AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

terça-feira, 30 de março de 2010

A alegria do Senhor é a nossa força!

Deus tem me incomodado por buscar revelação do que é realmente servir ao Senhor e gerar frutos. Abaixo reportagem para nos fazer refletir sobre o assunto:
“Será a felicidade necessária?” – Revista Veja – Roberto Pompeu de Toledo – Edição do dia 24/Março/2010
PIB per capita dos EUA, em 35 anos, passou de US$ 17.000 para US$ 27.000 (ref. PIB 2008 per capita Brasileiro era de R$ 15.240 (equivalente a cerca de US$ 8.500).
Neste mesmo período as famílias que passaram a ter computador em casa saltaram de zero para 70%.
Ainda assim, neste mesmo período, o percentual dos que se consideram felizes não se moveu.
Outro livro, de um professor da Universidade de Maryland, informa que os nigerianos, com seu PIB per capita de US$ 1.400, atribuem-se grau de felicidade idêntico aos dos japoneses, com um PIB per capita 25 vezes maior.
Os habitantes de Bangladesh (pais asiático próximo à Índia), se considerando duas vezes mais felizes que os Russos, que são quatro vezes mais ricos.
Os afegãos, país em plena guerra e com intervenções militares constantes dos EUA, atribuem-se um bom nível de felicidade, e a felicidade é maior nas áreas dominadas pelo Talibã.
Primeira conclusão óbvia da reportagem: Dinheiro não traz felicidade
Segunda conclusão sobre a reportagem: nosso contexto social e de vida influencia muito no que entendemos como ideal de felicidade!
O que nós tiramos de proveito disto: Reavaliar o que são os nossos padrões de alegria e satisfação pessoal e, muito mais do que isto, avaliar, pela Palavra de Deus, onde alcançaremos a alegria completa.
. Encontramos 248 referências sobre a palavra “alegria” na Bíblia (NVI), abaixo algumas delas:
“Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” – Jo 15:9 a 11.
Aqui Jesus nos mostra o primeiro caminho para alcançarmos a alegria: obedecer os mandamentos do Senhor.
“Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.” – At 2:46 e 47
Este versículo nos apresenta um modelo de comunhão, crescimento e alegria para o povo de Deus.
“Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais miraculosos que ele realizava, deu unânime atenção ao que ele dizia. Os espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados. Assim, houve grande alegria naquela cidade.” – At 8:6 a 8
Ver a realização, a graça e a obra do Senhor se manifestando é motivo de grande alegria!
“A palavra do Senhor se espalhava por toda a região... Os discípulos continuavam cheios de alegria e do Espírito Santo.” – At 13:49 e 52
Não é coincidência a palavra do Senhor se espalhar grandemente e os discípulos continuarem em grande alegria!
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” – Gl 5:22 e 23
A Alegria é uma marca daqueles que andam em comunhão com o Espírito Santo de Deus.
“Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.” – Hb 12:11
Aqui um versículo que parece não “combinar” com os demais estudados, mas ele é fundamental para entendermos que a vida com Deus não é um “grande barato” ou uma “anestesia mística” de alegria. É sim o exercício de uma posição, a nossa posição em sacrifício vivo, santo e agradável em Cristo Jesus, nosso Senhor!
“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” – Tg 1:2 a 4
Aqui Tiago nos mostra que o padrão do Senhor para a alegria é totalmente diferente do padrão deste mundo! A nossa maturidade e o alcance da plena alegria passa por provações, crescimento e busca de maturidade e integridade, é um processo longo, mas maravilhoso!
Abaixo três registros, das cartas do Ap. Paulo, indicando qual era o padrão máximo de alegria para ele:
“Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.” – 1 Jo 1:4
“Tenho muito que lhes escrever, mas não é meu propósito fazê-lo com papel e tinta. Em vez disso, espero visitá-los e falar com vocês face a face, para que a nossa alegria seja completa.” – 2 Jo 1:12
“Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade.” – 3 Jo 1:4
Assim como nos registros de Atos, o Apóstolo Paulo encontrou máxima alegria na realização da Obra do Senhor. Nestes últimos tempos ouvi de um Pastor de uma grande Igreja no Brasil: “Como pode alguém não ser Pastor? Não existe maior alegria do que realizar a Obra do Senhor!”
Em Neemias 8:10 a Palavra do Senhor diz que a Alegria do Senhor é a nossa força!
“Ok, Pastor... Mas como eu consigo, de forma prática, alcançar esta alegria?”
Entendendo que não existe outra forma de encontrar a alegria verdadeira, permanente e plena: apenas no Senhor Jesus Cristo e no significado da Cruz!
Nós precisamos entender qual é o propósito central da Biblia: Nos tornar templos do Espírito Santo, plenos da alegria do Senhor na realização de Sua Obra e permitir a vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo, que nos levará para a Nova Jesuralém!
Entendi, e o que faço agora?
1º Passo: Peça!
“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.” - Mateus 7:7 e 8
“Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa.” – Jo 16:24
Não é por que o Senhor nos fez promessas que temos que descansar aguardando a benção chegar! Temos que pedir ao Senhor pelo cumprimento das Promessas! Os teus pedidos irão demonstrar a sua fé, a sua perseverança.
Na dificuldade, a nossa religiosidade faz com que interpretemos o silêncio de Deus como uma negativa, então facilmente criamos argumentos para as nossas dificuldades. Ao invés de buscarmos em Deus o que está impedindo de não recebermos, criamos argumentos a respeito do assunto!
Hoje nós entendemos que pedir por necessidades pessoais e bênçãos trará conforto momentâneo, mas a alegria plena e verdadeira nós só encontraremos pedindo e buscando a Obra do Senhor!
Você tem buscado apenas as suas necessidades? Ou você tem buscado as coisas do Reino? Você tem falado de Jesus? Você tem discipulado ou se capacitado para isto?
Mas vocês realmente crêem que a vontade do Senhor é simplesmente encher a nossa Igreja? Ou ele quer estabelecer seus alicerces em nossas vidas? O Senhor quer nos curar e nos ensinar a caminhar em Alegria pelo que já recebemos, ele quer nos fazer perseverar!
Precisamos orar todos os dias, precisamos clamar a Deus! Quantos de nós temos tantos argumentos para não andar? Quantos já vieram em horários de oração, e por que neste horário não havia ninguém, você nunca mais voltou? O que o Senhor quer tratar conosco?
A nossa fantasia é encontrar fórmulas para andar com Deus, mas a nossa vida é baseada em relacionamento! Por que pedir? Por que demonstramos carência, dependência, quem pede se humilha, quem pede se coloca em posição inferior, só assim Deus pode fazer também!
Seja específico com Deus, você tem pedido um número de discípulos? Você tem pedido vidas para o próximo Encontro? Na medida em que pedimos, o Senhor nos concede e é a maneira Dele nos enriquecer, nos fazer crescer em fé e perseverança!
Ah, se você não está recebendo, por que? Talvez esteja faltando você ser tratado por Deus! Talvez esteja faltando a compressão do Amor de Deus!
“Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” – Mateus 7:9 a 11
Deus quer fazer, pois ele nos ama! Se Ele não está fazendo, pergunte por que! Ele vai falar com você, mas preste atenção, pois muito de nós ouvimos o que Deus tem falado e ignoramos! Ouvimos em Sonhos, em pregações, em ministrações de célula, mas fingimos que não é Deus falando conosco!
O processo às vezes é longo! Não esmoreça, não desista da vontade de Deus, entenda que Ele precisa formar alicerces na sua vida!
2º Passo: Deseje intensamente!
Deus pode restaurar todas as coisas! Deus pode transformar todas as coisas! O que qualifica e habilita este processo é o desejo intenso, é a fome e sede pela transformação e pela frutificação!
Quando o crescimento da Igreja ou da sua célula for uma “santa obsessão”, aí sim Deus irá operar na sua vida! Quem tem esta santa obsessão não desiste, não para de orar, não retrocede, não teologiza para tentar justificar a não resposta do Senhor!
Se você deseja algo para você e este desejo está totalmente de acordo com a vontade de Deus para a sua vida: Ele o fará! Deus é bom, mas nós limitamos a bondade do Senhor!
3º Passo: Entenda a Graça do Senhor!
“Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões pela graça vocês são salvos. – Efésios 2:4 e 5
A salvação não é para quem merece, quem julga merecer já perdeu, quem acha que já fez por onde já perdeu!
“Eu sou bom, eu rezo o terço, eu vou a missa todo domingo, eu dou esmolas” – nós ouvimos isto e ficamos indignados, por que entendemos que a salvação é pela Graça!
Mas quantos de nós temos outro conceito para as bênçãos de Deus! Quantos de nós temos nos esforçado achando que as obras do Senhor só serão cumpridas pelo nosso suor e pelo nosso esforço!
O processo para reconhecer isto às vezes não é simples. Por que vemos pastores problemáticos sem muito abençoados? Isto não nos incomoda?
Muitos tem a sensação constante de que não fizeram o suficiente! E a sensação de que Deus não está contente com eles! O que acontece com estes irmãozinhos? Eles ainda não descobriram a Graça do Senhor!
Nós não oramos para convencer Deus de alguma coisa! Deus é Deus e já tem bons planos para as nossas vidas! Deus não precisa de nada!
Querido, Deus não precisa da nossa adoração para poder agir, Deus não precisa da nossa intercessão para poder agir, quem precisa orar e adorar somos nós, quem precisa interceder somos nós. Por causa do veneno que o diabo injetou em nós para “querermos ser deus”. Por causa deste veneno, injetado a partir do pecado de Adão, nós precisamos nos humilhar! Só vencemos quando nos humilhamos e O buscamos! Nós é que precisamos depender de Deus. Enquanto não entrarmos neste descanso, nós não veremos uma grande obra!
Quando a obra for de Deus, ela irá crescer, quando você tenta agradar a Deus pelo seu esforço, você sai da Graça!
Vocês conseguem imaginar a Sara, que deu a luz com 90 anos! Isto é Graça! Não existem fórmulas, não existem segredos! Se você descobrir o segredo do crescimento de uma Igreja, fuja dele! Pois é humano! Só é Isaque se você não consegue gerar, se você consegue é Ismael.
Se é algo impossível para você, aí é Graça, aí Deus é honrado! O Senhor está te dando além do que você pediu! Debaixo da Graça existe um santo descanso!
Fora da Graça nós nos sentimos acusados e queremos fazer tudo para compensar as acusações do diabo em nossas vidas, acusações de que não fazemos nada, angústias, sentimento de que Deus está nos vendo com falhas.
Quando andamos pela Graça, nós andamos com um sentimento de dependência completa, neste sentimento buscamos o Senhor em desespero santo e vemos a Glória do Senhor se manifestar, e só assim conseguimos descansar no Senhor! Conscientes de que foi Ele que operou e que, se dependesse de nós, nada daria certo!
Nós pastores subimos aqui dependentes de Deus, cientes de que não oramos o suficiente, cientes de que não buscamos e estudamos a palavra o suficiente, trazemos palavras de livros que nos tocaram profundamente mas não são nossas, fomos chamados apesar de nós! Este sentimento gera um “desespero santo” que nos faz nos humilhar diante do Pai, e quanto mais nos humilhamos, mais a Graça de Deus pode se manifestar em nós! Não existe outra forma!
Não há nada que nos constrange mais do que a Graça do Senhor, por que vemos que não merecíamos nada do que Deus está fazendo! Ficamos constrangidos pela benção e vemos que Deus pode abençoar qualquer um. E isto nos conforta! Isto nos consola! Não as nossas obras, mas a Graça do Senhor!
Recebemos a Jesus pela Graça, e agora iremos andar pela Graça, mediante a fé! Não tentar fazer por merecer! Os que julgam merecer não têm, e os que têm não merecem, entre para o time dos que não merecem logo!
Muitos sentem que não oraram suficiente, que não fizeram o suficiente, pare já com isto, pois isto é religiosidade! Você não tem que primeiro largar os seus vícios para vir à Cristo, você não tem que ser perfeito! Venha como você está! Pois é pela Graça que Deus fará! Não existem os que estavam “prontos” e viraram crentes!!!! É assim que Deus fará em nossos ministérios! Só os incapacitados e os que não merecem verão a Glória do Senhor!
4º Passo: Seja como uma criança!
Ministérios que crescem são ministérios apaixonados, a maior expressão de paixão é lidar com o ministério como um menino lida com um brinquedo novo.
Jesus disse em Lucas 18:17: “Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele”.”
O que Jesus quer nos ensinar é que precisamos viver os momentos, andar em simplicidade, não podemos ser crianças sérias demais, não podemos ser retraídos, ressentidos, amargurados. Precisamos ser crianças saudáveis, sempre dispostas, que nunca se opõem a uma brincadeira.
Fazer discípulos precisa ser um prazer! Buscar vidas precisa ser uma alegria! Como uma brincadeira diante do Pai!
Se os seus discípulos falam que dá trabalho demais, eles não estão se divertindo na obra! Se o fardo está pesado, você está longe da Graça do Senhor! Fazer a obra pode ser envolvente, gostoso, prazeroso. E se for assim, você nunca mais vai estar sozinho! Pois só com o coração de uma criança e em humildade teremos plena comunhão com Deus e encontraremos a verdadeira alegria no Senhor! Para nós precisa ser tudo festa! Nós estamos aqui para nos alegrar, a alegria do Senhor é a nossa força!
Deus te abençoe tremendamente e que a Alegria do Senhor te “contamine” e transforme a sua vida!
Pr. Wal - Igreja Águas - Mooca

Nenhum comentário: