AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

terça-feira, 14 de julho de 2015

Discípulo tem Compromisso


Textos Base: Mateus 28:19 e 20 e  Mateus 19:16 a 21

Algumas perguntas devem ser feitas antes de começarmos a tratar do assunto especificamente.
Você tem compromisso? Com quem? Com Jesus? Você é discípulo de Jesus?
Se sim então você tem que ter compromisso!
Na ocasião do texto de Mateus 28:19 e 20 o compromisso dos discípulos de Cristo era fazer outros discípulos, logo o compromisso de todo aquele que se diz discípulo de Cristo é fazer novos discípulos por onde quer que este ande.
Fazer novos discípulos é claro baseado nos ensinos e na vida de Cristo o modelo referencial o qual todo o cristão deve se conformar (tomar forma).
Mas há uma diferença entre estar envolvido e estar comprometido, uma coisa é estar envolvido com as coisas já outra coisa é estar compromissado com uma causa.
Vamos então verificar no dicionário qual é a definição de compromisso: compromisso é a forma, pública ou não, de se vincular ou assumir uma obrigação com alguém, com algum objetivo. Há diversos tipos de compromissos, como por exemplo: compromisso religioso, compromisso amoroso, compromisso de negócios. Compromisso é, portanto, uma responsabilidade adquirida em virtude de uma afirmação verbal ou escrita, feita por nós mesmos.
A expressão "ter um compromisso" significa estar ocupado em uma data, ou ter um vínculo ou acordo com alguém.
A palavra deriva de "promessa", ou seja, "com promessa". Quer dizer que quando há um compromisso há uma promessa. O compromisso deve gerar benção, gerar ajuste e coisas preciosas dentro do que se compromete.
Jesus tem promessas para sua vida por que Ele tem compromisso com você e você tem compromissos com Cristo? Quais são os compromissos e promessas que você fez a Ele? Então honre os seus compromissos com Ele.
Quanto se tem promessa, este é o princípio do compromisso, mas a maior dificuldade de honrar estes principio esta no caráter, porque é ai que se define como será ou não seu compromisso.

Qual é a definição de Caráter?
É o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo; esta qualidade é inerente somente a uma pessoa, pois é o conjunto dos traços particulares, o modo de ser desta; sua índole, sua natureza e temperamento. O conjunto das qualidades, boas ou más, de um indivíduo lhe determinam a conduta e a concepção moral; seu gênio, humor, temperamento; este sendo resultado de progressiva adaptação constitucional do sujeito às condições ambientais, familiares, pedagógicas e sociais. Caráter é individual!
Caráter é a soma de nossos hábitos, virtudes e vícios. Caráter, em sua definição mais simples, resume-se em índole ou firmeza de vontade. Só cumpre compromissos quem tem firmeza de vontade, não é possível cumprir compromissos sem ter firmeza de vontade.
Para que possamos honrar nossos compromissos com Cristo, nosso caráter deve estar ajustado ao dEle, desta forma é que realmente iremos conseguir entrar no compromisso e honrá-lo. Nosso caráter tem mais que depressa estar conforme ao do Cristo, desta forma iremos conseguir honrar os compromissos.

Avaliando o compromisso baseado na história de Isaías
“Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: "Quem enviarei? Quem irá por nós? " E eu respondi: "Eis-me aqui. Envia-me! " Isaias 6:8
O Profeta Isaias assumiu um compromisso muito sério diante de Deus, e sabemos que ele foi fiel até o fim naquilo que se propôs a fazer, e nós?
Estamos sendo hoje fieis naquilo que nos propomos a fazer?
Para um cristão exercer bem o seu ministério tem que ter algumas condições de caráter essenciais, a saber: capacitação, submissão, e responsabilidade.
·       CAPACITAÇÃO -> Saber fazer. Estudar, meditar, aprender mais sobre as coisas do Reino de Deus, conhecer mergulhar no oceano do Espirito e ser extremamente capacitado por Deus para fazer a boa obra.
·       SUBMISSÃO -> Obedecer no fazer. Muitas vezes os questionamentos e duvidas nos tiram da rota da submissão sem submissão a vontade de Deus não é possível atender ao compromisso.
·       RESPONSABILIDADE -> Fazer bem e coerentemente o que se sabe fazer.

Se juntarmos essas características, teremos uma só: COMPROMISSO
Sem qualquer uma dessas características, ou qualidades, jamais alguém será um líder completo, pois, de nada vale saber fazer se não fizer com responsabilidade, ou seja, saber, mas não estar presente na hora em que se precisa fazer, ou pior, saber, estar presente na hora de fazer, mas não querer obedecer a ninguém para fazer, e quando quer fazer tem que ser do seu próprio jeito.

Quantas vezes temos assumido compromissos com Deus através de promessas das mais variadas possíveis, por exemplo, falamos para Deus “envia-me Senhor para onde quiseres!”, dai então Deus chama para anunciar o evangelho em Itaquaquecetuba, mas como você está na Mooca tenta negociar com Deus um local mais próximo, temos que ter coerência com aquilo que propormos para Deus.
O exemplo de Davi mostra exatamente o que era um compromisso com Deus, Ele era extremamente capacitado no uso de sua arma a funda, ele era submisso a Deus a seu pai e a seu Rei, além de ser extremamente responsável no que fazia. Ele tinha Compromisso com Deus em primeiro lugar a ponto de se sentir ofendido pelas palavras proferidas por Golias contra o Senhor Deus dos Exércitos e foi lutar pela honra do nome de Deus. Ele era o homem certo, no local certo no momento certo, ele tinha compromisso com Deus.
Compromissados com Deus, Ele vai nos colocar nas posições onde seremos testados e aprovados como Davi se estivermos com estas condições Capacitação, Submissão e Responsabilidade bem ajustadas.
Davi foi conhecido como o homem segundo o coração de Deus.
Diferentemente do segundo texto de Mateus onde o coração daquele jovem que interpela Jesus, fala que cumpria todos os mandamentos, ou seja, envolvido com a causa, mas não comprometido com o Reino!
Se formos discípulos de Cristo, temos que entrar no compromisso, então entre no compromisso e seja bem-aventurado!
Se cumprirmos o compromisso de ganhar vidas iremos cumprir os mandamentos de forma integral!
Se Jesus Cristo está em nós devemos mostrá-lo assim honraremos nosso compromisso.
I
lustração - História do Porco e da Galinha
Estavam um dia o porco e a galinha passeando pela fazenda, quando chegou o fazendeiro e lhes propôs um desafio: eles seriam responsáveis por preparar um café da manhã diferente a cada dia da semana pelas próximas duas semanas. No caso de falha, definida pela falta de um cardápio variado em um desses dias, o café da manhã seria preparado pelo próprio fazendeiro que, sem opção, l;;l;l;;lprepararia bacon com ovos para começar o dia.
Estavam ambos motivados, o porco e a galinha, a cumprir a missão e entregar um cardápio diferente a cada dia pelas próximas duas semanas. Nos primeiros dias tudo correu bem, o porco sempre de maneira pró-ativa começava o dia a pensar no cardápio para o dia seguinte, dividia as tarefas necessárias para separar os ingredientes para a nova receita, pensava em formas inovadoras de cumprir as metas e era ajudado pela galinha que cumpria as tarefas a ela atribuídas.
Com o passar dos dias, as receitas ficaram cada vez mais elaboradas e o porco gastava grande parte do seu dia preparando os pratos que seriam servidos ao fazendeiro. Com isso não tinha tempo para atribuir as tarefas para a galinha. Que por sua vez aproveitava o tempo livre para ciscar o chão e procurar minhocas. Isso limitava o tempo disponível ao porco que trabalhava ainda mais para cumprir as metas.
O final dessa fábula você já pode prever: o fazendeiro não é atendido nas suas solicitações, o porco vira bacon e a galinha, depois de ceder um ovo, continua ciscando e procurando minhocas como se nada tivesse acontecido.

Conclusão
Muitos estão envolvidos, mas não comprometidos, outros comprometidos demais o que devemos buscar o equilíbrio.
Existem limites para o compromisso, o nosso coração deve estar comprometido e equilibrado, existem limites para todos os compromissos, o limite de Cristo era entregar-se na Cruz o nosso compromisso é entregar nossos corações nas mãos de Deus e deixar lá e sermos tratados por Ele e honramos o compromisso e o chamado que Ele nos fez.
Se não honramos nossos compromissos com alegria somente teremos peso, se fizemos displicentemente não teremos êxito!
Tenha compromisso com o Jesus e com o Reino de Deus, mas tenha equilibradamente, assuma seus compromissos com o Senhor, saiba o que você esta assumindo e honre-os para que você seja bem-aventurado e prospere em todas as coisas e seja mais que vencedor em Cristo Jesus.
Reflita e avalie o seu compromisso com Deus!
Cumpra com suas promessas e viva a vida plena com Deus!

Pr. Luis C. Santana - Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: