AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

terça-feira, 25 de maio de 2021

Ele os batizará com o Espírito Santo e com o Fogo

 

Eu batizo vocês com água, para ARREPENDIMENTO; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, do qual eu não sou digno de carregar as sandálias. Ele os BATIZARÁ com o ESPÍRITO SANTO e com FOGO.” Mateus 3:11

            Hoje estamos celebrando Pentecostes, ou Shavuot, que em Hebraico significa “Festa das Semanas”. Essa festa ocorre 7 semanas depois da Páscoa, ou 50 dias, daí o nome grego para essa festa, Pentecostes que significa “50 dias”.

            Os judeus também davam outros nomes para essa festa além de Shavuot (semanas), dependendo da região em que eles moravam o nome dessa festa poderia ser Qasir = Colheita, ou Yom Habicurim = Dia dos Primeiros Frutos ou Dia das Primícias.

            Esses nomes tinham um porquê: Semanas (Shavuot), porquê a festa ocorria 7 semanas depois da Páscoa – Pentecostes é a tradução grega para “50 dias” (após a Páscoa) – Colheita (Qasir) porque essa festa era celebrada logo após a colheita do trigo e da cevada, e Dia dos Primeiros Frutos ou Dia das Primícias (Yom Habicurim) porque uma das partes da festa consistia na apresentação/entrega dos primeiros frutos ou das primícias. Porém, o nome mais popular é Shavuot.

            Em Shavuot também, o povo da Bíblia celebra o dia que Deus entregou a Lei (Torá) para Moisés no Monte Sinai. Essa é a Lei que orienta como eles iriam se relacionar com o Senhor, como deveriam cultua-lo, as ofertas e sacrifícios que deveriam ser entregues, de forma isso tudo deveria acontecer, além de regras que regulavam como iriam viver em comunidade.

            E aqui preciso fazer uma observação. Quando falamos, nos lembramos e até mesmo celebramos essas festas bíblicas, não estou querendo ser judaizante e implantar na igreja rituais, e a cultura judaica, mas quando celebramos essas festas que constam na Bíblia, estamos celebrando as festas que o próprio Deus instituiu para que seu povo celebrasse, como já disse, são festas bíblicas, e todas essas festas apontam para o Messias.

            O livro de Atos, no capitulo 2, diz expressamente que os primeiros Apóstolos e discípulos estavam reunidos no cenáculo do templo, orando, durante a festa de Shavuot, ou Pentecostes (porque o NT foi escrito em grego). A Bíblia não diz, mas muito provavelmente Jesus celebrou essa festa também, já que Ele era judeu, e cumpria toda a Lei.

            E foi justamente nesse dia que o Senhor cumpriu sua promessa feita no Antigo Testamento através dos profetas Ezequiel e Joel, e derrama o Espirito Santo sobre toda a carne, inaugurando ali aquilo que nós conhecemos e chamamos de Igreja Primitiva.

            Aqui também se cumpre aquilo que João Batista falou no versículo que lemos no início, e é justamente sobre isso que quero falar essa noite, a diferença entre o Batismo nas Águas, o Batismo no Espírito Santo e o Batismo com Fogo.

Batismo nas Águas

            Esse é o batismo que todos conhecem, é o mais fácil de se entender, pois ele está ligado a conversão todos.

            Batismo nas Águas é o Batismo de arrependimento, é aquele em que a pessoa que tem contato com o Evangelho, recebe Jesus como Senhor e Salvador, entende que é pecador, confessa seus pecados, se arrepende deles, os abandona, e ato físico disso é o Batismo nas Águas. Ele é uma ordenança de Jesus e faz parte do processo de salvação (quem crer e for batizado será salvo), fala de um novo nascimento, quando a pessoa entra nas águas para se batizar, ela morre para uma vida antiga de pecados, e nasce para uma nova vida em Cristo, como um discípulo, que agora está imbuído de fazer discípulos e também batiza-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28:19).

Batismo no Espírito Santo.

            Como já disse, o Batismo no Espírito Santo é o cumprimento da promessa de Deus feita através dos profetas do AT. É para os filhos, é para os que creem em Jesus e entregaram sua vida a Ele (João 14:16-17).

            O Batismos no Espírito Santo é um revestimento de poder, a Glória de Deus envolve e preenche a pessoa (Atos 1:8). Ela passa a experimentar a plenitude de Deus na sua vida, pois agora Deus habita em sua vida (1Co 6:19).

            O Batismo no Espírito Santo é o principal alvo de Jesus, pois é através desse batismo que o crente tem mais sensibilidade ao pecado, conduz sua vida de forma a sempre glorificar a Deus, manifesta os dons espirituais, capacitando o cristão para a obra a que foi chamado, que é fazer discípulos (João 14:12).

Batismo com Fogo

            “...Ele os batizará com o Espírito Santo e com FOGO.” João Batista disse o que Jesus iria fazer. Enquanto ele batizava nas águas, trazendo um novo significado para a vida da pessoa, Jesus batiza com o Espírito Santo, ou seja, renovando, transformando o espírito daquele que crê, de um espírito aprisionado por causa do pecado para um espírito livre e pronto para adorar a Deus.

            Muitos acham que Batismo com fogo é o Batismo com o Espírito Santo, mas na verdade não.

            Certa vez o pastor Dr. Edward Orr, em meio a uma pregação perguntou a um pastor que batizava por imersão e para outro pastor que batizava por aspersão; “qual de vocês dois usa mais água no batismo?” Mas o pregador não deixou que respondessem e disse; “Não importa a quantidade de água, pois ela só lava o exterior. É preciso receber o batismo com o fogo, porque o fogo queima, o fogo purifica o interior”.

            A Bíblia nos mostra que muitas vezes Deus se revelou através do fogo. Ele selou sua aliança com Abraão no meio do fogo. Revelou-se a Moisés através do fogo em um arbusto. Conduziu o povo pelo deserto manifestando-se em uma coluna de fogo. Foi com fogo que Deus respondeu a oração de Elias no Monte Carmelo, e foi em uma carruagem de fogo que o próprio Elias foi levado para o céu. Deus é fogo consumidor (Hb 12:29). Os olhos de Jesus são como chamas de fogo (Ap. 2:18)O Espírito Santo veio sobre a igreja como línguas de fogo. Ele faz dos seus ministros labaredas de fogo (Hb 1:7). Nós precisamos desse batismo de fogo.

            Mas para que serve o fogo?

- O fogo ilumina

            Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” João 8:12

            Andar nas trevas é andar longe de Jesus. Quem vive em trevas é como Pedro na noite em que Jesus foi traído. Pedro andou na escuridão, seguiu a Jesus de longe, apenas observando, e o negou. Quem vive em trevas vive longe de Jesus e o nega.

            Aquele que é batizado com fogo tem comunhão com Deus, e quem tem comunhão com Deus não anda nas trevas, tem prazer em Deus e não tem prazer nas coisas do mundo. Abomina o pecado e não somente as suas consequências. Quem é batizado com fogo tem fome e sede de Deus, tem saudade de Deus e não vive pecando, não vive flertando e acariciando o pecado.

            Aquele que é batizado com fogo tem comunhão com os irmãos. Onde há divisões, brigas, contendas, ciúmes, discórdias, falta de perdão, mágoas, ressentimentos, não há avivamento. Onde o ressentimento queima, o fogo do Espírito se apaga.

- O Fogo Purifica

            O batismo com fogo é para purificação, ele queima o pecado e suas obras más.

Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros. Ele se assentará como derretedor e purificador de prata. Purificará os filhos de Levi e os refinará como outro e como prata. E eles trarão ao Senhor as ofertas justas.” Malaquias 3:2-3

            O batismo com fogo é para purificação, é para transformação de caráter. Muitas vezes esse batismo vem através de provações do nosso dia-a-dia e sua finalidade é produzir maturidade.

E não somente isto, mas também nos glriamos nas tribulações sabendo que a tribulação produz perseverança, a perseverança produz experiência e a experiência produz esperança. Ora, a esperança não nos deixa decepcionados, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado.” Romanos 5:3-5

            Porém o mesmo fogo que purifica, é o mesmo fogo que condena. Gn 18:20 e Gn 19:24 nos falam que as cidades de Sodoma e Gomorra foram destruídas com fogo por causa dos seus pecados.

Então o Senhor disse: - O clamor contra Sodoma e Gomorra tem aumentado, e o seu pecado é gravíssimo”. Gn 18:20

Então o Senhor fez chover enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra. Isso veio da parte do Senhor, desde os céus.” Gn 19:24

- O Fogo aquece

            Nos últimos anos, temos observado um crescimento no número de Igreja Cristã evangélica e consequentemente de pessoas que se convertem ao cristianismo, mas infelizmente, ao mesmo tempo, tem crescido também o número de crentes que são frios, apáticos, sem entusiasmo. Se empolgam com seu time de futebol, se empenham ao máximo em seus negócios, com o dinheiro, mas não com Jesus. São crentes, mas mentem, fazem fofoca, são adúlteros, são impuros, desonestos, fazem gatos na tv a cabo, na energia elétrica e na água, dão “um jeitinho” ou “carteirada”, são amigos do mundo, tem como referências homens que se entorpecem com drogas, que traem suas esposas e ostentam uma riqueza que conquistaram através de músicas que destroem a família. São crentes, mas não são batizados com o fogo.

Conheço as obras que você realiza, que você não é nem frio nem quente. Quem dera você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, e não é nem quente nem frio, estou a ponto de vomita-lo da minha boca.” Ap 3:15-16

            Hoje em dia existe uma mentira que tenta nos paralisar quando usam a palavra RADICAL. “ain você é muito radical, você não deveria ser tão radical.”

            A palavra RADICAL vem de origem etimológica de raiz, e raiz é parte da árvore que vai no profundo. Então o radical é aquele que não tem convicções superficiais, é aquele que procura solidez nas suas posturas e decisões, não é medíocre.

            O filósofo chinês Confúcio disse: “Eu sei por que motivo o meio termo não é seguido: o homem inteligente ultrapassa-o, o imbecil fica aquém”.

            A radicalidade é uma virtude; o vício está na superficialidade. Então SEJA RADICAL

- O fogo alastra

            Fogo, ou apaga, ou propaga. Você já viu um matagal pegando fogo? Como se alastra rapidamente? Principalmente se o mato estiver seco.

            Permita-se pegar fogo. Permita que Deus queime em você tudo o que não presta, tudo o que atrapalha seu relacionamento com Ele, tudo aquilo que te afasta dEle e te faz andar em trevas, negando-o. Permita-se.

            Se você for um graveto seco o fogo vai pegar em você e alastrar até na lenha verde. O que espalha o fogo é o vento, e o Espírito Santo é vento que vai espalhar esse fogo que tem em você. Em Pentecostes o vento e fogo se uniram, e o fogo se alastrou de uma forma poderosa até chegar em mim e em você nos dias de hoje. Nós não fomos chamados para sermos geladeiras, mas fomos chamados para se fogueira e espalhar o fogo de Deus para onde formos.

            Batiza-nos com o fogo, Senhor!

Deus lhe abençoe

Pr. Kleber R. Jacinto.

Nenhum comentário: