AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sábado, 29 de dezembro de 2012

Quem é você? Louco ou sábio?

Texto base: 1 Co 1:18-31

E agora, quem é você? Louco ou sábio?

Definição de loucura (segundo site Wikipédia)
A loucura ou insânia é segundo a psicologia uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados anormais pela sociedade.

Definição de sabedoria (segundo site Wikipédia)
Sabedoria humana seria a capacidade que ajuda o homem a identificar seus erros e os da sociedade e corrigi-los.

E agora você já pode dizer? Você é louco ou você é sábio?

Nesses últimos dias é essa pergunta que eu tenho feito para mim mesmo e para Deus. Eu sou louco ou eu sou sábio?

Os meus pensamentos são considerados anormais pela sociedade? Ou eu tenho a capacidade de identificar os meus erros e da sociedade e corrigi-los?

Puxa que papo louco esse. Mas na verdade essa contradição toda é justamente para definir quem você é em Deus.

A sociedade, a cada dia se transforma, um dia algo era aceito como normal no dia seguinte já é uma loucura. Recentemente nos Estados Unidos um rapaz entrou em uma escola armado, com armas de propriedade de sua mãe, que era uma professora, e com essas armas ele matou diversas crianças, professores, e sua própria mãe, proprietária da arma e sua instrutora na prática do tiro. Até bem pouco tempo atrás para a sociedade americana ter uma arma em casa, comprada em uma loja, de forma legal, registrada, documentada para a prática esportiva, ou para caça ou para defesa pessoal, era normal. Depois desse e de outros episódios até o Presidente já não acha mais isso normal, é loucura, e quer mudar as regras para que a sociedade entre na normalidade, tentam agir com sabedoria.

O contrário também vale, aquilo que algum tempo atrás era considerado uma loucura, hoje em dia é aceito pela sociedade, ou por parte dela como normal.

No natal andando pelas ruas vi coisas que me chocaram, coisas que me deixaram estarrecido e preocupado. Enquanto me dirigia à casa de amigos, vi moças e rapazes, jovens bebendo de uma forma indiscriminada, exagerada, depois subiam em motocicletas (barulhentas, pois arrancam o miolo do escapamento para exibirem um barulho ensurdecedor) e “voavam” por entre os carros, fazendo manobras arriscadas, andando na contra mão, sobre a calçada, costurando entre os carros, e tudo isso, sem capacete. Vi ainda essas mesmas moças usando saias (se aquilo pode ser chamado de saia) que para se tentar cobrir o que deveria de cobrir elas precisam ficar esticando a vestimenta para baixo a cada passo dado em cima de saltos gigantescos que fazem com que o seu “rebolado” seja mais sensual.

O nosso Apóstolo viu a mesma situação em outro ponto da cidade e postou sua indignação no blog da igreja, quando testemunhou a violência de pai de família contra aqueles que ele deveria amar e proteger por não encontrar uma simples vaga no estacionamento do shopping em que estava.

Que festa é essa? Que natal é esse? Que comemoração mais maluca é essa.

Eu sempre aprendi dos meus pais que natal é uma festa para se ficar em casa, em família. Uma festa para ser celebrada com paz e em paz, junto com os pais, irmãos, avôs, tios, primos, os amigos, vizinhos. Quando era pequeno depois de cearmos dentro de casa, quando o relógio batia meia noite saíamos na rua para desejar feliz natal aos nossos vizinhos, enquanto nós crianças éramos convidados para irmos à casa de nossos amiguinhos para desfrutar um pouco da fartura de suas mesas.

Onde estavam os pais desses jovens que aprontavam essas loucuras?

Tive a oportunidade de conhecer um casal bem jovem, que se enquadrava nesse modelo, e fiquei estarrecido quando soube de detalhes. O rapaz acabou de completar 18 anos, e já tem uma habilitação de moto, até aí tudo bem, mas o pai dele deu de presente uma motocicleta, potente, que já está sem o miolo do escapamento e que ficava andando para cima e para baixo com sua namorada de 15 anos, ambos sem capacete claro, que não estava de mini saia, mas que usava um macacão extremamente apertado. Eles entravam e saiam da casa dos pais dele sem dar qualquer tipo de satisfação, para onde iriam, o que iriam fazer e se iriam demorar ou não. Mas o pior foi quando perguntei sobre os pais dela e me disseram estão viajando, no sitio da família, ela não quis ir e ficou sozinha em casa.

Tudo isso para essa sociedade é normal!

1Co 1:18-19 - “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós que estamos sendo salvos é o poder de Deus. Pois está escrito Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes.”

Valorizar a família, a ética, a moral, os bons costumes. Ter como base, como padrão a Palavra de Deus e seguir a Jesus virou loucura para essa sociedade, ser sacerdote do lar e amar sua esposa e filhos, ser auxiliadora e submissa ao marido é sinônimo de loucura, de privação cerceamento, etc.

Mas o que para o mundo é loucura para Deus é sabedoria.

V 22-25 “Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós porém pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato é escândalo para os judeus e loucura pra os gentio, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabdoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.”

Fomos escolhidos para envergonhar a sabedoria do mundo.

V- 26-29 “ Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é para reduzir a nada o que é, a fim de que ninguém se vanglorie diante Dele.”

Para o mundo somos loucos, por termos fé em Deus e ter como fundamento a Palavra de Deus. Somos loucos por pregar o amor e vivermos em santidade (sexo depois do casamento para os solteiros e fidelidade conjugal para o casal). Temos a mente fraca, e somos totalmente influenciáveis por entregarmos os nossos dízimos, ofertar e primiciais e por crer que Jesus voltará para buscar a sua noiva para morarmos juntos na Jerusalém celestial.

Mas Deus pegou você louco e fraco, e o tornou sábio e forte. Não por você mesmo, mas através de Jesus que o salvou.

Então, depois de ser ministrado por Deus cheguei a conclusão que sou louco e fraco para mundo, pois é assim que o mundo me vê, mas para Deus, e é isso que me interessa, eu sou sábio e forte. Logo eu sou um louco que cheio do Poder de Deus ajo com sabedoria.

Deus quer usar essa loucura e fraqueza para que a Sabedoria e o Poder Dele alcancem mais e mais vidas, por que Ele nos amou primeiro e por esse amor somos salvos para pregarmos essa loucura.

V 30 “É porem por iniciativa Dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é Justiça, Santidade e Redenção, para que como está escrito; Quem se gloria, glorie-se no Senhor.”

Você já sabem que você é? Louco ou sábio?

Pr. Kleber Jacinto - Igreja Aguas Mooca

Nenhum comentário: