AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Liberdade em Jesus

Texto Base: João 8

Versículo Chave: "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." João 8:36

Hoje falaremos sobre a liberdade que temos através de Jesus, conquista na Cruz, que nos deu vida.

Mas o que vem a ser Liberdade ?

Temos que observar o que Jesus estava falando num contexto mais amplo, vamos ler os versículos de 31 a 35
31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;
32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
33 Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?
34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado.
35 O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre.

A Liberdade está calcada na verdade então como conhecemos a verdade, devemos atentar para a Bíblia que a palavra de Deus e nossa fonte inesgotável da verdade, o que o nosso Deus deixou para que tivéssemos uma vida segundo o seu propósito.

Áreas da nossa vida que são atingidas pelas verdades que a palavra de Deus nos traz:

a) Vida Espiritual (Deuteronômio 7.25-26) "As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao SENHOR, teu Deus. Não meterás, pois, coisa abominável em tua casa, para que não sejas amaldiçoado, semelhante a ela; de todo, a detestarás e, de todo, a abominarás, pois é amaldiçoada".

b) Vida Moral (1ª Coríntios 6.18) "Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo"; (1ª Tessalonicenses 4.3-4) "Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra"

c) Vida Emocional (Provérbios 4.23) "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida".

d) Vida Social (Romanos 12.10) "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros"; (Lucas 6.37) "Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados".

e) Vida Sentimental (Gênesis 24.7) "O SENHOR, Deus do céu, que me tirou da casa de meu pai e de minha terra natal, e que me falou, e jurou, dizendo: À tua descendência darei esta terra, ele enviará o seu anjo, que te há de preceder, e tomarás de lá esposa para meu filho"; ( 2ª Coríntios 6.14-15) "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?".

f) Vida Profissional (Colossenses 3.22-23) "Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens"; (Colossenses 4.1) "Senhores, tratai os servos com justiça e com eqüidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu".

Voltando a Liberdade agora depois do exposto sobre a Verdade a Liberdade é uma condição onde aquilo que limitava, não limita mais. Liberdade que Jesus descrevia não está associada à condição externa e sim a condição interna, intrínseca do homem.

Um exemplo é o que Paulo falando sobre os dons do Espírito Santo descreve em 1º. Coríntios 12:13 fala “Póis, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.” Então se existam escravos como Jesus poderia falar de liberdade?

Segundo o texto completo de João 8 temos alguns exemplos de liberdade:
Livre da sentença de Morte - Mulher Adultera - Jesus exercendo em nós a libertação
Livre para dar testemunho de si mesmo - Jesus - Jesus falando a cerca das coisas de Deus tendo liberdade

Mas o que nos mantém livres a nossa dependência de Deus.

Deus ao criar o Homem e a Mulher e os colocá-los no Jardim e estabelece sua responsabilidade o que eles deveriam fazer, isto podemos observar em Genesis 1:27 a 30
27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.
30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.

Como Deus que criou Homem declara que eles deveriam, Multiplicar-se e Dominar a Terra.

Adão e Eva eram os mordomos, aqueles que podem usufruir dos recursos dispostos das habilidades e das oportunidades que Deus dá. Nossas vidas são consignadas a nós por um determinado período de tempo que logo murcha e desaparece como a erva do campo. O que podemos levar desta vida ao morrermos? Nada levamos conosco!

Deus fez a terra para nós ainda nos deu o alimento, bastava apenas que fosse observador um único principio não comer do Fruto da Arvore da Vida, a do conhecimento do bem e do mal.

Como podemos fazer isto dependendo de Deus e de sua provisão, dependendo dEle e de tudo o que ele pode nos consignar nesta vida.

A desobediência nos torna independentes de Deus, o fato que Adão e Eva comeram do fruto todo o conhecimento do bem e do mal veio sobre eles, a serpente tentou com sucesso persuadir Eva que não poderia confiar em Deus, argumentando que o que Ele tinha na mente não visava aos melhores interesses do ser humano, como vemos no relato de Genesis 3:1 a 5
1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.

Se não acreditamos que Deus está no controle e deseja sempre o melhor para nós, seremos incapazes de confiar nEle e de obedecê-Lo.

O fato do mundo esta do jeito é devido a independência que o homem quis ter em relação a Deus, o diabo através da serpente veio com o discurso que o homem não mais dependeria do criador, na verdade ele queria era escravizar a humanidade tornando-a dependente daquilo que ele estava arquitetando contra o homem.

A ganância e a insolência humanas pressupõe que são inexauríveis os recursos da Terra e usam de forma indiscriminada, bem diferente da que Deus determinou no Jardim do Éden.

Nossa atitude deve ser de continua dependência de Deus somos livres tomando esta posição

O texto de Lamentações o profeta Jeremias em meio a ruína não e desolação da destruição de Jerusalém declara palavras de esperança de quem é dependente do Senhor e de sua misericórdia. Podemos confiar piamente em Deus e seu amor devido ao seu caráter imutável e suas promessas que se cumpriram em nossas vidas.

Lamentações 3:21 a 26
21 Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.
22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
24 A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.
25 Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
26 Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.


* Dependência - Jesus tinha liberdade para fazer a vontade de Deus
* Independência - Os lideres Judeus que não aceitavam verdade que Jesus anunciava

Liberdade encontramos em Cristo que nos faz novamente dependente de Deus e sua vontade, você quer tornar seus caminhos novamente ao Senhor?

Deus os abençoe
Pr. Luis Santana - Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: