AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Família, por ela vale a pena lutar

“Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e Ziclague, e haviam incendiado a cidade. Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho. Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, filhos e filhas haviam sido levados como prisioneiros. Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças. As duas mulheres de Davi também tinham sido levadas: Ainoã de Jezreel, e Abigail de Carmelo, a que fora mulher de Nabal. Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus.”
1 Samuel 30:1-6

Davi depois de entrar em acordo com Aquis, o rei dos filisteus, havia caminhado três dias de viagem, 145 Km até Ziclague, onde se encontrava sua família e a família de todos os 600 guerreiros que faziam parte de seu exército de vencedores. Alegres, entusiasmados por voltarem para suas famílias depois de longos dias de batalhas, não viam a hora de abraçarem seus filhos e suas esposas e compartilhares das bênçãos das conquistas.

Aproximando-se da cidade, contemplaram um quadro estarrecedor: a cidade estava queimada e seus moradores: mulheres e crianças e alguns poucos homens, foram levados cativos pelos amalequitas, os inimigos de Israel. Todas as suas riquezas, os bens construídos pela família foram roubados, eles perderam tudo.

Atordoados pelo triste cenário e toda a gravidade daquele momento, foram tomados de grande tristeza em suas almas.

O que fazer quando os inimigos tiram a paz de nossas casas?
O que fazer quando nos é tirado nosso bem mais precioso:  a família, ou a paz familiar, a harmonia entre os familiares queridos, a alegria da convivência de um lar?
O que fazer quando os inimigos tiram nossa riqueza, nossos bens, nossas finanças?
O que fazer quando os inimigos tomam posse de nossos filhos, mulheres, esposos, e os mantém presos? Presos nas drogas, presos na vida mundana, na prostituição, na rebelião, na desobediência, na rebeldia, na tristeza, na angústia, na doença?
O que fazer quando as perdas batem a nossa porta?

TEMPO DE CHORO E DE LAMENTAÇÃO
“Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças.”
As tragédias, as perdas são muitas vezes, inevitáveis em nossas vidas. As dores provenientes de acontecimentos como esses, que vieram sobre Davi e seus soldados, mostram o quanto somos vulneráveis e o quanto estamos despreparados.

TEMPO DE PARAR DE CHORAR E SE FORTALECER EM DEUS.
“…Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus.”
No livro de Eclesiastes 3:4 diz que; “Há tempo de chorar, e tempo de rir, tempo de prantear, e tempo de soltar de alegria”. No salmo 30:5 diz: “Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.”

Há tempo de chorar e tempo de parar de chorar, a vida não é feita de choro, mas de conquistas e realizações. Enxugue as suas lágrimas e se reanime em Deus!
Faça como Davi lembre-se que você tem um Deus que lhe dará a vitória frente aos seus inimigos! 

“Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. Salmos 18:1-2;

Davi não lembrou somente que ele tinha um Deus Todo Poderoso, mas também que ele era sacerdote de Deus!  Lembre-se de quem você é em Cristo Jesus: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1 Pedro 2:9

Como sacerdotes de Deus, temos intimidade com Ele, podemos consultá-lo, sobre qual a melhor decisão a tomar, qual caminho seguir, e quando temos que começar a agir, e se Ele nos dará a vitória. Certamente Ele te responderá “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.” Salmo 34:4; Salmo 40:1-3

TEMPO DE LUTAR E VENCER.

 “Então partiu Davi”, significa que ele começou fazer sua parte e agir. Ao que partiu Davi, ele e os seiscentos homens que com ele se achavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde pararam os que tinham ficado para trás.”1 Samuel 30:9
Deus nos dará vitória em todas as batalhas, mas nós temos que fazer nossa parte e agir.

 “E o Senhor respondeu: “Persiga-os; é certo que você os alcançará e conseguirá libertar os prisioneiros”. 1 Samuel 30:8

O inimigo não cederá se não houver batalha, na luta pela nossa família não podemos retroceder, nem parar de lutar enquanto a vitória não for decretada.
Talvez nossa batalha leve um dia, meses ou anos, mas os inimigos serão derrotados pela perseverança e fé na vitória. 

Nunca paremos de lutar, a derrota de todos os teus inimigos que prendem aqueles que amamos, já está decretada!

TEMPO DE PAZ E RESTITUIÇÃO
Assim como Deus fez com Davi fará comigo e com você! O Senhor nos dará a restituição de tudo! Nada ficará com o inimigo da nossa família.  Deus nos dará tudo de volta!

É tempo de restituição: 1 Samuel 30:18-20  “Assim recobrou Davi tudo quanto os amalequitas haviam tomado; também libertou as suas duas mulheres. De modo que não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem filhos nem filhas, nem qualquer coisa de tudo quanto os amalequitas lhes haviam tomado; tudo Davi tornou a trazer. Davi lhes tomou também todos os seus rebanhos e manadas; e o povo os levava adiante do outro gado, e dizia: Este é o despojo de Davi.” 1 Samuel 30:18-20

A vitória de qualquer situação em nossas famílias terá um final vitorioso quando, apesar do sofrimento ou da circunstância nos colocamos como Davi: na dependência de Deus.

Não existe família pela qual não valha a pena lutar, nossa família, por mais bem ajustada que seja, talvez jamais seja perfeita. Somos todos imperfeitos. Quando nos reunimos em família, posso dizer que é uma reunião de imperfeições. Talvez sua família não alcance a perfeição, mas Deus quer fazê-la muito feliz.

Deus deixou-nos um bem precioso, e esse bem deve ser cultivado e defendido, como conseqüência teremos gerações, filhos, filhas, uma família que, firmadas em Deus, serão legado para outras gerações abençoadas e abençoadoras.

Família é plano de Deus! Lute por sua família e Deus te dará a vitória!


Dca. Eliane Santiago

Nenhum comentário: