AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 29 de março de 2019

Novos Caminho na Visão Celular

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação. 1 Pedro 1:3-5

Esse é o tempo que nos céus há uma palavra liberada para novos começos. Onde você tem desejado andar, que sonhos são novos, do que você precisa se livrar, onde você parou, é preciso jogar tudo fora, onde é preciso recomeçar?

A mudança nem sempre é agradável, dá trabalho, envolve análise, planejamento, disposição, adquirir novos hábitos, estar aberto para aprender coisas novas, buscar um novo estilo de vida, fazer uma revisão dos valores, das regras e dos compromissos.

Mas tem algo que não muda, que precisa estar certo, consolidado, impresso no coração de cada um:

"Embora os montes sejam sacudidos e as colinas sejam removidas, ainda assim o meu amor para com você não será abalado, nem a minha aliança de paz será removida", diz o Senhor, que tem compaixão de você. Isaías 54:10

 "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

O amor de Deus sobre sua vida não muda, a palavra não deixa dúvida quanto a isso e hoje se abrirmos o coração veremos que nesse congresso o novo será gerado, a esperança será viva, o chamado renovado através do Espirito Santo que te unge e te chama.

O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; Isaías 61:1

Você é escolhido por Deus, Ele não vê isso ou aquilo, uma área ao invés da outra, mas vê você como um ser completo, único, dentro de um chamado, fazendo parte de um exército, que recebeu a salvação e que leva a salvação através do Evangelho do Reino.

Esse é o propósito da sua vida, multiplicar o amor de Deus que um dia você entendeu e recebeu.

Para nós não é mais tempo de será, mas como assim, acho que não é pra mim, acho que eu não consigo, estou frustrado, ou qualquer outra desculpa que possa passar na mente.

A visão celular é um método que usamos como igreja para avançar no nosso chamado. Ele não é o fim, mas o meio, porque o mais importante é a direção e a unção de Deus em nós.

• Nossa missão como servos: “Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho! “1 Coríntios 9:16

• Nossa meta de como servos: “E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”. Marcos 16:15

Retomando o texto de Pedro vemos que fomos:

1. Gerados de novo para uma herança incorruptível

 Cada um precisa trilhar seu próprio caminho e fazer a sua história, como discípulo, como discipulador, como líder. Dia a dia devemos buscar andar corretamente, a visão tem passos, te ensina a se relacionar com Deus e com as pessoas. Não queira começar por onde outros estão terminando, sonhe com seus 12, com ter várias células, mas comece levando o evangelho da salvação para uma vida. Ganhe uma vida para Cristo. Não brinque com o evangelho, ele é poder, e não pode ser usado para agradar um ou outro, mas para libertar, levar a verdade e salvar.

2. Gerados de novo para uma herança incontaminável Enquanto habitamos num corpo de carne e osso, cheio de desejos e emoções sempre teremos lutas contra nós mesmos, contra não nos auto sabotar e para não perdermos o foco. Não contamine sua conquista a prioridade em sua célula é a Palavra, ela não é uma reunião social, não exclua pessoas, não a torne prioridade em relação a comunhão na igreja, tenha tempo de oração e não a abandone quando as coisas ficarem difíceis.

3. Gerados de novo para uma herança que não pode murchar

 Herança é sinônimo de algo que passa de pai pra filho. Nossa primeira missão dentro da Visão Celular começa dentro de nossa própria casa, não temos como passar a vida cuidando dos outros e esquecendo da nossa família. Marcos 8:36 fala o que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Nossa alma está intimamente ligada a família, portanto o mesmo que ganhar o mundo e perder a sua família. Murchar é um estágio antes da morte, Cristo morreu para que tivéssemos vida em abundancia, não podermos murchar diante das dificuldades com nossa família, com nosso chamado, com o nosso eu interior

Hoje podemos tomar posse dos Novos Começos na Visão nos apropriando da palavra “Gerados de novo para uma herança”, algo tão precioso que o Senhor nos diz que está guardada nos céus.

Tudo está disponível mediante a sua fé. Fé é dom de Deus, os próprios apóstolos pediram a Jesus aumenta a nossa fé Lc 17:5.

Que sua fé ultrapasse todas as barreiras de incredulidade, todas as tribulações, e você possa cumprir seu chamado e receber a Coroa da Vida, reservada aqueles que amam o Senhor.

Deus te abençoe.

Pra. Rosana Santana

sábado, 23 de março de 2019

As tempestades da vida

Dizendo-lhes: Senhores, vejo que a navegação há de ser incômoda, e com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas.
Mas o centurião cria mais no piloto e no mestre, do que no que dizia Paulo.
Atos 27: 10.11
O que tem em uma tempestade?
Granizo, ventos contrários, muita chuva, raios, trovoes, muito movimento das aguas quando no mar.
As tempestades ocorrem quando a atmosfera encontra-se termodinamicamente instável, há energia potencial disponível para ser convertida em movimento de ar ascendente dentro da nuvem e descendente fora da nuvem
1 – Prevenção – Deus nunca nos desampara
Mesmo em meio a uma situação o Senhor nos orienta para que não tenhamos maiores prejuízos e preserva a nossa integridade física e espiritual.
Mas mesmo assim ainda pessoas na carnalidade, enfrentam a tormenta. apesar de toda a orientação, sao insistentes querem de qualquer jeito atingir o objetivo.  Teimosos

2 – Provisão – Deus ainda nos sustenta
Mesmo quando tudo parece bem aparentemente e a situação muda de repente, e  são lançados no meio do furacão por muitos dias, se esforçam e não conseguem sair, perdem a esperança, o Senhor manda um anjo.
21 Fazia tempo que ninguém comia. Por fim, Paulo reuniu a tripulação e disse: “Os senhores deveriam ter me dado ouvidos no princípio e não ter deixado Bons Portos”. Teriam evitado todo este prejuízo e esta perda. 22 Mas tenham bom ânimo! O navio afundará, mas nenhum de vocês perderá a vida. 23 Pois, ontem à noite, um anjo do Deus a quem pertenço e sirvo se pôs ao meu lado 24 e disse: ‘Não tenha medo, Paulo! É preciso que você compareça diante de César. E Deus, em sua bondade, concedeu proteção a todos que navegam com você’.
35 Em seguida, tomou um pão, deu graças a Deus na presença de todos, partiu-o em pedaços e comeu. 36 Todos se animaram e começaram a comer. 37 Havia um total de 276 pessoas a bordo. 38 Depois de se alimentar, a tripulação aliviou o peso do navio mais um pouco, atirando ao mar toda a carga de trigo. ( a carga já na fazia diferença, pois havia multiplicação. Havia milagre)
3 – Livramento – Deus nos livra e nos salva da morte
41 mas o navio foi apanhado entre duas correntezas contrárias e encalhou antes do esperado. A parte da frente se encravou e ficou imóvel, enquanto a parte de trás, atingida pela força das ondas, começou a se partir.
42 Os soldados queriam matar os prisioneiros para que não nadassem até a praia e depois fugissem. 43 O oficial no comando, porém, desejava poupar a vida de Paulo e não permitiu que executassem seu plano. Ordenou aos que sabiam nadar que saltassem ao mar primeiro e fossem em direção a terra. 44 Os outros se agarraram a tábuas ou pedaços do navio destruído. Assim, todos chegaram à praia em segurança.

Conclusão
Tudo depende da decisão que tomamos se devemos ouvir ou não a voz de Deus. Ele nos da à escolha, que possamos escolher ouvir e não questionar, para que não tenhamos que estar onde ele não mandou estarmos, e façamos conforme a sua vontade.

Deus lhe abençoe

Profeta Luiz Queiroz

terça-feira, 19 de março de 2019

Novos começos passam pelo Trono de Deus.


No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo.
Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.
Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Isaías 6:1-8

Muitas coisas que sabemos a respeito da criação, dos atributos de Deus, que aprendemos através da Bíblia conseguimos compreender, pois fazem parte do que somos como pessoas, nossos olhos veem, faz sentido em nossa mente, mas muitas facetas de Deus ultrapassam a nossa compreensão.
Nesses últimos tempos temos nos deparado com acontecimentos que exigem uma explicação, procuramos respostas para nossas vidas, para o que acontece no mundo e muitos também perguntam onde está Deus no meio disso tudo.
Deus não pode ser contido por esse mundo, explicado por meio do nosso vocabulário, nem assimilado por nossa compreensão.
O profeta Isaias traz uma revelação da visão do trono de Deus similar a de Joao em Apocalipse 4. Algo sério firmado na eternidade, centenas de anos separando uma visão da outra, mas que em nossa mente fica difícil vislumbrar.
O trono representa:
·         Lugar de honra
·         Autoridade
·         Julgamento
Por mais que possamos achar que estamos no controle, ou que alguém tem o controle disso ou daquilo, todos os tronos da terra estão sob a jurisdição dos céus. O trono de Deus está firmado para sempre, não pode ser deposto, trocado, abalado.
Foi deste trono que todas as coisas foram feitas e a consumação final passa por esse trono que é vitorioso. Esse trono é o centro do universo, mas não está na terra e sim no céu.
Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos;
Sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir.
O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo.
Salmos 103:17-19
Os decretos sobre nossas vidas são emanados direto do trono de Deus, e a palavra diz que trazem misericórdia, graça, justiça, bondade, tudo o que o mundo não pode garantir. Mas só é para aqueles que guardam a aliança com Deus e que cumprem seus mandamentos.
E esta sentença é, pois, proclamada por sentinelas; os seres angelicais declaram o veredito, a fim de que todos os que vivem saibam que Elah, o Altíssimo domina sobre todos os reinos dos seres humanos e os dá a quem quer, e quando deseja; e pode decidir colocar no poder o mais simples dos homens!”  Daniel 4:17
Diante de todo esse poder é obvio que todos querem estar diante do Trono para receber o favor do Rei.  Isso é uma característica dos reinados, entrar na sala do trono, comparecer diante do rei, se curvar, apresentar sua petição e aguardar a resposta, óbvio que boa, porque ninguém que estivesse em falta queria se apresentar para ser julgado.
Isaias espiritualmente entrou na sala do trono, e quando se deparou com toda majestade, com visão de seres que nunca imaginou existir, com a santidade, glória e presença do Rei, se enxergou. Homem de lábios impuros, habitante de lugar impuro, ai de mim porque eu vi o Rei.
Quem somos nós para ver o Rei? Quem somos nós pra entrar na sala do Trono? O que queremos diante do trono? Israel temia, se escondia quando sabia que Deus ia falar com Moisés.
Como Isaias talvez nós também precisamos estar diante do trono de Deus. Uns carentes de misericórdia, outros de graças, outros de perdão ...
Mas esteja preparado para enxergar quem você é, o que você tem feito. Isaias foi tocado por uma brasa viva do altar e foi purificado.
Foi questionado em suas vontades e a resposta não foi para um sim para algo pessoal, mas um sim para algo de Deus.
Está pronto para negar sua vida e dar um sim para Deus?
Talvez dessa maneira testemunharemos o que o profeta pode viver.
Jesus disse:
Que possamos hoje ouvir a voz do Pai, do Rei, daquele que está no Trono se revelando. Entregue sua vida, confie no Senhor, se arrependa, peça para ser purificado e receba o alívio para aquilo que você necessita recomeçar.

Deus te abençoe,

Pra. Rosana Santana

domingo, 10 de março de 2019

Novos Começos livre do inimigo e restituído



3 E Samuel disse a toda a nação de Israel: "Se vocês querem voltar-se para o Senhor de todo o coração, livrem-se então dos deuses estrangeiros e dos postes sagrados, consagrem-se ao Senhor e prestem culto somente a ele, e ele os libertará das mãos dos filisteus".
4 Assim, os israelitas se livraram dos baalins e dos postes sagrados, e começaram a prestar culto somente ao Senhor.
5 E Samuel prosseguiu: "Reúnam todo Israel em Mispá, e eu intercederei ao Senhor a favor de vocês".
6 Quando eles se reuniram em Mispá, tiraram água e a derramaram perante o Senhor. Naquele dia jejuaram e disseram ali: "Temos pecado contra o Senhor". E foi em Mispá que Samuel liderou os israelitas como juiz.
7 Quando os filisteus souberam que os israelitas estavam reunidos em Mispá, os governantes dos filisteus saíram para atacá-los. Quando os israelitas souberam disso, ficaram com medo dos filisteus.
8 E disseram a Samuel: "Não pare de clamar por nós ao Senhor nosso Deus, para que nos salve das mãos dos filisteus".
9 Então Samuel pegou um cordeiro ainda não desmamado e o ofereceu inteiro como holocausto ao Senhor. Ele clamou ao Senhor em favor de Israel, e o Senhor lhe respondeu.
10 Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus se aproximaram para combater Israel. Naquele dia, porém, o Senhor trovejou com fortíssimo estrondo contra os filisteus e os colocou em pânico. Então foram derrotados por Israel.
11 Os soldados de Israel saíram de Mispá e perseguiram os filisteus até um lugar abaixo de Bete-Car, matando-os pelo caminho.
12 Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: "Até aqui o Senhor nos ajudou".
13 Assim os filisteus foram dominados e não voltaram a invadir o território israelita. A mão do Senhor opôs-se aos filisteus durante toda a vida de Samuel.
14 As cidades que os filisteus haviam conquistado, foram devolvidas a Israel, desde Ecrom até Gate. Israel libertou os territórios ao redor delas do poder dos filisteus. E houve também paz entre Israel e os amorreus.
1 Samuel 7:3-14
            Nesse tempo, Israel vivia um esfriamento espiritual muito grande, e os Sacerdotes da época, aqueles que deveriam zelar espiritualmente por Israel, escandalizavam o povo. O Sumo Sacerdote Elias já era muito velho, e talvez já não atuava mais com tanto vigor, e os seus filhos, Hofni e Fineas, aqueles deveriam ajudar o pai na missão de conduzir Israel nos caminhos do Senhor, não se importavam com o Senhor (1Sm 2:12), eram bêbados (filhos de Belial), ladrões (roubavam as ofertas) e adúlteros (deitavam-se com as mulheres que serviam na porta do templo).
            Possivelmente, isso fez com que o povo se afastasse do Senhor e passasse a servir e adorar outros deuses.
            Israel necessitava de uma correção firme e forte da parte do Senhor, Israel precisava de um NOVO COMEÇO.
            Então em ISm 4 lemos que Israel saiu para guerra contra os Filisteus, e perdeu a batalha onde 4 mil homens foram mortos.
            O povo de Israel ficou indignado com essa derrota, e resolveu buscar a Arca da aliança, que simbolizava a presença de Deus, que estava em Siló sob a guarda de Eli, para lutar novamente contra os filisteus.
            Resultado, a segunda derrota foi pior que a primeira, pois 30 mil homens foram mortos, incluindo dos sacerdotes, Hofni e Fineias, e ainda perderam a Arca da Aliança, pois os filisteus levaram-na consigo.
            O Sumo Sacerdote Eli, já tinha 98 anos, e quando ficou sabendo da morte dos filhos, e que a Arca da Aliança havia sido levada pelos filisteus, caiu da cadeira, quebrou o pescoço e morreu.
            A esposa de Finéias, que estava grávida, quando soube da notícia da morte do marido, do cunhado, do sogro e da roubo da Arca da Aliança, adiantou o parto e deu a seu filho o nome que resume tudo o que aconteceu em Israel “ICABODE – “foi-se a glória de Israel”.
            Estamos vivendo NOVOS COMEÇOS, e isso é inegável, temos visto o Senhor mudar a vida de muitos irmãos aqui. Portas estão se abrindo, e aqueles que estão atentos ao que Deus tem falado, aqueles que estão atento ao mover de Deus, estão andando por caminhos novos nunca antes imaginado.
            Mas como já temos falado aqui, o velho precisa sair, para que o novo venha. Os velhos hábitos, as velhas atitudes, os velhos sentimentos e pensamentos precisam sair para dar lugar àquilo que é novo. Não adianta nada alguém reformar a casa somente pelo lado de fora e deixar interior todo comprometido, com vazamentos, infiltrações e rachaduras. Antes de se reformar o exterior, é preciso reformar o interior.
            Não adianta nada eu querer mudar por fora, e não mudar como líder de célula, como pai, como marido, querer que meus discípulos mudem, que minha esposa mude, que meus filhos mudem, se eu não abandonar as aquilo que é velho, todos os dias.
            Talvez a sua vida esteja como estava do povo de Israel, tudo o que você faz dá errado, marido e mulher já não se entendem mais, os filhos não respeitam e não honram os pais, suas conquistas estão paralisadas.
            Hoje o Senhor nos chama a refletir sobre a nossa vida e sobre nossas atitudes, sobre os nossos sentimentos e pensamentos, com um objetivo de decidir abandonar aquilo que é velho, para que o novo de Deus venha sobre a nossa vida.
            Sete meses depois de roubada, a Arca da Aliança foi devolvida a Israel e guardada na casa de Abinadabe em Quiriate Jearim e o povo volta a buscar o Senhor, porém era necessário uma mudança, e Deus usa o Profeta Samuel para trazer o novo, para trazer essa mudança que eles precisavam.
V. 3-4-5-6
             Para vivermos o novo de Deus na nossa vida precisamos identificar e nos livrar daquilo que está errado dentro de nós, precisamos quebrar o que já não serve mais, nos esvaziar de nós mesmos, e nos encher com a vida de Deus.
            O que ainda tem na sua vida que tem desagradado ao Senhor, o que tem na sua vida que tem sido deixado seu cônjuge, filhos, pai, mãe, e amigos tristes e chateados?
A mudança atrai a atenção
V-7
            Quando uma reforma começa em uma casa, todos os vizinhos percebem, seja por causa do barulho, seja por causa da sujeira, ou até mesmo por causa do visual da casa, e isso chama a atenção. E claro que vão pensar assim “fulano está reformando a casa, deve estar com dinheiro”.
            Na sua vida é do mesmo jeito, quando a mudança começou, ou quando ela começar, o reino do espirito se agitará e os inimigos irão vê-las acontecendo e tentarão impedir que aconteça e que seja concluída.
            Mas eu quero lhe dizer algo; Não tenha medo do inimigo, mesmo que ele tenha se levantado e como os filisteus começou uma investida contra sua vida, permaneça firme, porque Aquele que deseja trazer o novo já tem tudo preparado para que sua vida seja transformada.
v-8-9-10-11-12-13-14
            Samuel entregou ao Senhor um sacrifício de holocausto que livrou Israel dos filisteus e os derrotou.
            Sobre a sua vida existe um sacrifício, um holocausto perfeito, feito por Deus em seu favor, em meu favor, para que durante e depois dessa mudança, o inimigo não possa mais nos tocar, pois através desse sacrifício perfeito, o sacrifício de Jesus, o Filho de Deus, o diabo perdeu todos os direitos que tinha sobre nós, e você não precisa mais se submeter às acusações do inimigo, pois você irá resistir às suas investidas, persegui-lo e derrota-lo em toda a sua vida. E assim, em nome de Jesus, todos os territórios que estavam em poder inimigo (cônjuge, filhos, pai, mãe, irmãos, amigos, alegria, prosperidade, saúde), serão restituídos, e haverá paz em sua vida.
Aplicação
Preciso estar sempre na presença de Deus, e sua Glória deve sempre estar na minha vida. Devo sempre buscar ao Senhor e sempre me arrepender dos meus pecados, confessa-los, e me purificar na presença do Senhor. Isso não significa que o inimigo não vá me incomodar, muito pelo contrário, pois ele sabe que está perdendo áreas da minha vida a qual ele ainda atuava ou tinha domínio, mas que a partir de hoje não irá atuar mais, pois a brecha foi fechada. Porém, nessas condições o Senhor é comigo e me defenderá de toda a investida do inimigo, todavia eu ainda preciso vigiar para que as coisas velhas, para que o pecado, não volte mais à minha vida. Dessa forma estou habilitado para ser restituído nos territórios que fui roubado, e creio que também habilitado a conquistar novos territórios e continuar vivendo os NOVOS COMEÇOS.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Deus não é nosso adversário

TEXTO BASE: “7 Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. 8 Cheguem perto de Deus, e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração.” Tiago 4:7 e 8
INTRODUÇÃO
As guerras são uma realidade da vida, a despeito dos acordos de paz. Não há apenas guerras entre as nações, mas também entre as denominações, dentro nas famílias e dentro do nosso próprio coração. Tiago diz que o nosso verdadeiro problema não está fora de nós, mas dentro de nós. No contexto do capitulo quatro Tiago expõe que são três os tipos de guerra:
  1. Em guerra contra as pessoas
  2. Em guerra contra nós mesmos
  3. Em guerra contra Deus
Não estaremos imunes a travar guerras, mas é preponderante que entendamos contra quem temos lutado, e será que não temos lutado contra o inimigo errado?
CONFUNDINDO O INIMIGO
A raiz de todas a guerra é rebelião contra Deus. Mas como um crente pode estar em guerra contra Deus? Cultivando amizade com os inimigos de Deus.
Tiago cita três inimigos, o mundo a carne e o diabo, com quem não podemos ter amizade, se desejamos viver em paz com Deus. Tiago fala de tentações que estão fora de nós (o mundo e o diabo) e tentações que estão dentro de nós (a carne).
O MUNDO NOSSO PRIMEIRO INIMIGO
Tiago fala do mundo. A palavra “cosmos” foi empregada para indicar uma sociedade corrupta, ou o princípio do mal que opera sobre os homens. O mundo aqui é a sociedade humana com seus valores, princípios e filosofia vivendo à parte de Deus.
Esse sistema que rege o mundo é anti-Deus. Se o mundo valoriza a riqueza, começamos a valorizar a riqueza também. Se o mundo valoriza o prestígio, começamos a valorizar o prestígio. Temos a tendência de assimilar esses valores do mundo.
De forma gradativa que um crente se tornar amigo do mundo, não é algo instantâneo e alguns passos similares a estes são dados:
  1. sendo amigo do mundo
  2. sendo contaminado pelo mundo
  3. amando o mundo
  4. conformando-se com o mundo
O resultado é ser condenado com o mundo. Amizade com o mundo é uma espécie de adultério espiritual. O cristão está casado com Cristo e deve ser fiel a Ele. O mundo é inimigo de Deus e ser amigo do mundo é constituir-se em inimigo de Deus.
Não dá para ser amigo do mundo e de Deus ao mesmo tempo. Temos que tomar cuidado com as pequenas coisas. O mundo envolve as pessoas pouco a pouco. Ninguém se torna um viciado em álcool do dia para a noite. Ninguém se lança de cabeça nas aventuras loucas das drogas no primeiro trago ou na primeira picada. Ninguém começa uma vida adultera no primeiro flerte.
A sedução do mundo é como uma fenda numa barragem, começa pequena, mas pode conduzir a um grande desastre.
A CARNE NOSSO SEGUNDO INIMIGO
Tiago fala da carne que é a nossa velha natureza. A carne não é o corpo. O corpo não é pecaminoso. O Espírito pode usar o corpo para glorificar a Deus ou a carne pode usar o corpo para servir o pecado. Na conversão recebemos uma nova natureza, mas não perdemos a velha. Ela precisa ser crucificada. Essas duas naturezas estão em conflito, o autor cita isto no primeiro versículo. Há paixões carnais que buscam nos colocar em guerra contra Deus. Devemos fugir dessas paixões e fugir não é um gesto desprezível e covarde.
José do Egito fugiu da mulher de Potifar. A única maneira de vencer as tentações da carne é fugindo, fugindo do lugar, das circunstâncias, das pessoas. Viver na carne significa entristecer o Espírito Santo que vive em nós. O Espírito de Deus habita em nós e anseia por nós com zelo, Ele não nos divide com ninguém. Estamos casados com Cristo. Você levaria Cristo para uma sala de jogos, para uma boate, para um show do mundo, para uma intimidade sexual fora do casamento?
O DIABO NOSSO GRANDE INIMIGO
O pecado predileto do diabo é a vaidade, o orgulho. Ele tenta as pessoas nessa área. Ele tentou Eva e tenta os novos crentes. Deus quer que dependamos dEle enquanto o diabo quer que dependamos de nós. O diabo gosta de encher a nossa bola. O grande problema da igreja hoje é que temos muitas celebridades e poucos servos. Há tanta vaidade humana que não sobra espaço para a glória de Deus.
VENCENDO OS TRÊS INIMIGOS
Tiago nos informa que Deus está incansavelmente do nosso lado. Ele sempre nos dá graça suficiente para vencer. Mas a graça de Deus não nos isenta de responsabilidade. Nos versículos 7 a 10 há vários mandamentos para obedecer. A graça não nos isenta da obediência. Quanto mais graça, mais obediência.
Tiago menciona quatro atitudes, que podem nos dar vitória;
  1. SUBMISSÃO A DEUS
Devemos nos submeter a Deus, “Portanto, sujeitem-se a Deus” (Tg 4:7a). Esta palavra é um termo militar que significa fique no seu próprio posto, ponha-se no seu lugar. Quando um soldado quer se colocar no lugar do general ele tem grandes problemas. Renda-se incondicionalmente. Ponha todas as áreas da sua vida sob a autoridade de Deus.
Por isso um crente rebelde não pode viver consigo nem com os outros. Davi pecou contra Deus, adulterando, mentindo, matando Urias e escondendo o seu pecado. Mas quando ele se humilhou, se submeteu e confessou, encontrou paz novamente com Deus.
  1. RESISTÊNCIA AO DIABO
Em segundo lugar, devem os resistir ao diabo. O diabo não é para ser temido, mas resistido. Somente quem se submete a Deus pode resistir ao diabo. A Bíblia nos ensina “nem deem lugar ao diabo.” Efésios 4:27
  1. COMUNHÃO COM DEUS
Devemos manter-nos perto de Deus. Quanto mais perto de Deus ficamos, mais parecidos com Jesus nós nos tornamos. Comunhão com Deus é uma pista de mão dupla. Quando nos achegamos a Deus, ele se chega a nós. Não podemos ter comunhão com Ele e com o pecado ao mesmo tempo. Comunhão com Deus implica em purificação.
  1. HUMILDADE DIANTE DE DEUS.
Devemos nos humilhar diante de Deus. Temos a tendência de tratar o nosso pecado de forma muito leve e condescendente. Tiago exorta-nos a enfrentar seriamente o nosso pecado. A porta da exaltação é a humilhação diante de Deus, Ele não despreza o coração quebrantado. Deus olha para o homem que é humilde de coração e treme diante da Sua Palavra. Quando estamos em paz com Deus, temos paz uns com os outros e então, uma fonte de paz começa a jorrar de dentro de nós!
CONCLUSÃO
Quando Jesus esteve na terra, Ele mesmo sendo santo, os pecadores poderiam se aproximar dele. Quando estamos próximos de Deus, estamos longe do pecado, por este motivo temos que nos aproximar cada vez mais dEle. Quanto mais próximo mais santificados estaremos pela Sua presença.
Não podemos ser hipócritas como os religiosos do tempo de Jesus que também estavam próximos, mas seus corações e mentes estavam longe de Jesus.
Se estamos com Ele, temos que colocar nosso total esforço para vivermos o mais próximo dEle, nos achegarmos é condição inicial, permanecer é nossa única condição para termos êxito numa vida que testemunha e vive o Reino de Deus.
Deus os abençoe,
Pr. Luis Santana
Fonte: Tiago : Transformando provas em triunfo / Hernandes Dias Lopes – Hagnos 2006


Tiago 4:1 a 10 (NAA)
1 De onde procedem as guerras e brigas que há entre vocês? De onde, senão dos prazeres que estão em conflito dentro de vocês?
2 Vocês cobiçam e nada têm; matam e sentem inveja, mas nada podem obter; vivem a lutar e a fazer guerras. Nada têm, porque não pedem;
3 pedem e não recebem, porque pedem mal, para esbanjarem em seus prazeres.
4 Gente infiel! Vocês não sabem que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus.
5 Ou vocês pensam que é em vão que a Escritura diz: “É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós?”
6 Mas ele nos dá cada vez mais graça. Por isso diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”
7 Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.
8 Cheguem perto de Deus, e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração.
9 Reconheçam a sua miséria, lamentem e chorem. Que o riso de vocês se transforme em pranto, e que a alegria de vocês se transforme em tristeza.
10 Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.

domingo, 3 de março de 2019

Novos Começos através da Unção


“É Deus quem  nos capacita e a vocês a permanecermos firmes em Cristo. Ele nos ungiu e nos identificou como sua propriedade ao colocar em nosso coração o selo do Espírito, a garantia de tudo que ele nos prometeu.” II Corintios 1:21-22
            O que nos faz vencer situações difíceis e complicadas em nossa vida é a UNÇÃO de Deus derrama em nós. É ela que faz com que permaneçamos firmes mesmo em meio à tribulações e desafios do nosso dia-a-dia.
            Não estamos livres de aflições, pois estamos nesse mundo, onde o maligno habita, e apesar de sermos estrangeiros nessa terra, de estarmos de passagem, pois sabemos que nossa Pátria é a celestial, inevitavelmente teremos aflições, mas Jesus disse: “TENHA BOM ÂNIMO, Eu venci esse mundo”, e pela Fé tomamos posse dessa promessa, e nos agarramos a ela.
            Essa UNÇÃO, que nos mantém firmes e que nos faz vencer essas situações contrárias que se apresentam, é derramada sobre nós através do nosso amigo, o doce Espírito Santo. Por isso hoje nós vamos ver 4 aspectos dessa unção divina sobre a nossa vida, para que você veja e entenda que você e eu somos dependentes do Pai, e que sem Ele nós não somos, e nem podemos fazer nada.
A unção nos protege
            Como eu já disse, infelizmente notícia ruins chegam para todos, para os bons ou para os ruins, para os justos ou para os ímpios, mas não devemos temê-las, antes precisamos confiar no Senhor.
            “O justo não teme más notícias; o seu coração está firme confiando no Senhor.” Salmos 112:7
            Vamos sofrer pelas más notícias, vamos chorar, mas não vamos nos desesperar, pois a UNÇÃO NOS PROTEGE, e se estamos protegidos por ela, venceremos as intempéries da vida, não nos abalaremos diante da tempestade, pois Jesus nos ensinou que, se nós praticarmos os seus ensinamento, seremos como uma casa que foi construída sobre a rocha. A unção nos protege e nos ensina que somos totalmente dependentes do Pai.
            Devemos cuidar muito bem da unção de Deus que está em nós, ela é inegociável, se nós negociarmos a unção com o pecado, nos afastamos de Deus, e consequentemente perdemos a unção, ficamos desprotegidos, pois o Senhor é o nosso escudo, a nossa fortaleza.
            “Eu te amo, Senhor; Tu és minha força. O Senhor é minha rocha, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus é meu rochedo, em quem encontro proteção. Ele é meu escudo, o poder que me salva e meu lugar seguro.” Salmos 18:1-2.
            Ao olharmos para a história de Sansão, um homem estratégico, um dos maiores juízes em promessa, em inteligência, em força, entendemos como a unção nos protege e o que acontece quando desobedecemos à Deus e pecamos.
            Enquanto ele estava protegido pela unção de Deus, vencia todas a guerras e era um homem forte e poderoso, mas quando o pecado da desobediência entrou em sua vida, através do seu envolvimento com Dalila, tornou-se um homem comum e desprotegido, pois perdeu a unção de Deus que estava sobre ele.
            “Então ela gritou; Sansão! Os filisteus vieram atacá-lo! Ao acordar, ele pensou; Farei como das outras vezes e me livrarei deles. Não sabia, porém que o Senhor o havia deixado.” Juízes 16: 20
            Essa é a passagem mais triste acerca de alguém que perde a unção do Todo Poderoso.
            A mesma coisa acontece na vida de um cristão quando se entrega ao pecado e vive de forma dissoluta. Ele não tem como vencer suas guerras, porque QUANDO O PECADO ENTRA A UNÇÃO SAI, e isso fará com que não consiga vencer nem as baratas da sua casa, e envergonhará o Reino.
A unção nos dá identidade e é a garantia da promessa.
            “Agora vocês também ouviram a verdade, as boas novas da salvação. E quando creram em Cristo, Ele colocou sobre vocês o selo do Espírito Santo que havia prometido. O Espírito é a garantia de nossa herança, até o dia em que Deus nos resgatará como sua propriedade par ao louvor de sua glória.” Efésios 1:13-14
            Antes de conhecermos Jesus éramos apenas criaturas, mas quando o recebemos em nossa vida somos feitos filhos de Deus (João 1:12), a partir daí, temos o direito de herança e essa herança é a vida eterna ao lado do Pai.
            Por sermos filhos, conhecemos o Espírito Santo, ele Ele é o selo que nos dá essa identidade de filhos de Deus, a garantia de que somos herdeiros e que em breve Jesus voltará e nos resgatará desse mundo, nos levando para morar no céu.
            Abraão e Sara foram transformados e receberam novas identidades do Senhor, para não mais titubearem diante das promessas recebidas.
            Enquanto Abrão e Sarai, antes de serem transformados no caráter e ter suas identidades modificadas, fizeram coisas duvidosas, como por exemplo, Abrão ter entregado Sarai duas vezes à homens diferentes no Egito, porque ficou com medo de morrer.
            Mesmo com idade avançada receberam a promessa de que seriam pais de uma poderosa descendência, mas se atrapalharam e Sarai entregou sua serva Agar ao seu marido, pois não acreditava que essa promessa se cumpriria  através da vida dela.
            Claro que Abrão foi um homem limitado, que veio de um povo idolatra, com costumes diferentes daquilo que Deus estava determinando para ele, mas quando se tornou Abraão, quando teve seu caráter transformado e sua identidade mudada, tornou-se um home ilimitado e cheio de Fé.
            Não éramos diferentes de Abrão, andávamos nesse mundo perdidos e desorientados, mas quando Jesus estendeu sua mão e nos resgatou, recebemos a nova identidade, nosso nome foi mudado e agora somos filhos, temos um Pai e Ele colocou o seu nome no nosso nome.
A unção nos capacita
            “É Deus quem nos capacita e a vocês a permanecermos firmes em Cristo. Ele nos ungiu.” IICo 1:21.
            Todos nós temos áreas em nossa vida que precisamos vencer, e claro que para isso precisamos dessa unção que nos capacita, tanto para nos manter firmes no Senhor, como para trabalhar e executar sua obra.
            Ap. Paulo reconhecia essa dependência e capacitação de Deus, e ensinou isso aos seus discípulos em Corinto, “É DEUS QUEM NOS CAPACITA”, e essa capacitação vem através da unção.
            Essa mesma capacitação veio sobre o Profeta Isaias:
            “O Espírito do Senhor Soberano está sobre mim, pois o Senhor me UNGIU para levar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para consolar os de coração quebrantado e para proclamar que os cativos serão soltos e os prisioneiros, libertos.” Isaias 61:1
            Mais tarde, em Lucas 4:18, essa mesma afirmação foi declarada pelo próprio Senhor Jesus, depois de ter passado pelo deserto, depois de ter sido batizado nas águas e ser cheio do Espírito Santo, pois ali começava o seu ministério.
            Nós temos a mesma chamada, ganhar, consolidar, discipular e enviar, ou seja, pregar o evangelho, consolar os que choram e levar libertação àqueles que estão presos ao mundo e ao pecado. Nós temos a mesma chamada que os 12 de Jesus, ser e fazer a diferença na vida das pessoas, por isso precisamos dessa unção que nos capacita.
            Atos 1:8 Jesus nos chama para sermos suas testemunha onde quer que nós formos, seja perto ou seja longe, dentro da nossa casa, no nosso bairro, na nossa cidade ou nas nações da Terra, mas não podemos testemunhar sobre Jesus, contar os seus feitos em nossa vida de qualquer jeito. Precisamos estar cheios da unção, e do poder de Deus que vem através do Espírito Santo.
            Jesus sabia de tudo isso, mas mesmo assim Ele disse que seriamos capazes de fazer as mesmas obras e até maiores que Ele fez (não por nós mesmos, não porque somos bons), se crermos Nele.
            “Eu lhe digo a verdade: quem crê em mim fará as mesmas obras que tenho realizado, e até maiores, pois eu vou para o Pai. Vocês podem pedir qualquer coisa em meu nome, e eu o farei, para que o Filho glorifique o Pai. Sim, peçam qualquer coisa em meu nome, e eu o farei! Se vocês me amam, obedeçam a meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e Ele lhes dará outro Consolador, que nunca os deixará. É o Espírito da verdade. O mundo não pode receber, pois não o vê e não o conhece, mas vocês o conhecem, pois Ele habita como vês agora e depois estará com vocês.” João 14:12-17
            O Espírito Santo nos unge e nessa unção somos protegidos, recebemos uma nova identidade e a garantia das promessas de Deus sobre nossa vida, e a capacitação que precisamos para pregar o evangelho de Jesus.
            Nós recebemos essa unção da parte de Deus, porque somos seus filhos, por isso é nosso dever e nossa responsabilidade NÃO DEIXAR O NÍVEL DE UNÇÃO CAIR, mas nós precisamos cuidar, zelar e ter uma vida de intimidade com o Senhor para não perdermos tudo isso que aprendemos, e para que o nível de unção seja mantido em nossa vida.

            Deus lhe abençoe

            Pr. Kleber Jacinto.

sexta-feira, 1 de março de 2019

Liberte-se para viver


Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Portanto, permanecei firmes e não vos sujeiteis novamente a um jugo de escravidão. Galatas 5:1

Jesus morreu para nos liberta do pecado e de uma longa lista de leis e regulamentos, a liberdade que hoje temos foi comprado por uma alto preço ,o preço do Sangue de Jesus  que rasgou todo escrito de divida e desde então satanás tenta nos levar de volta ao cativeiro, com uma falsa doutrina que o crente é livre para fazer o quer quiser , meus amados isso é uma grande mentira ,Jesus veio para nos liberta e não para nos deixar livres para fazer o quisermos  pois isso nos levaria de volta a escravidão dos nossos desejos egoístas e iníquos,
O livro de êxodo narra a historia do povo hebreu, eram escravizados e não tinham liberdade para nada , nem siguer adorar  a Deus eles podia , trabalhavam como escravos para farol e vivia sob o julgo das leis do Egito , ate que um dia eles clamara e Deus lhes enviou um libertado, o povo ficou feliz mas logo esqueceram dos tempos de escravidão ,e na primeira dificuldade começaram a murmurar, esqueceram da aliança que tinham com Deus e se afastaram do Senhor , murmuravam e sentiam saudades dos tempos que eram escravos no Egito,  16, Êxodo 16: 2. E toda a comunidade dos israelitas murmurou contra Moisés e Arão no deserto,  3. dizendo: Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão à vontade.
Por isso que peregrina aram por 40 anos no deserto, aqueles que apelam para a liberdade para, viver a seu modo ou praticar seus próprios  desejos, estão retornado a escravidão do pecado, é bem verdade que hoje vivemos pela graça e não mais sob o julgo pesado da lei mosaico, temos livre acesso ao Pai ,podemos entrar em sua presença e confessar nosso pecados a bíblia diz que temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo João 2:1
Nossa liberdade Cristão está em Jesus, quando cremos verdadeiramente nELe e o aceitamos como Senhor e Salvador das nossas vidas, as coisas do mundo e nossa velha natureza estão crucificados com Ele na cruz,
Conclusão libertar- se para viver é fazer a diferença entre a liberdade, e a licença para pecar, Deus nos oferece,  a liberdade e embora a salvação seja pela graça precisamos ,lutar para  nos manter libertos , pois a nossa carne militar contra o espírito e aquele que tiver mais bem alimentado será vencedor, nossa alma é  tendenciosa ao pecado por isso precisamos  levar uma vida de oração e meditação na palavra de Deus, esse tempo de intimidade com o Senhor é exencial   para fazer as escolhas certas e vivermos a vida que Deus sonhou pra cada um de nós,  se não vamos sentir saudades dos tempos que éramos escravos do pecado ,porque esse processo de relacionamento com Deus leva tempo e exige esforço e nem sempre é fácil se  manter fiel, contudo ,em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou Rm 8:37

Deus lhe abençoe

Dca. Maria Helena