AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Ganhador de Vidas pela Humildade

Texto base: “O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida.” Provérbios 22:4

Galardão é a Recompensa por serviços valiosos.

Mas com ser recompensado por algo pelo qual não somos nós, que podemos dizer que temos?
Humildade é uma virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. É considerada como o que dá sentimento exato ao nosso bom senso em nos avaliarmos com relação às outras pessoas.
De forma simples é a qualidade que quem é humilde, quem se vangloria que tem, mostra simplesmente que humildade lhe falta, por isto não se pode afirmar sobre si mesmo que é que humilde.

“A humildade é a verdadeira prova das virtudes cristãs; sem ela, conservamos todos os nossos defeitos, e eles ficam apenas cobertos pelo orgulho, que os oculta aos outros e, muitas vezes, a nós próprios. ” François La Rochefoucauld

No versículo de Provérbios encontramos também outra palavra que é Temor, e ele está ligado a humildade pela conjunção “e” que implica que somente se as duas condições forem satisfeitas, então gerar o resultado esperado.

Quando pensamos temor, normalmente vem a figura do medo, mas de Deus é amor e o verdadeiro amor lança fora todo o medo então o que é temer? Eis uma explicação simples: Sentimento de profundo respeito e obediência.

Algumas ações que podem exemplificar uma conduta de temor perante Deus:
·       Ter atitudes de santidade e pureza;
·       Ser fiel a Deus;
·       Adorar exclusivamente à Deus como único deus;
·       Aborrecer o mal;
·       Viver uma vida de sabedoria e fé em Deus.
Humildade é uma virtude, vem de Deus mas que quem tem demostra, Temor um sentimento particular que todos podem ter sem receber.

Estas duas coisas em conjunto segundo o versículo geram:
Ø  Riquezas
Ø  Honra e
Ø  Vida

Nos dias atuais vemos muitas pessoas atrás somente das riquezas terenas, por este motivo falta a humildade e temor.
Também vemos homens desejando ser honrados, mas estes se esquecem de princípios fundamentais de honra a Deus.
Por último temos a morte e doença como consequência da falta de vida.

Onde está então o que nos impede de conseguir ter virtude (Humildade) e o sentimento (Temor) que agradam a Deus? Basicamente está na nossa falta de nos submetermos a Ele como descreve o versículo de 1 Pedro 5:6 “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte”.

Uma vez que aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador nossas decisões estão baseadas em um outro parâmetro, o da humildade e temor, este é a proposta. Quando tomamos decisões sem antes pedirmos orientação divina, logo nos tornamos orgulhosos e deixamos de ter reverencia para com Deus, e por aquilo que Ele é e tem para nós.

Como resolvermos isto? Seguindo o padrão de Jesus, observemos o que a bíblia nos fala em Filipenses 2:5 a 8:
“5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.”

Se Jesus que é Deus se esvaziou da forma divina, para qual finalidade? Servir em obediência a Deus!

Então seguindo o modelo de Cristo estas são as chaves para Humildade:
Ø  Esvaziar-se,
Ø  Tornar-se servo e
Ø  Obedecer

Ele mostrou o caminho, que devemos seguir para um dia em glória nos recebermos o galardão. Jesus mostrou total reverencia a Deus e as coisas dEle, também fez seguidores que fazem seguidores, que tem a vida eterna e geram vida em Seu nome.
Sendo nós os seguidores de Cristo nesta geração é a humildade o parâmetro que deve balizar nossas vidas, de modo que as pessoas vejam em nós esta característica, ou seja, quando olharem para nós possam encontrar virtudes que vem de Jesus que são manifestas em nós.
Isto gera vida em nós e também gera novas vidas, e quando isto acontece alegra o coração de Deus porque o pecador encontrar a salvação em Cristo Jesus. A virtude então é apresentada sem palavras, mas com frutos!

A vida no versículo é apresentada como última recompensa, mas ela é a mais importante porque cuidamos daquilo que recebemos de Deus nosso bem maior!

Também tememos a Deus por Sua onisciência, onipotência e onipresença e principalmente pelo seu infinito amor desta forma nos tornamos reverentes e obedientes a Ele.

Não somos e jamais seremos maiores que Deus, porque dependemos dEle, e ao lermos o que Apóstolo Paulo escreve aos Romanos 7:24 temos “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”

A reposta a esta está na cruz, a humilhação pública de Jesus, mas a maior manifestação de misericórdia de Deus para com o homem! Ele já nos livrou da morte e nos deu vida, a Sua vida.

Se nos humilharmos e temermos a Deus, com certeza seremos tremendamente bem-aventurados, riquezas, honra e vida irão ser nossa recompensa tanto aqui quanto na glória eterna.

Deus os abençoe!

Pr. Luis Carlos Santana – Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: