AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

SP 457 anos: imagens áereas mostram a transformação da cidade em meio século

Plantão | 25/01 às 07h24 O Globo

SÃO PAULO - Uma São Paulo com muito mais verde e pouquíssimos carros. Um bucólico rio Tietê. O bairro da Mooca, na Zona Leste, já populoso em 1958. Fotos de São Paulo tiradas em 1958 e 2008 mostram como a cidade se transformou nestes últimos 53 anos. Olhar essas imagens é como fazer um teste de reconhecimento de lugares da metrópole.
Veja as imagens feitas em 1958 e em 2008
- Ver as transformações da maior cidade do Brasil ao longo de 53 anos é uma experiência incrível para qualquer pessoa que conheça a cidade. É possível redescobrir cada um dos seus locais favoritos - diz Wagner Pacífico, diretor de Mobilidade da Multispectral, empresa produtora de mapas que, para marcar os 457 anos da cidade, disponibilizou as fotos aéreas da cidade tiradas em 1958 e 2008.
As imagens mostram que em 1958, a Mooca já era um bairro populoso. De lá para cá, é possível notar que a maioria das casas e prédios permaneceu. No Centro, quase todos os prédios já existiam.
Hoje, o centro da cidade está esvaziado e tenta se repovoar. Na visão do arquiteto e urbanista Candido Malta Campos Filho é preciso atrair para essa região pessoas com todo o tipo de renda.
- Temos que ter pessoas com todo tipo de renda. Os mais pobres precisam de subsídios para adquirir imóveis no centro - diz o urbanista.
Candido Malta ressalta que há necessidade do município minimizar a especulação imobiliária para retirar famílias de áreas de risco e também para privilegiar pessoas que querem comprar o primeiro imóvel.
- Hoje vemos populações morando em encostas e em áreas de risco. O que está errado é que os preços dos terrenos sobem muito e mais pessoas não podem comprar. Por isso elas invadem essas áreas - destaca o urbanista.
Longe do centro, as imagens mostram que a São Paulo de 1958 ainda era cheia de mato. As fotos mostram que as áreas verdes no Parque do Morumbi se mantiveram, mas todo o restante foi tomado por residências e empresas.
O bairro do Morumbi tinha poucas ruas abertas para os primeiros loteamentos. Hoje, a região é dividida entre o bairro mais rico e a maior favela de São Paulo, a Paraisópolis. Já a avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini teve sua ampla região desabitada transformada num dos maiores centros comerciais da cidade.
As fotos revelam ainda o crescimento da população no bairro Alto de Pinheiros e a verticalização da população na avenida Paulista. Mostram ainda o rio Tietê canalizado para a passagem da Marginal Tietê, e a ocupação populacional, que cresceu até os limites de Itaquera.
A valorização de bairros como a Chácara Klabin e o aumento de avenidas e veículos em grandes avenidas, como a Bandeirantes e a Washington Luís também aparecem nas imagens.
- Com a construção e o alargamento das avenidas, São Paulo mudou muito, e às vezes é difícil de reconhecer o local olhando as imagens de 1958. Por isso, é um teste interessante se localizar através das construções mais antigas, como o Copan ou o isolado Hospital do Servidor, e se surpreender na falta de coisas não tão antigas, como o Cebolão, a avenida 23 de Maio e o MASP - diz Pacífico.

Nenhum comentário: