AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

domingo, 23 de janeiro de 2011

DIA 6 - RECEBENDO CORAGEM PARA RODEAR O INIMIGO

1. INTRODUÇÃO:

“Jericó estava completamente fechada por causa dos israelitas. Ninguém saía nem entrava. Então o Senhor disse a Josué: "Saiba que entreguei em suas mãos Jericó, seu rei e seus homens de guerra. Marche uma vez ao redor da cidade, com todos os homens armados. Faça isso durante seis dias. Sete sacerdotes levarão cada um uma trombeta de chifre de carneiro à frente da arca. No sétimo dia, marchem todos, sete vezes ao redor da cidade, e os sacerdotes toquem as trombetas. Quando as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá e o povo atacará cada um do lugar onde estiver” (Josué 6:1 a 5).

O que é coragem?
O que significa ser uma pessoa corajosa?
Coragem: É a habilidade de enfrentar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou intimidação; intrepidez, audácia; autoconfiança; fé.
Corajoso: que tem coragem, é destemido, é decidido, animoso (quem tem ânimo).
Etimologia da palavra Coragem e Corajoso: Coragem vem do Latim, “CORATICUM“, “COR” = “CORDIS” que significa CORAÇÃO. A partir daí forma-se a palavra francesa “courage”, traduzindo para a Língua Portuguesa “coragem”. Na mesma família da raiz “cor” na nossa língua temos concórdia (com = junto – cor = coração – junto do coração), discórdia (dis = fora – cor = coração – fora do coração, misericórdia. (do latim Misere = sentir piedade ou compaixão – cor = coração).
Portanto podemos entender que essa habilidade de enfrentar o medo vem do coração.

2. SEJA FORTE E CORAJOSO: NÃO TEMAS!:

Josué era uma pessoa que precisava ter muita coragem.
Ele precisava ter um coração forte, pois, foi, nada mais nada menos, que substituto de Moisés na conquista da Terra Prometida, e quando Deus chama Josué para liderar o povo nessa conquista, Ele o lembra de Suas promessas, e motiva-o para essa conquista histórica.
Deus sabia o tamanho do desafio que estava entregando nas mãos de Josué por isso no Capítulo primeiro do seu livro, versos 6 e 7 e 9 o Senhor aconselha Josué a ser “Forte e corajoso”: “6. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. 7. Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. 9. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.
O Senhor sabe da grandeza do chamado que Ele lhe fez.
Ele sabe que você precisa de força e coragem, por isso, ele lhe diz: “Seja Forte e muito Corajoso, não tema, pois Eu estou contigo”.
O medo é um sentimento que nos limita, e nos paralisa, e muitas vezes nos impede de avançar e alcançar os nossos objetivos.
O medo nos torna imperfeito nos impedindo de amar o próximo.
E esse é um dos inimigos para que células não sejam abertas, para que líderes excelentes, que já tiveram algum tipo de frustração, não queiram mais essa experiência e virem as costas para o chamado, de fazer discípulos, porque têm MEDO que aconteça novamente aquilo que já aconteceu no passado, e que de alguma forma feriu os seus sentimentos, e aí decidem não discipular, não consolidar, decidem sequer ganhar, muitos decidem não amar ao próximo.
Tudo isso por causa do medo: "No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor" (1João 4:18).

3. RECEBENDO A CORAGEM PARA RODEAR O INIMIGO:

Josué tinha pleno conhecimento do que enfrentaria para conquistar a Terra Prometida, pois ele conhecia Jericó, os seus guerreiros e o tamanho da muralha que circundava a cidade.
Josué já estivera lá pessoalmente observando aquela Terra, mas desde o começo ele creu que a promessa de Deus era perfeitamente possível, mesmo havendo tantas dificuldades.
Como Josué, você precisa rodear o seu inimigo.
Isso é uma estratégia de Deus, pois rodear o inimigo fala de conhecê-lo.
Com isso você estará observando seu inimigo, avaliando sua fortaleza e suas armas, e chegando cada vez mais perto para poder atacá-lo.
E para isso você precisa de coragem, pois assim como foi com o povo de Israel, que também foi observado pelos moradores de Jericó, você também será observado e avaliado pelo seu inimigo.
Mas o Espírito Santo irá derramar uma unção que vai fortalecer o seu espírito e curar sua alma, e sobre você virá mesma coragem que Deus deu a Josué para rodear e vencer o inimigo, que vai lhe levar à conquista do seu território.
Um líder incomum não tem medo do futuro, mas tem habilidade para enfrentar o medo e a dor causado pelo passado desligando-se dele.
Enfrenta o perigo e a intimidação do presente, e se lança para o futuro vencendo a incerteza do amanhã.
No caráter de um líder corajoso está o ÂNIMO e a total confiança e dependência em Deus (mesmo que o comando dado pelo Senhor nos pareça absurdo e esquisito).
Rodeie seu inimigo e não se intimide.
Creia no Deus do impossível, pois Ele fará com que as muralhas caiam.
Tenha ânimo para atacar o seu inimigo, pois o Senhor fará o melhor.
Conquiste!
“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33).

4. CONCLUSÃO:

Josué antes da queda de Jericó recebe a palavra do Senhor que lhe disse: “... saiba que entreguei nas suas mãos Jericó, seu rei, e seus homens de guerra” (Josué 6:2).
E Josué não tinha outra alternativa a não ser confiar na palavra do Senhor, depender da Sua força e obedecê-lo.
Por isso essa é a noite de ser fortalecido por Deus, pois a conquista da Terra Prometida não virá da força de seus braços ou de sua inteligência, ou do poder que você tem nesse mundo, mas virá pelo Poder do Espírito Santo.

Pr. Kleber Jacinto - Igreja Águas

Nenhum comentário: