AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Novos Começos debaixo da Figueira


Filipe encontra a Natanael, e lhe diz: Nós encontramos aquele de quem escreveram Moisés na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré filho de José. E Natanael lhe disse: Pode haver coisa boa vinda de Nazaré? Filipe respondeu Vem e vê. Jesus vendo Natanael aproximar-se dele, disse a seu respeito: Eis um verdadeiro israelita, em quem não há engano! Natanael lhe disse: De onde tu me conheces? Jesus respondeu dizendo; Antes que Filipe te chamasse, quando tu estavas debaixo da figueira, eu te vi. Natanael respondeu, dizendo Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu, dizendo: Porque eu te disse: Vi-te debaixo da figueira, tu crês? Coisas maiores do estas verás. E ele lhe disse: Na verdade, na verdade eu vos digo: De agora em diante vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo em direção ao Filho do Homem.” João 1:45-51
Introdução
            Essa, na minha opinião, é uma das passagens mais intrigantes da Bíblia, quando Jesus chama Natanael para ser seu discípulo o qual no futuro se tornaria um de seus 12 e Apóstolo.
Quem era Natanael?
            O nome Natanael significa “Deus deu” (Natan – el), e ele também é conhecido como Bartolomeu (Bar – Tholomaios – Filho de Tholomaios). Segundo consta, Natanael e Filipe eram sócios em alguns empreendimentos, e Natanael estaria indo ver João Batista quando se encontrou com Filipe que lhe deu a noticia que encontraram o Messias (V-45). Fariseu, estudioso da Lei e dos profetas, Natanael estranhou tal afirmação do amigo e diz “Pode haver coisa boa vinda de Nazaré?”, pois além de Nazaré ser um vilarejo pequeno e inexpressivo, as profecias não diziam que o Salvador viria de lá. Filipe não discutiu e disse apenas “Vem e vê”.
            Então quando se encontram com Jesus, este logo se dirige a Natanael dizendo “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há engano!”. Espantado, Natanael lhe pergunta de onde Jesus o conhecia, então o Mestre diz: “Antes que Filipe te chamasse, quanto tu estavas debaixo da figueira, eu te vi.” Então imediatamente Natanael o reconhece como Mestre, como o Filho de Deus, e como o Rei de Israel.
Natanael na Figueira.
            E é exatamente esse ponto que causa curiosidade. O que será que Jesus viu Natanael fazendo debaixo da figueira que o fez entregar-se a Jesus?
            E estudando esse trecho, encontrei duas teorias a respeito desse assunto que quero compartilhar com você.
1ª Teoria;
            Para o judeu, a figueira é uma árvore que simboliza a paz, além de ser muito frutífera. “Todos viverão em paz, sentados sob suas videiras e figueiras, pois não haverá nada a temer. Assim prometeu o Senhor dos Exércitos. Embora as nações ao redor sigam seus deuses, nós seguiremos o Senhor, nosso Deus, para sempre.” Miqueias 4:4-5.
            Além disso é uma árvore muito frondosa, que dá uma boa sombra, e era hábito dos judeus orarem e estudarem as escrituras debaixo da figueira, logo a figueira além de ser um símbolo de paz, ela também fala de conhecimento, e proteção.
            Então podemos facilmente entender e crer que Jesus viu Natanael debaixo da figueira orando, estudando as escrituras, meditando nelas, tentando buscar o dia que o Messias se manifestaria na Terra, e isso por si só já é maravilhoso, pois por causa do conhecimento de Natanael nas escrituras, ele não seria enganado.
2ª Teoria
            Consta do dicionário siríaco (siríaco é a linguagem em que uma das primeiras traduções do novo testamento foi escrita), que Natanael seria contemporâneo à Jesus, logo eles tinham praticamente a mesma idade, ou seja, aproximadamente 30 anos.
            Quando ambos nasceram Herodes era o rei da Judeia, e quando soube do nascimento do “Rei dos Judeus”, Herodes mandou matar todas as crianças de Belém e das regiões circunvizinhas, menores de 2 anos.
            Então debaixo desse decreto, a mãe de Natanael teria escondido seu filho debaixo de uma figueira, cavando um buraco e cobrindo-o com as folhas daquela árvore, e enquanto os soldados passavam por ali, ela permanecia intercedendo a Deus para que seu filho fosse guardado para que pudesse conhecer o Messias.
            Quando o rapaz estava com 15 anos, sua mãe lhe conta essa história e de como Deus o livrou da morte, mas pediu que guardasse segredo, pois só eles sabiam do ocorrido. Então quando ele pergunta a Jesus de onde Ele o conhecia, Jesus revela seu maior segredo ao dizer que o viu debaixo da figueira, Natanael se vê diante daquele ao qual sua mãe orou para que pudesse conhecer.
            Jesus viu Natanael debaixo da figueira, mas não era qualquer figueira, era aquela figueira que sua mãe o havia escondido. Jesus conhecia o seu passado, estava com ele no presente para garantir o seu futuro.
            Assim como Filipe disse para seu amigo Natanael eu te digo “Vem e Vê”.
Da mesma forma, hoje Jesus te diz: Eu conheço o seu passado, sei de tudo o que já aconteceu nas sua vida, suas alegrias, suas tristezas, tudo o que deu certo e tudo o que deu errado. Eu te vi debaixo da figueira, orando, meditando na palavra. Eu te vi clamando pelo livramento e pelo milagre, seu e daqueles que estão ao seu lado, por isso hoje Eu tenho NOVOS COMEÇOS, para você, para sua família, para sua célula.

Deus lhe abençoe

Pr. Kleber Jacinto

Nenhum comentário: