1 Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, 2 pelo qual obtivemos também acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. 3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança, 4 a perseverança produz experiência e a experiência produz esperança. 5 Ora, a esperança não nos deixa decepcionados, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado.
Introdução: Justificação é o que Deus fez por nós!
Precisamos entender um pouco sobre Justificação antes de tratarmos de Fé e Esperança. Paulo, apóstolo de Cristo nos capítulos anteriores de Romanos expõe duas teses e consegue prová-las, que é a necessidade de Justificação e o meio de como ocorre esta justificação.
Em resumo a necessidade de justificação está em que todos os seres humanos, de todas as raças, de todas as culturas, de todos os credos e de todos os níveis sociais, são culpados diante de Deus.
Os efeitos da queda de Adão foi lançar todos os homens, indistintamente, num estado de depravação total. Todos os homens estavam sob a maldição e a condenação da lei, era necessário que houvesse uma justificação para que fosse possível sair deste estado.
O meio pelo qual temos esta justificação está na obra consumada de Cristo na cruz, este único e grandioso ato implica na justificação, isto é, uma obra exclusiva de Deus por meio de Cristo.
Necessitamos disto porque não tínhamos mais paz para com Deus, nota não é paz de Deus, mas com Deus.
Definição de paz
A palavra hebraica para “paz” é shalom. Denota muito mais do que a ausência de guerra e conflito. O significado básico de shalom é harmonia, plenitude, firmeza, bem-estar e êxito em todas as áreas da vida.
Isto estava nos faltando! Esta paz, não é a paz que o mundo persegue que é a ausência de guerras, mas sim o que nos reconcilia com Deus.
As religiões se esforçam para reconciliar o homem com Deus. Essa paz, contudo, não é fruto do esforço que o homem faz, mas do sacrifício que Cristo fez. Pela morte de Cristo fomos reconciliados com Deus. A paz que Jesus pode dar descrita em João 14:27a – “Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá.”
Não somos mais réus nem inimigos de Deus. Agora temos paz com Deus!
Definitivamente não é o que você faz que lhe traz paz com Deus mas é o que Jesus fez que lhe assegura está paz!
Justificação vai além do passado, toca o presente e o futuro!
A justificação não significa somente perdão e absolvição da culpa do pecado; também traz dentro de si a esperança da glória de Deus e a promessa da salvação final.
Mas antes é necessário entender que justificação é:
• Um ato declaratório de Deus. – A justificação não é um processo, mas um ato legal e judicial de Deus no qual ele declara, sobre a base da justiça de Cristo, que todas as demandas da lei estão satisfeitas com respeito ao pecador. Portanto, a justificação não é algo que Deus faz em nós, mas por nós. Ele resolveu!
• Recebida pela fé – Não somos justificados com base na fé, mas em virtude do sacrifício perfeito de Cristo. A fé é o instrumento pelo qual tomamos posse dos benefícios da cruz. A fé é a mão estendida de um mendigo a tomar posse do presente de um Rei. A fé é um instrumento e não a causa meritória da justificação. A fé não expia a culpa nem remove o castigo. É apenas o instrumento de apropriação dos benefícios da redenção.
• Por intermédio de Cristo – A base da justificação é o sacrifício de Cristo na cruz. Não somos justificados com base na obra que fazemos para Deus, mas na obra que Cristo fez por nós na cruz. Não somos justificados pelo mérito humano, mas pelos méritos de Cristo.
A morte de Cristo na Cruz é a causa fundamental da justificação, enquanto a fé é a sua causa instrumental.
Justificados do passado que tínhamos, temos no presente paz com Deus mediante a fé que ainda nos garante um futuro glorioso com Ele. Esta é nossa esperança!
A fé que caminha para esperança!
Fé não é o que salva, quem salva a redime e justifica é Cristo. Fé o instrumento que todo o cristão tem pelo qual acessa aquilo que Deus propôs ao homem quando deu Jesus em favor de todo aquele que crer.
Talvez possa ser estranho falar assim, mas eu posso afirmar que o homem pode ter fé no que quiser e isto não o levará a justificação e salvação, logo o EU TENHO FÉ deve ser seguida com a pergunta: Em quem você tem fé?
Se a resposta for qualquer uma diferente do que a fé no Deus pai e trino e na obra de Jesus na Cruz, então esta fé é pessoal e não aquela que provém de Deus como temos em Efésios 2:8 a 10.
8 Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Jesus Cristo é o autor e consumador de nossa fé como encontramos em Hebreus 12:1 a 3
1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, 2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus. 3 Portanto, pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.
O meio é o acesso pela fé a graça na qual estamos firmes!
Por qual motivo então temos que ter fé? Sem sombra de dúvida que fé é imprescindível para a vida daqueles que um dia creram e aceitaram sua condição de desgraça, e tiveram um encontro com Cristo e por isto fomos feitos filhos de Deus e sendo seus filhos, temos outra condição, a de acessar e desfrutar de sua presença, só podemos fazê-lo através da fé como está Hebreu 11:6 temos um versículo muito conhecido que “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam.”
A palavra grega prosagoge que foi traduzida como “acesso”, tem um significado tríplice:
• Primeiro: Significa a introdução de alguém à presença da realeza. Jesus nos dá acesso ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, nosso Pai.
• Segundo: Significa aproximação do adorador a Deus. Esta palavra prosagoge traz também a ideia de uma pessoa sendo introduzida no santuário de Deus a fim de adorar. Não temos mais audiências com o Rei, podemos ter o privilégio de viver no Seu palácio a sua sombra, em Sua presença e o principal: Adorá-Lo.
• Terceiro: significa a chegada ao porto seguro. Por mais que busquemos depender de nossos esforços, somos varridos pela tempestade, como marinheiros impotentes a enfrentar um mar revolto que os ameaça destruir totalmente. Ao ouvirmos a palavra de Cristo alcançamos o porto da graça. Por meio de Cristo, entramos na presença de Deus e encontramos segurança.
A esperança um caminhar constante rumo a Gloria de Deus
Não podemos confundir esperança com esperar, expectativa ou mesmo ansiedade, esperança é algo que temos que foi gerado dentro de nós por uma crença. Esperança não é esperar, é caminhar!
Uma definição possível para esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer perseverança, acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário.
Todo cristão tem a esperança de encontrar-se na glória com Cristo, todo o que é nascido de novo tem esta esperança de um dia poder vê-Lo como está descrito em Apocalipse 22:1 a 5
1 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. 2 No meio da praça da cidade, e de um e de outro lado do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura dos povos. 3 Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o adorarão, 4 contemplarão a sua face, e na sua testa terão gravado o nome dele. 5 Então já não haverá noite, e não precisarão de luz de lamparina, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão para todo o sempre.
Se você cristão e não tem esta esperança, o que você tem?
Neste caminhar constante de fé com esperança é necessário que entendamos que nem tudo será tranquilo porque Jesus advertiu em João 16:33 “Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.”
Paulo nos instrui que teremos tribulações que produzirão perseverança que por sua vez produz experiência a produz esperança. E esta esperança não nos deixa decepcionados! É um círculo virtuoso, entenda que tudo é para o seu bem se você está com Deus ele é o seu porto Seguro!
É preciso alinhar proposito a esperança
Não adianta ter esperança que fará algo ao qual Deus não está no assunto. Em Filipenses 4:6 e 7 temos o seguinte: “6 Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”
Repare que a não é paz com Deus já falada acima que é o acesso a Ele, mas é a paz dEle que irá direcionar nossos propósitos.
Sonhos estão intimamente ligados a esperança, pois sonhos são os gatilhos da esperança! Que você tenha os Sonhos de Deus para sua vida relevados! Não há nada que nos dá mais esperança que o plano de Deus relevado para nossas vidas.
Conclusão: A esperança em Cristo jamais acabará!
Jamais mesmo porque não é em nos que está ancorada a esperança é nEle mas somos os filhos de Deus que vivem ainda neste mundo e hoje Deus tenho algo da parte de Deus para te falar: Fuja daquilo que tentam destruir a esperança!!!
As crises são inimigas mortais da esperança, lembre-se do Salmo 34:19 “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra.” Elas vão passar em nome de Jesus Cristo!
Não lhe falte sabedoria em passar pelas provações, isto lhe dará capacidade para administrar os dons que Deus já lhe deu se não tem peça como em Tiago 1:5 “Se, porém, algum de vocês necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá com generosidade e sem reprovações, e ela lhe será concedida.”
Mas não te falte fé, pois isto destrói a esperança na continuação de Tiago 1:6 a 8 temos bem o que acarreta a falta de fé: “6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando, pois o que dúvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Que uma pessoa dessas não pense que alcançará do Senhor alguma coisa, 8 sendo indecisa e inconstante em todos os seus caminhos.”
Mas nos nossos dias você deve evitar o principal ladrão da esperança: as más notícias. Se você tem o Senhor Deus como pai, confia, o teme e é feliz nEle, logo as más notícias podem até vir mas você estará confiante como está no Salmo 112:7 “Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR.”
Traga a sua memória o que lhe dá esperança todos os dias Jesus é nossa esperança, a esperança para todos que o aceitam como salvador, em Lamentações 3:21 temos um texto que expressa bem isto “Quero trazer à memória o que pode me dar esperança.”
Sua esperança deve ser alimentada a cada dia com a palavra com as promessas e com a comunhão com o Espirito Santo de Deus.
Sua esperança vive em você, mora em você mas não é você!
Sua esperança, está no amor de Deus que foi derramado você através do Espírito Santo que te convence de todas as coisas! E jamais você ficará decepcionado com nada que vier da parte de Deus para você!
Que o Espírito Santo o conduza a o auxilie a completar a boa obra de Deus em sua vida!
“Para quem crê nenhuma explicação é necessária, mas para quem não crê nenhuma explicação é suficiente”
Shalom!
Pr. Luis Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário