AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

A Revelação da Salvação

A bíblia não é um livro comum – é o Livro de Deus e é um livro acerca de Deus e das relações do homem com Ele.

Toda vez que você se expõe as Escrituras você terá a influencia do Espírito Santo na sua vida.

 Romanos é chamado de 5º evangelho.
 Se nos evangelhos Jesus é Deus conosco em Romanos ele é Deus dentro de nós, portanto mais intimo mais pessoal, mais profundo

Não adianta você ter o conhecimento mental de uma doutrina bíblica, você precisa ter revelação.
Mas, o que é revelação?
É vermos algo que ninguém nunca viu antes?
Significa ter uma doutrina nova, algo novo que ninguém conheceu antes?
Não....
Revelação é você saber aquelas coisas que às vezes você até já sabia, com a mente, mas que agora explodiu no seu coração e está queimando no seu espírito e tem poder para mudar a sua vida.

Mero conhecimento mental não muda a vida de ninguém. Mera concordância não muda a sua vida.
Você pode estudar e não mudar sua vida, porque não é fruto de revelação.
Mas nós queremos revelação de tudo que o Senhor tem para nós.

A primeira carta de Paulo a ser escrita, foi a carta aos Tessalonicenses.
Romanos é reconhecida como a Epístola na qual somos postos face a face com todas as verdades fundamentais das Escrituras.
Romanos teve um papel importante na história da Igreja, mais do que qualquer dos outros livros da Bíblia.
Romanos fala de salvação.
“16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; 17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. “ (Romanos 1:16,17)

Quais serão os motivos de Paulo para não se envergonhar do evangelho, mesmo em Roma, a capital, o centro do mundo?

Paulo era Romano e Roma era uma Cidade pela qual todos se sentiam atraídos, grande no sentido militar, grande politicamente, trande socilamente, assim, todos iam para Roma, e era conhecida como a senhora do mundo.

Mesmo assim Paulo não se preocupava com quem iria ouvi-lo, pois ele nunca se envergonhava do evangelho.

Evangelho significa: “boas novas”, “boa notícia”

O evangelho de Cristo é de longe, a mensagem mais maravilhosa e mais assombrosa que o homem pode ouvir.

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo?
Porque é um meio de salvação – é o poder de Deus para a salvação.

Salvação significa: “segurança”, “cura”, “saúde” e em vários lugares do Novo Testamento
Significa salvo de alguma coisa, ou para alguma coisa.

Não é uma nova idéia uma nova filosofia.
Paulo não estava tratando de meras idéias, que podem ser muito interessantes ou mesmo atraentes.
A mensagem de Paulo é sobre uma salvação, uma libertação – saúde – integralidade.

Paulo era um homem de cultura, ele conhecia os poetas gregos e podia citá-los. Ele conhecia as produções literárias dos filósofos gregos e podia citá-los, Ele tinha esse conhecimento da cultura grega em sua melhor expressão, em acréscimo a sua cidadania.

A cultura grega tinha vindo para Roma muitos anos antes da chegada de Paulo naquela cidade.
Roma tinha grandes intelectuais. Discípulos de Platão, Sócrates, Aristóteles e outros.

Ele coloca o evangelho em contraste com toda a filosofia, com todos os conhecimentos avançados, mas que não transformava o homem, ou seja, o homem permanecia no pecado, na miséria e na infelicidade.
A filosofia só jogava idéias, não salvava e não libertava.

Assim Paulo dizia que não se envergonhava da sua mensagem, porque essa mensagem é salvação. Não é uma mera conversa ou mero filosofar.
Não é alguma nova idéia dele, que ele esteja contrapondo a outras. Nada disso!

É salvação, e, portanto, ele não se envergonha dela.

Muitas vezes a palavra salvação ou a expressão “ser salvo”, é empregada muito inadequadamente.

Paulo gloria-se nesta grande palavra, e devemos entender algo da plenitude do conteúdo que ele coloca nela.

Não conheceremos o pleno conteúdo da salvação, enquanto não soubermos: como era o homem quando Deus o fez, o conceito de Deus sobre o homem baseado em Genesis 1 a 3.

Em acréscimo a isso, para entendermos o real significado da salvação, precisamos entender também o que aconteceu com o homem em conseqüência da Queda, e em conseqüência do pecado.
E se não entendermos o que ele quer dizer com salvação, não entenderemos porque ele não se envergonhava do evangelho que ele pregava.
Agora para entendermos a salvação precisamos falar de Genesis e principalmente os três primeiros capítulos.

 Teoria da evolução

Noutras palavras, se você crê na - teoria da evolução – que diz que o homem é uma criatura que evoluiu do animal, continua evoluindo e anda não “chegou” - você não saberá do que Paulo está falando na Carta aos Romanos. Num sentido, se a teoria da evolução fosse verdadeira, o homem não precisaria de salvação.

A única maneira de entender a salvação é ver o homem no Jardim do Éden, perfeito, absolutamente relacionado com Deus, gozando o companheirismo e a comunhão com Deus, sem pecado, num estado de perfeita inocência.

Mas depois se aprende que o homem foi tentado e caiu, cometeu aquele pecado, o que o levou a terríveis conseqüências

E a nossa definição de salvação nunca deve ficará aquém disso. Deve incluir tudo isso, e em toda a sua plenitude.

Assim podemos refletir melhor que salvação é a libertação do homem das conseqüências da Queda e do pecado.

Em primeiro lugar, a salvação significa que o homem é libertado do pecado
Há uma tríplice libertação, sendo da: culpa, poder do pecado e corrupção do pecado.

Em relação a isto o Ap Paulo diz no cap. 7:
“Mas vejo, nos meus membros, outra lei..... 23 Mas vejo uma lei diferente agindo naquilo que faço, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova. Ela me torna prisioneiro da lei do pecado que age no meu corpo.

Em outras palavras Paulo diz: Minha propensão é para o mal. Sou perverso. Há em mim algo que me arrasta para baixo, mesmo quando o Diabo não me esta tentando ativamente. Eu mesmo me tornei impuro, corrupto, moralmente poluído, ímpio.
Essa questão é muito importante, e jamais devemos deixá-la fora de consideração, Assim esta salvação é algo que nos livra do pecado dessa maneira tríplice. É uma libertação completa.
Esse é o primeiro benefício que esta salvação faz: livra-nos do pecado.

No Capítulo 8 Paulo diz:
Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

 A salvação nos reconcilia completamente com Deus

Intimidade com o Espírito Santo.

Pois bem, este segundo fato é mais maravilhoso ainda, e mais glorioso. Antes da Queda o homem estava em comunhão com Deus e gozava o Seu companheirismo; pela Queda e pelo pecado ele perdeu esta benção. Isso faz parte essencial da salvação.

 A benção incluída nesta definição geral da salvação é que se restabelece em nós a Esperança da Glória.

 A salvação nos mostra que seremos iguais a ele em tudo/

Salvação dá-nos “vida eterna, esperança da gloria, apresenta a possibilidade de passarmos a eternidade na presença de Deus, em toda a Sua glória.

Para você entender melhor darei um exemplo:
Nós éramos como uma água suja, mas Deus criou você água limpa, mas você tornou-se água suja por causa do pecado, mas Deus amou muito essa água o que Deus faz então?
Deus manda Jesus para ser um filtro celestial e passa você no meio de Jesus e do outro lado a água sai limpa, lavada purificada pelo sangue a sujeira ficou toda La sangue de Jesus agora preste atenção ai agora você é agora é uma água limpa.
Quantos são águas limpas aqui? Foi lavado pelo sangue gloria Deus. Agora esta água limpa é o propósito de Deus? NÃO
Deus tinha em mente fazer de você um chá.....o que Deus faz então....Jesus não é só o filtro é o chá também...o que Deus faz...Deus ferve a água...este é o espírito de santidade...Deus ferve a água e depois ela faz sabe o que? Coloca Cristo dentro de você e aos poucos você começa a ter o sabor dele, o cheiro dele a cor dele de tal maneira que chega uma hora que aquilo que era só água virou chá...é água mais é chá também.

Assim homens ficaram limpos, mas fazendo diferença onde viviam como uma água de chá:
• Agostinho -Ele era professor, um homem brilhante. Todavia, apesar de ser um filosofo profundo sua vida era imoral, dissoluta. Era estudioso da palavra, aflito e com a alma em agonia, estava sentado num jardim certa tarde, quando ouviu a voz de ma criança dizendo: “Tolle, lege”. Tome e leia, tome e leia Romanos 13:13-14

• Martinho Lutero - Professor de Teologia. Resolveu dar aulas aos seus alunos sobre a Epístola aos Romanos. E foi quando ele estava estudando justamente essa epistola que a verdade da justificação pela fé, e pela fé somente, raiou em sua mente em seu coração e em todo o seu ser. Isso levou aquela tremenda mudança em sua vida que desencadeou a Reforma Protestante.

• João Bunyan - O peregrino

• João Wesley - se convence de que a fé é uma experiência total da vida humana. Procurou, então, libertar-se da religião formalista e fria para viver,

Você tem tudo isso a sua disposição....
Você foi feito para levar esse evangelho a todos.....levar este chá a todos.
Depois que você entende esta revelação você também não tem mais vergonha.
Você entende o poder de Deus. Poder de Deus para salvação, e isso é para você, para sua célula, para sua família e para seu trabalho.
Quantos querem essa salvação? Quantos querem? Poder de Deus para a salvação.

Deus te abençoe.
Pra. Keila Lustosa – Dez 2009

Nenhum comentário: