AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Conquistando através da Humildade


Pv 22:4Quem teme o Senhor e é humilde consegue riqueza, honra (prestígio) e vida longa.”
            Humildade vem do latim, da palavra “Humus e significa “filho da terra” ou “aquele que vem da terra” e no Hebraico é “Ianavah”.
            Humildade é muito mais do que um substantivo que demonstra um sentimento, mas é uma atitude, um estilo de vida de quem tem Jesus como Senhor e Salvador, e teve sua vida transformada por Ele, e a pessoa que pratica a humildade é chamado de humilde, pois tem como qualidade uma virtude que nos dá o sentimento exato de fraqueza, modéstia respeito, reverência e submissão.
            A palavra humildade, aparece na Biblia 18 vezes, isso sem contar os ensinamentos dos Profetas e Apóstolos, onde a palavra humildade não aparece explicitamente, por isso creio que trata-se de um assunto tão relevante para Deus, que para nos ensinar, Ele envia seu filho unigênito,  Jesus, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores,  que deixou toda a sua Glória e Majestade, para vir a esta Terra como um simples homem, e nos servir em obediência a Deus. Não existe melhor exemplo de uma pessoa humilde, que não Jesus (Fp 2:5-8).
            E hoje vamos estudar um pouco sobre Abigail, e vamos aprender que através da humildade, uma mulher sensata e bonita, conquistou vida, honra, riquezas e o coração do Rei.
Quem foi Abigail?
I Sm 25:2-3Havia um descendente de Calebe, chamado Nabal na cidade de Maom que ganhava a vida na cidade de Carmelo. Ele era muito rico. Tinha três mil ovelhas e mil cabras. A sua mulher se chamava Abigail. Ela era bonita e inteligente, mas ele era mau e grosseiro.
            Essa era Abigail, uma mulher que a bíblia diz que era bonita, inteligente, e que era casada com Nabal um homem tolo, mau e grosseiro.  O nome Abigail significa “meu pai é alegria).
            O que estava acontecendo naquela época? A Bíblia nos relata que Davi estava vivendo no deserto de Parã e soube que Nabal estava festejando a tosquia de seus rebanhos, então ele enviou alguns jovens para pedir a Nabal um pouco de mantimento, pois nesse tempo, Davi vivia no deserto porque fugia de Saul, e seus suprimentos eram escassos, e justamente nessa época, Davi e seus homens, ajudaram os empregados de Nabal, quando estavam no deserto com seus rebanhos, os alimentaram, os protegeram, tanto os empregados quanto aos rebanhos, sem pedir nada em troca.
            Porém Nabal recusou-se a enviar qualquer coisa que fosse a Davi, e ainda afrontou-o (v 10-11) dizendo que não conhecia a Davi. Davi quando soube da desfeita, resolveu vingar-se de Nabal e prometeu matar a todos de sua família e de sua casa.
            Abigail, então, ficou sabendo através de um dos empregados de seu marido, o que ele havia feito à Davi, e o que Davi havia feito a ele e seus colegas, e aos rebanhos de Nabal no deserto. Então Abigail separa certa quantidade de alimentos, e resolve encontrar-se com Davi para tentar reverter o mal que seu marido havia feito ao futuro rei de Israel.
1 - Uma pessoa humilde não procura por culpados, não transfere a culpa, mas assume a responsabilidade e resolve os problemas.
(v 18-19) “Então Abigail pegou depressa duzentos pães, dois odres cheios de vinho, cinco ovelhas assadas, uns dezessete quilos de trigo torrado, cem cachos de passas e duzentas pastas de figos secos e pôs tudo sobre jumentos. Então disse aos empregados: - Vão na frente que eu vou atrás. Porém não contou nada ao seu marido.”
            Em um primeiro momento a atitude de Abigail pode ser vista como de uma mulher insubmissa, mas no versículo anterior, (17), seu empregado lhe dá um aviso importante “...Nabal é tão mau, que ninguém pode falar com ele.”
            Quantas vezes nos vemos em meio a problemas que não fomos nós que demos causa, e sabemos que se não tomarmos uma atitude também seremos atingido.
            Abigail estava diante dessa situação, seu marido afrontou e ofendeu o futuro rei de Israel, um guerreiro, e ela sabia que ele viria vingar-se , e que fatalmente ela também pagaria com sua vida pelo erro de seu marido. Ela, enquanto patroa e rica, poderia sequer ter dado ouvidos ao seu empregado, ou então ficar culpando seu marido daquilo que estava para acontecer.
            O orgulho faz com que percamos tempo tentando encontrar culpados por um problema, e preferimos ficar jogando a culpa de algo em um em outro, do que simplesmente arregaçar as mangas e tentar solucionar o problema. Preferimos culpar os políticos, o Lula, a Dilma, o Temer, o Cunha, o Maia, o clima, o sol, a chuva, nosso cônjuge, filhos, discípulos, Deus, etc, e quando dá errado dizemos “eu te disse que isso iria dar errado, agora o problema é seu se vira para resolver”,  do que termos que nos humilhar e nós mesmos buscarmos uma solução.
2 - O humilde reconhece uma Autoridade, trata seu próximo com respeito e dignidade e considera os outros superiores a si mesmas.
(v 23) Quando Abigail viu Davi, desmontou depressa, ajoelhou-se diante dele e encostou o rosto no chão.
            Abigail era rica, era bonita esposa de um homem rico, creio que na sociedade da época tinha influência, e possivelmente deveria contar com o prestigio de muitos naquela cidade.  Ela poderia inflamar o coração do marido e faze-lo juntar um exercito para enfrentar Davi e seus homens, poderia falar com o Rei Saul, que já queria mata-lo, mas sua atitude foi contraria a tudo isso.
            Você já ouviu a expressão “quer conhecer uma pessoa? Dê poder a ela.” ou ainda “subiu na folha de papel, e já quer fazer discurso”. Nós, discípulos de Cristo, devemos fazer o que o Ap. Paulo ensinou em Fp 2:3 e considerar os outros superiores a nós mesmos. Isso não é ser capacho, mas é ter humildade. O humilde não é aquele que se considera grande, mas é aquele que sabe que pode crescer ainda mais, e para isso diminui a si mesmo e não aos outros. Está sempre disposto a servir e a aprender com quem quer que seja.
3 - Uma pessoa humilde reconhece seus erros, se arrepende, se humilha e não exita em pedir perdão e sabe honrar
(v 23 e 24 – 27 e 28 ) “... – Por favor, senhor! Escute-me! Eu sou a culpada! .... Senhor, faça o favor de aceitar este presente que eu lhe trouxe e o entregue aos seus homens. Perdoe, por favor, qualquer coisa errada que eu tenha feito. O Senhor Deus fará com que o senhor seja rei e também os seus descendentes, pois o senhor está combatendo o combate dele e o senhor não vai fazer nenhum mal enquanto viver.”
            Mesmo não tendo errado, Abigail assume a culpa de seu marido, se humilha diante de Davi dizendo que ela deveria ter visto os rapazes que ele havia mandado, pede perdão e o honra.
            Que lição de humildade! Hoje em dia vemos exatamente o contrario, acusações para todos os lados, ninguém assumindo a responsabilidade, tentando livrar-se da punição por coisas que fizeram ou deixaram fazer.
Conclusão
            Depois de todas essas atitudes de humildade, Abigail conquistou vida, honra e riquezas, pois Davi desistiu de matar a todos na sua casa, e depois da morte de Nabal, o futuro rei de Israel casou-se com Abigail com quem teve filhos.
            A palavra de Deus nos ensina que honra e humildade andam juntas, ou seja, que seremos honrados por Deus quando nos humilharmos diante de sua presença reconhecermos que somos pecadores e nos arrependermos. Diz ainda em Mateus 18:3-4 que receberemos o Reino dos Céus quando formos humildes igual a uma criança, dessa forma teremos vida, honra e o favor do Rei.  

Pr. Kleber R. Jacinto - Igreja Águas Mooca


            

Nenhum comentário: