AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Rute escolheu ser discípula!

O que é ser 12? É ser discípulo do Senhor, seguir os passos de Jesus, viver a palavra de Deus e aceitar o chamado de Mateus 28 de ganhar vidas para  Deus e fazer discípulos. Ter a sua célula ou encher de vidas célula a que você está.

Rute escolheu ser discípula, mas hoje vamos ver como tudo começou:

Era um tempo de crise em Israel.

Havia fome em Israel.

Muitas vezes Deus permite uma crise em nossas vidas para nos levar de volta aos propósitos d’Ele. Israel mais uma vez havia se distanciado dos planos e propósitos do Senhor.

Noemi, sogra de Rute, era discípula do Senhor mas havia se afastado.

Procurando fugir da crise e da fome que assolavam a Israel, Elimeleque, marido de Rute, resolve sair de Belém (Palavra hebraica que significa Casa de Pão) para buscar “pão” em Moabe, lugar de idolatria e paganismo.

Eles tinham dois filhos.

Primeiro, o marido morreu! Depois os filhos casaram com mulheres moabitas, o que era proibido por Deus.

Por último morreram também os dois filhos e ficou Noemi sem arrimo, sem sustento e com duas noras para sustentar.            

Vendo-se nessa situação, ela resolveu voltar para Belém e é aqui que começa a nossa história.

Chega enfim o momento em que as noras de Noemi tem que se decidir: seguir ou não ao único e verdadeiro Deus? O único capaz de salvar e dar nova vida…

Rute e Orfa casaram-se com Hebreus, mas elas eram pagãs.

Rute resolve sair da posição de “conhecer a Deus” para a posicão de “discípula” do Senhor!

1 – Escolha ser discípulo, escolha ser 12!

Rute 1: 7 a 18

“Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá,
Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.
O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.
E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.
Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?
Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,
Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.
Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar.”

Imagine a situação de Noemi e de Rute.

Rute escolheu ser 12, mas nem sempre foi fácil manter a sua escolha.

2. O 12 passa por testes:

Noemi é claramente usada por Deus para testar a Rute e Orfa.
Quem ou o que Deus tem usado para testar você?
Todo cristão passa por testes em sua fé.
Todo aquele que deseja e decide ser discipulo, ser 12 será testado.

Talvez quem esteja te testando seja o próprio Senhor premitindo um problema, uma doença, um desacordo em família, um problema no seu trabalho, desemprego…

Talvez seu teste seja o medo de responder sim ao chamado do Senhor.

Talvez seu teste seja no seu caráter ou na sua personalidade…deixar de ser briguento, carrancudo, ou preguiçoso ou mentiroso…

Todos somos testados na fé e na nossa fidelidade ao Senhor e as alianças que fazemos na terra.

Um casamento passa por testes, mas depois de cada teste a aliança fica mais forte.

Um relacionamento de discipulado passa por testes: não concordo em fazer assim, não acho que eu seja capaz, não gostei do que você disse…mas também após vencido cada teste a aliança do discipulado fica mais forte.

Há alguns testes em que parece que não seremos aprovados jamais, que nunca vamos conseguir…mas se o Senhor nos dá a prova é porque sabe que podemos ser aprovados.

“mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13)

Talvez faça parte dos testes ver algumas pessoas negando ao nosso Deus, a nossa fé, rindo de nossa fé ou preferindo ir atrás de outros deuses.

Isso com certeza é um teste para a nossa fé e o nosso chamado.

Veja como foi com Orfa:

v. 14 – Orfa com um beijo se despediu…aquele amor que parecia tão grande…mas de repente com um beijo ela se despede.

No v. 15 Noemi diz a Rute: veja bem sua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses…

Você que foi para o encontro agora com certeza sua fé sera testada através de suas amizades e das ofertas que o ninmigo te fará.

Mas a resposta de Rute foi Não! Eu não vou desistir!

Não adianta me provocarem eu não vou negar ao meu Deus, não vou quebrar a nossa aliança, não vou te deixar: teu povo será o meu povo, e teu Deus sera o meu Deus!!

Veja que aqui a aliança com Deus esta totalmente ligada a uma aliança na terra, com uma pessoa!

Algumas vezes achamos que podemos ser fiéis a Deus sendo infiéis com as pessoas…

Mas isso seria muito fácil…porque Deus nos pede o nosso dízimo como prova de nossa fidelidade? Porque falar é facil, mas quando somos fiéis na prática é que provamos o nosso amor…assim também a fidelidade ao chamados, e nas alianças.

No dia que Rute tomou a decisão de se aliançar de verdade com o Senhor se tornou um canal de Deus para trazer a luz um propósito profético do Senhor, extremamente importante.

A escolha de Rute deu origem ao Messias!

A sua escolha vai dar origem ao reinado do Messias em sua vida, na vida de sua família!

Escolha ser discípulo, escolha ser 12, escolha ser diferente, escolha fazer a diferença, o Senhor te sustentará e você será vitorioso!!!

Deus te abençoe,

Célia B.Arnesi - Igreja Águas Mooca





Nenhum comentário: