AVISOS da SEMANA

Todas as segundas-feiras – 19:00h – Intercessão.

Quintas 20h culto on-line

Domingos 18h culto presencial e on-line:

FB: Igreja Aguas Mooca

Youtube: aguasmoocatv

Postagens

Células nas casas - confira a mais próxima de você.

. 2ª feira......... 19h Culto de Intercessão
20h15.. Escolas Líderes e Teológica
. 5ª feira ........ 20h.... Culto

. 6ª feira ....... 20h ... Rd da Família (confira agenda)
. 6ª feira ....... 20h ... Rd adolescentes(confira agenda)
. Sábados...... 19h30.. Rd de Jovens (confira agenda)
. Domingos... 16h45... Pós Encontro e Esc. de Líderes
. Domingos... 10h e 18h..... Culto de Celebração

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Entrando na nova terra, através da obediência

"E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR." (Jonas 1:1-3) 

Decidir para onde ir muitas vezes não é uma tarefa fácil. Nossa tendência é avaliar todos os pontos, colocar na balança prós e contras, julgar o que é melhor e só depois ir.
Até aí nada de errado, não é mesmo? Mas quando existe um comando de Deus, o que você faz, julga ou obedece?
Jonas deveria ir para Nínive, mas resolveu ir para Társis. Deus tinha um propósito, mas ele não foi aceito.
O que tem a ver esse relato com nossa história hoje?

·      Ir para Nínive:
Era a capital do império assírio, uma cidade sanguinária, guerreava contra os estados vizinhos fazendo atrocidades como cortar as orelhas, o nariz, os pés, as mãos ... Ter medo, odiar um lugar assim era fácil, bem como gostar da idéia de que ele poderia sumir da face da terra. Talvez podemos comparar a alguma cidade no domínio do Estado Islâmico atualmente. Está preparado pra ir pra lá?
Mas se não olharmos somente para situações extremas ir para Nínive hoje pode significar deixar muitas coisas que amamos demais: família, amigos, trabalho, convívio social, muitos planos pessoais que se colocam na frente do Senhor.
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Mateus 10:37,38

Jesus não estava ensinando seus discípulos aqui a não honrar pai e mãe, muito menos em não amar os filhos, mas qual o lugar que damos a Deus.
Quem sabe sua Nínive não seja enfrentar uma situação que a muito você tem fugido, como resolver algo no casamento, perdoar, decidir pregar o evangelho, parar de brincar que é discípulo quando não é ...

·      Ir para Tarsis:
A contrapartida de ir para Nínive é ir para Társis; além de significar estar levando uma vida segundo os nossos planos e propósitos, significa também, estar fugindo da presença do Senhor.
As vezes um desvio pequeno, uma falta, uma não presença, um desanimo, uma justificativa pode levar a um grande distanciamento de Deus.
Pesquisando as distancias entre as cidades no tempo de Jonas vemos que para chegar a Nínive ele teria que percorrem perto de 884 Km. Mas ele foi pegar um barco em Jope, mais ou menos 51 Km de onde ele estava (pretinho né?), e de Jope para Tarsis (que fica na Espanha) 3.777 Km.
Resumindo 4.365 Km separando Nínive de Tarsis.
Que distância enorme, por fugir de uma missão e negar Deus.
·      Obedecer
Inúmeras são as promessas para aqueles que obedecem o Senhor.
Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra. Is 1:19
Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. Jo 8:51
Quando resolvemos não obedecer entramos em prisão. Jonas foi parar dentro da barriga de um peixe.  Precisou se arrepender, pedir perdão, decidir obedecer.
Deus pode te livrar, te tirar do meio da enrascada que você se colocou.
Você está disposto a ir a uma nova terra em obediência a Deus?  O que você está disposto a fazer? O que você está disposto a dizer? Está disposto a amar? Está disposto a perdoar? Tudo isso, apesar do medo, do preconceito, dos julgamentos?
Jesus disse: “Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem” (Mateus 5:44). Mais tarde, A Bíblia diz "No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo (1 João 4:18)”.
Nem sempre um novo território irá te agradar, ir a um presídio, fazer uma visita a alguém que está a beira da morte, ir levar uma palavra de Deus a quem julgamos não ser merecedor.
Mas a nossa obediência ao ide vai gerar arrependimento, mudança, livramento, salvação em uma nova terra.
Você está diante do Deus da promessa, qual a terra que ele tem chamado, tem te mostrado, decida obedecer e avance em fé.

Deus te abençoe,

Pra. Rosana Santana - Igreja Águas Mooca


Nenhum comentário: