, mas saber e fazer são dois verbos bem distintos entre eles deve haver uma ligação esta ligação é Cristo, o qual nos descortina o conhecimento ao conhecermos a verdade nEle contida e seu exemplo humano de conduta e obras, ou seja, ele nos apontava a fé mas executava sua obra.
“Se a fé pode mover montanhas a misericórdia é o que liga a máquina que transporta”
Deus é misericordioso e esta é a razão pelo qual não somos consumidos devidos aos nossos pecados. Os caminhos de Deus passam pela verdade, revelada em Cristo e Sua Misericórdia de nos tê-Lo dado para salvar-nos da morte eterna no Salmo 25:10 temos: “Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para os que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.”
A justiça de Deus é cheia de misericórdia. Deus castiga quem peca, mas perdoa quem se arrepende. Em sua justiça, Deus não podia deixar nossos pecados impunes. Por isso, Ele levou nosso castigo. Agora todos que aceitam Jesus como seu salvador podem ser perdoados e se tornar justos. “Sejam misericordiosos, como também é misericordioso o Pai de vocês.” Lucas 6:36.
No texto de Isaias 6, somos chamados a responsabilidade de praticarmos a Justiça Divina através de boas obras!
Não podemos confundir salvação e obras, as obras praticadas por um Cristão são frutos de uma pessoa que foi salva por Cristo através da maior de todas as obras que foi a de Jesus, nenhuma outra chegará próximo, nada pode se comparar, mas independentemente de sua grandiosidade ali está o indicativo de como os seguidores da Cruz devem atuar em obras de misericórdia. As obras são uma consequência daquele que foi salvo!
“Não pensem que sentimentos de desespero o fariam adequado à misericórdia. Não é o que você sente que irá salvá-lo, mas o que Jesus sentiu.” – C. H. Spurgeon.

COMO ENTÃO EXERCITÁ-LA?
Definitivamente não é da forma como os antagonistas de Cristo faziam - “Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezam os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé. Mas vocês deviam fazer estas coisas, sem omitir aquelas!” – Mateus 23:23.
Nossa consciência das necessidades do próximo nos levará a prática das obras pela fé.
Podemos identificar nestes pontos a seguir a forma de como exercitar a Misericórdia:
1.     Boa parte do ministério de Jesus foi dedicado aos pobres e desprivilegiados na sociedade judaica. Dos oprimidos, necessitados, samaritanos, leprosos e viúvas, ninguém mais se importava a não ser Jesus.
2.     Jesus espera que seu povo contribua generosamente com os necessitados. Ele próprio praticava o que ensinava, pois levava uma bolsa da qual tirava dinheiro para dar aos pobres. Em mais de uma ocasião, ensinou aos que o queriam seguir a se importarem com os marginalizados econômica e socialmente.
3.     O apóstolo Paulo e a igreja primitiva demonstravam igualmente profunda solicitude pelos necessitados. Bem cedo, Paulo e Barnabé, representando a igreja em Antioquia da Síria, levaram a Jerusalém uma oferta aos irmãos carentes da Judéia. Paulo tinha em grande estima o ato de contribuir. Na epístola aos Romanos, ele lista como dom do Espírito Santo, a capacidade de se contribuir com generosidade às necessidades da obra de Deus e de seu povo como encontramos em Romanos 12:8 “o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com generosidade; o que preside, com zelo; quem exerce misericórdia, com alegria.”
4.     Nossa prioridade máxima, no cuidado aos pobres e necessitados, são os irmãos em Cristo. Jesus equiparou as dádivas repassadas aos irmãos na fé como se fossem a Ele próprio. Paulo declara em Gálatas 6:10 de forma explicita qual deve ser o princípio da comunidade cristã: “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé”
Um bom resumo destes pontos é que a Bíblia não nos oferece outra alternativa senão tomarmos consciência das necessidades materiais dos que se acham ao nosso redor, especialmente de nossos irmãos em Cristo.
“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.” – Mateus 5:7.
CHAMADOS AS BOAS OBRAS COM RECOMPENSA
No texto de Isaias ainda encontramos os desdobramentos de obras de misericórdia e o que eles geram nos que as praticam, não que devamos pratica-las para recebermos algo em troca, mas sim pela fidelidade de Deus aos seus filhos que nos retribui como podemos ler em Colossenses 3:23 e 24 – “23 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas, 24 sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”
Nos versículos de oito a onze do texto temos que o Senhor trará Luz, nos ajudar com sua presença, nos guiará, alimentará nos dará saúde e o principal nos dará a vida como águas que jorram de um manancial
“6 Mas aquele que está sendo instruído na palavra compartilhe todas as coisas boas com aquele que o instrui. 7 Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois aquilo que a pessoa semear, isso também colherá. 8 Quem semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas quem semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna. 9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque no tempo certo faremos a colheita, se não desanimarmos. 10 Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.” – Gálatas 6: 6 a 10
Nós faremos as obras de misericórdia se diligentemente ouvirmos o que o Espirito Santo tem para nos direcionar a fazer. O campo é muito grande, há muito para fazer e não há tempo para ficar olhando para trás!
Que esta palavra te direcione a fazer mais para Deus servindo as pessoas, aos necessitados e aos pobres, que você tenha um novo começo na obra de Cristo para que seja um instrumento e canal da presença dEle através da obra que você pode no nome de Jesus Cristo realizar!

Deus te abençoe!

Pr. Luis Santana

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Novos Começos, com o Deus que me vê, mesmo estando no deserto


Sempre temos a opção de escolher.
Por isso está aberto esse ano uma oportunidade para Novos Começos.
Talvez ao olhar ao seu redor, você não saiba por onde começar, perguntas podem assolar seu coração e você pode até pensar, ai se eu pudesse voltar atrás, ah se eu não tivesse casado, se eu tivesse escolhido outra profissão, se eu não tivesse nascido nessa família, se eu não tivesse feito, não tivesse dito, e pra finalizar “mas eu não tive escolha”. Realmente o que é passado não temos como fazer de novo, viver de novo, mas o novo está diante de nós, por onde você quer começar?
O anjo de Deus achou-a junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte que está no caminho de Sur.
Perguntou-lhe: Hagar, serva de Sarai, donde vieste? e para onde vais? Respondeu ela: Da presença de Sarai, minha senhora, vou fugindo.
Gênesis 16:7,8
Hoje quero falar que independente do lugar que você está, Deus te vê. Vamos focar no deserto, tão presente nos relatos bíblicos. É um ambiente ríspido, onde as dificuldades são inerentes. Tanto que quando uma pessoa passa por uma dificuldade em sua vida, pode afirmar que está passando por um período de “deserto”.
O deserto é um local onde a vida se torna difícil e o sofrimento é iminente. Basicamente, o uso comum da palavra tem um sentido lógico, já que os desertos são ambientes onde a sobrevivência é dificultada pelas condições físicas do ambiente, que criam limitações para o desenvolvimento da vida. Não há chuvas, pode até ocorrer a precipitação, mas o elemento mais marcante é que as precipitações pluviais são inferiores à evaporação, quer dizer que as plantas que lá conseguem sobreviver (cactos), perdem mais umidade do que chove.
Um viajante pode andar vários dias sem ver uma única vegetação.  Não há formação de nuvens nos desertos, por conta da baixa quantidade de vapor de água na atmosfera, que faz com que o calor não fique retido próximo da superfície durante o período noturno. Assim, todo calor irradiado durante o dia, retorna para a atmosfera, deixando as noites bastante frias, a temperatura pode chegar aos 50ºC de dia e aos 10ºC negativos à noite,
Hagar, serva de Sarai, grávida de Abrão, fugiu para o deserto. Maltratada, fugiu.
Quantas vezes fazemos o mesmo? Nos sentimos acuados, traídos, injustiçados e ao invés de enfrentarmos a situação fugimos e passamos a viver no deserto.
Tomamos decisões apartadas de Deus, não perguntamos, não oramos, não buscamos a sua vontade, decidimos baseados nos próprios sentimentos e depois questionamos o Senhor acerca do resultado. Por que eu estou no deserto Jeová?
Se pararmos para pensar na história de Hagar na atualidade somos capazes de mandar prender Sarai
Tinha uma escrava, colocou a mulher na cama do marido, maltratou-a enquanto estava grávida. Ação trabalhista, exame de DNA, pensão, danos morais no mínimo renderiam hoje.
Não me canso de me surpreender com a Bíblia, sempre olhava para essa história e achava injusta a condição dessa mulher, que fica meio que despercebida diante da importância de Abraão e Sara.
Mas traz essa passagem para sua história pessoal, éramos escravos, quantas vezes trabalhamos para alguém que não nos valorizou, quantas vezes fomos injustiçados, quantas vezes nos prostituímos, quantas vezes agimos para provocar o outro (Hagar depois de gravida, desdenhava de Sara), quantas vezes entramos numa enrascada e não resolvemos, não perdoamos, fugimos para não ter que se explicar, para não cumprir o nosso papel, para não mudar.
Disse-lhe o anjo de Jeová: Volta para a tua senhora, e humilha-te debaixo das suas mãos.
Disse-lhe mais o anjo de Jeová: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, de modo que não será contada por ser tão numerosa.
Disse-lhe ainda mais o anjo de Jeová: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque Jeová ouviu a tua aflição.
Ele será como um jumento selvagem entre os homens; a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele: ao oriente de todos os seus irmãos habitará.
Então chamou a Jeová que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois ela disse: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê? Gênesis 16:9-13

Ela voltou, teve o filho, não sabemos como ficou o relacionamento entre as duas mulheres, mas arisco dizer que não era bom, pois Sara não queria seu filho partilhando da herança de Isaque.
Mais uma vez podemos dizer, ai pessoas, seres humanos sempre dão problema, de novo essas duas brigando.
Na manhã seguinte, Abraão pegou alguns pães e uma vasilha de couro cheia d’água, entregou-os a Hagar e, tendo-os colocado nos ombros dela, despediu-a com o menino. Ela se pôs a caminho e ficou vagando pelo deserto de Berseba.
Quando acabou a água da vasilha, ela deixou o menino debaixo de um arbusto
e foi sentar-se perto dali, à distância de um tiro de flecha, porque pensou: "Não posso ver o menino morrer". Sentada ali perto, começou a chorar.
Deus ouviu o choro do menino, e o anjo de Deus, do céu, chamou Hagar e lhe disse: "O que a aflige, Hagar? Não tenha medo; Deus ouviu o menino chorar, lá onde você o deixou.
Levante o menino e tome-o pela mão, porque dele farei um grande povo".
Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu uma fonte. Foi até lá, encheu de água a vasilha e deu de beber ao menino.
Deus estava com o menino. Ele cresceu, viveu no deserto e tornou-se flecheiro.
Gênesis 21:14-20
O filho da escrava não morreu, Deus cuidou dele, cumpriu as promessas que tinha sobre sua vida fazendo dele serem gerados 12 príncipes, e uma grande nação.
Resumindo:
·         Não importa onde e como você está, Deus te vê?
·         Tem oportunidade com Deus para novos começos
·         O novo exige mudança, decisão e posicionamento
·         Não importa se você foi gerado na aliança, ou fora da aliança, Deus cuida de você. Ismael e Isaque foram abençoados são patriarcas de nações.
·         Rico ou pobre, livre ou escrava, Deus agiu e abençoou essas duas mulheres.
Concluindo:
Se você fugiu para o deserto, Deus te manda voltar e ter um Novo Começo. Se você foi mandado para o deserto lá tem mudança de vida e quando sair a promessa se cumprirá.
Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto,
onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo diabo. Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome.
Lucas 4:1,2
Cada tentativa de sedução do diabo, foi reprendida pela Palavra.
Jesus voltou para a Galiléia no poder do Espírito, e por toda aquela região se espalhou a sua fama. Lucas 4:14
Abraão recebeu a promessa “Em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
Você, sua família, são benditos, co-herdeiros, feitos irmãos em Cristo. Jesus voltou para o Pai e não nos deixou só pois o Espirito Santo passou a habitar em nós. Não tenha medo do deserto, Jesus também passou por ele, você pode passar com o Espírito Santo ao seu lado, tem Novos Começos para você.

Deus te abençoe,

Pra. Rosana Santana

domingo, 27 de janeiro de 2019

Novos Começos, Novas Atitudes


Chegou o dia da Festa dos Pães sem Fermento, quando o cordeiro pascal era sacrificado. Jesus mandou Pedro e João na frente e disse: Vão e preparem a refeição da Páscoa, pra que a comamos juntos. Onde o Senhor quer que a preparemos? Perguntaram. Ele respondeu: Logo que vocês entrarem em Jerusalém, um homem carregando uma vasilha de água vira ao seu encontro. Sigam-no. Na casa onde ele entrar, digam ao dono: O Mestre pergunta: Onde fica o aposento no qual comerei a refeição da Páscoa com meus discípulos? Ele os levará a uma sala grande no andar superior, que já estará arrumada. Preparem ali a refeição. Eles foram e encontraram tudo como Jesus tinha dito, e ali prepararam a refeição da Páscoa.” Lucas 22:7-13.
            Esse era um momento de transição na vida de Jesus, na vida dos discípulos e em toda a humanidade. Algo NOVO estava para acontecer, um NOVO PERÍODO iria começar. Jesus iria estabelecer um NOVO TEMPO, pois Ele iria estabelecer uma NOVA ALIANÇA, porque o que tinha até aqui era a antiga aliança instituída no Egito quando o Pessah foi celebrado pela primeira vez.
            Jesus então envia Pedro e João e diz: “Vão, preparem a refeição da Páscoa para que comamos”. Notem que Jesus chama dois de seus apóstolos e lhes dá um comando (vão e façam). Entretanto o que chama a atenção nesse trecho é que logo depois de receberem o comando dado por Jesus, eles perguntam: “Onde o Senhor quer que a preparemos?”
            2019 chegou e sempre que um ano novo chega nosso coração se enche de novos sonhos, novos projetos, novas metas, novos começos. A esperança se renova, o nosso coração se enche de fé e alegria, traçamos um novo caminho para novas metas.
            EU CREIO QUE DEUS TEM ALGO NOVO PARA VOCÊ NESSE ANO.
            Mas não podemos apenas ouvir a palavra profética liberada de algo novo está vindo sobre a nossa vida, e ficarmos parados simplesmente esperando que ela aconteça. Não podemos apenas ouvir o comando de que temos que fazer algo novo e ficar olhando. Nós precisamos perguntar para Deus “COMO FAZER”. Precisamos saber “COMO FAZER”.
            Você quer crescer? Quer ter estratégias? Então você precisa saber COMO FAZER. Precisamos fazer perguntas.
            Jesus deu um comando para Pedro e João irem na frente dos demais discípulos para prepararem a ceia da Páscoa. E naturalmente, perguntaram “onde o Senhor quer que preparemos”.
            Muitas vezes ouvimos um comando e saímos correndo, desesperados, mas não paramos para pensar, planejar, orar à Deus e perguntar o que temos que fazer.
            Não adianta apenas querer fazer, não adianta apenas sonhar, nós precisamos saber como vamos fazer, onde vamos fazer, o que vamos ter que fazer para o sonho acontecer, onde e quando investir, que preço vamos ter que pagar.
            Vejam que depois da pergunta Jesus responde: (v-10) “Ele respondeu: Logo que vocês entrarem em Jerusalém, um homem carregando uma vasilha de água virá a seu encontro. Sigam-no...
            Na Páscoa Jerusalém ficava lotada, é uma das festas fixas obrigatórias que o Judeu precisa celebrar, e Jesus manda seguir um homem que estava carregando um cântaro de água, mas como vou saber qual é o homem certo? Ele não deu mais detalhes.
            Carregar um cântaro (vasilha) de água não era uma tarefa feita por homens, era uma tarefa feita pelas mulheres. Água era algo escasso e a mulher tinha essa incumbência de levar água para abastecer sua casa.
            Quando Rebeca foi escolhida por Eliezer, para ser a esposa de Isaque, ela estava no poço pegando água.
            Quando Moisés conheceu sua futura esposa Zipora, ela estava no poço pegando água.
            Quando Jesus encontrou a Samaritana, ela estava no poço pegando água.
            Então, por saber que isso era raro acontecer, Jesus dá essa instrução para Pedro e João. Ele estava dizendo: Esse novo tempo, esse algo novo que está para acontecer, vai acontecer através de alguém que está fazendo algo diferente de todos.
            Se você quer conquistar o novo que Deus tem preparado, você vai ter que fazer algo diferente do que você já fez até hoje, pois o nosso problema é que queremos resultados diferentes fazendo as mesmas coisas que sempre fazemos, ou não fazendo as coisas que deveríamos fazer, tendo as mesmas atitudes de sempre.
            Jesus disse; vocês vão seguir o homem que estiver fazendo algo diferente, por isso precisamos buscar em Deus esse algo diferenciado que vai trazer o novo para nossa vida, para nossa célula, para os nossos 12, para a nossa igreja.
            Entenda, nós temos uma visão, a visão celular no modelo dos 12. Essa é a estratégia, essa é a nossa forma de trabalhar, esse é o nosso cântaro de água, mas dentro disso podemos fazer coisas diferentes.
            Se a sua célula não cresceu até hoje, ou se ela parou de crescer, pergunte para Deus “como”, “onde”, “o que devo fazer” ou “o que não devo fazer”, “de que forma”. E outra coisa importante, depois que Deus lhe responder, que lhe der esse comando, FAÇA.
            Novos Começos estão preparados para você, Deus faz novas todas as coisas. Tudo aquilo que você já fez e que não deu certo, ou que parou, Deus tem o renovo, mas você precisa de um plano de ação, um planejamento.
            Qual o seu plano de ação? Você já o tem?
            Qual é o seu diferencial? Você sabe?
            As pessoas seguiam a Jesus, porque Ele era diferente de toda a estrutura religiosa judaica que existia naquele tempo. Enquanto o Sumo Sacerdote mandava apedrejar a mulher a adultera, Jesus a perdoava, libertava e transformava. Enquanto a Lei determinava que o leproso deveria ser isolado da comunidade, Jesus o curava. Enquanto viúvas e órfãos era rejeitados, os Apóstolos levantaram diáconos que cuidavam deles.
            As pessoas querem seguir quem é diferente. Se da sua boca só saem palavras que são iguais as palavras do mundo, porque alguém irá te seguir? Se da sua vida só saem atitudes mundanas, porque uma pessoa do mundo irá te seguir?
            Quem faz diferente é notado.
            (v10) “...Segui-o até a casa que ele entrar...”
            Segue o homem, porque ele sabe onde quer chegar, ele tem uma base, tem um destino para chegar.
            Imagine a seguinte situação:
            - Você vai sair de férias e compra um pacote para viajar para Israel. Dentro do avião você coloca o cinto de segurança, o Comandante da ordem de portas no automático, e diz;
            - Sras, e Srs, eu sou o Camandante Fulano de Tal, seja bem vindo ao voo 1212 da empresa aérea XYZ, com um destino qualquer. Vamos sair voando agora, sem ter um ponto exato para descer, vamos ver onde vai dar esse voo.
            O você faria? Provavelmente saltaria do avião.
            As pessoas precisam olhar para nós e saber para onde estão indo, qual é o nosso destino, onde vamos chegar.
            Qual seu destino em 2019?
            Onde você quer chegar no final desse ano?
            Qual o seu plano de voo? Ou seja, Qual seu alvo, seu objeto sua estratégia?
            Não é deixa a vida me levar, vida leva eu. Tudo tem uma forma, um jeito de ser feito, nada é de qualquer jeito.
            
             Deus lhe abençoe nesse Jejum e que venham Novos Começos sobre sua vida.

             Pr. Kleber Jacinto.

domingo, 20 de janeiro de 2019

Quatro tipos de solo.

"O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Parte dela caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque não havia umidade. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, a cem por um". Tendo dito isso, exclamou: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! " Lucas 8:5-8

Introdução:
Amados devemos ter cuidado com o que falamos, pois, palavras são sementes, ou seja, toda nossa fala diária, produz algo. Nosso chamado hoje é para refletirmos sobre o que temos falado, tendo em visto, que o Senhor está nos presenteando com a oportunidade de novos começos. O que temos colhido, condiz com o que desejamos? Com essa reflexão será necessário que cada um examine-se a si mesmo, para que possamos através dessa ministração, avançarmos para irmos ao encontro do que o Senhor tem para nossas vidas, que agarremos está oportunidade hoje, “Tudo que o homem semear, isso também ceifará”  
Vamos meditar como está mencionado no texto da palavra de Deus sobre os quatro tipos de solos, esclarecendo o significado aqui da semente que é a palavra de Deus.

  1. A Semente que caiu a beira do caminho:

As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o diabo e tira a palavra dos seus corações, para que não creiam e não sejam salvos. Lucas 8:12

Quando o diabo consegue tirar a palavra do coração de uma pessoa? Quando a pessoa despreza, não dando a atenção não considerando o que o Senhor está falando.
Ex.: fornicação, o sexo é uma benção, mas é para o solteiro, é para o viúvo, é para os divorciados? Não, é para os casados.  Estamos no século 21 com tantas mudanças, mas atenção, os princípios de Deus são eternos, os costumes mudam, mas os princípios não.

  1. A semente que caiu sobre pedras:
São os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação. Lucas 8:13

Escutam, mas na esquina, no carro, esquece rapidamente...porque não meditou, não orou, não buscou intimidade, revelação, não chama o Espirito Santo para lhe ensinar, revelar, sobre o que ouviu, sobre o que leu...não se aprofundou, ficou no raso.

  1. A semente que caiu entre espinhos
São os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem. Lucas 8:14

Não priorizam o Reino como nos é chamado, se contaminam com vontades das coisas terrenas, seguem os seus próprios caminhos, esquecendo que a palavra adverte que: “ a caminhos que para o homem parece ser perfeitos, mas, no final são caminhos de morte, e morte eterna...” buscando o aval de Deus ou seja as bênçãos, depois que já decidiram o que fazem sem saber se essa era a vontade de Deus para sua vida, querem que Deus abençoe.


  1. A semente que caiu em boa terra:

São os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança". Lucas 8:15

Se você reteve porque você não só ouviu, mas meditou, e como resultado você agiu, naturalmente o fruto vai vir, não vai precisar de força, mas em perseverança, em fé. Porque o próprio Deus falou para Josué, sê forte e corajoso, mas não temas, porque Eu estou contigo.

Considerações finais:
Amados, entendemos os quatro tipos de solos, agora é preciso que cada um veja onde você se encaixa! Como falamos no início que cada um examinasse a si mesmo, tendo em vista que a Palavra de Deus não é janela, ela é espelho, porque a janela vai me mostrar o outro, mas o espelho vai refletir a minha imagem. Eu não posso examinar o meu irmão; tendo isso em mente, o que vamos fazer para sermos esse solo bom? Qual a minha parte aqui e agora? É necessário reconhecer o erro, se arrepender, confessar e fazer a escolha, tudo na vida passa por uma escolha, basta decidirmos, porque Aquele que pode transformar esse solo está aqui e Ele está nos dando essa oportunidade de novo começo.

Pfta. Antonio Luiz A. Queiroz

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Mover Profético


Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.”Provérbios 29:18
Introdução

A revelação do Espírito Santo é essencial para a vida da Igreja, para que o Corpo de Cristo ande nos Seus Caminhos e não pereça. ( sem a palavra profética que é a revelação de Deus  ficaremos perdidos)
Neste texto, Salomão refere-se a Lei, a Palavra de Deus é a legislação que conduz a vida do Cristão. O objetivo da palavra profética é evitar que o povo de Deus se desvie dos propósitos dEle. Não estamos falando de desviar –se da comunhão do rebanho, mas se desviar dos propósitos de Deus.

Sem Mover Profético:
·         O povo se corrompe.
E veio um homem de Deus a Eli e lhe disse: "Assim diz o Senhor: ‘Acaso não me revelei claramente à família de seu pai, quando eles estavam no Egito, sob o domínio do faraó? Escolhi seu pai dentre todas as tribos de Israel para ser o meu sacerdote, subir ao meu altar, queimar incenso e usar um colete sacerdotal na minha presença..., Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o Senhor declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo. 1Samuel 2:27-30
O sacerdote Eli viveu no período em que Israel esteve num ciclo constante de apostasia, arrependimento e restauração, Eli era pai e também sumo sacerdote e era bem conhecido na lei de Deus.
Deve ter cumprido fielmente suas obrigações sacerdotais, deve até ter instruído seus filhos na lei de Deus. Mas evidentemente foi fraco, negligente e tolerante demais com seus filhos, e não os disciplinou corretamente, se tornando um terrível modelo de corrupção sacerdotal.

Eli sabia das atitudes de seus filhos e nada fazia para reprimi-los de tais práticas e muito menos de afastá-los do serviço sacerdotal. (I Sm 2:22)
Eli fracassou totalmente num aspecto ainda maior, ele não se demonstrou zeloso pela verdade, pela adoração pura de Deus, quando seus dois filhos se envolveram em violar a lei de Deus.

Você é escolhido de Deus para um serviço muito importante. Você é aquele que carrega a Glória de Deus, aquele que carrega as leis de Deus na tábua do seu coração para onde for. Se você deixar de viver a palavra de Deus, com certeza ficará cego e se corromperá como foi com Eli e seus filhos.

A palavra de Deus é uma grande benção e no obedecê-la está o alicerce da verdadeira felicidade: mas onde a palavra de Deus não é pregada, o povo perecerá na dor e na vergonha por falta de conhecimento.

Por isso não podemos viver sem direção, Deus ensina o caminho, mas precisamos decidir andar no caminho. Não dá para viver sem andar na lei, elas servem de alerta para que nos tornemos prudentes e irrepreensíveis.

·         A visão ficou rara

Às vezes Deus pode tirar a Sua palavra do Seu povo. Considere os primeiros dias de Samuel que ungiu Davi rei de Israel.

A palavra de Deus, ou uma revelação de Deus, era rara naqueles dias, e é especificamente chamada de visão. Em geral, Deus não estava revelando a Si mesmo e a Sua vontade à nação até que Samuel chegou. (I Sm 3:1).
Sem a palavra de Deus para ensina-lo, o homem adorará árvores, ensinará a reencarnação, acreditará que ele veio do macaco, pessoas se casam com bicicleta, robô, com o muro de Berlin. Sem a palavra de Deus, o homem se desviará do caminho do entendimento e perecerá. Quem se afasta do bom senso está caminhando para a morte. (Pv 21:16)
Deus tem falado em nossa igreja, amém? A palavra de Deus chega até nós, ela se move em nossa direção, mas a algo muito importante. Quando Deus revela a nós a Sua vontade, estamos recebendo com responsabilidade e buscando fazer a Sua vontade?
Nós somos abençoados demais porque estamos vivendo o tempo da graça e temos Deus pai, filho e Espírito Santo em todo o tempo e não estamos dando o devido valor.
A palavra de Deus diz: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” Isaias 55:6

A Palavra Profética nos conduz ao sobrenatural e nos leva a vitória!!

·                       Ela evita que tomemos decisões erradas
 “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. ” Provérbios 14:12
Quantas vezes calculamos mal algumas situações no nosso cotidiano?
O versículo diz que ao homem “parece’, e parecer não é uma afirmação. Então podemos dizer que o homem tem entrado em caminhos que parece direito, mas não é.
Ele tem achado, mas não tem buscado de Deus onde ir, o que fazer...e o Senhor está falando que se continuarmos achando, não vai dar mais para consertar, para arrumar, para voltar atrás. Isso significa que vamos viver as consequências de nossas escolhas erradas.
Em matéria de salvação, calcular mal o que é essencial para ser salvo pode ter uma consequência devastadora e eterna.
Mas eu e você vamos buscar a direção do Senhor antes de tomar qualquer decisão e viver todas as promessas do Senhor.

·                       A Revelação não deve ser negligenciada
 “Jesus respondeu: "Vocês erram, porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! ” Mateus 22:29
Quando não obedecemos ao que Deus nos direciona a fazer, seja através da palavra, seja através dos seus profetas, sofremos grandes danos
A Palavra de Deus é a chave para a vida eterna.
Muitos têm se esfriado, se afastado da Presença dizendo que Deus não fala com ela naquela igreja, que as palavras são frias, não sente o fogo do Espírito Santo.
Mas quando Deus usa Seus profetas para falar a igreja ignora, negligencia, olham para o irmão pensando, Deus está falando com ele. Porque só quer ouvir aquilo que agrada seu coração. Então o problema não está na igreja, no Pastor, na palavra ministrada.

·         A Revelação Profética se cumpre
 O Senhor estava com Samuel enquanto ele crescia, e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem. Todo o povo de Israel, do Norte ao Sul do país, reconhecia que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor. ( I Sm 3:19-20)
 Subirei à minha torre de vigia e esperarei até ver como Deus vai responder à minha queixa. E o Senhor disse-me: Escreve a minha resposta num cartaz, legível e clara, para que qualquer a possa ler rapidamente e correr para anunciá-la aos outros. No entanto essas coisas que estou a planejar não vão acontecer de imediato. Antes dar-se-ão ao seu tempo, sem precipitações, mas seguramente vai-se aproximando o tempo em que a visão se cumprirá. Se parecer que demora, não desesperem, porque certamente acontecerá. Esperem pacientemente! Não haverá atraso de um só dia! ” Habacuque 2:1-3

Conclusão: O Senhor nos deu uma Palavra Profética e ela se cumprirá, pois Deus é Fiel e nada pode invalidar o Seu Poder, nem Sua Palavra. Esteja alinhado com a Visão do todo Poderoso para vê-La se cumprir em tua vida. (Números 23:20-23)

Deus os abençoe!
Profeta Cleide