AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O Perdão


“Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem Lc 23:34”

Introdução:
Quase em todo momento nos vemos em situações com um alto potencial: para mágoas, rancores, injustiças, iras etc.
Os relacionamentos que deveriam ser fontes de alegria, prazer e benção muitas vezes se mostram como fontes de amargura e tristeza. Invariavelmente sofremos muito com as ofensas dos outros ou mesmo a falta de feeling das pessoas. Já presenciei alguns relacionamentos terminarem e outros tantos irem minguando por causa de agressões, calúnias, fobias, mas principalmente por ausência de perdão.

Mas, quando compreendemos com clareza o que significa perdoar, nos ajuda a praticar esse princípio que é determinante para a nossa saúde espiritual, emocional e física.

Antes, vamos analisar juntos alguns exemplos do que não é perdoar, mas algumas vezes achamos que é:

O que não é perdoar?

- O perdão não é só dizer: “Vamos esquecer tudo isto”.
Você não se esquece. Ao contrário, torna-se uma fonte de irritação e ressentimento.
- O perdão não é tolerância. Simplesmente tolerar o problema não resolve e não melhora o relacionamento.
- O perdão não é um sentimento, na maioria das vezes  você não vai sentir  vontade de perdoar.
- O perdão não é só pedir desculpas. Fazendo assim, você está admitindo o problema, mas não a sua responsabilidade. Para restaurar um relacionamento, seja ele qual for, o perdão precisa entrar em cena.

O que é perdoar?

 (segundo Wikipédia ) O perdão  é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.

- Perdoar é : semear misericórdia, graça e amor. Quem não perdoa , o dia que precisar do perdão, não terá  perdão para colher.  Tg 2:13 ‘porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!’’

- Perdoar é :um ato de altruísmo, é oferecer amor quando não há motivos para amar.
 É realizar algo agradável que a outra pessoa não merece, ajudando-a a ter o dom da gratidão. O maior modelo, exemplo a seguirmos, JESUS “ Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem Lc 23:34”
- Perdoar é : reconhecer as próprias falhas e pecados, porque não somos perfeitos. “Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. Colossenses 3:13
- Perdoar é : ser grato a Deus pelo perdão recebido. Nós cremos  ” Atos 10:43 A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome”


Porque perdoar?
Quem não perdoa se coloca debaixo da Ira de Deus
Veja MT 18:34  Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia. .

- O perdão não é condicional com relação ao nosso próximo e não pode ser conquistado.
Não se pode exigir mudanças na pessoa: “Talvez, se colocar sua vida em ordem, eu a perdoe”. Não se pode estabelecer condições para o perdão.

Em Lucas 17:3-4  está escrito: Tomem cuidado. "Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe". 
É um princípio, o Senhor nos manda perdoar nos ensina perdoar.  É uma decisão que eu e você precisamos tomar.

- O perdão : é a única alternativa que pode deter o ciclo do ódio, da culpa e da dor.
Quando você declara: me perdoe em nome de Jesus, cai por terra todo mal, vem a cura...

- Quem não perdoa está sendo impedido de ser perdoado por Deus.
Mt 6:12” ...Perdoa as nossa dividas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.”

- Quem não perdoa adoece, abre uma lesão emocional que vai se transformando em um câncer existencial e acaba devorando o que há de bom nos relacionamentos.

Você sabia que o caminho da libertação emocional e física muitas vezes passa pelo perdão? Quantas enfermidades não são curadas porque o perdão não foi praticado? Deus nos diz nos salmos 103:3 “Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades. Via de regra Deus age dessa maneira: primeiro perdoa, depois cura. Deveríamos seguir este caminho em nossa vida. O perdão precede cura. Muitas enfermidades existirão mesmo depois de alguém ter orado porque o perdão não foi praticado.
 O perdão deve ser praticado porque Deus já nos perdoou oferecendo seu único filho para morrer por nós. Então a base do perdão humano está no perdão divino.

CONCLUSÃO:
Mesmo com todas as dificuldades, o principio é perdoar. Não é o mais fácil, com certeza. Porém, quase todas as vezes não é o caminho fácil que nos leva mais perto da felicidade. É o caminho certo. A obediência sempre vai nos trazer bênçãos.
Na parábola do credor incompassivo temos alguns números que deveriam chamar nossa atenção. O Rei perdoou ao seu servo uma dívida de 60.000.00 de dias de trabalho outros estudiosos dizem que foi 350 kg de ouro e este servo não conseguiu perdoar seu conservo uma dívida de 100 dias de trabalho. O que estes números nos dizem? Que o perdão que recebemos de Deus é infinitamente maior do que aquele que devemos praticar com nosso próximo. Alcancemos a plenitude de vida vivendo o perdão. Saia de sua prisão existencial praticando o perdão. Conquiste o prazer de viver perdoando
“Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete”. Mt 18:22
O escritor Marcos de Souza Borges, diz que perdoar é escolher o caminho da cruz.
É só da cruz que podemos dizer as mesmas palavras que Jesus disse aos seus algozes: “Pai perdoa-os porque não sabem o que fazem”. Lc 23:34

Miss. Ioná - Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: