AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 27 de abril de 2018

O Espírito Santo em nós - Templo do Espírito Santo

Versículo chave: João 14:17 – “o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.”

VERSICULOS ADICIONAIS
Romanos 8:9– “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”
1 Coríntios 6:19– “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”
2 Timóteo 1:14– “Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.”
1 João 2:27– “E a unção que vós recebestes dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis”
Colossenses 1:27– “aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;”
1 João 3:24– “E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós: pelo Espírito que nos tem dado.”
Apocalipse 3:20– “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.”

INTRODUÇÃO: ONDE O ESPIRITO SANTO HABITA?
Deus está sempre e necessariamente presente em toda parte; nele vivem todos os homens; nele se movem e têm Seu ser.
Mas a habitação interior significa que Deus está presente de uma maneira nova, mantendo uma relação pessoal com o indivíduo.
Esta união com Deus, que é chamada habitação, morada, é produzida realmente pela presença da Trindade completa, isto podemos ler e examinar nos versículos anteriormente citados.
Considerando que o ministério especial do Espírito Santo é o de habitar no coração dos homens, a experiência é geralmente conhecida como morada do Espírito Santo.
Morada, habitação é uma casa vamos ao que diz o dicionário:
Casa (do latim casa) ou residência (do latim residentia) é, no seu sentido mais comum, um conjunto de paredes construídas pelo ser humano cuja função é constituir um espaço de moradia para um indivíduo ou conjunto de indivíduos, de tal forma que eles estejam protegidos dos fenômenos naturais exteriores (como a chuva, o vento, calor e frio, etc.), além de servir de refúgio contra ataques de terceiros
O homem natural é separado de Deus desde Adão e pela fé e o arrependimento ele volta-se para Deus e torna-se regenerado. A regeneração pelo Espírito envolve união com Deus e com Cristo, que é conhecida como habitação.
Essa habitação do Espírito ou essa possessão do Espírito pelo homem é o distintivo do cristão do Novo Testamento. "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" (Romanos 8:9).
Chegamos então a seguinte definição: o homem no qual habita o Espírito Santo. Seu corpo é templo do Espírito Santo, e, em virtude dessa experiência, ele é santificado como o Tabernáculo foi consagrado por nele habitar Jeová. O cristão então é chamado "santo", e seu dever é guardar a santidade do templo, isto é, o seu corpo.
“Rogo-vos, pois, irmãos, apela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” Romanos 12:1
O ESPÍRITO SANTO É O AGENTE DA NOSSA SANTIFICAÇÃO.
Na conversão, o Espírito passa a habitar no crente, que começa a viver sob sua influência santificadora. Ele faz algumas coisas quando está nesta morada:

1º. Ele nos santifica, isto é, purifica, dirige e leva-nos a uma vida santa, libertando-nos da escravidão ao pecado 
Romanos 8:2 a 4
2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
3 Porquanto, o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne,
4 para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

2º Ele testifica que somos filhos de Deus
Romanos 8:16“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”
3º Ajuda-nos na adoração a Deus, na nossa vida de oração e Intercede por nós quando clamamos a Deus
Romanos 8:26 e 27
26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
Isto visa produzir em nós as qualidades do caráter de Cristo, que O glorificam. Ele é o nosso mestre divino, que nos guia em toda a verdade e também nos revela Jesus e nos guia em estreita comunhão e união com Ele Continuamente, Ele nos comunica o amor de Deus e nos alegra, consola e ajuda.

O QUE O MORADOR PROMOVE DENTRO DA CASA?
“Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo;”– Romanos 14:17
Implanta a mentalidade do reino de Deus em nós em primeiro lugar. Como consequência promove o seguinte: 
Muda Valores
O tangível pelo intangível – o perene pelo eterno – Uma das ações mais importantes promovidas pelo Espirito Santo na morada é mudar os pensamentos que são os princípios que geram valores. Valores que são frutos da Justiça.
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos... Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos"Isaías 55:8 e 9. 
Ele nos dá alegria, mas a alegria dEle
Mas que alegria é esta?
A sua alegria ou a Alegria do Espirito Santo.
Quando a alegria do Espirito Santo for verdadeira em nós a injustiça, a vergonha e a amargura com as coisas do mundo se vão.
Esta alegria é para o futuro, mas é para agora também é uma questão de escolha.
“Eu digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se.”Lucas 15:7
“tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.”Hebreus 12:2
“Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.”Salmos 51:12
Enche de Paz
A paz do Senhor através do Espirito Santo excede todo o entendimento, quando andamos com a direção o Espirito Santo andamos em paz mesmo em meio a qualquer situação que possamos passar.
“Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”João 16:33
“Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.”João 14:27
“A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz;”Romanos 8:6
CONCLUSÃO
A maior proteção para uma casa está no seu interior, o exterior pode até vir a ser danificado, mas o morador santo é aquele quem projete a casa.
Deixe o principal morador de sua casa promover a reforma necessária para que você viva uma vida abundante da Graça de Deus.
Que o interior seja mais lindo que o exterior, mas cuide da casa que você é habitação do Espírito Santo.
Deus te abençoe!

Nenhum comentário: