AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Discípulo Eficaz

Congresso Interno da Visão Celular M12 Mooca
ABRIL 2017 – DISCÍPULO EFICAZ – 2 Coríntios 11 e 12

INTRODUÇÃO:
Duas palavras de transformação: Discípulo / Eficaz
Discípulo - Todo desejo de um discipulador é que seu discípulo cresça e avance.
Discipulador não é alguém que retém, mas alguém que entrega, é canal.
Quanto mais discipulador eu sou, mais o Espírito Santo passa por minha vida para outros.
Assim, ser discípulo é fazer discípulo e ser discipulador é ENVIAR.
GANHAR, CONSOLIDAR, DISCIPULAR e ENVIAR.

Eficaz – Dicionário diz: “Que produz o efeito esperado; que dá resultado. Que não falha; em que há segurança e validade; infalível, seguro ou válido. Que possui a capacidade de desenvolver, em circunstâncias normais e sem ajuda externa, certo resultado; efetivo. Que consegue realizar com perfeição certa função, ofício ou tarefa.”

Não há como escapar de sermos produtores de resultados. Em todos os lugares de nossa vida precisamos de resultados.
. Na família: aos pais, ao cônjuge, aos filhos
. Na escola: aos professores, aos colegas
. Na empresa: ao mercado, ao chefe, aos colaboradores
. No banco: ao saldo positivo
. Na igreja: ao chamado (quebra de paradigma) voluntariado x cruz.

Não sabeis que entre todos os que correm no estádio, na verdade, somente um recebe o grande prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis! 25Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, e isso, para obter uma coroa que logo se desvanece; no entanto, nós nos dedicamos para ganhar uma coroa que dura eternamente.” (1 Cor 9:24)

As 12 marcas do discípulo eficazBaseado estudo Pr. Omar Herrera – Centro Cristiano Antorcha em Cipolleti, Rio Negro, Argentina
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.” (Hebreus 4:12)


1.    Recebedor de salário para servir – vers. 8 - “Despojei outras igrejas, recebendo salário, para vos poder servir,”
Deus vai abençoar suas finanças!
Creio que Deus está abençoando a sua terra e seus ganhos!
Sua vida financeira tem propósito.
A visão que o Senhor nos deu será sustentada por ele.
Há recurso que virá do céu para discípulo eficaz e nada ficará em aberto em sua vida.
Há uma unção de suprimento no discípulo de Jesus e onde você estiver, Ele lhe abençoará financeiramente.
Vemos no apóstolo Paulo um servo que recebia salário tanto de igrejas como de seu  trabalho de fazer tendas e ele empregava em ser um discipulador, viajar, visitar, ensinar.
Deus não vai deixar de transbordar sua vida neste propósito, você é canal abençoador.
Discipulador não tem o dinheiro como impedimento.
ORAÇÃO: vida financeira que sustentará seu chamado. Sabedoria, prosperidade, diligência, destreza e aptidão.

2.    Não é peso para igreja – vers 9 -  “e, estando entre vós, ao passar privações, não me fiz pesado a ninguém; pois os irmãos, quando vieram da Macedônia, supriram o que me faltava; e, em tudo, me guardei e me guardarei de vos ser pesado.”
A mente de discípulo eficaz atua para que não seja peso.
Ele facilita as formas para chegar a igreja e chegar aos discípulos.
Mesmo que em privações não se coloca como pedinte ou necessitado, mas ciente que Deus o sustentará. Não é que fica feio, mas demonstra que não tem fé. Não é orgulho, mas é temente em que Deus é supridor e não falhará.
Por outro lado, não há exigências como um artista ou como uma estrela, como um diplomata porque não é.
Há discípulos e células que não andam nas instruções e isto não é motivo, mas motivação para novos acessos.
Há células que não mudam, não crescem porque discipuladores não vão até discípulos ou se mostram pesados. Estes tem as conquistas limitadas.
Saiba que há uma unção sobre você que nada lhe faltará (salmo 23) e assim precisamos avançar e ser lideres que não temem pois serão supridos.

3.    Sua graça é servir aos crentes e não ao que os crentes têm. – vers 10 -  A verdade de Cristo está em mim; por isso, não me será tirada esta glória nas regiões da Acaia.
O serviço ao Senhor é o que lhe constitui glória e louvor.
Paulo sabia que tratava com as emoções e que pessoas seriam agradecidas por um milagre recebido, podendo dar uma oferta muito grande e decidiu não se interessar no que os crentes tem. Sabia que outros milagres poderiam nem ter agradecimento.
Ele continuava com esta mente e os milagres aconteciam porque ele fechou a porta da ambição.
No caminho recebemos honra, autoridade, reconhecimento e também desprezo por parte de alguns, porém precisamos fechar a porta da ambição e servir do mesmo modo.

4.    Reconhece o interesse de oportunistas que confundem os discípulos – vers 18 - E, posto que muitos se gloriam segundo a carne, também eu me gloriarei.
Há oportunistas no meio do povo. Homens e mulheres buscando seus remédios, suas desculpas, seus escudos de proteção para seus pecados, preguiças e fracassos.
Muitos procuram discipuladores para jogarem suas culpas, imitarem entrega ao Senhor, quebrantamento ao discipulador e não ao Senhor, a fim de colher gotas de sentimentos de restauração ou aprovação do homem, pois Deus saberia toda a verdade.
O discípulo fiel em comunhão com Espírito Santo reconhece oportunistas.
Paulo reconheceu lideres (apóstolos) que tinham interesse de escravizar pessoas, tomavam posse de pessoas, como discípulos seus e não de Cristo, oportunistas.

5.    Tem origem verificável – vers 22 e 23 - São hebreus? Também eu. São israelitas? Também eu. São da descendência de Abraão? Também eu. 23 São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes.

Paulo se apresentou e assim abriu a porta da exposição para mostrar quem é.
Precisamos mostrar nossa origem.
Vivemos numa sociedade que promove a desconfiança e a igreja o discipulador é quem precisa promover a confiança.
Avalie sua origem, é escondida? Lhe conhecem? Sabem da transformação? Onde está agora?

6.    Se concebe como ministro  – vers 23 São ministros de Cristo? (Falo como fora de mim.) Eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes.

Apostolo Paulo, se mostrou como ministro indicando não seu posto na igreja, mas sua atuação. Mais que 12, que apostolo, que pastor, que líder, ele apontou o que fez.

Não para mostrar o que fez mas para ter sentido. Se não há serviço, não se sustenta. Ser pastor e não ter ovelhas para servir não sustenta o titulo.

Ser discipulador e não ter discípulo, não faze-los discípulos de Jesus não te sustenta como discipulador.

O que marca ministro é trabalhos, prisões, açoites e perigos.

Aquele que almeja o episcopado excelente coisa almeja. Procurai com zelo os melhores dons. Serão serviços para terem sentido eficácia.

Creio que há dons hoje para serem liberados aqui.



7.     Oferece testemunho do que prega – vers 24 a 27 -  Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; 25 fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; 26 em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; 27 em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.
A visão é ganhar e entrar em novas terras. Estacionar é paralisar!
O discípulo eficaz se expõe a qualquer terra e qualquer lugar.
Judeus, rios, mares, salteadores, patrícios, gentios, cidade, deserto e falsos irmãos.
Há terras para você e sua célula que precisam ser tocadas.
Agradeça pelo que conquistou e abra os olhos para novas terras.
Na batalha, um território é consolidado em 90 dias e saem para buscar novos territórios.

ORAÇÃO POR NOVAS TERRAS.

8.     Sofre emocionalmente pelas igrejas que fundou – vers 28 -  Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.
Cada discipulado, célula aberta, tem envolvimento emocional e isso não está errado.
Não sou apenas o discipulador, mas tenho sentimento de pai. É mais forte que a função, por isso sentimos dor e se não sentimos algo está errado.
Não tenha medo de sofrer corretamente pelo discipulado.

9.     É obrigatoriamente humilde – Cap. 12 vers 6-9 - Pois, se eu vier a gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas abstenho-me para que ninguém se preocupe comigo mais do que em mim vê ou de mim ouve.7 E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.8 Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
O discípulo eficaz é humilde, quando chega é possível que ninguém saiba que chegou.
Constrange-se com gloria e fica desconcertado com reconhecimentos.
Entregue hoje ao Senhor os reconhecimentos e deixe a graça transbordar sobre sua vida.
Sabe viver na fraqueza. Três vezes pedi! Foram três, não foi uma vida inteira parada pedindo.
Só na humildade os espinhos na carne vão perder poder.
Problemas vão enfraquecer e o poder de Deus vai se aperfeiçoar em sua vida e chamado.

10.  Visita regularmente. Vers 14 – Eis que, pela terceira vez, estou pronto a ir ter convosco e não vos serei pesado; pois não vou atrás dos vossos bens, mas procuro a vós outros. Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos.
O discipulado eficaz é cara a cara, é individual.
Andar junto é o mais efetivo para o discipulado. Comer, andar, viver com elos.
Nada é mais efetivo que olhar nos olhos e falar o que deve ser falado.
Mesmo que demorasse anos o apostolo Paulo visitava as igrejas e tinha convívio.
Não precisamos demorar anos, mas regularmente viver o individual.
Diga ao seu discipulador: estou com vontade de conversar com você.

11.  Exerce ministério por amor e não teme gastar anos por este chamado. – vers 15 - Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol da vossa alma. Se mais vos amo, serei menos amado?

Me gastarei e me deixarei gastar. Wow, que expressão!

Nosso modelo é Jesus Cristo.

O discípulo eficaz ama a Deus e ama sua igreja, sua célula e não se importa em investir nisso.

Quebrando o conceito humanista, claramente não pensando em algo em troca, mas sabendo que o amor plantado gerará uma colheita de amor em minha vida.

12.  Opera sinais, prodígios e maravilhas – vers 12 - Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos.
O discípulo eficaz, o enviado no chamado, na unção apostólica tem liberado tais sinais.
Hoje Deus está restaurando sinais nas células, nas vidas, nas lutas em nome de Jesus.
A cura do câncer e o menino curado da bactéria são sinais que Deus está trazendo de volta os sinais.
Vamos orar agora por todos os casos de nossas células. Mãos juntas óleo sobre todas as mãos.


Reflexão: “A igreja é uma mulher, esposa, esposa de outro. O outro é muito zeloso, é Jesus Cristo. Para igreja eu sou eunuco, não toco, só faço com a igreja o que o marido me pede que eu faça. “ Pr. Omar Herrera
“Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.” (2 Corintios 11:2)

Compare sua vida, neste tempo com estas marcas e que o Espírito Santo faça sua mudança.

Deus te abençoe.

Valdemir Arnese - Mizinho (seu pastor)

Nenhum comentário: