"O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Parte dela caiu sobre pedras e, quando germinou, as plantas secaram, porque não havia umidade. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra. Cresceu e deu boa colheita, a cem por um". Tendo dito isso, exclamou: "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! " Lucas 8:5-8
Introdução:
Amados devemos ter cuidado com o que falamos, pois, palavras são sementes, ou seja, toda nossa fala diária, produz algo. Nosso chamado hoje é para refletirmos sobre o que temos falado, tendo em visto, que o Senhor está nos presenteando com a oportunidade de novos começos. O que temos colhido, condiz com o que desejamos? Com essa reflexão será necessário que cada um examine-se a si mesmo, para que possamos através dessa ministração, avançarmos para irmos ao encontro do que o Senhor tem para nossas vidas, que agarremos está oportunidade hoje, “Tudo que o homem semear, isso também ceifará”
Vamos meditar como está mencionado no texto da palavra de Deus sobre os quatro tipos de solos, esclarecendo o significado aqui da semente que é a palavra de Deus.
- A Semente que caiu a beira do caminho:
As que caíram à beira do caminho são os que ouvem, e então vem o diabo e tira a palavra dos seus corações, para que não creiam e não sejam salvos. Lucas 8:12
Quando o diabo consegue tirar a palavra do coração de uma pessoa? Quando a pessoa despreza, não dando a atenção não considerando o que o Senhor está falando.
Ex.: fornicação, o sexo é uma benção, mas é para o solteiro, é para o viúvo, é para os divorciados? Não, é para os casados. Estamos no século 21 com tantas mudanças, mas atenção, os princípios de Deus são eternos, os costumes mudam, mas os princípios não.
- A semente que caiu sobre pedras:
São os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Creem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação. Lucas 8:13
Escutam, mas na esquina, no carro, esquece rapidamente...porque não meditou, não orou, não buscou intimidade, revelação, não chama o Espirito Santo para lhe ensinar, revelar, sobre o que ouviu, sobre o que leu...não se aprofundou, ficou no raso.
- A semente que caiu entre espinhos
São os que ouvem, mas, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas preocupações, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não amadurecem. Lucas 8:14
Não priorizam o Reino como nos é chamado, se contaminam com vontades das coisas terrenas, seguem os seus próprios caminhos, esquecendo que a palavra adverte que: “ a caminhos que para o homem parece ser perfeitos, mas, no final são caminhos de morte, e morte eterna...” buscando o aval de Deus ou seja as bênçãos, depois que já decidiram o que fazem sem saber se essa era a vontade de Deus para sua vida, querem que Deus abençoe.
- A semente que caiu em boa terra:
São os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança". Lucas 8:15
Se você reteve porque você não só ouviu, mas meditou, e como resultado você agiu, naturalmente o fruto vai vir, não vai precisar de força, mas em perseverança, em fé. Porque o próprio Deus falou para Josué, sê forte e corajoso, mas não temas, porque Eu estou contigo.
Considerações finais:
Amados, entendemos os quatro tipos de solos, agora é preciso que cada um veja onde você se encaixa! Como falamos no início que cada um examinasse a si mesmo, tendo em vista que a Palavra de Deus não é janela, ela é espelho, porque a janela vai me mostrar o outro, mas o espelho vai refletir a minha imagem. Eu não posso examinar o meu irmão; tendo isso em mente, o que vamos fazer para sermos esse solo bom? Qual a minha parte aqui e agora? É necessário reconhecer o erro, se arrepender, confessar e fazer a escolha, tudo na vida passa por uma escolha, basta decidirmos, porque Aquele que pode transformar esse solo está aqui e Ele está nos dando essa oportunidade de novo começo.
Pfta. Antonio Luiz A. Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário