AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

domingo, 1 de setembro de 2019

Disponha-se a servir


Elias, que era de Tisbe em Gileade, disse ao rei Acabe; “Tão certo como vive o Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá orvalho nem chuva durante os próximos anos, até que eu ordene!”I Reis 17-1

            Elias, Profeta poderoso, um servo de Deus. A Bíblia nos conta como ele foi ousado e extremamente usado por Deus para trazer conserto ao povo de Israel, que já não O buscava mais. O próprio rei da época, Acabe, de acordo com os relatos bíblicos (IRs 16:30-33) fazia o que era mal perante o Senhor, assim como seus antepassados. Acabe casou-se com Jezabel, construiu um templo e um altar para Baal e Aserá, construiu postes-idolos deles, e diante deuses se prostrava juntamente com o povo. O versículo 33 diz que Acabe provocou a ira do Senhor, mais do que todos os reis que vieram antes dele.

            Cansado de ver o povo pecando, cada vez mais se desviando dos caminhos do Senhor, cansado dessa idolatria, e da desonra à Deus, que fazia o povo sofrer com constantes guerras,  Elias resolve agir, a fim de que o povo voltasse a adorar somente ao Deus vivo, o Senhor dos Exércitos, e profetiza a fim de trazer a correção ao seu povo.

            Os dias atuais não estão muito diferentes dos dias de Elias, o pecado destruindo as pessoas, violência, morte, corrupção dominando os noticiários, famílias sendo destruídas por causa das drogas, alianças sendo quebradas por causa do adultério, a idolatria e a feitiçaria ainda reinando, e o nome do Senhor sendo desonrado.

            Mas quero lhe dizer algo, eu e você, somos os servos que assim como Elias, com voz profética, e cheia do Espírito de reconciliação, trará o conserto àqueles que nos ouvirem e aceitarem Jesus como Senhor e Salvador. Então veremos a profecia de Malaquias 4:5, o coração dos pais voltando-se para os filhos, e o coração dos filhos voltando-se para os pais.

Quem era Elias?

            Veja que Elias aparece na história de repente, no capitulo 17. Esse versículo que lemos é a primeira vez que o nome do profeta é mencionado, tanto é que o autor o apresenta como um tesbita (nascido na cidade de Tisbe), e que vivia na cidade de Gileade. Antes disso não se tem nenhum relato do profeta, se ele já havia profetizado algo relevante ao rei Acabe e à nação de Israel. Não tem aquele momento em Elias é chamado e enviado por Deus. O que vemos é que Elias era um profeta em Israel, cheio do Espírito de Deus, um servo do Deus vivo, que diante de uma necessidade se dispôs passou profetizar.

            Na sua apresentação, Elias se define como um servo de Deus, “Tão certo como vive o Senhor o Deus de Israel a quem sirvo...”.

            O Interessante nesse texto é que outra tradução, a Almeida Revista e Corrigida diz “Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou...”, então Elias além de deixar bem claro a quem ele servia, o Deus de Israel, outra tradução diz que o profeta estava perante a face de Deus, estava diante da Sua presença, e conhecia os anseios e desejos do Senhor para seu povo.

            Eu estou diante de homens e mulheres que servem ao Senhor, e que estão diante da sua face, que conhecem os desejos do coração do Pai, e se levantam com uma voz profética, trazendo a reconciliação.

            E hoje quero ver com você os benefícios de um servos que está perante a face de Deus.           
Quais são os benefícios de quem serve a Deus?

- está na Sua presença diante da sua faceJoão 12:26Se alguém quer ser meu discípulo, siga-me, pois meus servos devem estar onde eu estou. E o Pai honrará quem me servir.

            Creio que um dos maiores benefícios de ser um servo é estar na presença de Deus, e Jesus deixa isso muito claro quando diz que aqueles que são seus discípulos e o seguem, são aqueles que o servem e estão em sua presença. O servo está onde o seu Senhor está, pronto, preparado para servir.

- Tem respaldo (final do versiculo 1)  “...que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra...” ARC ou “...até que eu ordene.” NVT.

Repare que não foi Deus que mandou Elias profetizar que não choveria em Israel. Não está escrito “e Elias disse a Acabe, assim diz o Senhor”, ou “Disse o Senhor a Elias, profetiza contra Israel, não mandarei chuva nos próximos anos”. Outra coisa que nos chama atenção é que em nenhum momento Elias estabeleceu o tempo que duraria a seca. Elias liberou uma palavra profética contra Israel e o Senhor o respaldou, e não permitiu que viesse chuva sobre aquela terra até que o povo se voltasse novamente ao Senhor. Quando servimos e estamos diante da Sua face, Deus respalda as nossas palavras e nossas decisões. Por isso eu digo profetize uma palavra de benção para seu irmão, abençoe-o, porque você é servo de Deus, está diante da Sua face, e Ele vai respaldar sua palavra.

- Ouve a Deus (v 2)

            Quem está na presença do Senhor conhece os Seus planos e projetos para sua vida, para a vida de seus discípulos, porque está perto dele. 

            Porque eu sei os planos que tenho para vocês, diz o Senhor. São planos de bem, e não de mal, para lhes dar o futuro pelo qual anseiam. Naqueles dias, quando vocês clamarem por mim em oração, eu os ouvirei. Se me buscarem de todo o coração, me encontrarão. Serei encontrado por vocês, diz o Senhor. Acabarei com o exílio e os restaurarei. Eu os reunirei de todas as nações para as quais os enviei e os trarei de volta para casa para sua terra.Jeremias 29:11-14

            Em João 15:15, Jesus vai além e diz que seus discípulos,  aqueles que estão na sua presença diariamente, são seus amigos, e a eles revelou tudo o que o Pai lhe disse.

- é Protegido por Deus (V 3)

            Olhe que interessante. Depois que Elias profetizou contra Israel, dizendo que não haveria chuva até que ele ordenasse, Deus protege o profeta, tanto da ira do rei, como da seca e manda ele se esconder próximo ao rio Querite.

            O Senhor protege aos seus servos.

O Senhor diz: Livrarei aquele que me ama, protegerei o que confia em meu nome. Quando clamar por mim, eu responderei e estarei com ele em meio às dificuldades; eu o resgatarei e lhe darei honra. Com vida longa o recompensarei e lhe darei minha salvação.” Salmos 91:14-16

- é Sustentado por Deus (v 4 a 6)

            Elias estava a serviço de Deus, e o próprio Deus mandou que corvos alimentassem o profeta enquanto estava morando perto do rio. Depois que o rio secou, o Senhor mandou Elias para a cidade de Sarepta, fora dos domínios do rei Acabe, e lá o Senhor ordenou uma viúva estrangeira sustentar Elias. (v 8-9).

            Deus conhece as necessidades de quem está em sua presença, e o serve. Ele está atento a tudo em sua vida. NADA IRÁ LHE FALTAR.

            Portanto, não se preocupem dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir? Essas coisas ocupam o pensamento dos pagãos, mas seu Pai celestial já sabe do que vocês precisam. Busquem, em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas lhe serão dadas.”Mateus 6:31-33

            Claro que precisamos trabalhar, e é através do nosso trabalho que Deus vai nos abençoar. Trabalhe, mas separe um tempo para servir a Deus, seja liderando uma célula, trabalhando na igreja em algum dos departamentos. Trabalhe para ter seu sustento, mas separe um tempo para alimentar seu espírito na célula, ou na reunião de 12, nos cultos, ir ao Encontro com Deus, aos retiros. Dê a Cesar o que é de César, e de a Deus o que é de Deus.

            Não se preocupe, sirva a Deus, ande em sua presença, esteja diante da Sua face, o Senhor não vai deixar faltar nada pra você e sua família, Ele sabe de tudo o que você precisa.

Deus lhe abençoe

Pr. Kleber Jacinto               

Nenhum comentário: