AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

domingo, 30 de agosto de 2020

A luz venceu as trevas

 “46 Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça em trevas. 47 Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo. Porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salva-lo. 48 Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que falei, essa o julgará no último dia. 49 Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me ordenou o que dizer e o que anunciar. 50 E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, as coisas que eu digo, digo exatamente assim como o Pai me falou.João 12:46-50

            Jesus é a luz do mundo, foi dessa forma que Ele mesmo se revelou para seus discípulos; “Eu vim como luz para o mundo...”. Jesus veio para brilhar, e não para ficar apagado, pois essa era a sua missão, “...a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça em trevas.”

            Que luz é essa?

            Que trevas são essas?

            Jesus é a luz do mundo.

Então disse Deus: Haja luz! E houve luz. 4 E Deus viu que a luz era boa e fez separação entre luz e as trevas.” Gn 1:3-4

            Quando Deus disse “haja luz”, é trazido a existência a luz, mas essa luz não é a luz do Sol, porque não é o Sol que está sendo criado, mas a luz está sendo trazida a existência, pois o Sol, a Lua e as estrelas são criados a partir do versículos 14 a 16.

            Então quando Deus diz no verso 3 “haja luz”, ele está trazendo a existência a presença de Deus, a presença do Jesus, o Filho de Deus, porque a Terra estava em trevas e vazia.

            Não é a luz do Sol, não é a luz da Lua ou das estrelas, mas é Luz do Filho de Deus para acabar com as trevas, com o caos que havia na Terra no principio.

            A Luz acaba com as trevas.

            A Luz acaba com o caos.

            A Luz coloca tudo no lugar.

            A Luz revela, porque essa Luz é a Luz da presença de Deus na Terra.

A vida estava nEle e a vida era a Luz dos homens. A Luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevalecem contra ela.” João 1:4-5

            Que Luz é essa? Essa Luz é Jesus.

            A luz é vida, as trevas são morte. A luz resplandece (brilha nas trevas) e as trevas não prevaleceram (não conseguiram suportar) contra a luz.

            A luz é Jesus, a essência da vida de Jesus é luz, a essência da luz de Jesus é vida, ou seja, a luz é vida e a vida é luz, e as trevas não prevaleceram (não venceram) sobre essa luz. A luz acaba com as trevas.

            O que são trevas? Que trevas são essas mencionada no versículo 46 de João 12?

            Se você está em trevas, hoje à noite essas trevas vão acabar em nome de Jesus, porque a luz vai brilhar.

            A escuridão traz para a vida de uma pessoa:

- Insegurança – porque a pessoa não sabe para onde está indo.

- Limitações – porque não consegue enxergar nada.

- Medo – porque não se sabe o que tem no escuro.

            As trevas que Jesus está falando no versículo 46 não é o inferno. No original, no grego a palavra trevas é SKOTIA e significa, escuridão, ausência de luz, ignorância da coisas divinas. Quando Jesus se refere ao inferno a palavra é Hades, “as portas do inferno (Hades) não prevalecerão contra a minha igreja.”

            O juízo do inferno, a maldição do inferno é a escuridão, e infelizmente tem pessoas que vivem na escuridão, e essas trevas na vida de uma pessoa são amarras, cadeias, algemas que limitam, trazem insegurança e medo. Quando uma pessoa está em trevas, nada em sua vida dá certo, nada em sua vida prospera (avança), porque está em trevas, está na escuridão, e lá não consegue ir para lugar algum.

            Então quero profetizar sobre sua vida, que hoje é noite de libertação, é noite de sair da escuridão, porque Deus virá com a Luz que prevalece sobre as trevas, e vai quebrar todas as algemas que te prendem nas trevas.

            Deus pode fazer isso? Pode, mas você tem que crê. (...a fim de todo aquele que CRÊ em mim não permaneça em trevas.)

Salmos 107:10-16

10 - “Alguns se assentaram nas trevas e nas sombras da morte, presos em aflição e em correntes de ferro.”

            Os que estão em trevas estão presos em correntes de ferro, nas algemas da depressão, do medo, das limitações. As trevas querem te prender em todas as áreas de sua vida. Não permitem que você tome uma decisão, não deixam você enxergar o seu futuro, não deixam você enxergar algo melhor na sua vida. A trevas te oprimem, e te mantém acuado. Estar em trevas não é uma condição apenas de quem não conhece a Jesus. Muitos crentes assentam-se nas trevas, na escuridão.

            Mas por que essas pessoas estão assim?

11 - “por terem se rebelado contra a palavra de Deus e desprezado o conselho do Altíssimo.”

            Lembra da palavra trevas no original? SKOTIA – ignorância das coisas divinas. Rebelaram-se contra a palavra de Deus, desprezaram o conselho do Altíssimo.

            Esse versículo 11 de Salmos 107, está conectado ao texto que lemos no início João 12:46, “...quem crê em mim não permanece em trevas.”

            A razão de você estar em trevas, de estar preso, limitado, com medo, inseguro, é porque você está longe da Palavra de Deus. Quer fazer tudo do seu jeito, da sua maneira, cede aos desejo da carne, à tentação do pecado, não consulta a Deus e a Sua Palavra, e as consequências de suas escolhas é a escuridão.

12de modo que lhes abateu o coração com trabalhos – esses caíram, e não houve quem os socorresse.

            Quem se revela contra a Palavra, quem despreza o conselho do Altíssimo, fica abatido, olhar abatido, rosto abatido, triste apagado. E como já disse, isso não é só para aqueles que ainda não conhecem a Jesus, mas também, e principalmente, para nós que cremos. Não temos buscado o conselho do Altíssimo, não lemos a Bíblia buscando alimento ao nosso espírito, mas temos dado ouvidos à voz do mundo e suas mentiras. Então nos assentamos nas trevas, ficamos acorrentados e abatidos, sem saber como agir.

            A segunda parte do verso 12 diz “esses caíram, e não houve quem os socorresse.”

            Talvez você já fez de tudo, já buscou várias religiões, já fez promessas, pagou promessas, andou de joelhos, acendeu velas, fez ofertas á deuses estranhos, pulou 7 ondas, comeu lentilha no ano novo, engoliu 7 uvas inteiras, etc, mas ninguém te socorreu, ninguém te tirou das trevas.

            Mas eu tenho uma excelente notícia para lhe dar;

13 – 14Então, na angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações. 14 Tirou-os das trevas e das sombras da morte e quebrou as correntes que os prendiam.”

            Hoje é noite de libertação. Basta você crer e decidir por andar na Luz, clamar ao Senhor, parar de se rebelar contra Deus e de rejeitar Sua Palavra. Precisamos nos arrepender de nossos maus caminhos, e voltar para Luz, para que haja luz na nossa vida, para que haja vida na nossa vida.

            Você não nasceu para ser trevas, para ficar apagado, abatido, mas você nasceu para ser sal da terra e luz do mundo.

Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus.” Mt 5:16.

15 – “Que eles deem graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens.”

            Existe uma dualidade na característica de Jesus. Ao mesmo tempo Ele é o cordeiro e o Leão, o início e o fim. Bondoso, misericordioso, mas justo, que não toma o culpado por inocente. Costumo dizer que Jesus é muito educado, que Ele respeita a nossa vontade, e o nosso livre arbítrio. E isso é uma verdade, pois Ele não invade sua vida. Quando Ele quer consertar algo que está errado em nós Ele bate na porta (Ap. 3:20).

            Mas quando se trata de salvar um dos seus filhos...

16 – “Pois derrubou as portas de bronze e despedaçou as trancas de ferro.”

            Imagine um cativeiro de um sequestro com uma vítima dentro. Imagine o local totalmente escuro, a vitima algemada, acuada, oprimida pelos bandidos. Sem poder sair dali, sem poder se mexer direito, sem saber onde está e para onde ir.

            Como a polícia vai chegar nesse cativeiro? Pedindo licença para o sequestrador? NÃO, eles vão chegar derrubando a porta do cativeiro, rendendo o bandido e soltando a vitima.

            Assim é Deus com você esta noite. Quando você clamar, Ele vai derrubar a porta de bronze, invadir o cativeiro o qual você se encontra, trazer a luz sobre as trevas, e quebrar as corrente que te prendia. Então essa Luz trará Vida, e a Vida trará Luz.

Deus lhe abençoe

Pr. Kleber R. Jacinto

Nenhum comentário: