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segunda-feira, 15 de março de 2010

Quem é o "Anjo do Senhor"? - Estudos

Em discussão na Escola Teológica fomos desafiados a estudar este tema e segue abaixo alguns estudos encontrados na internet com suas fontes.

Deus te abençoe.

Ap. Mizinho

http://www.gotquestions.org/Portugues/anjo-do-Senhor.html
Quem é o anjo do Senhor?

Pergunta: "Quem é o anjo do Senhor?"

Resposta: A identidade precisa do "anjo so Senhor" não nos é dada especificamente na Bíblia. No entanto, há várias “dicas” importantes para a sua identidade. Há referências no Velho e Novo Testamento a “anjos do Senhor”, “um anjo do Senhor” e “O anjo do Senhor”. Aparenta ser o caso que quando o artigo definido “o” é usado, está especificando um ser único, separado dos outros anjos. O anjo do Senhor fala como Deus, identifica-se com Deus e exercita as responsabilidades de Deus (Gênesis 16:7-12; 21: 17-18; 22:11-18; Êxodo 3:2; Juízes 2:1-4; 5:23; 6:11-24; 13:3-22; 2 Samuel 24:16; Zacarias 1:12; 3:1; 12:8). Em várias outras aparições, aqueles que viram o anjo do Senhor temeram por suas próprias vidas porque eles tinham “visto o Senhor”. Portanto, é claro que em pelo menos alguns casos, o anjo do Senhor é uma teofania, uma aparição de Deus em forma física.

As aparições do anjo do Senhor cessaram depois da encarnação de Cristo. Anjos são mencionados inúmeras vezes no Novo Testamento, mas “O anjo do Senhor” nunca é mencionado no Novo Testamento. É possível que as aparições do anjo do Senhor eram manifestações de Jesus antes de Sua encarnação. Jesus Se declarou como sendo existente “antes de Abraão” (João 8:58), então é lógico que Ele estava ativo e manifesto ao mundo. Qualquer que seja o caso, se o anjo do Senhor era uma aparição do Cristo pré-encarnado (Cristofania), ou uma aparição de Deus Pai (teofania), é muito provável que a frase “anjo do Senhor” identifica uma aparição física de Deus.


http://www.cacp.org.br/estudos/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=1287&menu=7&submenu=5
Como podemos enteder a expressão “Anjo do Senhor”?

Nem sempre quando encontramos a expressão o anjo do Senhor, está claro que se refere à Pessoa do Senhor Jesus, pois há ocasiões que um mero anjo é identificado com Deus. Nesses contextos, o propósito é mostrar que o anjo está agindo e falando como representante de Deus. Mas, algumas vezes, o anjo indica a presença imediata de Deus (Êx 23.20-23; 32.34; 33.14,15; Is 63.9). Nesses textos Deus está prometendo andar e orientar o povo de Israel. O anjo mencionado em Êx 32.24 é chamado em Êx 33.14-15 de a minha presença, essa expressão poderia ser traduzida literalmente por a minha face. Em Is 63.9, o anjo da sua presença, no hebraico, significa não somente o anjo que se conserva na presença de Deus, mas também naquele em quem Deus é visto.

Theophania, é uma palavra composta pelos vocábulos gregos Theós (Deus), e phainein, (aparecer), significando uma manifestação visível de Deus. Tais teofanias são atribuídas a Segunda Pessoa da Trindade, Jesus Cristo. Elas não têm o objetivo de demonstrar a forma do Senhor, mas visa apenas dar uma mensagem, ao passo que a forma visível atrai meramente e fixa a atenção. O livro de Apocalipse dá uma notável visão de Jesus Cristo ressurrecto e glorificado (1.12-20).

Fonte: Revista DF

http://www.answering-islam.org/portugues/quem-e-jesus/teofania.html
O Anjo do Senhor
“Um estudo de Teofanias nas Escrituras”
Callum Beck
Tradução de R.G.
I
O Anjo do Senhor (lit. JEOVÁ) que aparece em diversas passagens do Novo Testamento é comparado com, e no entanto diferenciado, de JEOVÁ. A passagem que melhor descreve esta relação encontra-se em Isaías 63:8-9, onde Deus é chamado de Salvador de Israel, mas é o Anjo da Sua presença que salva Israel. Este Anjo de Deus é geralmente visto pelos primeiros pais da Igreja como o Logos ou a Palavra de Deus (João 1:1), aquele que declarou Deus e cuja glória nós vimos (João 1:14,18; cf João 12:45; 14:9; II Coríntios 4:4-6; Colossenses 1:15; 2:9; Hebreus1:3). Veja-se E. W. Hengstenberg, Cristologia do Velho Testamento, pp. 80-91, 1279-1312 para uma discussão profunda do assunto. Segue uma lista de versículos onde este Anjo/Logos aparece:
Génesis 16:7-14; 21:17-19; 22:1-2,11-18; 31:11-13 com 28:13 & 35:1,3,7,15; 48:15-16
Êxodo 3:1-6; 13:21-22 w/ 14:19 & Números 20:16; 23:20-23. Cf Actos 7:30-38
Números 22:21-35. Cf 22:9,20; 23:3-5,15-16; 24:2,4,16
Juízes 2:1-5; 6:11-24; 13:2-23
Isaías 63:8-9
Oseias 12:3-5. Cf Génesis 32:24-30
Zacarias 1:7-12: 2:3-5,8-11; 3:1-10; 12:8
Malaquias 3:1 (mensageiro da aliança = anjo da aliança).
Este Anjo/Logos é primeiramente chamado de Anjo de JEOVÁ (Malak Yahweh), mas também é referido como o Anjo de Deus (Elohim), o Anjo, o meu Anjo e um Anjo. Por vezes, no entanto, essas expressões são utilizadas em outras figuras (Êxodo 32:34-33:4; Eclesiastes 5:6; Malaquias 2:7; 3:1 ‘o meu mensageiro), e por vezes não é certo se se pretende referir ao Logos ou a um anjo normal (Génesis 24:7,40; Juízes 5:23; II Samuel 24:16-17; I Reis 19:5-7; II Reis 1:3,15; 19:35; I Crónicas 21:11-30; II Crónicas 32:21; Salmos 34:7; 35:5-6; Isaías 37:36; Daniel 6:22).


II
O Logos também apareceu no Venho Testamento em várias formas humanas (Génesis 18:1-19:22; 21:1 com 18:10; 32:24-30; Possua 5:13-6:2; Ezequiel 1:25-2:4; 8:1-4; Daniel 3:25,28; 8:15-16; 10:5-9,16-11:1; 12:6-9; Zacarias 11:4-17; 13:7). O homem que lutou com Jacob (Génesis 32:24-30) é especificamente chamado de “o Anjo...até JEOVÁ” em Oseias 12:3-5, o comandante do exército do Senhor (Josué 5:14) é quase certamente o anjo de Êxodo 23:20-23 & Números 22:21-35, e provavelmente todas as figuras que são referidas como o Anjo do Senhor.

III
Também existem outras teofanias, ou manifestações de Deus, no Velho Testamento. Essas não estão associadas a qualquer forma angelical ou humana em particular. Veja-se por exemplo:
Génesis 12:7; 17:1-22; 26:2,24; 28:13-17; 35:1,9
Êxodo 19:3,8-25; 20:18-22; 24:1-2,9-18; 29:42-46; 31:18; 32:30-34:11; 34:29-35; 40:34-35
Números 1:1; 9:15-23; 11:16-17,24-25; 12:4-10; 14:10-14; 16:42; 20:6-7
Deuteronómio 1:30-33; 4:10-15,32-37; 5:4-5,22-27; 33:2; 34:10
Job 38:1; 42:5
Isaías 6:1 com João 12:39-41
Ezequiel 1:1; 3:23-24; 9:3-4; 10:1-4,18-20; 11:22-23; 43:1-7; 44:4; 48:35
Amós 9:1
Mais uma vez parece que em muitos desses casos, se não mesmo em todos, Deus apareceu na forma do Seu Anjo. Isto é certo no caso da teofania a Jacob em Betel, pois em Génesis 31:11-13 o Anjo do Senhor diz que Ele é o Deus de Betel a quem Jacob tinha feito um voto em Génesis 28:18-22. Também parece que a presença (literalmente “face”) de JEOVÁ em Êxodos 33:14-15 é outro titulo para o Anjo de Êxodo 23:20-23, pois ambos desenvolvem o mesmo trabalho de liderar Israel para a terra prometida (cf Deuteronómio 4:37). Mais evidências deste facto vêm da expressão “Anjo da Sua Presença” (lit. “face”). Parece ter sido formado por conjugação de dois nomes e sugere que o profeta inspirado equacionou a “face de JEOVÁ” com “o Anjo em quem está o nome do Senhor (Êxodo 23:21).
IV
A escritura declara que nenhum homem viu ou pode ver Deus (Êxodo 33:20, João 1:18; 5:37; I Timóteo 6:16; I John 4:12,20), excepto, é claro, Jesus (João 6:46). Porém, temos muitas aparições de Deus no Velho Testamento, conforme já referimos e a declaração expressa de Jesus de que aquele que o viu também viu o Pai (João 1:18; 12:45; 14:9). João 12:38-41 expressamente identifica Deus com Jesus em Isaías 6:1. A única conclusão lógica que pode ser retirada de tudo isto é que Jesus, na sua forma pré-encarnada como a Palavra = Logos, também desenvolveu o trabalho de revelar Deus ao Homem no tempo do Velho Testamento. O Logos manifestou-se a si próprio na forma do Anjo, algumas vezes como figura humana, algumas vezes na natureza (Êxodo 13:21; 20:18-22), e algumas vezes de forma não identificada (e.g., Génesis 17:1,22; 35:9). Porque o Logos é ao mesmo tempo com Deus e é Deus (João 1:1), também pode ser verdade, simultaneamente, que o Homem no Velho Testamento viu Deus e que nenhum homem viu Deus em qualquer altura. Outros aspectos a realçar é que parece que apenas Moisés, de todos os profetas, viu o Pai, embora não literalmente face a face (Êxodo 33:18-23; 34:5-7,29; Números 12:6-8; Deuteronomyio34:10); e no tempo que está para vir nós veremos Deus como Ele é (Job 19:25-27; Salmos 11:7; 17:15; Mateus 5:8; I John 3:2; Apocalipse 22:4).
Estudo Especial de Daniel
1. O Anjo/Palavra é manifestado como:
1. Um como o filho dos deuses = O Seu anjo - 3:25,28; 6:22.
2. O Príncipe Celestial - 8:11,25; cf Josué 5:14.
3. Um Santo falando - 8:13-14; cf 12:6-7.
4. Com a aparência de um homem = um homem vestido com linho - 8:15-16; 10:5-9,16-19; 12:6-7; cf Ezequiel 9-10.
5. O grande Senhor de Daniel - 10:17 (ver C. 4 abaixo).
6. O Messias -
a) Um como o filho do Homem 7:13-14.
b) Príncipe (nagid) / Ungido 9:24-25.
2. Miguel é manifestado como:
1. Parte do fiel Anfitrião Celestial - 8:10-12.
2. Um dos Príncipes Principais (sar) - 10:13.
3. O Príncipe de Israel (sar) - 10:21; 12:1; cf Judas 9 & Apocalipse 12:7.
3. Gabriel é manifestado como:
1. Parte do Fiel Anfitrião Celestial - 8:10-12.
2. Um santo que questionou o Anjo - 8:13-14; cf 12:6-7.
3. O Anjo de Interpretação - 7:16; 8:16-19; 9:21-22; 10:10-15,20-11:1; 12:8-9.
Ele entregou as revelações em 7:17-27; 8:19-26; 9:22-27; 11:2-12:4; 12:9-13.
4. Senhor menor de Daniel - 10:16b-17,19b; 12:8.
5. Um dos anjos pelo rio - 12:5-6.
4. Nota sobre batalha espiritual:
O Príncipe de Israel, Miguel, teve em batalha como Príncipe da Pérsia no primeiro ano de Dário, o Medo (11.1). Gabriel foi enviado para “confirmar e fortalecer Miguel (11.1) em resposta à oração de Daniel (cf. Capítulo 9, especialmente v. 23). O seu apoio, pela análise de 9.1. e 9.20-23 pareceu, primeiramente, destinado a ajudar Daniel a ter entendimento sobre a visão, que neste caso envolveu a entrega da profecia messiânica à humanidade.
Parece que Gabriel ficou sozinho a batalhar os Reis da Pérsia (10:13,21). Daniel orou por ajuda para perceber outra (10:1-3,12), mas o Príncipe da Pérsia está a evitar que Gabriel chegasse através de Daniel (10:12-13). Deste modo, Miguel veio para a ajuda de Gabriel (10:13), libertando-o de modo que ele pudesse dar a Daniel entendimento do que iria acontecer ao seu povo nos últimos dias (10:14).
Dois pontos de interesse. Primeiro, o que acontece na terra (oração) move forças celestiais na batalha contra os principados e poderes, e eles, em volta, ministram aos homens (no livro de Daniel primeiramente através de dando entendimento sobre eventos futuros ao povo de Deus e o seu Messias). Em segundo lugar, Gabriel, que é um dos principais guerreiros de Deus contra as forças demoníacas, também tem conhecimento do poder futuro deles e da sua final destruição. Isto deve ter sido de grande consolação para ele à medida que se preparava para uma batalha futura contra os inimigos de Deus.

Estudo Especial em Ezequiel
1. O Anjo/Palavra
1. Visões de Deus - 1:1; cf 8:3; 11:24; 40:2.
2. Glória de Jeová - 3:23; 8:4; 9:3; 10:4, 18-20; 11:22-23; 43:1-7; 44:4.
3. Uma semelhança como um homem - 1:25-2:4; 8:1-4; 10:20.
4. O Messias (?) Príncipe (nasi) - 44:2-3, etc. (17 vezes em Ezequiel 44-48); cf 34:24 & 37:25.
Repara que, a Glória de Jeová e o ser que parece como um homem, estão de facto na mesma figura. Compara 10:20 com 1:26-28.
2. Duas Figuras Importantes
1. O homem em Linho Branco - 9:2-4,6,11; 10:2-3,6-7.
2. O homem cuja aparência era como bronze, o qual guia Ezequiel na volta ao Templo 40:3-4; 42:6; 44:1,4; 46:19-47:12.
3. Anjos
1. Os quatro seres viventes = Querubim 1:5-25; 10:1-22.
2. Os seis anjos destruidores - 9:1-7.
O Anjo no Novo Testamento
Não há menção do Anjo do Senhor nos Evangelhos ou nas Epístolas e apenas uma referencia história em Actos (7:38). É necessário perguntar porque razão uma figura tão destacada no Velho Testamento desaparece subitamente no Novo. A resposta é clara, não desapareceu. Apenas assumiu uma diferente forma. Na Nova Aliança o Anjo do Senhor incarnou como Jesus, o Messias. Todos os atributos e trabalho antes descritos como sendo do Anjo são agora encontrados em Cristo. Através de ambos Deus desenvolve as suas tarefas de redenção, julgamento e revelação. E não são ambas as pessoas justamente descritas na expressão do escritor de Hebreus: “" o brilho da Sua Glória e a própria imagem da Sua substância
No entanto, o Anjo/Logos reaparece no último livro do Novo Testamento e aqui revela-se em toda a sua glória (Apocalipse 1:10-4:1; 14:14-16(?); 19:11-21; 22:7,12-20). João equaciona-o, claramente, com as figuras em Ezequiel e Daniel que tinham a aparência de um homem. Mais à frente é designado como a Palavra de Deus (19:13), o Filho de Deus (2:18), e como aquele que estava morto e que vive para sempre. Se fosse necessária qualquer outra prova que o Anjo do Senhor é o Logos na sua forma pré incarnada, isto seria suficiente. A descrição de João de “um como o filho do homem” também esclarece que o Anjo é uma pessoa divina – pois ele, como o Pai (1:8), é o Alfa e o Ómega, o Principio e o Fim (22:13).
Se você encontrar qualquer equívoco sobre fatos (seja por erro de digitação ou por má interpretação doutrinária) nestas páginas, ou palavras ofensivas, me contate que sentirei-me feliz em as corrigir.

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