AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 20 de maio de 2011

A renúncia traz a multidão.

Texto base – Lucas 5:1-11
 
O que estava acontecendo.
 
Inicio do Ministério de Jesus.
 
​Neste capitulo Jesus ainda estava no início de seu ministério na Terra, e já estava anunciando e ensinando as boas novas de salvação (Lc 4:14-15),Profetizando (Lc 4:16-21) Libertando (Lc 4:31-35) e curando (Lc 4: 38-39). A ponto de Jesus já ser reconhecido e procurado por muitos, pois a sua fama corrida por todos os lugares (Lc 4;37).
 
​No capítulo 5 encontramos Jesus trabalhando (ensinando, curando, libertando e trazendo vida às pessoas) no Lago de Genesaré ou Mar da Galiléia.
 
​Jesus era comprimido pela multidão de necessitados e buscou uma solução rápida para atender àquele povo, para que não ficassem sem alimento espiritual.
 
​O V3 fala que Jesus viu dois barcos na praia, o de Pedro e o de Tiago e João. Jesus então entrou no barco de Pedro e pediu que o afastasse um pouco da praia, para que dali pudesse ensinar as multidões.
 
Um estranho entrando no meu barco?
 
​Talvez você esteja pensando que Jesus foi deselegante ou mal-educado ao entrar no barco de um desconhecido. Mas Jesus e Pedro já se conheciam, não se tratava de um estranho entrando em seu barco, pois dias antes, Jesus havia estado na casa de Pedro, e lá curou sua sogra. O evangelho de Mc 1:29-31 diz que Jesus, após sair da sinagoga, juntamente com Tiago e seu irmão João, foi diretamente à casa de Simão (Pedro)e André, seu irmão. Lá encontrou a sogra de Pedro doente. Jesus curou-a e ela passou a servi-lo.
​Portanto, Jesus não fez nenhuma loucura e entrou no barco de pessoas conhecidas, pessoas que já haviam ouvido os seus ensinamentos e visto os seus milagres, mas agora Pedro, André, Tiago e João, seriam o alvo de mais um milagre.
​Espiritualmente falando barco ou navio (ou qualquer outro meio de transporte) simbolizam ministério. E Jesus ao entrar no barco de Pedro estava escolhendo-o e lhe mostrando que o capacitaria para o exercício desse ministério.
​Quando Jesus te escolheu (pois não foste vós que escolhestes a mim, mas eu vos escolhi, para que vades e deis frutos e que esses frutos permaneçam), Ele o fez para o exercício do seu ministério, para anunciar as boas novas, ou se você preferir, pregar o evangelho e fazer discípulos de todas as nações.
 
Cansados e desanimados.
 
​A primeira parte do V 5, diz que os pescadores haviam trabalhado a noite toda e nada haviam pescado. No V3 diz que os barcos já estavam na praia, provavelmente amarrados para que não fossem arrastados de volta para o mar, sendo que já lavavam suas redes, provavelmente para guardá-las. Ou seja, aqueles homens tinham somente uma coisa em mente, o descanso tão merecido.
​Aqueles homens estavam cansados, trabalharam toda a noite e o pior desanimados porque não tinham conseguido pegar nenhum peixe sequer.
​Naquela época o Mar da Galileia era o mar que tinha mais peixes devido a sua localização geográfica e extensão. Ele recebe as águas do Rio Jordão e tem 20,5 km de longitude (comprimento) e 12km de extensão na parte mais larga, era sinônimo de pesca garantida. Portanto seria impossível alguém não pescar nada durante toda a noite, principalmente utilizando redes.
​Talvez você esteja como esses pescadores estavam, cansados de tanto trabalhar (trabalho secular, célula, evangelismo, cultos, redes encontros, escolas de líderes, etc...
​E talvez como eles também você esteja desanimado por Ter se esforçado tanto ao longo de sua vida ministerial e ainda não Ter sequer conseguido abrir sua célula, ou ainda não Ter conseguido sua primeira geração de 12, ou ainda não Ter conseguido alcançar a meta de 1 vida para o encontro, ou por não Ter convidado ninguém para vir à igreja na Macrocélula, etc.
​Cansaço, desânimo e tristeza.
 
Jesus lhe pede um pouco mais de esforço
 
​ICo 15:58 “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.”
​Mas Jesus lhe pede um pouco mais de você. É hora de romper é hora de mostrar que você é líder e ultrapassar todos os seus limites, é hora de verdadeiramente confiar em Jesus e naquilo tudo que você já viu Ele fazer. É hora de renunciar o que te prende ao chão e subir rumo ao alvo.
​Assim como aqueles pescadores, você já ouviu os ensinamentos de Jesus e também maravilhou-se .
​Assim como João e Tiago, você levou Jesus até a casa de um amigo.
​Assim como Pedro e André você disse sim a Jesus e Ele entrou em sua casa, e ainda viu um ente querido ser curado, liberto e salvo.
​Então agora é hora de obedecer dar mais um passo e continuar confiando que Deus é fiel e irá cumprir todas as suas promessas.
 
​Pedro mesmo desanimado e cansado obedeceu à Jesus. Ele não recusou levar Jesus em seu barco até alguns metros para dentro da água para que pudesse ministrar o povo.
 
Pedro rompeu com o cansaço
 
​Pedro mesmo com um relatório ruim de pesca, ele largou as redes, enfrentou o cansaço e desamarrou o barco, rompeu e empurrou-o da areia para a água e levou Jesus até onde Ele queria.
​Rompa com o cansaço você também e desamarre o barco. Se você já amarrou ou ancorou o seu barco, SOLTE-O, coloque-o novamente na água e leve Jesus até onde Ele precisa ser levado.
 
Pedro rompeu com o desânimo
 
​Pedro entrega um novo relatório à Jesus e desanimado fala que trabalhou a noite toda e não pegou nenhum peixe.
​Talvez o relatório que você está entregando ao seu líder, ao seu discipulador seja um relatório de não Ter conseguido alcançar a meta, por não Ter conseguido ganhar uma vida e leva-la para a sua célula.
​Talvez você esteja desanimado com o histórico de muito trabalho e pouco resultado de poucos frutos e muitos machucados. Mas Jesus disse à Pedro VÁ ATÉ O MEIO DO MAR E LANCE NOVAMENTE AS REDES PARA PESCAR.
​Pedro mesmo cansado e desanimado mas sabendo do que Jesus era capaz de fazer por ele e por seus irmãos, Pedro diz v5b “Mas pela tua palavra lançarei as redes” na tradução NVI diz “Mas, porque és Tu quem está dizendo isto vou lançar as redes”.
 
Mas porque és Tu......
 
​Mas porque és Tú Jesus aquele que eu vi ensinando na sinagoga, que eu vi libertando o jovem possesso, Mas porque és Tu Jesus aquele que entrou em minha casa e curou a minha sogra, VOU LANÇAR AS REDES.
​Pedro confiou no decreto que Jesus emitiu, pois ele sabia do que Jesus era capaz de fazer naquele momento.
​Em nome de Jesus que assim seja em sua vida, no seu ministério, no seu trabalho.
​Jesus está emitindo um decreto para esta igreja VÁ MAIS FUNDO E LANCE AS REDES PARA A PESCA.
​E em nome de Jesus que a sua resposta seja a mesma de Pedro;
​Mas porque és Tu Jesus que abrindo mão de sua Glória obedeceu ao Pai, veio como homem e me amou tanto a ponto de se entregar por mim e ir de encontro à morte na cruz; mas porque és Tu Jesus que teve todo seu sangue dado como oferta pelo meu pecado, e que foi até o inferno e lá tomou as chaves da morte da mão do diabo e que rasgou todo o escrito de dívida contra a minha vida, me salvou, me curou, libertou e me resgatou da morte eterna e me deu vida e vida em abundância, MAS PORQUE ÉS TÚ JESUS QUE DIZ ISSO....EU LANÇO A REDE AO MAR.
 
Resultado da obediência.
 
​Pedro rompeu com tudo o que sentia cansaço, desanimo e um monte de argumentos que lhe prendiam e que poderiam fazê-lo ficar paralisado. Pedro creu na palavra de Jesus e o resultado está no v6 e 7
Pescadores de homens
​Hoje Jesus lhe chama assim como chamou Pedro, André, Tiago e João. V10b Igreja Águas Não temas; Porque serão pescadores de homens.
 
Pr. Kleber Jacinto -Igreja Águas Mooca

Um comentário:

Ap. Mizinho disse...

Pr Kleber, já ouvi testemunhos de Bençao de sua palavra. Parabéns pela dedicação. DTA.
É bom ter um 12 fiel como vc!