AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Estabelecendo os alicerces

Mateus 7:24-27

Onde você tem firmado seu relacionamento?
Pense no alicerce de sua casa, onde ele está firmado? Qual é o tamanho da fundação? Quanto você tem investido naquilo que não aparece para que aquilo que é visível fique firme?
Nos dias atuais temos ouvido muitas coisas, muitas pessoas têm dado opinião, tem manifestado suas ideias, conceitos mais abertamente, mas quanto estas mesmas pessoas têm ouvido e se instruído para falar a cerca de suas competências? Com certeza podemos calcular um tempo considerável.
O que tenho a lhe falar nesta noite está logo no princípio do texto em questão “aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica”, o que você tem ouvido? E tem praticado aquilo que tem ouvido?
Repare que existe duas condições são os verbos ouvir e praticar, mas entre eles existe algo que deve ser feito e este é o fundamento desta noite, pensar!
Você não é um autômato, mais comumente conhecido como robô, você é um ser que pensa e se você pensa deveria então analisar o que lhe seria mais proveitoso com a informação recebida, no caso da Bíblia. Jesus deixou bem claro ouvir e praticar é comparado a uma pessoa sábia, e no texto informa que o sábio realizou algo que era firme que não cairia nem se abalaria.
Ouvir e praticar tem ligação direta com o estudar, analisar, entender, planejar, organizar! O VERBO de ligação é o que faz a diferença de resultado e o VERBO neste caso é o alicerce para uma boa construção que é Jesus Cristo.
Nós por vezes ouvimos mas acabamos praticando conforme o que queremos, mas não baseado no fundamento para uma vida melhor, um casamento melhor, uma casa melhor que é Cristo em nós, como está escrito a esperança da Glória manifesta. (Colossenses 1:27).

Fundamentos
Vamos agora pensar numa casa, no passado as pessoas moravam em tendas e em cavernas, analisando cada uma delas temos que tendas são mais fáceis de serem feitas, já as cavernas não precisam ser construídas, mas não são muitas e tem que se procurar uma que seja habitável.
As tendas estão sujeitas a ação do tempo de forma mais implacável já uma casa numa rocha suportaria mais a ação do tempo, tantos outros exemplos de comparação podem ser citados, entretanto Jesus estava falando de algo muito especial, não basta saber qual é a melhor solução para o seu abrigo seguro, tem que trabalhar o fundamento para obter a segurança.
O alicerce é Cristo e sua palavra, mas o planejamento e o trabalho são seus debaixo da orientação dEle para que quando chegarem as dificuldades e aflições você esteja firmado de forma inabalável.
Outro exemplo era o Tabernáculo uma tenda construída da melhor forma e requintes possíveis, móvel ela ia com o povo no deserto, a sua definição era morada, habitação casa, no caso a Casa de Deus. Depois veio o templo, um lugar muito mais imponente, suntuoso e custoso, era sólido, fixo e quase indestrutível, quase, porque vale observar o que Cristo falou que não ficaria pedra sobre pedra (Mateus 24:2).
Precisamos entender que a segurança ou insegurança de um casamento não está fisicamente fundamentada nos alicerces materiais que ele possa ter, mas sim nos espirituais naquilo que não é visível. Interessante também notar que não está calcada nos sentimentos porque eles podem ser frágeis ou fortes pois tudo depende da circunstância.
O que determina a solidez de um alicerce para um casamento e vidas felizes é espiritual, porque os ventos irão soprar, as chuvas irão castigar a estrutura, os sentimentos podem ser contrários e até a doença trazida pelo tempo pode imobilizar uma das partes que compõe a aliança, mas nada pode abalar sua fé, sua esperança e o amor que são os fundamentos de um casamento inabalável (1 Coríntios 13:13).
Quando estamos começando um relacionamento uma das primeiras coisas que temos é que aquilo dará certo, mesmo que seja minúscula do tamanho do grão de mostarda, mas o suficiente para começar, mas a fé é incrementada por Deus, porque Ele é quem pode nos presentear com o dom em crer que não importam as circunstancias a aliança firmada perante Ele somente será fortalecida.
Ora a esperança, qual de nós não tem a expectativa de ter um casamento que é consolidando pelo tempo de relacionamento, com a certeza que mesmo com a velhice o casal sempre viverá de forma atemporal o melhor de suas vidas? Afinal, alguém se junta sem esperança de viver junto?
Já o amor é aquilo que move tudo no mundo, o amor é a força motriz da criação. Pelo amor de Deus manifestado em Cristo na Cruz e o cuidado do Espirito Santo que estamos vivos e pelo amor existente entre o marido e a esposa com a benção do Senhor sobre eles
Você não pode ver os fundamentos com olhos naturais: a fé, a esperança e o amor, mas você pode sentir, tocar e ouvir. Somente com olhos espirituais eles ficam expostos de forma tão intensa.
É fato que situações de instabilidade financeira, emocional, saúde, virão sobre nós e nosso relacionamento, Jesus os advertiu isto, mas firmados na Rocha que Ele é não ficaremos desanimados, desesperados, abandonados nem destruídos tal como encontramos em 2 Coríntios 4:8 e 9:
“8 De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; 9 somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.”
Como fortalecer os fundamentos:
Ø  Verdadeira obediência
Precisamos colocar a prova a palavra do Senhor, fazemos isso obedecendo e depois que tivermos feito nossa parte o Senhor certamente fará a Dele.
Ø  Oração Humilde
É necessário desenvolver o hábito de orar, em tudo o que fizermos devemos dar graças ao Senhor e nos aconselhar com Ele.
Martinho Lutero disse:  “Na verdade, eu tenho tanta coisa para fazer hoje, que passarei as três primeiras horas em oração”
Ø  Estudo sério das escrituras
O modelo divino que devemos seguir está descrito nas escrituras, lá obteremos não somente orientação, mas também, ânimo para seguir em frente ainda que não vejamos a linha de chegada.
Ø  Serviço abnegado ao próximo
Quando servimos estamos nos colocando como instrumentos nas mãos do Senhor, operamos milagres na vida de outras pessoas, o poder para isso vem de Deus que o faz por intermédio de nós, qual de nós que, sendo "usado" por Deus para realizar milagres, não terá sua fé fortalecida?
O que isto não pode faze no seu casamento?
Ø  Jejum verdadeiro
Quando jejuamos colocamos o espírito no comando dos instintos desse mundo, quando damos mais controle ao espírito que ao corpo também desenvolvemos mais os atributos divinos como a fé.
Para fortalecer a fé, a esperança e o amor é necessária ação. Os milagres que você espera em seu casamento não acontecem antes de sermos provados em nossa fé.
Conclusão
Quando o casamento é firmado em Cristo e na sua Palavra, ele permanecerá. Não importa as dificuldades que vierem, ele não será destruído.
A realidade da vida contemporânea revela famílias divididas e incompletas. Mas a verdade é que quanto mais as pessoas se afastam de Deus, mais difícil é manter a família e o casamento.
Para se ter uma família unida e feliz, é necessário ter firme o casamento na Rocha, que é Cristo.
Fixe seu olhar nele em todas as suas decisões, conflitos, alegrias ou angústias. Procure a orientação da Palavra de Deus sempre. Ore e compartilhe sua fé com a sua família. Ame e perdoe como Cristo o amou e o perdoou na cruz. Permita que ele seja o alicerce inabalável sobre o qual você construirá seu casamento.
Que os fundamentos do seu casamento, sejam cada vez mais fortalecidos no exemplo de Cristo, a entrega dele é o modelo de conduta para o casal que, antes de construir saiba e faça o planejamento e seja como um homem sábio, aquece que pensa no que ouve e pratica conforme a vontade de Deus em sua vida!

Pr. Luis Santana
Rede de Casais – Igreja Águas Mooca - Fev 2017

Referencias:
·       Bíblia Sagrada (Versões NVI e Almeida Revista e Atualizada)
·       Artigo “5 passos para fortalecer a fé” - https://familia.com.br/1607/5-passos-para-fortalecer-a-fe
·       Estudo “Apesar dos Temporais” - Bíblia da Família - Estudos de Jaime e Judith Kemp.


Nenhum comentário: