SÃO PAULO – Apesar de ter tido uma educação financeira melhor que a maioria das pessoas, o colunista do site Business Insider William Cowie nunca investiu. Ele afirma que cresceu sem dinheiro e mal podia esperar por seu primeiro emprego sério para ganhar muito dinheiro. Assim que o colunista conseguiu, ao invés de poupar, ele só acumulava gastos com carros, vinhos e outras coisas, sempre se iludindo de que estava investindo.
Cowie afirma de que se iludir que o que você está fazendo é inteligente não é difícil, e ele acabou chegando à casa dos 40 dizimado pela recessão. A partir daí, ele percebeu que quanto mais dinheiro fazia, mais gastava e decidiu mudar. No entanto, questiona o colunista, como se começa a investir?
1 – Paixão
Nenhum dos artigos, textos ou livros fala do ponto inicial, de acordo com o colunista: paixão. Enquanto você não queira muito mudar, você não vai conseguir trocar seus hábitos e começar a investir. E isso é verdade para qualquer mudança de estilo de vida, como perder peso ou parar de fumar.
Assim, o primeiro passo é tomar uma decisão com paixão. Não interessa se por medo, raiva ou até ganância, investir é uma longa rotina. Ao longo do caminho, várias tentações vão aparecer, e pouco incentivo aparecerá para seguir fazendo o certo. Paixão é a única coisa que pode neutralizar as tentações que virão dia após dia. Com paixão, você pode fazer qualquer coisa funcionar, afirma William Cowie.
2 – Primeiro plano
O colunista conta que começou tarde a poupar dinheiro e quis abrir uma conta em uma corretora, mas na época precisava de muito dinheiro para isso. Então ele começou a poupar de pouco em pouco e transformou isso em um jogo de quanto conseguiria poupar todo mês, fazendo com que se tornasse a atividade de primeiro plano, e não mais uma outra atividade qualquer.
Assim, se chega ao segundo passo: fazer os investimentos uma parte intencional e que ocupe o "primeiro plano" de sua vida. Chegar na casa dos 40 sem nada forçou o colunista a admitir que não era um investidor naturalmente e que por isso, precisava se controlar.
3 – Oportunidades
Outra coisa que pouca gente comenta é a oportunidade, afirma William Cowie. Uma vez que você faz dos investimentos parte de sua vida, é natural que queira aprender mais, e assim acaba descobrindo as oportunidades que passaram.
Quando você quer comprar um carro, o que vê? Vários modelos do carro que quer comprar pela rua. De acordo com o colunista, o mesmo acontece com oportunidades de investimentos. Quando as pessoas ficam conscientes de alguma coisa, elas acabam percebendo-a muito mais, afirma Cowie. Assim, o terceiro passo é manter os olhos abertos para todas as oportunidades que possam aparecer.
extraído do site www.uol.com.br em 11/04/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário