AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Desenvolva sua salvação

 Assim, meus amados, como vocês sempre obedeceram, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvam a sua salvação com temor e tremor.” Filipenses 2:12

            Você tem alguma habilidade? Você sabe fazer alguma coisa? Qualquer coisa. Dirigir, jogar futebol, correr, andar de bicicleta, cozinhar, cantar, tocar um instrumento, etc.

            Você se lembra quando começou a fazer isso? Como foi quando essa habilidade apareceu na sua vida? A primeira vez que você subiu em uma bicicleta você já começou a pedalar, sem medo nenhum, sem rodinha, sem ninguém te segurando.

            Com certeza não foi assim. Tudo teve um começo e provavelmente a primeira vez que você fez algo que hoje domina muito bem, teve alguém ao seu lado te ensinando as primeiras coisas, os princípios. Me recordo quando eu comecei a aprender a dirigir. Eu tinha por volta de 12, 13 anos, mas eu disse que eu comecei a aprender a dirigir, e não que eu comecei a dirigir, porque meu pai me ensinou o inicio das coisas. Como ligar o carro, onde ficava os pedais do acelerador do freio e embreagem, como eles funcionavam e aos poucos ele foi me ensinando a dirigir. Guardar o carro na garagem, andar de ré, tirar o carro da garagem, e etc. E todos os finais de semana eu treinava um pouquinho, dirigia um pouquinho, e assim fui aprimorando a minha habilidade de dirigir.

            E hoje quero falar exatamente sobre isso, desenvolvam a sua salvação com temor e tremor.

Desenvolver = Fazer crescer, tornar maior e mais forte. Fazer aumentar, aumentar a capacidade ou possibilidade, fazer progredir. Expandir, aprimorar.

            Existe uma frase, a qual não se sabe quem é o autor, mas que diz assim “a prática leva à perfeição”.

            Eu, sinceramente, não sei se podemos chegar à perfeição de alguma coisa, porque somos imperfeitos e erramos, mas com certeza essa prática constante vai nos levar a um nível muito maior, muito mais elevado; A prática  ou o desenvolvimento dessa habilidade que está na sua vida, vai te levar à excelência.

            Esse desenvolvimento, essa prática constante vai fazer com que você fique cada vez melhor naquilo que se propõe a fazer até chegar a excelência. Então você descobre que sempre tem algo a melhorar até chegar à perfeição.

            A carta aos Filipenses foi escrita pelo Ap. Paulo. Ela foi escrita em Roma entre os anos de 60 a 62 d.C durante a sua 1ª prisão. A igreja de Filipos foi a primeira igreja da Europa e ela foi plantada em 51 d.C, durante a segunda viagem missionária de Paulo (Atos 16).

            E nessa carta, o Ap. Paulo, ensina aos seus discípulos em Filipo que para manterem-se firmes em Cristo precisariam desenvolver, praticar a salvação que haviam recebido com temor e tremor.

            E hoje também vamos aprender sobre esse assunto. Igualmente a suas habilidades naturais, sua salvação precisa ser desenvolvida, precisa ser praticada com temor e tremor, ou seja, com o devido respeito e reverência.

            Nessa caminhada dificuldades vão aparecer, situações e até pessoas vão surgir querendo fazer você desistir e desanimar. Ensinos heréticos chegarão até você dizendo que uma vez que você foi salvo pra sempre você está salvo, não importando que você faça, mas isso não é verdade, e a prova está nesse versículo. O Ap. Paulo deixa isso bem claro, quando ele fala “desenvolvam a sua salvação”. A salvação nos foi dado de graça, sim isso é verdade, mas também é verdade que essa salvação precisa ser mantida, desenvolvida, praticada.

Hoje, então, vamos aprender, o que precisamos fazer para desenvolver a nossa salvação, e quero começar com os cuidados que devemos ter para desenvolvermos nossa salvação com temor e tremor.

1 – Palavras – Conversações.

“Não se enganem: “As más companhias (más conversações) corrompem os bons costumes.” 1Coríntios 15:33

            Cuidado com aquilo que você tem dado ouvidos. Cuidado com as palavras que você deixado entrar no seu coração. Dar ouvidos à palavras negativas te afastam de Deus. Conversas mundanas, cheias de malícia e maldade, conversas cheias de mentiras, cheias de veneno, essas conversas tem um nome FOFOCA. Infelizmente essas conversas podem vir de diversas pessoas, as vezes pessoas que trabalham com você, pessoas que moram na mesma casa que você e até mesmos (infelizmente) pessoas que congregam na mesma igreja que você.

            Novamente, cuidado, porque o diabo usa essas palavras para te afastar do propósito de Deus para a sua vida, podem destruir sua fé, matar sua esperança e roubar sua salvação.

            Mas o contrário também é valido, uma boa conversa pode te ajudar, pode te desatar, te levar mais longe, te abençoar.

            Além das palavras que tem chegado até você, quais são as palavras que tem saído da sua boca? Essas palavras tem abençoado as pessoas que estão ao seu redor? Essas palavras tem alimentado ou destruído?  O que você tem falado?

            Você vem no culto, vai à célula, lê a Bíblia, você é ministrado poderosamente pelo Espírito Santo, mas aquilo que sai da sua boca é totalmente contrário ao que você recebe de alimento. O que deve sair da sua boca é aquilo que edifica aquele que ouve, e também sua vida.   

2 – Andar com pessoas que não temem a Deus.

Mas nada correrá bem para o ímpio, e ele não prolongará os seus dias; será como a sombra, visto que não teme a Deus.” Eclesiastes 8:13

            Atenção às pessoas com quem você tem se relacionado. O ser humano é um ser que foi criado para ter relacionamento. Sozinhos não conseguimos fazer nada, precisamos uns dos outros para crescer, para avançar. As pessoas que não se relacionam vivem amarguradas, tristes, são como aquelas pessoas que se escondem no meio da floresta, em uma caverna, são chamados de Eremita ou Ermitão. Vivem sozinhos, isolados de tudo e de todos.

            Mas precisamos ter cuidado com quem nos relacionamos, avaliar nossos relacionamentos. Não estou dizendo se a pessoa é ou não da igreja, pois muitas vezes, relacionamentos e amizades com os irmãos da fé são tão ou mais tóxicos do que relacionamentos com pessoas do mundo.

            Avalie para quem você tem compartilhado os seus sonhos os seus planos, os seus objetivos   . É importante fazermos isso, mas precisa ser feito com pessoas que vão te ajudar a crescer nesses planos e propósitos, pessoas que pensam e sonham como você ou até mais alto que você. Pessoas que celebram quando você conquista algo e que não ficam colocando defeito naquilo que é seu, ou diminuindo sua conquista e seu esforço.

            Não entregue sua alma para qualquer pessoa, isso vale para qualquer tipo de relacionamento. Seja uma amizade, seja um relacionamento amoroso para futuro casamento.

            Não entregue seu coração nas mãos de pessoas que só querem te usar, seja em que nível for.

            Moças e rapazes solteiros, cuidado, orem, busquem ao Senhor antes de iniciar um compromisso/namoro. Conheça muito bem a outra pessoa. Conhecer apenas as qualidades e as habilidades não significa que você já a conhece. Descubra seus defeitos, seus erros, seus pecados. Observe que ele (ela) trata sua família, principalmente o pai e mãe dele(a), pois vai ser assim que você será tratado. Avalie se a pessoa é trabalhadora, estudiosa, trabalha para crescer na vida, ou se apenas é uma encostada que não quer fazer nada, e que vive às custas dos outros. Avalie os propósitos, e objetivos, se o chamado dele é compatível com o seu. Beleza um dia acaba, caráter não.

            Tudo isso vale para as amizades também. Avalie se seus amigos tem sido benção em sua vida, ou se eles tem sido um estorvo. Onde você tem ido com seus amigos? O que você tem feito com eles? Você é quem você é quando está com eles, ou para estar com eles você esconde sua fé e se torna outra pessoa.

            É melhor terminar o relacionamento, perder a amizade do que perder a salvação. Lembre-se quem é amigo do mundo é inimigo de Deus.

            Talvez você diga, mas Jesus andava com pecadores. Não, Jesus andava com Deus, Jesus se relacionava com os 12 Apóstolos, com os discípulos. Jesus encontrava-se com os pecadores, Jesus encontrava-se com a multidão, mas Ele não concordava com seus pecados.

            Para andar e ter um relacionamento com Jesus tinha uma regra, e Ele deixava isso claro, que para segui-Lo era preciso abandonar a vida de pecado.

Jesus dizia a todos: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. De que adianta uma pessoa ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou causar dano a si mesma? Pois quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.Lucas 9:23-26          

            Essa renúncia é necessária para desenvolver a sua salvação. Prepare-se para abandonar coisas que você dá muito valor mas que não valoriza a sua fé e sua salvação.

            E o que fazer para desenvolver a Salvação?

- Envolva-se da na igreja.

Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, constituem um só corpo, assim também é com respeito a Cristo.1Coríntios 12:12

            Envolva-se no trabalho da igreja. A igreja é o Corpo de Cristo do qual Ele é a cabeça. Você faz parte do corpo, você pertence ao corpo. Você não é um enfeite do corpo, um adorno bonito.

            Não somos acessórios do Corpo de Cristo. Não somos um anel, um brinco, uma gargantilha um pingente. Essas coisas estão no corpo, mas não são o corpo, não fazem parte do corpo.

            Conforme lemos em 1 Co 12:12, somos corpo, e nele cada um tem uma função. Os dedos das suas mãos estão no corpo e tem uma função no corpo. Os dedos dos seus pés estão no corpo e tem uma função no corpo, assim como o nariz, as orelhas, a boca, os olhos, cada um tem uma função no corpo. Se um parar ou faltar compromete o corpo todo.

            Infelizmente existem aqueles que são corpo, mas agem como acessórios foram inseridos no corpo para ajuda-lo, mas querem apenas enfeitar. Querem estar no corpo, mas não querem ser corpo. Querem ser multidão e não discípulo.

            SIRVA. A igreja tem diversos departamentos e ministérios, desde a recepção, diaconia, passado pelo áudio visual, iluminação, comunicação, o louvor, a dança, o teatro, e tudo o que os envolve, o ministério social, o ministério infantil, RJA, RCA, RDH, REMA, Escolas de Líderes e Teológica, enfim tem muitos lugares para você servir com suas habilidades, é só se apresentar, dizer como Isaias disse ao Senhor quando Ele perguntou “quem enviaremos”, disse o profeta “eis-me aqui, envia-me a mim”.

- Contribua

            Deus não precisa do seu dinheiro. Ele é o dono de todo o ouro e toda a prata. Tudo o que existe nesse mundo é dEle, mas o Senhor nos deu uma missão, de contribuirmos para a manutenção da sua igreja. Malaquias 3 diz que devemos entregar os nossos dízimos e ofertas para que haja mantimento na casa do Senhor.

            Tudo isso é do Senhor. Ele é o dono da igreja. Nós estamos aqui apenas administrando tudo o que é dEle, somos apenas mordomos. Lembra da parábola dos talentos, onde o senhor da terra foi viajar e entregou 5 talentos para um, outros 2 para outro e 1 para outro. E quando o senhor voltou cobrou aquilo que era dele de volta e multiplicado. Pois é, cabe a nós zelarmos e multiplicarmos por aquilo que o Senhor deixou em nossas mãos. Desenvolvemos nossa salvação quando contribuímos, porque isso envolve obediência e fidelidade que vem do temor e do tremor.

- Cresça na Palavra

            Quando alguém se converte entregando seu coração à Jesus, essa pessoa precisa ler a Bíblia. Para que você desenvolva a Salvação que lhe foi dada de graça mediante ao sacrifício de Jesus na cruz, você precisa ler a Bíblia.

            É através da palavra de Deus que vamos deixar, abandonar, renunciar as coisas do mundo e tudo aquilo que ainda te prende na carnalidade. Tudo aquilo que ainda te prende ao pecado será destruído a medida que você ler a Bíblia e for confrontado por ela. Então você vai ver aquilo que ainda precisa de transformação e abandona.

            Desenvolva sua salvação. Pratique sua fé, cresça na palavra, viva para Deus.

 

Deus lhe abençoe.

 

Pr. Kleber R. Jacinto

Nenhum comentário: