AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

domingo, 3 de janeiro de 2021

Chamados para sermos discípulos de verdade

 Gn 17:1-9

Introdução

2021 chegou, e com ele entremos em uma nova década, a 3ª década do século XXI.

E como todo novo ano que chega, nosso coração se enche de esperança e temos aquela sensação que tudo de ruim que aconteceu em nossa vida, todos os problemas que aconteceram no ano que terminou ficou no passado. É como se pudéssemos virar a pagina da nossa vida e começar a escrever nossa história do zero, tudo de novo.

            E isso é maravilhoso, o ciclo se renova, o tempo se renova, a nossa esperança se renova, principalmente por tudo o que vivemos em 2020, o novo ano vem carregado de uma expectativa gigantesca para a solução de um problema que afetou e paralisou o mundo tudo.

            Mas eu quero lhe perguntar algo para que você pense, e avalie de uma forma muito sincera;

- Como será esse novo ano na sua vida?

- Como será esse novo ciclo em que você está entrando?

- Conforme já disse no começo, em 2021 iniciamos uma nova década, de que forma você quer chegar no final dessa 3ª década, lá em 2030?

            Eu não sei se deu tempo de você pensar nisso tudo nesses três primeiros dias de 2021, mas eu preciso te dizer que se você não pensou, Deus pensou. Ele pensou porque Ele te ama, e tem um plano na sua vida e através da sua vida, e mais do que ninguém, o Senhor quer te usar para colocar em prática tudo o que Ele tem planejado pra você e para a vida daqueles que Ele irá colocar no seu caminho a partir de hoje.

            Esse plano teve início quando o Senhor deu seu único filho, Jesus, para que pudéssemos ter uma verdadeira renovação na nossa vida. Através do seu sacrifício na cruz do calvário, temos nossos pecados perdoados e fomos curados e libertos através do Seu sangue que foi derramado em nosso favor. A partir de então, temos a possibilidade de viver novidade de vida todos os dias, pois tudo o que era velho se passou e eis que tudo se fez novo.

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” 2Co 5:17

E Aquele que estava sentado no trono disse: - Eis que faço novas todas as coisas...” Ap.21:5

Chamados para o discipulado

            É exatamente isso que acontece na vida de uma pessoa que tem um encontro genuíno com Deus, uma mudança de vida, para viver as novidades do Senhor. Essa pessoa que tem um encontro com Deus é chamada para ser um discípulo de Jesus e se entregar ao propósito discipulado.

            Foi exatamente isso que aconteceu com Abraão. No capitulo 12 do livro de Genesis vemos quando Deus fala com Abraão pela primeira vez, mandando que saísse do lugar onde estava, e fosse para o lugar onde o Senhor lhe mostraria, e fez uma promessa; “Farei de você uma grande nação, e o abençoarei e engrandecerei o seu nome.” (V – 2). Esse foi o encontro que Abraão teve com Deus, onde ele recebeu a chamada para um discipulado.

            Como assim Abraão foi chamado para um discipulado?

            O que o Senhor queria fazer através da vida de Abraão, não poderia ser feito da forma como ele estava, do jeito que ele era.

            Abraão era um homem de 75 anos que sempre viveu debaixo às custas de seu pai. Até essa idade não havia conquistado nada em sua vida. Tudo o que tinha não era dele, mas era de seu pai. Era um homem frustrado, porque não tinha filhos, pois sua esposa era estéril. Vivia no meio da Idolatria, em uma aldeia em meio as montanhas em Ur dos Caldeus, onde nasceu e de onde nunca havia saído, até que seu pai pega sua família, e vai para Harã. Lá em Harã, seu pai morre.

            Abraão era um homem de alma fragilizada. Abraão tinha medo de morrer por conta da beleza de Sara, então nas cidades que eles chegavam ele não dizia que  Sara era sua esposa, mas sua irmã. Dessa forma deixava ela a mercê dos reis dos lugares onde chegava.

            O Senhor queria fazer a partir de Abraão uma nação, e dos 75 até os 99 anos Abraão é discipulado pelo Senhor.

            O discipulado é maravilhoso, é uma benção da parte de Deus, pois é através do discipulado que nós, que somos chamados para sermos discípulos, podemos acessar um caminho de crescimento espiritual, prosperidade e honra.

            Porém nem todos entendem o quanto isso é bom e importante, acabam fugindo do propósito do discipulado, literalmente vão embora. Outros não vivem o discipulado na prática, só tem o nome de discípulo, mas não são discípulos de verdade, não querem se submeter, então não vivem a plenitude de tudo aquilo que Jesus tem para suas vidas.

            Existem pessoas que já não tem mais esperanças por conta das frustrações da vida, e até mesmo do ministério. Outras acham que seu tempo de ser discípulo já passou, que não tem mais jeito, que seus sonhos já morreram, que não conseguem mais conquistar e avançar na direção de tudo o que o Senhor tem preparado.

            Um dia Deus olhou para o coração daquele homem de 75 anos, de alma fragilizada, cheia de frustrações, e vê que ali tem o desejo de ser pai, e então inicia um relacionamento com ele, e dos 75 até os 99 esse relacionamento é consolidado, e a partir de uma entrega de ambas as partes, o Senhor faz uma aliança com Abraão e ele torna-se o pai da fé e vive mais 100 anos (até os 175 anos)  debaixo dessa aliança, e esses foram os melhores 100 anos da vida de Abraão.

            Não viva com Jesus uma vida superficial.

            Hoje é o primeiro culto de 2021, essa é a primeira palavra que você está sendo ministrado, e hoje o Senhor está te chamando e me chamando para esquentarmos nosso relacionamento com Jesus, ou seja, estamos sendo chamados para sermos discípulos de verdade e não só no nome, mas cheios de Sua presença. Ele quer nos abençoar, para que possamos abençoar outras pessoas.

            Não pare, não retarde, não resista ao discipulado, mas avance e se entregue a este relacionamento com Jesus.

            Deus chamou Abraão para sair daquele lugar onde vivia, mas mais do que isso, o Senhor chamou Abraão para ter sua vida transformada, para que pudesse ser abençoado, para poder abençoar. “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem. Em você serão benditas todas as famílias da terra.” Gn 12:3.

            Abraão atende ao chamado, sai daquela terra, e abandona uma vida de frustrações, tristezas, idolatria e mentiras e avança para uma nova vida com Deus.

Fé e Obediência

            O Senhor mudou a vida de Abraão, pois como já disse, ele se entregou a esse relacionamento, a esse discipulado, pois ele creu na palavra de Deus e a praticou. Fé e Obediência são a chave do discipulado bem sucedido.

            Deus quer mudar sua vida, mudar seus resultados, mas você precisa ter Fé e Obediência. Ouvir e praticar o que está na Bíblia, assim seremos abençoados.

            Precisamos deixar a essência de discípulo ser formada em nós, precisamos deixar ser conduzidos. Alguns fogem da proposta do discipulado, ou não a vivem verdadeiramente porque o discipulado é um teste de Fé e Obediência. A natureza humana não quer obedecer e submeter a ninguém, isso acontece nos dias de hoje. As pessoas acham que o discipulador está se metendo na sua vida, sendo enxerido, dando palpite demais. Porém não se trata disso, pois é muito bom ter um discipulador, alguém para nos ensinar e nos aconselhar sobre assuntos que precisamos consertar, ou abandonar para crescer.

            O discipulado nos treina, para forjar em nós o caráter obediente de Cristo. Isso é uma transformação interior, para deixarmos a natureza pecaminosa e mundana de lado.

            Muitas vezes queremos que o exterior mude, que as coisas ao redor mude, que meu cônjuge mude, que meus filhos sejam transformados, que meu chefe seja transformado, mas na verdade essa mudança precisa acontecer do nosso interior para o nosso exterior, de dentro pra fora.

            A proposta do discipulado é nos fazer melhores; Pais, filhos, discípulos, líderes, seres humanos.

            Para isso precisamos de Fé e Obediência para nos submeter a palavra de Deus, a um conselho do seu discipulador, uma palavra que sai do altar, dos seus devocionais, etc.

            Abraão não demorou para obedecer; “Partiu, pois Abraão, como o Senhor lhe havia ordenado...” Gn 12:4. Todas as vezes que obedecemos somos abençoados, porque o passo seguinte da obediência é a benção.

            Não tenha medo do discipulado, não tenha medo do Encontro com Deus, de ir a uma célula, de ir ao culto, de ser um discípulo, não tenha medo de crer e obedecer e atender ao chamado de ser um discípulo de verdade.

            2021 pode ser diferente na sua vida. Essa década poder ser diferente da que passou, porque para isso você precisar decidir ter Fé e Obedecer, ser um discípulo de verdade e colocar em prática a palavra de Deus na sua vida.

Deus lhe abençoe.

Feliz, abençoado e prospero 2021.

Pr. Kleber R. Jacinto.

Nenhum comentário: