AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A Aliança de Deus com Abraão – Pr. Wal

A Aliança de Deus com Abraão – Domingo – 18/10/2009 – Pr. Wal
Salmo 91:1
Três Eventos importantes na Vida de Abraão

1. O Seu chamado
Gn 12:1 a 4
Então o SENHOR disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”. Partiu Abrão, como lhe ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

 Não foi a primeira vez que o Senhor chamou Abraão:
Atos 7:2 e 3 – Estevão no Sinédrio
A isso ele respondeu: “Irmãos e pais, ouçam-me! O Deus glorioso apareceu a Abraão, nosso pai, estando ele ainda na Mesopotâmia, antes de morar em Harã, e lhe disse: “Saia da sua terra e do meio dos seus parentes e vá para a terra que eu lhe mostrarei”.

 Tudo indica que Abraão não tinha uma vida digna quando o Senhor o chamou:
Josué 24:2 e 3
Josué disse a todo o povo: “Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: ‘Há muito tempo, os seus antepassados, inclusive Terá, pai de Abraão e de Naor, viviam além do Eufrates e prestavam culto a outros deuses. Mas eu tirei seu pai Abraão da terra que fica além do Eufrates e o conduzi por toda a Canaã e lhe dei muitos descendentes

 Abraão não merecia o chamado, ele servia outros Deuses! E ele chamou Abraão do meio da Idolatria! Você pensa que precisamos ser maravilhosos para sermos chamados! Perfeitos e íntegros, e isto não é verdade!

 Deus não falou a Abraão para onde iria levá-lo:
(Novamente) Gn 12:1 “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei”

A Árvore da Vida significa Dependência
A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal significa Independência. Deus não falou para Abraão onde iria levá-lo, para que ele dependesse de Deus! Este é o propósito divino para as nossas vidas! O Propósito de Deus é trazer o Seu Reino para a terra!

2. A Promessa de Prosperidade e a sua Justificação
Gn 15:1 a 6 – A Aliança de Deus com Abrão
1 Depois dessas coisas o SENHOR falou a Abrão numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!”
2 Mas Abrão perguntou: “Ó Soberano SENHOR, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco?”  - Fé é um exercício prático diário, embasado pela Palavra de Deus!
3 E acrescentou: “Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro!”  Pela Tradição
4 Então o SENHOR deu-lhe a seguinte resposta: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro”.
5 Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: “Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las”. E prosseguiu: “Assim será a sua descendência”.
6 Abrão creu no SENHOR, e isso lhe foi creditado como justiça.

O texto fala de pecado? Então por que fala de justiça?
Alguém quer nos faz sermos merecedores? Não. O homem só pode se aproximar de Deus se for justo, nós fomos justificados por Jesus Cristo! Não por Obras! Mesmo Abraão foi justificado pela Fé em Deus!!!

Jamais chegue diante de Deus com justiça própria! Sempre chegue diante de Deus em humildade, dependente da graça, nunca como merecedores por coisa alguma.

Ser justificado significa ser declarado justo, só que nossa justiça é Cristo, e Deus não pode nos rejeitar, não é nossa, é de Cristo!

3. A Circuncisão
Gn 16:1 e 2
Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Como tinha uma serva egípcia, chamada Hagar, disse a Abrão: “Já que o SENHOR me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela”. Abrão atendeu à proposta de Sarai.

A partir daí nasceu Ismael. Abraão fez alguma coisa errada? Hagar era sua escrava, e com o consentimento de Sara, Ismael foi concebido. Foi a primeira barriga de aluguel da história!

Para Deus não basta saber o que você faz! Para Deus importa saber com que força você está fazendo. Se fizermos na nossa força, isto para Deus é carne, e Ele não aceita esta obra!

Deus só aceita aquilo que vem de dependência de Deus.

 O QUE É SER CARNAL?
Ismael significa carne. A maioria de nós entende que ser carnal é a pessoa que mente e rouba. Ser carnais é sermos naturais.

Há irmãos que não entendem o que é depender de Deus e andar por fé. Andam na carne, nas decisões naturais da alma. O propósito de Deus é que andemos no espírito.

Precisamos andar na Revelação do Espírito. Precisamos buscar, em nossa experiência com Deus, em uma vida de Jejum e Oração, em uma vida de Adorador, a revelação que precisamos para tudo em nossas vidas!

Para vencer o pecado da Ira fazemos na força humana. Isto é Ismael, não será Isaque (não irá muito longe). É no Senhor que devemos buscar ajuda! Quando Deus operar, você nem perceberá, o Senhor te transformará!

No Louvor, se ao tocarmos, fazemos na nossa habilidade e técnica, isto é carne. Se o músico for dependente de Deus, ele louvará no Espírito!

Nós somos muito preocupados com sinais exteriores. A circuncisão é um sinal exterior de uma realidade interior!

Gn 17:1 a 12
A Circuncisão: O Sinal da Aliança
1 Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o SENHOR lhe apareceu e disse: “Eu sou o Deus todo-poderoso; ande segundo a minha vontade e seja íntegro.
2 Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência”.
3 Abrão prostrou-se, rosto em terra, e Deus lhe disse:
4 “De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações.
5 Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações.
6 Eu o tornarei extremamente prolífero (fecundo, frutífero); de você farei nações e de você procederão reis.
7 Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes (nós!), para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.
8 Toda a terra de Canaã, onde agora você é estrangeiro, darei como propriedade perpétua a você e a seus descendentes; e serei o Deus deles.
9 “De sua parte”, disse Deus a Abraão, “guarde a minha aliança, tanto você como os seus futuros descendentes.
10 Esta é a minha aliança com você e com os seus descendentes, aliança que terá que ser guardada: Todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne.
11 Terão que fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês.
12 Da sua geração em diante, todo menino de oito dias de idade entre vocês terá que ser circuncidado, tanto os nascidos em sua casa quanto os que forem comprados de estrangeiros e que não forem descendentes de vocês.

Rm 2:29a – “Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela Lei escrita.”

Mt 23:27 – “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície.”

Colossenses 2:11 “Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.”

 Rm 12:1 (sacrifício vivo, santo e agradável) / Servo  Escravo / Circuncisão no Coração
Isto parece incoerente!?!?! Como sacrifício se devemos andar por fé e não por obras??? Devemos nos lembrar da natureza de Adão!!! Ele era um Super-Homem! Nós não temos idéia do que ele podia fazer antes do pecado, mas tudo isto está dentro de nós! Como? Pela Fé?

Não receberemos nada por que merecemos! Nós receberemos por que nós cremos na promessa de Deus! Precisamos andar na Graça de Deus!

Nós temos que cumprir a Lei? Não! É o Espírito Santo, habitando em mim, que ira me conduzir a toda a verdade. O que devemos fazer é deixarmos nos levar pelo Espírito Santo!

Não olhe para seus defeitos! É a Promessa Dele que se cumprirá! O que devemos fazer?

Hoje o diabo ainda te segura, por que ele acusa você de ser injusto e de não merecer nada de Deus. Quando você entender, no seu espírito, que não é por mérito, é pela Graça. Quando andamos no nível da carne, nos mantemos, como Cristão, nesta batalha contra a carne e o diabo, é um evangelho pesado!!!

Não confie na sua própria justiça, confie na Justiça que vem Dele. E se a justiça Dele estará sobre você, Ele irá gerar vida onde há morte!

Isto precisa gerar fé em nós, a fé irá gerar ação e a ação, em Deus, guiada pelo Espírito Santo, irá trazer a Glória de Deus nas nossas vidas! Isto só é possível se você crer, como creu Abraão. Chame à existência as coisas que não existem! Ore e declare a Promessa em sua vida!

Salmo 2:8 – “Pede-me, e te darei as nações como herança e os confins da terra como tua propriedade.”

Cristo é a nossa Justiça. Você está apto para entrar no Céu?
Então você está apto para trazer o Céu aqui para a Terra! Quando você entender que não é pela sua justiça, mas sim pela Justiça Dele! A sua fé dará um salto maravilhoso!

Pr. Waldemiro L. Lustosa

Nenhum comentário: