AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ADORADOR SUBMISSO


Quando pensamos em Miriã, irmã mais velha de Moisés, lembramos de 2 episódios de sua vida que são para nós contradizentes:

·      O primeiro é a cena de Miriã dançando e adorando ao Senhor com seu tamborim, e conduzindo muitas mulheres a adorarem junto com ela.
Uma mulher de Deus, uma adoradora, uma mulher agradecida pelos feitos do Senhor em sua vida e em seu povo, pelos livramentos e milagres que realizou no meio de seu povo, uma discipuladora, levando muitas outras mulheres a adorarem tambem ao Senhor com danças!

·      O Segundo episódio já não é tão feliz, ao contrário, é bastante assustador, pois fala de Miriã sendo acometida por lepra vinda da parte do Senhor após ter falado contra seu irmão e líder Moisés.

Mas o que teria acontecido?
Como e porquê uma adoradora tão influente no meio do povo, de repente pode cair tanto? Não estamos falando de uma gripe ou resfriado, mas de lepra!
Vamos então entender o que aconteceu.

1.     Um adorador é submisso.

Miriã e Arão eram irmãos mais velhos de Moisés.
Em Exodo 2:1 a 10 lemos a história do início da vida de Moisés, que sendo bebê, recebeu um decreto de morte, mas foi colocado em um cestinho no rio Nilo por sua mãe e foi vigiado por sua irmã até ser salvo e criado pela filha do Faraó.
A atuação de Miriã foi fundamental para que Moisés fosse salvo e vivesse o grande chamado de Deus para a sua vida e nação. E Arão como irmão mais velho também deve ter sido testemunha de toda esta história de poder de Deus sobre a vida de Moisés e sua família.
Eram portanto uma família sacerdotal desde o início! Uma família separada para Deus!
Anos mais tarde, já guiando o povo rumo a terra prometida, Miriã novamente com Arão, foi testemunha do poder de Deus através de Moisés:

“Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o SENHOR fez tornar as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do mar.
Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.
E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.”
Êxodo 15:19-21

Miriã e Arão eram mais velhos que Moisés, e por este motivo ele lhes devia respeito. Mas Deus escolheu Moisés como líder, e devia neste caso ser respeitado por seus irmãos.
Um adorador deve ser sempre submisso.
A Palavra não diz exatamente por qual motivo, mas afirma que os dois resolveram se colocar contra Moisés e uma das mulheres que ele escolhera para si, que era Etíope.

"Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita.
E disseram: Porventura, tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O SENHOR o ouviu. [...]
E a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se. A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa."
(Nm 12.1, 2, 9, 10)

Miriã perdeu sua posição de adoradora por sua insubmissão.
Qual teria sido o motivo das críticas e rejeição de Miriã e Arão para com a mulher de Moisés?
A cuxita, sendo Etíope, talvez fosse uma mulher negra, de pele escura, talvez fosse um caso de racismo … mas nem a palavra e nem os livros históricos confirmam isso.
Portanto os teólogos apontam a rebeldia de Miriã e Arão para uma causa emocional anterior.

2.     Um adorador submisso cuida das suas emoções

Querido, como vai o seu coração? Como vão as suas emoções?
Porque as suas emoções podem te corromper, sabia? Suas emoções podem tirar você do altar de adoração!
Quando Miriã e Arão começaram a apontar o dedo para a mulher de Moisés, que era legítima e a palavra não fala nada que deponha contra ela, entendemos claramente que o problema deles não era ela, mas sim um sentimento de inveja  e crítica sobre a posição de Moisés e de sua influência sobre o povo.
Sabe, muitas pessoas, e as vezes nós mesmos fazemos isso: ficamos doentes na alma e começamos a discutir por problemas secundários uma vez que não somos competentes para abordar e resolver os problemas de fato.
Nesta altura do caminhar de Moisés, Arão e Miriã, muitos milagres e vitórias eles já tinham vivido, mas também algumas ou várias vezes eles viram Moisés errar, ou pensamos que Moisés era infalível?
Querido discípulo e amigo,  temos que cuidar da nossa alma, pois muitas vezes caímos em suas ciladas e abandonamos nossa posição de adoradores e assumimos a posição de críticos, juízes ou até justiceiros por causa daquilo que vemos e ouvimos, do que vemos outros fazerem, as vezes até nossas autoridades e entramos em julgamento contra elas e em decorrente insubmissão. E os insubmissos perdem a posição de adoradores!
Miriã era uma adoradora admirável… até o momento em que permitiu que sujeiras se instalassem em seu coração, a afastassem da pureza do trono e chegasse ao ponto de apodrecer a sua carne. Que doença significativa… a carne apodrecida e exposta, obrigando-a a se exilar, se afastar do povo por 7 dias até ser limpa novamente.
Mas porque Arão não ficou doente também?

3.     Um adorador submisso reconhece logo seus erros

No hebraico o verbo “falaram” está no feminino singular, indicando que Miriã foi quem tomou a iniciativa.
Arão era de caráter fraco (lembram-se do bezerro de ouro?) e facilmente se deixava convencer pelos outros.  Assustado, ele pediu perdão a Moisés, e pediu misericórdia para que sua irmã fosse curada.
A Bíblia não registra uma só palavra de Miriã. Pode ser que apesar de seu silêncio ela por dentro estivesse arrependida e que tivesse pedido perdão… mas se pudermos pensar um pouco vamos logo concluir: que nosso arrependimento seja claro e nosso pedido de perdão escancarado!
Um verdadeiro adorador se derrama no altar do Senhor sem se seconder!
A palavra diz que Miriã foi restaurada após a oração de Moisés por ela, mas apenas após 7 dias de reclusão, e todo o povo o soube e teve que esperar pela sua cura para prosseguir.  Durante estes 7 dias ela teve que ficar longe do arraial e longe do lugar de adoração. Não temos no testemunho de Miriã que ela se derramou de arrependimento. Mas ao aceitar ficar separada, temos dela um testemunho de retorno à submissão.

Que o Senhor nos dê um coração pronto a reconhecer nossos erros, submisso aos nossos líderes e livre de críticas afiadas.

Apa Célia Bertoni Arnesi – Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: