AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Shavuot - 2019

Chag Sameah Shavuot! – Feliz festa de Shavuot!
            Shavuot  ou Pentecostes – Festa das Semanas (7 semanas, 50 dias depois da Páscoa). Também conhecido como festa da colheita, pois celebrava-se a colheita que havia tido, e entregava-se os primeiros frutos (primícias) – Êxodo 23:16.
            Em Shavuot, o judeu celebra principalmente o dia em que Deus deu a Moisés e ao povo a Lei, no monte Sinai, ainda em território egípcio, depois de serem libertos de uma escravidão de 400 anos. Que Lei é essa? Os 10 Mandamentos, ou as 10 Palavras, na tradução original do hebraico.
            Shavuot, é uma festa cheia de tradições, uma dessas tradições é que o judeu come alimentos a base de leite, pois eles entendem que não existe melhor e mais puro alimento que o leite, sendo a  Torah, a Lei de Deus, comparada como o puro leite espiritual, pois a Lei de Deus é o que nutre espiritualmente uma pessoa. O leite materno, por exemplo, tem tudo o que um recém nascido necessita. Quando uma criança acaba de nascer, o médico orienta a mãe a apenas amamentar o bebê com o leite materno durante os seis primeiros meses de vida, não precisando de mais nada para sacia-lo. “Como bebês recém-nascidos, desejem intensamente o puro leite espritual, para que por meio dele, cresçam e experimentem plenamente a salvação, agora que provaram da bondade do Senhor.” 1Pedro 2:2-3
            Outra tradição é que eles passam a noite toda meditando na Palavra de Deus e lendo o livro de Rute. Mas por que o livro de Rute? Porque a história de Rute acontece exatamente em uma época de colheita, onde o povo, após aquela colheita, iria entregar as primícias para Deus e celebrar Shavuot.
            Conhecer a história de Rute, vai muito além de conhecer uma tradição judaica em uma festa, porque é na história dessa mulher que vamos ver a bondade de Deus sobre a vida duas mulheres que até aquele momento, não podiam contar com mais ninguém. Ou Deus olhava para elas e fazia algo por elas, ou morreriam. E Shavuot e a história de Rute tem muito a há ver com a nossa vida.
            Só para que você se lembre, Rute foi uma Moabita (nascida em Moabe), que casou-se com um dos filhos de Elimeleque e Noemi. Eles se conheceram quando esse casal, por causa da falta de alimentos severa, saiu de Israel, e foi para Moabe, para sobreviver. Em Moabe as coisas não aconteceram como o planejado, e segundo o livro de Rute, em quase 10 anos que ali permaneceram, Elimeleque morreu, e os filhos de Noemi, Malom e Quiliom, também morreram, e Noemi ficou sozinha com suas noras, Orfa e Rute.
            Noemi então ouviu dizer que a seca em Israel havia acabado, e que havia alimentos novamente, então decidiu retornar. Antes, tentou convencer suas noras que não fossem com ela, que seguissem a vida delas novamente, que se casassem novamente. Orfa, voltou para Moabe, mas Rute foi fiel a sua sogra e não a abandonou, e foi com ela para Israel.
 Noemi sabia que teria muitas dificuldades, pois naquela época, uma mulher só “era alguém” na sociedade, se fosse casada e se tivesse filhos. Noemi era uma mulher, idosa, viúva e sem filhos, e agora sua situação era um pouco pior, pois sua nora Rute, além de também ser viúva e não ter filhos, era estrangeira em Israel.
            “Rute respondeu: Não insista comigo para deixa-la e voltar. Aonde você for, irei, onde você viver, lá viverei. Seu povo será o meu povo e seu Deus, o meu Deus. Onde você morrer, ali morrerei e serei sepultada. Que  o Senhor me castigue severamente se eu permitir que qualquer coisa, a não ser a morte, nos separe! Quando Noemi viu que Rute estava decidida a ir com ela, não insistiu mais.” Rute 1:16-18.
            Essa decisão de Rute de permanecer com sua sogra Noemi, de ter o Senhor como o seu Deus, e abandonar os deuses e ídolos de Moabe, e ter o povo de Israel como o seu povo, fez com que Deus mudasse completamente a história de Rute. O Senhor fê-la sair da pobreza para a riqueza, pois ela casou-se com Boaz, um dos homens mais ricos de Israel naquela época que a resgatou, tirando a também da viuvez, da solidão. Tirou-a da esterilidade, dando-lhe filhos, dentre eles Obede, pai de Jessé e avô do rei Davi, e agora ela não é mais estrangeira, e torna-se israelita.
            Eu não sei se você já conseguiu enxergar algo semelhante na sua vida, se não eu vou lhe ajudar fazendo uma pergunta. Quem era você antes de você decidir aceitar Jesus como Senhor e Salvador da sua vida?
            Eu não seu você, não conheço direito a história de muitos que estão aqui hoje, mas eu conheço a minha história de vida, e acredito que não tenha sido muito diferente da história de vida de muitos que estão aqui. O que pode mudar um pouco é o pecado e como ele aconteceu na sua vida, e o tempo que você levou para conhecer Jesus, o seu resgatador, mas de resto é tudo igual.
            Jesus é o nosso Boaz, o nosso resgatador. Aquele que pagou um alto preço pela minha vida e pela sua vida. Deus não levou em consideração as nossas mazelas, o nosso passado, a nossa inimizade com Ele, e nos tirou do reino das trevas, e nos levou para o reino do seu Filho amado.
            Éramos pobres, mas agora nós somos ricos de todas as riquezas celestiais, não tínhamos um Pai, éramos criaturas, mas agora somos filhos de Deus, e como filhos herdeiros, detentores das Suas promessas, pois fomos enxertados na videira verdadeira, e temos direito às mesmas bênçãos que os israelenses, pois fazemos parte do povo de Deus através de Jesus. Não nos tornamos judeus, não somos israelenses, mas porque um dia assim como Rute, decidimos ter o Senhor como o nosso Deus por intermédio de Jesus.
            E o que tem há ver Shavuot com tudo isso?
            Quando tomamos a decisão de nos reconciliar com Deus, fazemos uma aliança com o Senhor, e nos colocamos debaixo da Sua Lei, aquela Lei que foi dada a Moisés e que está em Êxodo 20:1-17, que conhecemos como os 10 Mandamentos (que na verdade é uma pequena parte de toda a Lei). Essa é a Lei que nos alimenta, e mostra como devemos seguir nossa vida.
            Com certeza você deve estar dizendo em seu pensamento, “mas não vemos debaixo da Lei, mas debaixo da Graça”. E eu respondo sim, você tem razão, porque essa Lei não nos oprime, porque ela não está no papel, mas no nosso coração, a Lei de Deus saiu daquela pedra e entrou em nosso coração, porque temos em nós o Espírito Santo, o Espírito de Deus, que foi derramado sobre toda a carne, a partir dos primeiros Apóstolos no livro de Atos.
            O livro de Atos nos conta que os discípulos e Apóstolos, estavam reunidos no Cenáculo do Templo, no dia de Pentecostes, cumprindo uma ordem dada pelo próprio Jesus, “permaneçam em Jerusalém, até que do alto sejam revestidos de Poder.”
            O Espírito Santo, o Espírito de Deus, o Espírito de verdade, o nosso Consolador, Aquele que nunca nos abandona e que nos ensina todas as coisas, nos enche de poder para pregarmos as boas novas do Reino de Deus, pregarmos o evangelho. Não conseguimos cumprir o Ide sem o Espírito Santo. Não conseguimos fazer discípulos, sem o Espírito de Deus.
            E da mesma forma que aconteceu lá no Egito, quando o Senhor deu a Lei para Moisés Êxodo 19:16-20, quando Deus manifestou-se com trovões, raios e em forma de fogo, nuvens, ventos, e ao som de trombetas, terremoto, e sua voz era como trovão, Ele o fez em Atos 2 (ler). Os que eram de Deus, ouviram os discípulos falar em sua própria língua, e se converteram a Jesus, mas outros apenas achavam que eles estavam bêbados.
            Que você decida ter Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, e seja cheio do Espírito Santo.

Deus lhe abençoe

Pr. Kleber Jacinto

Nenhum comentário: