AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Casa de Obede-Edom MARCADA POR DEUS


2 Samuel 6:9-12

Naquele dia, Davi teve medo do Senhor e se perguntou: "Como vou conseguir levar a arca do Senhor? " Por isso ele desistiu de levar a arca do Senhor para a cidade de Davi. Em vez disso, levou-a para a casa de Obede-Edom, de Gate. A arca do Senhor ficou na casa dele por três meses, e o Senhor o abençoou e a toda a sua família. E disseram ao rei Davi: "O Senhor tem abençoado a família de Obede-Edom e tudo o que ele possui, por causa da arca de Deus". Então Davi, com grande festa, foi à casa de Obede-Edom e ordenou que levassem a arca de Deus para a cidade de Davi.
                  Estamos no segundo culto da campanha “CASA MARCADA POR DEUS” e nesse mês de Maio a nossa casa será marcada por Deus para sempre.
                  E quando comecei a pensar nesse tema CASA MARCADA POR DEUS, o Espírito Santo me fez lembrar da casa de Obede-Edom, lugar onde a Arca da Aliança ficou guardada durante 90 depois de uma trágica tentativa de leva-La para Jerusalém, casa que foi extremamente abençoada pela presença do Senhor ali e que até os dias de hoje estudamos essa marca de Deus e também queremos em nossa casa. E a boa noticia é que É POSSÍVEL TER ESSA MARCA EM NOSSA CASA e hoje vamos ver como isso pode acontecer na nossa vida.
                  Obede-Edom da tribo de Levi cujo nome significa “servo de Edom”. Ele vivia em Gate e era um Coreita da família de Asafe. Obede Edom entra na história de Israel, depois da primeira  tentativa do rei Davi em levar a Arca da Aliança (que simbolizava a presença de Deus), para a cidade de Jerusalém local em que Davi estabeleceu como domicilio e de onde governaria Israel. Por ser um adorador, Davi sabia da importância da presença da Arca de Deus (a Sua Glória) em Jerusalém, pois lhe trazia segurança e alegria. Davi se inspirava para a adoração com sua harpa, e entoava belos cânticos de louvor ao Todo-Poderoso. Davi queria a presença do Senhor bem junto a si. Ele desejava e amava a comunhão com o Espírito Santo.
                  Então, Davi reuniu os principais líderes da nação, os representantes do povo, os do exército e os representantes dos levitas, e foram todos juntos para trazer a Arca da Aliança para perto do trono de Israel, pois ela estivera “esquecida” na casa de Abinadabe por 20 anos. Davi levantou uma tenda para a Arca repousar em Jerusalém, e já planejava o louvor e a adoração 24 horas diante da presença do Senhor
                  Entretanto, toda essa alegria transformou-se em frustração e tristeza. Nessa primeira tentativa de trazer a Arca, Davi não buscou saber a vontade de Deus nas Escrituras, para conduzir a Arca da maneira correta, isto é, nos ombros dos sacerdotes. Mas ele havia planejado trazê-la da mesma forma que os filisteus fizeram: sobre um carro novo de bois… Os bois tropeçaram no caminho e Uzá, tentou segurar a Arca para não cair, sendo fulminado nesse exato momento pelo Senhor. Um grande temor se apoderou de todos. Deus exigia que sua palavra fosse cumprida: não seriam os bois que conduziriam a Arca. E, nesse temor, a Arca fora deixada na casa de Obede-Edom.

A benção de hospedar a presença de Deus em sua casa.

                  Obede-Edom da tribo de Levi cujo nome significa “servo de Edom”. Ele vivia em Gate e era um Coreita da família de Asafe. Na Biblia não encontramos muitas referência sobre ele e até aqui era totalmente desconhecido, mas sua atitude e seu coração de servo marcou sua casa e sua geração para sempre, tornando-se músico (1Cr 15:21) e porteiro (1Cr 26:8) do tabernáculo que abrigou a Arca em Jerusalém juntamente com sua descendência no turno de 24 horas de adoração ao Senhor.
                  A Arca da Aliança havia ficado na casa de Abinadabe por 20 anos e nada de extraordinário havia acontecido (1Sm 7:1-2), possivelmente porque o povo de Israel estava envolvido com outros deuses (v 3) e porque naquela casa eles apenas “toleravam” a presença do Senhor não dando o seu devido valor.
                  Mas na casa de Obede-Edom, foi diferente e bastou 3 meses para que todos soubessem que ele e sua família estavam sendo extremamente abençoados. Ele abriu a sua casa para que a Arca do Senhor permanecesse ali.
                  A Arca da Aliança representava a presença de Deus, a Glória de Deus. Hoje quando falamos da Arca da Aliança falamos de Jesus. Abra as portas da sua vida e da sua casa para Jesus entrar e receba a mudança de vida que tanto você almeja.
                  Podemos comparar Obede-Edom àqueles que abrem suas casas para receber uma célula, ou como anfitrião (aquele que recebe a célula apenas) ou como líder da célula, aquele que vai abrigar a Glória de Deus para que outros sejam abençoados, logo a benção também virá sobre sua casa. (Porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão.
Marcos 9:41)

Atitudes que abençoaram a casa de Obede-Edom

                  1. Ele se dispôs a receber a Arca mesmo correndo riscos. Davi havia dito: “Como trarei a mim a arca de Deus?” Havia muita desculpa para não receber a Arca do Senhor. Alguns poderiam alegar: e se um filho pequeno tocasse na Arca? Ou se algum parente desavisado esbarrasse nela? Assim também para ser um anfitrião de células ou um líder de célula e receber irmãos em sua casa semanalmente faz-se necessário aceitar o desafio e olhar para o galardão (para as bênçãos decorrentes desse ministério precioso).
                  2. Obede-Edom pagou o preço exigido para ter a Arca em sua casa. (Mt 10.41.) Quem está disposto a pagar o preço da bênção irá experimentar a alegria de servir ao Senhor no momento certo, da maneira certa. A bênção decorrente de disponibilizar sua casa para a glória de Deus trouxe o nome de Obede-Edom até aos nossos dias. Quem sabe em sua casa, querido anfitrião, haverá pessoas que conhecerão a Cristo e serão, nas mãos do Senhor, semeadores da Palavra, conhecidos no mundo inteiro? Vale a pena oferecer ao Senhor o nosso melhor, pois ele nos deu o seu “melhor” (Jesus Cristo, o seu Filho amado). E, na verdade, todas as coisas lhe pertencem… Ele apenas nos dá o privilégio de servi-lo (Rm 16.4-5; 1Co 16.19; Cl 4.15).
                  3. Obede-Edom estava capacitado para abrir a sua casa para receber a Arca. Ele era um levita, por isso poderia tocar na Arca, conduzi-la e ministrar ao Senhor diante dela. Cada crente é um sacerdote do Senhor (1Pe 2.9) e está apto para conduzir a Arca e recebê-la em sua casa.
                  4. Obede-Edom era submisso ao seu rei. Ele não estava procurando fazer a sua vontade, mas agradava-lhe servir ao seu rei, Davi, e, principalmente, ao supremo “Rei de Israel”, o Senhor Deus. Que o Espírito Santo mova os nossos corações para abrirmos a nossa casa para receber a “Arca do Senhor”, isto é, os nossos irmãos em Cristo – para termos uma célula em nosso lar. A obediência de Obede-Edom foi recompensada, assim como a promessa do Senhor a todos os que estão servindo a ele e aos irmãos (1Co 3.8). 
                  5. Bênçãos decorrentes da hospitalidade. A Bíblia nos afirma que houve pessoas que, sem saber, hospedaram “anjos” (Hb 13.2). O profeta Eliseu recompensou com um filho a mulher que preparou para ele hospedagem em sua casa (2Rs 4.8-15). Todas as bênçãos decorrentes da obediência (Dt 28.1-13) alcançam os anfitriões das células, que seguem as regras da hospitalidade para a glória do Senhor (Rm 12.13; 1Pe 4.9).
                  Sua casa será marcada por Deus.

Pr. Kleber Jacinto - Igreja Águas Mooca
                 


Nenhum comentário: