AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

segunda-feira, 22 de março de 2010

Estudo de Filipenses 1 - Pr. Waldemiro

Estudo de Filipenses 1 – Quinta-feira – 18/03/2010 – Pr. Wal
Filipenses é uma carta de alegria e encorajamento que estimula seus leitores a focalizar os pensamentos e ações em Jesus Cristo, ela foi escrita por Paulo enquanto estava preso e enviada à Filipos no ano 62 D.C.

1 Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:

Ação de Graças e Oração

2 A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
3 Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês.

É uma carta pessoal, redigida a pessoas que tinham muita amizade e que caminharam juntos com o Apóstolo Paulo, imagino que, se o Apóstolo Paulo soubesse que sua carta seria publicada para milhões de pessoas, ele não abriria o coração como fez nos próximos versículos, mas é justamente o que ele expõe que torna este capítulo tão interessante.

4 Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria
5 por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora.

Aqui Paulo sinaliza um segredo para o evangelho, a intercessão (pouca oração, pouco poder, muita oração, muito poder), o Ap. Paulo teve contato com inúmeras Igrejas naquela época, e ainda assim, o versículo 4 deixa claro que Paulo orava de forma incessante pela Igreja de Filipos e seus amigos.

Você tem uma lista de oração? Tem orado pelas vidas que você quer ver convertidas?

6 Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
7 É justo que eu assim me sinta a respeito de todos vocês, uma vez que os tenho em meu coração, pois, quer nas correntes que me prendem, quer defendendo e confirmando o evangelho, todos vocês participam comigo da graça de Deus.
8 Deus é minha testemunha de como tenho saudade de todos vocês, com a profunda afeição de Cristo Jesus.

Aqui vemos um testemunho do que é a unidade do Corpo de Cristo, nós somos a Noiva de Cristo e devemos andar unidos, na mesma graça, na mesma alegria, em comunhão uns com os outros (apesar das distâncias físicas).

9 Esta é a minha oração: Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção,
10 para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo,
11 cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

É o amor do Senhor que nos guia e nos completa, Deus é Amor, e através deste amor nós somos cheios de alegria. E é na alegria do Senhor que temos a força de vencer todas as coisas. Isto é simples, mas no dia a dia, nós nos esquecemos e andamos constantemente na nossa auto-suficiência, pedindo ajuda a Deus apenas nos momentos de provação e dificuldade. Note que Paulo indica que o pleno discernimento do que é certo e errado é aperfeiçoado no Amor e na Alegria do Senhor!  Ne 8:10b: “a alegria do Senhor nos fortalecerá”

Os Sofrimentos de Paulo Contribuem para a Expansão do Evangelho

Esta carta é um testemunho de que, para um crente fiel, não importa a condição humana em que estejamos passando, em nossas bocas sempre haverá a Alegria do Senhor e um testemunho vivo do evangelho.

12 Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem, ao contrário, servido para o progresso do evangelho.
13 Como resultado, tornou-se evidente a toda a guarda do palácio e a todos os demais que estou na prisão por causa de Cristo.

Paulo se alegrava por que, na prisão, ele tinha condições evangelizar alguns da casa de Cesar, e o testemunho dele já tinha alcançado toda a guarda do palácio.

14 E os irmãos, em sua maioria, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor.

E o que deveria ter sido uma ação de Roma para coibir o evangelho, se tornou um motivador maior ainda! Os Romanos simplesmente não conseguiam compreender a motivação dos cristãos, Paulo na prisão só ajudou na expansão do evangelho!

15 É verdade que alguns pregam Cristo por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade.
16 Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho.
17 Aqueles pregam Cristo por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso.
18 Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, Cristo está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me,

Aqui Paulo registra que o ambiente político e religioso da época era extremamente tenso, entre outras coisas, havia os que, com motivações erradas, também pregavam sobre Jesus Cristo. Ainda assim, Paulo se alegrava, pois o nome de Jesus estava sendo pregado.

19 pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às orações de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo.
20 Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Ao contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte;
21 porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.
22 Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher!
23 Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;
24 contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo.

Aqui Paulo abre seu coração aos seus amigos de Filipos, indicando que:
1º) Havia sim sofrimento na prisão, não há nenhum relato indicando que a vida de Paulo era agradável nesta época.
2º)Provavelmente este ambiente o fazia refletir muito se a hora de Paulo para ir para o Senhor já estava próxima, e este pensamento era delicioso! Para nós cristãos, o morrer é e será uma libertação tremenda para uma vida tão maravilhosa com Jesus Cristo que a nossa mente não é capaz de imaginar.
3º) Ainda assim, Paulo demonstra sua fidelidade com o evangelho e com o seu chamado aqui na terra, e demonstra perseverança para continuar caminhando, apesar de todas as aparências físicas indicando que poderiam mantê-lo na prisão até morrer!

25 Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé,
26 a fim de que, pela minha presença, outra vez a exultação de vocês em Cristo Jesus transborde por minha causa.
27 Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,

A única esperança do Ap. Paulo era no Senhor, e aqui ele demonstra que nem imaginava qual era a vontade do Pai para ele nesta época, ainda assim esta carta é cheia de amor e alegria.

Quantas vezes nós passamos por dificuldades infinitamente menores que estas e murmuramos, simplesmente esquecemos de levantar os nossos braços e agradecer por tudo que o Senhor já fez, e simplesmente não conseguimos nos lançar nos braços do Pai, na alegria do Senhor.

28 sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês, de salvação, e isso da parte de Deus;
29 pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,
30 já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento.

O sofrimento pelo evangelho, quando é gerado pela conseqüência da nossa pregação (e não pelos nossos erros ou por não andarmos com Deus) é um privilégio e motivo de testemunho.

O Senhor tem alegria abundante para nós em toda e qualquer situação, Ele é a nossa Alegria, Ele é a nossa força.

Deus te abençoe,
Pr. Waldemiro - Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: