AVISOS da SEMANA

AVISOS:

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

18/08 - sex - 20h – RCA - Rede de Casais – Iluminando a casa

19 e 20/08 - sáb - 16h30 - Congresso Interno M12 (entrada franca)

20/08 - dom - 18h - Ministração Pr. Douglas Soares - M12 Ceará

24/08 - qui - 20h - Teatro - Conquistador que vê o que Deus vê.

15 e 16/09 – Congresso Estadual da Visão M12 (ingresso R$40,00)

22 a 24/09 – sex – 21h30 – Encontro com Deus (inscrições Dca. Eliane)


Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

terça-feira, 17 de novembro de 2009

LIÇÃO 038.09 – CAMINHANDO NO CARÁTER DE CRISTO

LIÇÃO 038.09 – CAMINHANDO NO CARÁTER DE CRISTO
Semana de 16.11 a 21.11.2009

Querido discípulo, neste final de semana fomos impactados por Jesus Cristo através do Espírito Santo que nos mostrou como devemos caminhar no caráter de Cristo. As oito qualidades que os crentes devem ter baseados no padrão de Cristo segundo a carta de Pedro aos crentes da Ásia Menor. A fé é a base para que através de Jesus possamos acrescentar ao nosso caráter as atitudes de: virtude; conhecimento, domínio próprio; perseverança; piedade; fraternidade; amor.

Somos expostos diariamente a agir contra os princípios que norteiam os fundamentos da igreja que são a Verdade e Santidade, se isto estiver impregnado em nossas vidas não seremos enganados pelos falsos profetas.

Nosso texto base está em 2º Pedro 1:1 a 11, onde o versículo 3 nos mostra a síntese deste estudo - “Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.”

As atitudes acrescentadas a partir da Fé em nossas vidas são listadas a seguir os seus significados:
• Virtude – qualidade do que se conforma com o considerado correto e desejável
• Conhecimento - Ciência – ato ou efeito de conhecer
• Temperança - Domínio Próprio – qualidade ou virtude de quem é moderado, comedido
• Perseverança – Paciência – qualidade de quem persevera; pertinácia, constância
• Piedade – compaixão pelo sofrimento alheio; comiseração, dó, misericórdia
• Fraternidade - Amor Fraterno – a harmonia e união entre aqueles que vivem em proximidade ou que lutam pela mesma causa etc.
• Caridade – Amor – virtude que conduz ao amor a Deus e ao nosso semelhante

Estas são qualidades que devemos buscar e perseverar de modo as ter e principalmente demonstrar o Amor de Deus que nos foi derramado na Cruz por Jesus.

TUDO O QUE DIZ RESPEITO À VIDA E PIEDADE (v.3). O amor de nosso Pai celestial, a salvação mediante Jesus Cristo, sua intercessão por nós no céu, a habitação interior do Espírito Santo e o seu batismo, a comunhão dos santos e a inspirada Palavra de Deus são suficientes para satisfazer a necessidade do crente em “tudo o que diz respeito à vida e piedade”
(I) Não é necessário acrescentar qualquer sabedoria, técnica ou teoria humana, para completar a suficiência da Palavra de Deus, que revela a nossa salvação perfeita em Cristo. As palavras de Jesus, a fé apostólica do NT e a graça de Deus foram suficientes para satisfazer as necessidades dos perdidos, nos antigos tempos da igreja, e são igualmente suficientes hoje. Absolutamente nada, poderá oferecer mais altura, profundidade, força e ajuda do que aquilo que o próprio Jesus proclamou e providenciou, e que os apóstolos testemunharam na revelação bíblica. Somente Jesus Cristo é “o caminho, e a verdade, e a vida” (João 14:6).
(II) Se o evangelho que ternos hoje parece deficiente é porque não é o mesmo evangelho que Cristo e os apóstolos pregaram.

PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA (v.4). Nossa participação na natureza divina é mais uma descrição do novo nascimento, mediante o qual recebemos vida divina. Participamos da natureza de Deus, para nos conformarmos com Ele e com a sua santidade (cf. 1 Coríntios 6:19; Efésios 4:24).

ACRESCENTAI A VOSSA FÉ (v.5). Pedro alista as virtudes que o cristão deve desenvolver, a fim de ser espiritualmente vitorioso e frutífero diante de Deus (v.8). A expressão “pondo nisto mesmo toda a diligência” demonstra que os crentes devem estar ativamente empenhados no seu crescimento espiritual (cf. Filipenses 2:12 a 13). Quem se torna cristão deve imediatamente envidar todos os esforços possíveis para acrescentar à sua fé as sete qualidades citadas nos versículos 5-9. Note que estas características espirituais não se desenvolvem automaticamente sem nosso esforço diligente de cultivá-las.

FAZER... MAIS FIRME A VOSSA VOCAÇÃO E ELEIÇÃO (v.10). Nossa fé e salvação não são coisas automáticas em nós mesmos. Continuaremos fieis até o fim, somente se com diligência nos esforçarmos mediante a graça de Deus, para acrescentar a nossa fé as qualidades espirituais alistadas nos versículos 5-9.

AMPLAMENTE CONCEDIDA A ENTRADA NO REINO ETERNO (v.11). Alguns crentes, por causa da sua negligencia, com muita dificuldade entrarão no reino (1 Corintios 3:15); ao passo que outros, que são constantes na santificação receberão muitas boas-vindas e honrarias (Mateus 25:21; Atos 7:55 e 56; 2 Timóteo 4:7,8,18).

As marcas de caráter listadas nesses versículos são admiráveis, e podem se alcançadas se permanecermos em Cristo que é a chave para o acesso ao poder de Deus e recebemos o privilégio incompreensível de participar da “natureza divina”. Não somente recebemos uma nova natureza em Cristo (Romanos 6:6 a 13), mas também somos habitação do Espírito Santo, cujo poder em nós faz com que sejamos capazes de manifestar essas qualidades de caráter semelhantes às de Cristo.
A verdadeira transformação espiritual e de caráter ocorre de dentro para fora, não de fora para dentro. Os atributos de fé, piedade, bondade fraternal e amor fluem da vida de Cristo que foi implantada em nós.

Ao refletir sobre as oito qualidades na lista desses versículos, peça que o Senhor as torne sempre mais reais na sua vida.

Pedro relaciona e interconecta sete atitudes que o crente deve tentar acrescentar diligentemente à sua fé. Essas atitudes não são fruto de esforços humanos, mas fluem da fé constante e inabalável em Jesus. Ao confiarmos nele, Cristo vive a sua vida por meio de nós para podermos mostrar o seu amor aos outros.

Que você caminhando no Caráter de Cristo e baseado nos princípios expostos sendo totalmente dependente da Natureza Divina que recebemos de Cristo, quando o aceitamos Senhor e Salvador, seja frutífero e que tenha sua visão ampliada.

Você em nome de Jesus Cristo não será inoperante e improdutivo, você irá liderar com eficiência e produtividade para entrar no Reino de Jesus de forma próspera.

Deus o abençoe, Shalom!

Pr. Luis Santana

Nenhum comentário: