AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

A tua fé te salvou

Porque a Justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé.” Romanos 1:17

            Nesse mês de Agosto estamos debaixo de uma palavra profética (decretos) que fala que o Senhor estará inaugurando um tempo de milagre em nossa direção, a Glória de Deus se manifestará em nosso meio de forma visível, e celebraremos esses milagres.

            Quando falamos em milagres estamos falando em Salvação, pois o verbo “salvar”, é muito mais amplo, vai além de sermos salvos da condenação eterna, e de recebermos a vida que desfrutaremos na eternidade com Deus, quando não mais estivermos nessa terra (só isso já seria maravilhoso demais). Porém tem mais, o verbo “salvar” fala de algo que vamos desfrutar ainda vivendo nessa terra.

            A frase “a tua fé te salvou” foi usada algumas vezes por Jesus, quando operou milagres. Encontramos essa frase nas histórias:

- A mulher com fluxo de sangue – Mc 5:25-34

- A cura do cego de Jericó (Bartimeu) – Mc 10:46-52

- A pecadora que ungiu os pés de Jesus – Lc 7:36-50

- A cura dos 10 leprosos – Lc 17:11-19

            Situações diferentes, pessoas diferentes, tempos diferentes, porém são situações onde Jesus identificou aquilo que moveu aquelas pessoas a busca-Lo, a . E essa mesma fé, que os levou até Jesus, foi o canal pelo qual o Poder de Deus se manifestou naquelas pessoas, por isso Jesus deixa isso bem claro ao declarar “a tua fé te salvou”.

            Sim, existem muitos outros milagres que foram realizados por Jesus, onde a fé foi o instrumento usado para abençoar as pessoas. Podemos citar aqui a cura do servo do centurião (Lc 7:1-10), a libertação da filha de uma mulher estrangeira (Mt 15:21-28), onde Jesus declara que a fé do centurião e da mulher estrangeira, foi o canal para aquele milagre acontecer.

Qual o significado de “a tua fé te salvou”?

- pistis (grego) – certeza, convicção, conforme está em Hb 11:1, certeza do que se espera, convicção do que não se vê.

- emunah (hebraico) – firmeza, fidelidade, estabilidade. A fé te mantem firme, fiel e estável.

- Salvarsozo (grego) – manter alguém são e salvo, resgatar do perigo e da destruição, poupar alguém de sofrer, curar, restaurar a saúde.

- Salvaryasha (hebraico) – ser liberto, vitorioso.

            Então quando Jesus diz “a tua fé te salvou”, Ele está declarando que aquilo que a pessoa tinha firme certeza e convicção que aconteceria, mesmo não vendo, foi o canal utilizado para lhe trazer o resgate, a cura, foi o que o livrou da destruição, que restaurou a saúde, e agora está livre e vitorioso.

Ter fé e quem ou no que?

            Essa declaração, era o reconhecimento de Jesus, de que a pessoa que era alvo daquele milagre tinha sua fé baseada nEle, quer dizer, elas estavam convictas de que somente Jesus poderia fazer aquele milagre, e declaram essa convicção a Ele com atitudes de fé, e não com palavras.

            A mulher com fluxo de sangue demonstra toda sua fé no Messias quando, mesmo proibida pela lei, enfrenta uma multidão de pessoas, se aproxima de Jesus e toca nele, pois ela tinha a firme certeza de que se ao menos tocasse nas vestes de Jesus, ela seria curada. A fé dessa mulher estava em Jesus, porém o mais perto que pode chegar, talvez ainda tomada de medo por ser considerada impura pela lei, foi na orla do manto de Jesus. E após identificar para quem o Poder de Deus havia ido, ele declara, “Filha, a sua fé salvou você. Vá em paz e fique livre desse mal.” Mc 5:34.

            O cego de Jericó, não se importou com a multidão, não se importou com os 12, não se importou se iria incomodar alguém ou não. A fé que ele tinha que Jesus poderia cura-lo daquela cegueira era tão grande, que ele gritou muito até chamar a atenção do Messias para sua necessidade, e aí sim poder declarar o seu desejo. “- O que você quer que eu lhe faça? O cego respondeu: - Mestre, que eu possa ver de novo.” Mc 10:51.

            A pecadora que ungiu os pés de Jesus na casa de Simão, o Fariseu, não tem seu nome revelado pelas escrituras, mas sua atitude de fé, fez com que aquela mulher, possivelmente uma prostituta, acreditou firmemente, que  somente através de Jesus, poderia ter sua vida totalmente transformada e restaurada. Então, ela também sem se importar com sua condição social,  e com os julgamentos que sofreria, entra em uma casa a qual sequer foi convidada e ali se prostra aos pés do Senhor e pede perdão de seus pecados, chorando, secando seus pés com seu cabelo, e depois ungindo-os com perfume. Ela não precisou falar nada para Jesus, porém ele viu sua atitude, sondou seu coração e declarou, “A sua fé salvou você; vá em paz.Lc 7:50.

            Ao ver Jesus passando por onde estavam, 10 leprosos chamaram a atenção de Jesus, e clamaram pela compaixão do Mestre. A fé que eles tinham que Jesus poderia cura-los, fez com que eles obedecessem a ordem do Messias, “Vão e apresentem-se aos sacerdotes.” Lc 17:14, e mesmo de longe, sem que fossem tocados fisicamente, foram purificados. Quando apenas um deles retornou para agradecer Jesus também lhe disse “Levante-se e vá, a sua fé salvou você.Lc 17:19.

Todas essas histórias que mencionamos, podemos identificar algumas coisas em comum;

            - Eram pessoas cheias de fé;

            - Essa fé os levou a buscar Jesus;

            - A fé os impulsionou a enfrentar o que fosse preciso para se aproximarem de Jesus, pois estavam convictos de que seriam curados, restaurados, perdoados, e que um milagre aconteceria.

            Essa noite você tem a mesma oportunidade que essas pessoas que foram citadas de manifestar a sua fé. Você ouviu a palavra de Deus, Jesus está presente aqui no templo, e na sua casa, então agora não é hora de se preocupar com quem está do seu lado, se vão achar que você é louco ou fanático, mas é hora de ser impulsionado pela fé a buscar Jesus, clamando pelo seu milagre.

Deus lhe abençoe

Pr. Kleber R. Jacinto

Nenhum comentário: