AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Quais as marcas que devem ter no coração do 12?

Introdução: de tudo que deves guardar, guarda o teu coração. Na perspectiva bíblica, o coração não é somente um órgão do corpo humano, esta ligado a alma, sentimentos o centro das emoções e das afeições, do intelecto e da vontade.
1-Marca do Coração que crer: FÉ
Romanos 10.8-10 "Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação". Esta é uma passagem bem conhecida que fala sobre salvação temos outro exemplo sobre quer de coração em .At:8:37 "Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. Crer com o coração significa decidir com sinceridade, é assumir o compromisso da escolha. É assimilar a profundidade exigida e se posicionar como tal. Sem fé é impossível agradar a Deus.
2- Marca do Coração que busca a VERDADE:
Esdras 7:10A "Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR ,para cumpri-la e ensinar...". Este versículo nos mostra o caminho a ser seguido pelo discípulo do Senhor Jesus. A Palavra de Deus era a fonte da qual Esdras bebia continuamente. Esdras estava envolvido numa grande empreitada. Muitos problemas que enfrentamos hoje tem sido porque buscamos as respostas nos lugares errados, quando buscamos na fonte correta, na Palavra de Deus não enfrentamos problemas de contradições, Devemos beber da fonte de águas vivas. Devemos saciar nossa sede na Palavra de Deus, pois ela é pura. É a verdade é que nos liberta!
3- Marca do Coração Disposto a OBEDECER:
Vemos a disposição de Esdras o Servo do Senhor em obedecer aos seus mandamentos . Aprender é muito bom, mas o aprendizado acompanhado da obediência e prática produz excelentes resultados na vida do discípulo. No Livro de Tiago lemos: "Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar" (Tg 23,25). O mero ouvinte, aquele que aprende somente com o intelecto, engana-se a si mesmo. Mas aquele que além de ouvir, aprende e pratica, ou seja, vivencia as verdades bíblicas no seu dia a dia, este é alguém plenamente realizado, satisfeito, pleno. O caminho da Palavra de Deus em nós deve ser o seguinte: entra pelos nossos ouvidos, passa pela nossa mente (intelecto), desce para os nossos joelhos (oração) e sobe ao nosso coração, onde deve ficar guardada. Para não pecar contra Ti. Obediência traz bênçãos. É melhor obedecer do que sacrificar.

4- Marca do Coração quebrantado(HUMILDE):
“Perto esta o SENHOR dos que tem o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido. Sl 34.18 parte a.” O livro de Joel nos traz uma idéia do que seria ter um coração quebrantado. No capítulo 2 (Joel 2) Deus chama o povo ao arrependimento, pede para que se arrependam e retornem com o coração “rasgado” (Joel 2.13). No Antigo Testamento era costume rasgar as vestes como sinal de lamento, aqui Ele não quer que rasguemos nossas vestes, mas quer que rasguemos nossos corações, o centro de todo nosso ser. Outro exemplo o rei Davi, Sl 51:17 Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus. o quebrantado coração move o coração de Deus- Davi pecou. Davi era humano como eu e você. Para todos, ele continuava sendo quem era: rei de Israel. Ele poderia ter deixado escondido o seu pecado e continuar vivendo normalmente, como se nada tivesse acontecido. Mas ele tinha um coração quebrantado e consciente de sua dependência do Senhor. Ele se arrependeu, se humilhou diante de Deus, MUDOU DE VIDA e teve toda a situação restaurada por Deus.
Precisamos permitir que a presença do Senhor venha nos confrontar com a situação pecaminosa e falha do nosso coração. Olhar para Deus diariamente e permitir que Ele nos revele quais as áreas da nossa vida que precisam ser É PRECISO Q TENHAMOS O ENTENDIMENTO CORRETO DO SIGNIFICADO BÍBLICO DAS PALAVRAS: QUEBRANTADO E QUEBRANTAMENTO: é está totalmente quebrado diante do Senhor, é atitude de prostração diante de Deus, é a prostração diante da onipotente presença de Deus. Esse quebrantamento nos permite abrir a nossa alma e confessar ao Senhor: eu preciso de ti, não existe outro meio não há outro caminho. MT 11:28,29

Avalie seu coração. Você pode dizer que tem um coração alinhado ao de Deus? Devemos rasgar nossos corações diariamente e colocá-los diante de Deus, para que Ele os molde de acordo com sua boa, perfeita e agradável vontade e de modo que traga glória ao seu nome.
Fazer a oração do Salmo 139:23,24. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.. Seu coração.(Rancor, mágoa, desprezo, indiferença, vingança, vaidade, sensualidade, mentira, engano, omissão, contendas, insubmissão, falta de perdoar e de pedir perdão, preguiça, ler horóscopo, gastar mais do que pode, conversas maliciosas, piadas e brincadeiras com duplo sentido, reclamações, e tantas outras coisas) Se não corrermos para Deus, se não nos humilharmos, reconhecendo E confessando nossos pecados e principalmente assumindo uma nova postura diante do Senhor, jamais viveremos tudo o que Ele sonha para nós. Deus QUER nos usar para impactar a nossa geração! Você QUER ser usada por Deus? Você QUER ser uma benção? Há um caminho: coração quebrantado diante dEle
O QUE TEM O CORAÇÃO QUEBRANTADO TEM PRONTIDÃO AO ARREPENDIMENTO, PQ O SEU CORAÇÃO FOI AMOLECIDO PELO ESPÍRITO SANTO.
5- Marca do Coração PERDOADOR:
Jesus na cruz: E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.
Lucas 23:34. João 8 :...a mulher pega em adultério....pedras p apedreja-la e Jesus cheio de amor e compaixão, vendo aquela situação, põe-se em pé, rompe o silêncio e diz: “... Aquele que dentre vós está sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra” (7). Naquele momento as palavras de Jesus penetraram na consciência de todos que estavam ali e num coletivo sentimento de culpa todos, um por um, foram largando as pedras que tinham em suas mãos e saíram, não estava mais presente nenhum dos acusadores, e o mestre aproxima-se da mulher, dirige-lhe a palavra “... Mulher onde estão os teus acusadores? Ninguém te condenou? A mulher levanta sua cabeça, meio que amedrontada, ver a mão do mestre estendida para ela e responde: Não Senhor..., Jesus a põe de pé, olha em seus olhos lagrimejados, mostra um sorriso e fala algo que há tempos ela precisava ouvir, “... Nem eu, vai e não peques mais. Tento imaginar o alívio que o coração daquela mulher sentira ao ouvir as palavras do mestre; Não teríamos maior exemplo do que este para demonstrar um verdadeiro coração perdoador, pois ter um coração segundo o D’Ele, é perdoar sempre que alguém clamar por misericórdia! “Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também” Cl 3.13 Procure tirar o seu olhar da pessoa que o feriu e colocá-lo naquele que o salvou: “olhando fixamente para Jesus, autor e consumador da nossa fé” a falta de perdão aprisiona as vidas. Endurece o coração. Aas bênçãos são retidas.
Ef 4.32 – “Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”. Perdão é decisão não sentimento.
“Relacionamentos são bem-sucedidos não pela punição dos culpados, mas pela misericórdia dos inocentes”.E agora, que decisão iremos tomar: FUGIR, LUTAR ou PERDOAR? Faça como Jesus, tenha um coração perdoador! Você é discípulo Jesus ensinou aos 12 perdoar 7 vezes 7...vc é 12-, amém!

6- Marca do Coração PURO / SANTO:
“Bem-aventurados os que têm puro o coração, porquanto verão a Deus.” Mateus 5:8 A pureza do coração é inseparável da simplicidade e da humildade. Exclui toda idéia de egoísmo e de orgulho. Por isso é que Jesus toma a infância como emblema dessa pureza. Todos somos impuros por natureza. De nós mesmos não podemos nos tornar puros. 1Jo 1.7 – “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. Somente Deus pode nos purificar de nossa imundícia espiritual. Davi reconheceu isso quando fez a seguinte oração a Deus: “Cria em mim, ó Deus um coração puro…” (Sl. 51.10) E Deus purifica o nosso coração por sua graça mediante a obra de Cristo e do Espírito Santo. O Espírito de Deus nos dá um coração novo e puro a fim de vivermos não mais mergulhados na impureza em que nascemos, mas sim em pureza e novidade de vida diante de Deus e do próximo, o Espírito que em nós habita nos dá o sincero desejo e alegria de viver já agora em santificação e pureza para a glória de Deus. O Espírito nos capacita a sermos puros e, ao mesmo tempo a Bíblia ensina acerca da nossa responsabilidade de purificar o nosso coração de todo pecado (Tg. 4.8; II Co. 7.1). O Senhor Jesus nos dá condições de sermos puros de coração e, por isso, ele requer de nós que sejamos puros de coração.
A pureza de coração exigida por Jesus para seus discípulos é incompatível com a pureza meramente externa. Ao longo do seu ensino, Jesus se opôs diretamente ao ensino e estilo de vida de um grupo judaico religioso de sua época: os fariseus. Os fariseus procuravam ter um grande zelo pela lei de Deus. O problema é que eles entendiam e aplicavam esta lei de forma errada na vida deles e na vida do povo. Com relação à pureza, eles supervalorizavam seu aspecto externo atentando para os ritos e cerimônias de purificação. A pureza para eles era algo meramente externo. O que importava para eles era a aparência de santidade e não a santidade íntima que flui de um coração puro. Ao valorizar a pureza exterior, os fariseus afirmavam que aquilo que vinha de fora era o que contaminava o homem (Mt. 15.11,16,17). Por isso eles lavavam copos e pratos para fazerem suas refeições, não se juntavam com publicanos e gentios para não se contaminarem com eles e chegaram até a criticar Jesus e seus discípulos por comerem sem lavar as mãos. Jesus foi de encontro a este falso ensino dos fariseus ao afirmar que aquilo que sai de dentro do homem, do seu coração impuro é o que contamina (Mt. 15.18). Também Jesus os repreendeu duramente por causa de sua hipocrisia dizendo-lhes: “Ler Mt. 23.25-28”. Eles se mostravam puros por fora, mas o problema é que dentro do coração deles havia maldade e hipocrisia. Ao repreender os fariseus, Jesus chama nossa atenção para não enveredarmos no caminho errado deles.
Jesus não quer que seus discípulos demonstrem uma pureza meramente externa; ele requer pureza de coração, um interior puro; ele requer que nós sejamos destituídos de toda hipocrisia e aparência de santidade exterior e, que vivamos em sinceridade e integridade de vida em nosso relacionamento com Deus e com o próximo. Ele quer que tenhamos pensamentos, desejos e motivos puros e que isso se evidencie com coerência em palavras e atos puros na nossa vida com Deus e com o próximo.
A pureza de coração que Jesus requer de nós se evidencia no nosso relacionamento de amor com Deus. Expressar o nosso amor por Deus através da pureza de coração significa manter um relacionamento sincero e íntegro para com ele. Podemos manifestar a pureza de coração para com Deus em nossa vida de adoração e obediência a ele. Com que atitude devemos nos aproximar de Deus a fim de adorá-lo no culto? Com um coração puro e sincero, destituído de hipocrisia e falsidade. Tiago nos exorta a aproximar-se de Deus com mãos limpas e corações puros (Tg. 4.8). Esta mesma verdade é expressa pelo salmista no Salmo 24: “Quem poderá subir ao monte do SENHOR”? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem mãos limpas e coração puro, que não se entrega a falsidade e jura dolosamente. (Sl. 24.3,4).
7- Marca do Coração OUSADO:
Coragem- para dizer não ao mundo, ao pecado. O 12 é precisa ser revestido de poder e ousadia. 2Cr 17:6: “Tornou-se-lhe ousado o coração em seguir os caminhos do SENHOR, e ainda tirou os altos e os postes-ídolos de Judá”.
Deus levantou Josafá num tempo em que Judá precisava de reformas. O reino Israel havia se afastado dos caminhos do Senhor por falta de reis com um coração bem resolvido (Exemplo de Acabe), mas Josafá tinha um “coração ousado” para realizar o que estava no coração de Deus.
Paralelo: A igreja e o mundo de nossos dias precisam de uma profunda reforma espiritual, para tanto, Deus quer levantar discípulos que tenham um coração ousado para realizar a Sua vontade.
Sempre que Deus quer realizar uma grande obra, Ele levanta pessoas com um coração firme e decidido naquilo que Ele quer realizar. Exemplos: Daniel cova dos leões..., Ester...
O QUE FAZER PARA TER UM CORAÇÃO OUSADO:
1°. Alimentar-se na esperança 2 Co 3:12: “Tendo, pois, tal esperança, servimo-nos de muita ousadia no falar”. Qual a sua esperança? Onde estão firmadas? Nas promessas de Deus, firmadas na Sua Palavra, amem!
Josafá, Neemias, Daniel, Misael, Ananias e Azarias, Samuel, Ester tinham a esperança de Israel restaurado. Deus quer plantar dentro de nossos corações a esperança de um Brasil restaurado! A esperança é o alimento diário da visão.
2°. Um propósito claro Ef 3:11,12: “segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele”.
Quando temos um propósito claro (uma razão de ser), então nos tornamos firmes e constantes na obra do Senhor. Qual o seu propósito: o meu é ter 12 para q a partir dos 12 venha a multiplicação e todo a Mooca p Jesus, as multidões...
3°. Confiar em Deus 1 Ts 2:2: “mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta”.
A nossa ousadia é diretamente proporcional à medida da nossa confiança em Deus.
4°. Receber um batismo de ousadia 2Tm 1:7: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”.Os apóstolos receberam esse batismo ao serem cheios do Espírito em Pentecostes.
CONCLUSÃO
Deus quer levantar discípulos com um coração marcado com a FÉ, FOME DA SUA PALAVRA, OBEIDENCIA,QUEBRANTADO, PERDOADOR, PURO SANTO E OUASADO. Essa MARCAS não vem de nós, é dada a todos aqueles que tem zelo por Deus e desejam profundamente realizar a Sua vontade. Esse é o seu desejo?
Deus te abençoe.
Miss. Ioná – Igreja Águas Mooca

Nenhum comentário: