AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

domingo, 10 de novembro de 2013

Gordura para Deus


1. O que o corpo deixa de ter quando não fazemos exercícios físicos? O que isso afeta?
O tema em questão hoje em nosso jejum que promove atividade física chamando à atenção à cuidarmos do corpo, da alma e do espírito, é a gordura!
A gordura serve para proteção do corpo como amortecedor, isolante térmico, armazenamento de energia dentre outros. Entretanto, a falta de atividade física pode gerar um desequilíbrio entre a retenção e o consumo dessa energia, gerando excessos de acúmulos e depósitos em várias regiões do corpo que podem ser prejudiciais ao funcionamento dos órgãos, levando até a distúrbios graves!
A principal área de acúmulo é a cavidade abdominal podendo levar ao aparecimento de excesso de gordura visceral (gordura nas vísceras-órgãos).
A gordura abdominal é fortemente associada a alta prevalência de resistência à insulina, diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial e alguns tipos de cânceres como o de mama, ovário e de endométrico.
A localização central da gordura corporal e da gordura visceral é influênciada por diversos fatores: genética, sexo, idade, SEDENTARISMO, tabagismo e ingestão de bebida alcoólica.
A circunferência abdominal é uma medida antropométrica que tem alta correlação com a distribuição de gordura visceral. Segunda a Organização Mundial da Saúde os riscos de complicações metabólicas aumentam quando os valores da Circunferência Abdominal são:
 Risco               Alto Risco
Mulheres   >80cm                  >88cm
Homens          >90cm            >102cm
Para redução da gordura abdominal devemos praticar atividade física aeróbia (caminhar, correr, pedalar, nadar...) e reduzir a ingestão calórica, principalmente a ingestão de gorduras.
A ingestão de alimentos ricos em ácidos graxos saturados e ácidos graxos trans têm correlação com aumento da gordura abdominal: manteiga, dendê, óleo de coco, leite integral, bacon, toucinho, carne bovina gorda, queijos amarelos, alimentos fritos e empanados, biscoito recheados, congelados industrializados, margarinas, sorvetes cremosos.
É interessante e importante ressaltar que o organismo, frente a uma necessidade de busca de energia,  tem duas principais opções: os carboidratos e a gordura. Podemos dizer que de forma geral atividade mais intensa e de menor duração (anaeróbia-musculação, corrida de 100 mts) consome carboidratos que libera energia rapidamente e é mais “efêmera” e a atividade menos intensa mas de maior duração (aeróbia-caminhada, corridas longas, natação) consome gordura, que precisa de mais tempo para produzir e liberar energia porém é mais “duradoura e potente”.
Portanto, é fundamental promover mudanças no estilo de vida, como aumento da atividade física, abandono do tabagismo, evitar ou diminuir a ingestão de bebida alcoólica e modificações nos hábitos alimentares.
2. Gordura não é para o corpo
Estatuto perpétuo será nas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura, nem sangue algum comereis. (Levítico 3:17 ARC)
Gênesis - 4:4
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
Desde o início, do Genesis a gordura não ficaria com o homem, mas seria entregue a Deus.
O corpo recebe com saúde a gordura gerada pelo esforço, pelo exercícios, pela atuação!
Praticar a palavra vai trazer saúde para nossa vida.
Há coisas fáceis, que conduzem ao inferno, a diabetes, a cirrose mas há esforços que geram milagres, crescimento e uma oferta especial para Deus.
Seu esforço Deus entende como oferta agradável. 
Se sua vida está apertada em alguma área e vai ter que refazer, andar mais, trabalhar ou se esforçar mais, creio que Deus está gerando um milagre na sua história. Ele vai se agradar!
Deus te abencoe!
Mizinho (seu pastor) e Dr Flávio Quinalha

Nenhum comentário: