AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

domingo, 1 de janeiro de 2017

Sou da família de Deus

Texto Base: João 1:12 e 13
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
INTRODUÇÃO:
Ouvimos por diversas vezes que “todos” são filhos de Deus, logo se são filhos fazem parte da família que Deus tem. Mas até que ponto a palavra “todos” implica em uma generalidade? Como podemos fazer parte desta família? Qual é a indicação que aponta para uma resposta positiva para a pergunta tema?
Para ilustrar vamos primeiro entender o que é uma família tradicional.
1o CONCEITO - O que é família? Uma pequena descrição do significado:
Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar.
Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.
A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.
O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar.
Como você pode fazer parte de uma família?
  •   Criando uma nova a partir da uma união entre dois indivíduos;
  •   Sendo gerado a partir de um relacionamento entre seres biologicamente distintos;
  •   Ou sendo adotado;
    2o A LIGAÇÃO - A família do homem ligada a família de Deus.
    O pecado original de Adão fez a separação da família, trouxe o divórcio incondicional, o qual o resultado do litigio da separação foi a perdição e destruição eterna do homem através da desconexão com a família de Deus.
    Como a ruptura foi dada no corpo e atingiu a alma e principalmente o espirito do homem que morreu era necessário estabelecer através da mesma carne a ligação então encontramos qual foi o Plano de Deus para o restabelecimento do vinculo familiar do homem.
    4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,5 Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. 6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. 7 Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. Gálatas 4:4-7 (ACF)
    3o A PERGUNTA - Você faz parte da família de Deus?
    A família de Deus é muito grande e pertencer a ela é um grande privilégio! Todos que são salvos pertencem à família de
    Deus, porque foram adotados por meio de Jesus.
    Não pertencemos mais ao pecado. Agora pertencemos ao nosso Pai, que nos ama. Temos irmãos em todo o mundo que amam Jesus!
Deus cuida de nós com carinho de pai. "Aba" significa "Papai". Na igreja encontramos uma família imperfeita, mas unida pelo amor do Pai.
O versículo base informa que é da vontade de Deus que sejamos filhos, mas é da nossa vontade fazemos parte da família? Note, que você pode continuar como filho do seu pai e sua mãe, mas você está inserido e faz parte da sua família?
Exite algo que nos atuais dias tem gerado dúvida na reposta a pergunta tema, que é a falta de respeito generalizada tanto com a figura de Deus quando com a figura dos pais terrestres associada principalmente ao desejo de andar dirigido por sua própria vontade.
Qual é a família que não tem dificuldades? Qual é a casa que não há diferenças para serem ajustadas? Qual é o lugar em que os irmãos discutem por quem irá pegar o maior bife? Não é aqui na terra com certeza, mas existe lugar perfeito este é no céu com Deus o pai o criador.
Entretanto ao assumirmos a postura de filhos de Deus, implica em que devemos respeitar aquilo que o nosso Pai celestial nos tem indicado o que deve ser feito. Qual de nós, inseridos em uma família, não obedecendo aos nossos pais terrenos não sofreremos as consequências pela rebeldia?
Deus tem o desejo que permaneçamos como filhos inseridos em Sua santa família, e somente poderemos fazer isto através do Seu amor que nos dá unidade, não é por nossa força de vontade, não isto não te fará suportar, mas é pelo amor de Deus e o amor a Ele.
Nestes dias atuais muitos estão como crianças mimadas e tem tentado a Deus em sua forma de viver, lembremos de Jesus Cristo sendo tentado por satanás onde Ele refuta através da palavra que não devemos tentar a Deus.
Sim Deus é amor, não a sombra de dúvida nisto, mas como um pai que ama seus filhos ele os corrige para que os mantenha, o texto de Hebreus 12, mostra como Deus trata seus filhos em sua família:
6 Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho.7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. 9 Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? 10 Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. 11 E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. Hebreus 12:6 a 11
Nesta geração mimada uma correção ao invés de gerar uma esperança de acerto futuro, gera birra e magoa. A correção serve para te dar paz e justiça!
Na família de Deus requer que tenhamos amor fluindo em nós e através de nós, dar e receber amor faz parte dos membros da família, você pode suportar uma pessoa sem amor por um determinado período de tempo e por um objetivo, mas a ordem expressa na bíblia no livro de Colossenses é esta:
12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. 14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. Colossenses 3:12 a 14
Viver em família não á fácil e se for com sua força torna-se quase impossível, mas com o poder do Espirito Santo atuando em você isto é factível, porque Deus não seria injusto e inconsequente de apontar a forma como deveríamos nos tratar em uma unidade sem que nos desse respaldo espiritual para que isto fosse possível de ser vivido.
Obedecer a Deus faz parte do princípio para viver em família, Paulo aos Filipenses mostra que Deus opera da forma como Ele entende ser a melhor para seus filhos, mas cabe aos Seus filhos obedecerem ao que Ele determina com temor e tremor.
12 De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; 13 Porque Deus é o
que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. 14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; 15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Filipenses 2:12 a 15 (ACF)
CONCLUSÃO:
Os valores da família têm sido contestados nos dias atuais, justamente para que não se tenha a referência do padrão divino consequentemente seja deixado de lado o coletivo familiar em busca da vontade do eu e de sua ambição e ganancia.
Como filhos que nascem, crescem e amadurecem em todas as famílias Jesus nos ensinou através de três ordens bem explicitas de como podemos fazer parte da família de Deus.
  •   SE VOCÊ AINDA NÃO ACEITOU A JESUS: VENHA!
    27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:27 e 28
  •   SE VOCÊ JÁ ACEITOU JESUS, MAS AINDA NÃO RECEBEU O PODER DO ESPÍRITO SANTO: FICAI!
    E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24:49
  •   SE VOCÊ JÁ ESTÁ CHEIO DO PODER DE DEUS: IDE!
    Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19
    Inseridos em uma família, vamos sempre reproduzir o que nela vivemos e aprendemos, na família de Deus ele nos ensina a ama-lo de todo o coração e amar o seu próximo, de modo a demostrar quais são os valores que você tem aprendido dentro da unidade familiar.
    Jesus nos ensinou como deveríamos nos portar como filhos de um pai muito amoroso, mas que também Ele deve ser honrado, respeitado.
    O amor é um sentimento sofisticado é uma criança pode não pode entendê-lo em sua plenitude, mas o respeito é mais básico e é pré-condição para que o amor verdadeiro de manifeste.
    Devemos ter em mente que a fé nos dá o acesso a família, a esperança nos liga como uma família, mas é o amor que nos faz viver em família segundo o que Paulo fala aos coríntios.
    Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:13
    Você que alcançou a misericórdia de Deus em Cristo Jesus é esta geração da família de Deus a ser aperfeiçoada nesta terra.
    9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. 1 Pedro 2:9 e 10
    Que sejamos e vivamos da forma como Deus quer e que possamos responder SIM para a pergunta proposta. Deus te abençoe para viver em família.
    Pr. Luis Santana - Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: