AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Redescobrindo o que deixamos guardado


Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.  1 Timóteo 4:14-16

Quem não gosta de ganhar presente? Podemos até argumentar, ai não gostei, não serviu, não ficou bom em mim, eu queria outra coisa ...
Estamos nos aproximando da época que é comum ganhar presentes, as crianças começam a ficar eufóricas, os adultos a pensar em quanto irão gastar, se vai ter amigo secreto, ou se vai ter que dar um monte de presente.
Se fizermos um balanço na maioria das vezes é sempre muito bom ganhar presente, principalmente quando você não está esperando, pode ser simples um chocolatinho, uma amostra grátis, já nos faz feliz.
A palavra nos diz que recebemos presentes de Deus, o que temos feito deles, será que gostamos do que recebemos, estamos usando?
No trecho acima lemos a recomendação do Ap. Paulo a seu discípulo Timóteo.
“Não desprezes o dom que há em ti”, em outra versão “não negligencies o dom que há em ti”. A palavra negligente provém do grego ‘ameleo’ que significa: não dar atenção; desconsiderar; desprezar; descuidar.
Dom, do grego ‘khárisma’, significa: dom da graça de Deus; capacidade para desempenhar bem uma missão; presente de Deus.
Então Paulo está dizendo: Não despreze o presente que Deus lhe deu.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações. 2Tm 3-16-17
Se não tivesse registrado na palavra que não devemos desprezar o dom que ele nos deu, de certo não nos daríamos conta que “engavetamos” muitas coisas em nossas vidas.  O que não é usado, que fica escondido, é infrutífero, só ocupa espaço, perde o sentido.
Quando minha bisavó faleceu descobriram um monte de dinheiro que literalmente ela guardava debaixo do colchão. Ela não usufruiu, guardou tanto que perdeu o valor, as cédulas já haviam sido trocadas há vários anos.

Será que dá tempo para recomeçar? O que tanto nos impede?
Não é fácil mantermos os pés na terra e o coração em Deus, achar o equilíbrio entre as coisas desse mundo, o tempo presente e o espiritual que é atemporal, que tem armas invisíveis poderosas em guerra por exemplo.
Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará. Dt 31:6
A carta a Timóteo é tão atual que parece que foi escrita ontem. Tantas recomendações e analises sobre o cenário social que conseguimos nos enxergar mesmo estando no final de 2019.
Hoje o Senhor nos chama novamente para o avanço, mas este primeiro passa pelo avanço pessoal de cada um.
Paulo sabia que Timóteo precisava da palavra de Deus para fazer o trabalho de evangelista. Ele não fala para Timóteo se apoiar na sua "experiência", e nem que ele estude para aprender pregar. Em vez disso Paulo fala: "tem cuidado de ti mesmo e da doutrina...porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos que te ouvires.
Paulo fala da vida de Timóteo, suas emoções, saúde. Precisamos cuidar da nossa saúde física, emocional e espiritual. Nosso corpo é um sistema único a parte física e a emocional não estão desassociadas uma da outra, o que afeta o corpo mexe na emoção, o que afeta a emoção, mexe no corpo.
A palavra emoção vem do latim emovere: o “e” significa energia, enquanto “movere” significa movimento, ou seja, toda emoção existe para movimentar a vida e mudar o que está em desequilíbrio (Rodrigo Fonseca – Livro E -moções)
O Senhor fez tudo de forma perfeita para nos manter em equilíbrio, nos deu o Espirito Santo para nos ensinar, deu dons, propósitos de vida e você vai avançar na medida da sua fé.
Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Romanos 12:3
Essa não é uma palavra de motivação, mas que te chama a realidade de quem você é em Deus.
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 2 Coríntios 4:8,9
Podemos olhar ao redor e ver a quantidade de coisas que estão erradas, mas o mais importante é saber que não é o que está ao redor que vai nos destruir, mas se “”o errado”, “o pecado”, estiver dentro de nós, esse sim nos destrói, por isso se apegue a palavra para levar uma vida em santidade.
Tenha certeza que o dom de Deus está sobre sua vida e cumprirá o objetivo correto dentro do Reino, permaneça firme na fé e dentro do ministério, estude a carta a Timóteo como se tivesse sido escrita para você. O Ap. Paulo alerta sobre muitos que abandonarão a fé dando ouvidos aos ensinamentos demoníacos; hipocrisia; mentiras; aceitação do erro, a ponto de agradecerem a Deus após praticarem o pecado; lendas pagãs e crendices.
E jamais se esqueça que o maior presente, dom, que o Pai poderia ter nos dado Ele já nos deu, que é a vida eterna em Cristo.
Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.
Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Rm 6:22,23

Deus te abençoe

Pra. Rosana Santana

Nenhum comentário: